PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Mudar a cor do cabelo pode ser algo sutil ou escancarado e serve para vários fins: disfarçar os fios brancos, fazer luzes, pintar mechas de azul, roxo, cor-de-rosa ou coisas do tipo etc. Para muitos desses processos, você tem que descolorir os fios para o que vem em seguida. Concentre-se, tenha paciência e escolha um dia em que esteja livre para conseguir os resultados esperados.

Método 1
Método 1 de 6:

Usando tinturas de cabelo comerciais

PDF download Baixe em PDF
  1. A descoloração danifica as camadas de cutículas dos fios; assim, a água oxigenada (o peróxido de hidrogênio, ingrediente essencial dos produtos que descolorem) pode penetrar as suas estruturas e tirar a cor. Dependendo da sua cor natural e do tempo que você deixar a substância agir, os fios podem ficar amarelos, brancos ou avermelhados. Nesse ponto, eles vão estar prontos para a nova aplicação de cor — que vai assentar de forma mais rápida e profunda. Escolha um tom natural, como castanho, preto, ruivo ou loiro, ou algo mais chamativo, como azul, roxo, cor-de-rosa etc. Para um efeito natural, não passe de 1-3 tons além do original.
    • Leve em consideração a cor natural do seu cabelo depois de descolori-lo e a cor básica da tintura que você vai usar. Elas podem ser contrastantes e gerar um tom errado. Por exemplo: se os fios ficarem amarelados e a tintura for azul, o seu cabelo pode acabar ficando esverdeado. Nesse caso, é melhor combinar o amarelo com violeta para gerar resultados melhores. Use a roda de cores para escolher os tons ideais. [1] Além disso, acesse o site do fabricante da tintura para ver se ele disponibiliza uma “lista de paletas” ou algo do tipo, que separe os tons em quentes, neutros e frios. Você também pode comprar ingredientes diferentes para a tintura em lojas de cosméticos. As embalagens desses produtos trazem a cor básica (azul, azul-violeta, violeta, violeta-vermelho, vermelho etc.). [2] Preste atenção a esses detalhes para evitar acidentes e erros.
    • Pegue algumas fotos da sua infância e veja como o seu cabelo era para ter uma prévia de como ele vai reagir a certas cores. Por exemplo: se ele era mais quente (loiro ou tons afins), provavelmente vai reagir melhor com uma cor igualmente quente; se era mais frio (moreno ou tons afins), vai reagir melhor com tons também frios. [3]
    • Pense também no seu ambiente de trabalho ao escolher a cor. Muitas empresas consideram cabelos de cores muito fortes ou artificiais pouco profissionais.
  2. Existem inúmeros tipos de tintura, como as permanentes, as semipermanentes e as temporárias. Cada uma dura um tempo diferente. Compre o produto ideal em lojas de cosméticos, drogarias, supermercados e até lojas de departamento.
    • As tinturas permanentes duram muito tempo e podem produzir cores com aspecto natural ou dramático. Porém, como elas são muito fortes, podem danificar o cabelo, já que demoram mais tempo para agir.
    • Existem as tinturas semipermanentes, que são menos duradouras que as permanentes, chegando a ficar nos fios por até 20-25 lavagens. Elas podem ter 1-2 tons mais escuros que os originais e criar alguns contrastes e luzes.
    • Existem ainda as tinturas que duram pouquíssimo tempo, como cinco lavagens.
    • As tinturas temporárias produzem tons mais naturais e duram até dez lavagens. Você pode usá-las direto da embalagem. O produto desbota aos poucos, ainda mais quando é exposto ao ar e ao tratamento com xampu. Ele não costuma conter amônia ou água oxigenada; por isso, é ideal para fios frágeis ou danificados.
    • Os colorantes são ideais para quem quer fazer retoques e experimentar tons diferentes. Eles podem ser vendidos como xampus, musses, sprays ou afins e, geralmente, só cobrem as camadas superficiais dos fios, em vez das internas. Por isso, duram pouco tempo: 1-3 lavagens. [4] [5] Experimente com tons variados até achar um legal. Por exemplo: se você descolorir o cabelo e usar um colorante azul, os fios podem ficar verdes depois que o azul perder o efeito.
  3. Se passar o produto um ou dois dias antes da tintura, você vai hidratar os fios e reduzir os danos do processo. Existem inúmeros tipos de condicionadores profundos, desde os mais baratos aos mais caros e dos comerciais aos naturais. Também dá para fazer o condicionador em casa a partir de ingredientes simples — como banana, abacate, maionese, iogurte, ovos, óleo de coco e afins. [6] Esse passo vai minimizar os danos aos fios, deixando-os hidratados e elásticos — e mais próximos da forma original. O ideal é passar o condicionador profundo antes da descoloração; se não for possível, pelo menos passe o produto antes de repetir o processo.
  4. O filler ajuda a preencher as lacunas nos fios do seu cabelo, o que equilibra a distribuição da cor. Você pode misturar o produto com a tintura ou passá-lo nas palmas das mãos e na cabeça. Não precisa enxaguar. Se preferir, misture os dois produtos em baixa quantidade (se você exagerar, a tintura vai ficar muito aguada).
    • Misture o filler de proteína e a tintura para ajustar a cor do seu cabelo. Por exemplo: para transformar os seus fios loiros descoloridos em castanhos, você precisa das três cores primárias (vermelho, amarelo e azul), já que o tom natural é amarelo. Nesse caso, use um filler vermelho ou coma tintura castanha, que tem subtons azuis, para chegar ao resultado esperado. [7]
  5. Essa parte pode ser um pouco entediante, ainda mais para quem está com pressa. Ainda assim, é ideal fazer o teste para saber se você vai apresentar alguma reação, como uma erupção cutânea, aos ingredientes da tintura. Para isso, aplique um pouco do produto em uma região pequena da pele de trás da orelha. Espere 24-48 horas e veja se acontece algo, como coceira ou a sensação de queimação. Se acontecer qualquer coisa (mesmo que pequena), use outra tintura — e lembre-se de refazer o teste com ela.
  6. As tinturas comerciais químicas podem manchar a pele e as mãos. Use luvas e cubra as suas roupas com uma toalha velha. Além disso, passe um pouco de vaselina na testa, perto do cabelo, e na nuca. [8] Separe uma garrafa de um tonificante facial à base de álcool para limpar os possíveis respingos da pele, das superfícies e do chão.
  7. Se você comprou a tintura, provavelmente vai ter que misturar a cor com uma substância específica para chegar ao tom correto. Siga as instruções da embalagem para não errar.
  8. Pegue uma mecha perto da nuca e passe a tintura nela, começando nas raízes e terminando nas pontas. Marque cerca de 20 minutos no relógio (ou o tempo recomendado na embalagem). Depois, enxague o cabelo para tirar a tintura e seque os fios com uma toalha branca para ver como as coisas estão. Assim, você vai ter uma noção de como os resultados vão ficar, além de saber quanto tempo o tratamento dura. [9]
  9. Separe o cabelo em quatro grandes mechas. Prenda três delas e aplique a cor à que sobrar. Passe a tintura em seções de 2,5 cm, começando nas raízes e terminando nas pontas. Depois de terminar cada mecha, passe a tintura pela última vez em todo o cabelo, como se estivesse passando xampu. Por fim, leia as instruções da embalagem para saber mais.
  10. Leia as instruções da embalagem para saber mais. Geralmente, é preciso esperar cerca de 20 minutos ou mais a partir do momento em que você terminou de pintar a última mecha.
    • Algumas marcas de tintura até recomendam que os usuários usem um secador no cabelo para acelerar o processo.
  11. Fique debaixo d’água até ela sair transparente (sem resquícios de tintura). Use o sachê de condicionador que veio na embalagem e deixe-o agir pelo tempo recomendado na caixa.
  12. Não use o secador, pois ele só vai ressecar e danificar a sua estrutura capilar — que ainda estão frágeis. Além disso, espere até os fios estarem secos para ver os resultados, pois eles sempre ficam mais escuros que o normal quando estão molhados.
  13. A água, o xampu, o condicionador e o calor podem reduzir a ação da tintura e fazê-la perder o efeito. Não lave o cabelo por até três dias para evitar acidentes. [10] Se algo der errado, repita a aplicação, mas sob o risco de danificar ainda mais a sua estrutura capilar. Por fim, se nada mais der certo, vá a um salão de beleza profissional.
  14. Os fios vão ficar quebradiços e secos depois do tratamento. Por isso, passe um condicionador profundo (natural ou comercial) para restaurar parte da umidade e da elasticidade. Repita esse processo pelo menos uma vez por semana, deixando o condicionador agir por 20-30 minutos antes de enxaguar. Você também pode usar o secador enquanto faz o tratamento para melhorar os resultados. Só preste atenção à validade dos ingredientes naturais: se eles foram processados há muitos dias (ou uma semana, se o condicionador ficou na geladeira), jogue fora.
  15. Se você gostar do efeito da tintura, continue aplicando a mesma cor. Mesmo nos tratamentos mais permanentes, os tons começam a desbotar cerca de 6-8 semanas após a aplicação. Contudo, não precisa repetir todo o processo: concentre-se nas raízes, perto do couro cabeludo, e avance até as pontas conforme necessário. [11]
    • Aplique a tintura aos fios mais novos (e naturais) para otimizar os retoques.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 6:

Usando corante alimentar ou outros produtos do tipo

PDF download Baixe em PDF
  1. O processo danifica as camadas de cutículas dos fios; assim, a água oxigenada (o peróxido de hidrogênio, ingrediente essencial dos produtos que descolorem) pode penetrar as suas estruturas e tirar a cor. Dependendo da sua cor natural e do tempo que você deixar a substância agir, os fios podem ficar amarelos, brancos ou avermelhados. Os corantes alimentares costumam ter quatro cores (vermelho, amarelo, verde e azul) e cada uma pode criar um espectro de outros tons para o cabelo. Por exemplo: vermelho e verde criam castanho; amarelo e vermelho criam alaranjado; azul e vermelho criam roxo.
    • Leve em consideração a cor do seu cabelo descolorido. Ela vai ser uma espécie de tom adicional na mistura.
  2. Misture seis gotas do corante alimentar para cada 175 ml de xampu em uma garrafa vazia e faça uma quantidade suficiente para todo o seu cabelo. Depois, tampe a garrafa e chacoalhe-a bem. Acrescente 1 colher de sopa de água e tampe de novo; em seguida, chacoalhe por mais dois minutos. Pronto! A cor está pronta.
  3. Pegue uma mecha perto da nuca e passe a tintura nela, começando nas raízes e terminando nas pontas. Marque 20 minutos no relógio e aumente esse tempo se a cor não chegar ao resultado esperado no fim. Depois, enxague o cabelo para tirar a tintura e seque os fios com uma toalha branca para ver a cor. Assim, você vai ter uma noção de como os resultados vão ficar, além de saber quanto tempo o tratamento dura.
  4. Separe o cabelo em quatro grandes mechas. Prenda três delas e aplique a cor à que sobrar. Comece nas raízes e termine nas pontas. Depois de terminar cada mecha, passe a tintura em todo o cabelo pela última vez, como se estivesse passando xampu.
  5. Coloque uma touca de banho por 30 minutos a três horas, dependendo do tom que você quer ter. Só comece a marcar o tempo no relógio depois de passar a tintura na última mecha.
  6. Fique debaixo d’água até ela sair transparente (sem resquícios de tintura).
  7. Se preferir, deixe-os secando naturalmente. Como você não usou produtos químicos, o seu cabelo não vai ficar tão ressecado ou quebradiço — e, assim, vai ser muito mais fácil cuidar dele logo após o tratamento.
  8. A água, os sabonetes e o calor podem reduzir a ação da tintura e fazê-la perder o efeito. Não lave o cabelo por até três dias para que a tintura aja sobre as cutículas do cabelo. [12] Nesse meio tempo, os fios podem adquirir uma cor estranha. Por exemplo: se você descolorir o cabelo e usar um corante vermelho, os fios podem ficar alaranjados depois que o vermelho perder o efeito.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 6:

Usando suco em pó

PDF download Baixe em PDF
  1. Para começar, mergulhe as pontas do cabelo na mistura. É mais fácil do que mergulhar a cabeça inteira — assim, fica mais difícil controlar o progresso do tratamento (já que o suco é líquido, não cremoso). Tenha cuidado para não se manchar.
  2. Escolha um suco sem açúcar (Tang, Fresh, Mid etc.) para chegar à cor certa. Um suco de morango, por exemplo, deixa os fios vermelhos (e assim por diante). [13] Leve em consideração também o seu tom descolorido, que vai ser uma espécie de tom adicional na mistura. Encha uma vasilha com 1 xícara de água morna ou quente. Acrescente 3 pacotes de cristais de suco, além de 2 colheres de sopa de vinagre branco, e mexa até dissolver tudo. [14]
  3. Pegue uma mecha perto da nuca e mergulhe-a no suco. Marque 20 minutos no relógio e aumente esse tempo se a cor não chegar ao resultado esperado no fim. Depois, enxague o cabelo para tirar a tintura e seque os fios com uma toalha branca para ver a cor. Assim, você vai ter uma noção de como os resultados vão ficar, além de saber quanto tempo o tratamento dura.
  4. Faça um rabo de cavalo e mergulhe. Você vai ter que parar por cerca de 30 minutos enquanto o produto faz efeito. Portanto, prepare-se e leia um livro ou veja um filme. Marque o tempo e comece.
  5. Se preferir, deixe-os secando naturalmente. Como você não usou produtos químicos, o seu cabelo não vai ficar tão ressecado ou quebradiço — e, assim, vai ser muito mais fácil cuidar dele logo após o tratamento.
  6. A água, o xampu, o condicionador e o calor podem reduzir a ação da tintura e fazê-la perder o efeito. Não lave o cabelo por até três dias para que a tintura aja sobre as cutículas do cabelo. [15] Nesse meio tempo, os fios podem adquirir uma cor estranha. Por exemplo: se você descolorir o cabelo e usar um corante vermelho, os fios podem ficar alaranjados depois que o vermelho perder o efeito.
    Publicidade
Método 4
Método 4 de 6:

Usando café

PDF download Baixe em PDF
  1. Você pode fazer uma tintura com café para gerar um tom chocolate. Faça um bule de café preto forte e deixe-o esfriar. Depois, misture 1 xícara do produto com 2 xícaras de um condicionador leave-in em uma garrafa vazia. Por fim, acrescente 2 colheres de sopa de borras de café e mexa tudo.
  2. Separe o cabelo em quatro grandes mechas. Prenda três delas e aplique a cor à que sobrar. Comece nas raízes e termine nas pontas. Depois de terminar cada mecha, passe a tintura em todo o cabelo, como se estivesse passando xampu.
  3. Use uma touca de banho por cerca de uma hora. Marque o tempo no relógio depois de passar a tintura na última mecha.
  4. Passe um pouco de vinagre de maçã no cabelo para selar a cor do café. Depois, enxague com água fria até ela sair transparente (sem resquícios).
  5. Se preferir, deixe-os secando naturalmente. Como você não usou produtos químicos, o seu cabelo não vai ficar tão ressecado ou quebradiço — e, assim, vai ser muito mais fácil cuidar dele logo após o tratamento.
  6. A água, o xampu, o condicionador e o calor podem reduzir a ação da tintura e fazê-la perder o efeito. Espere até três dias para que a tintura aja sobre as cutículas do cabelo. [16]
    Publicidade
Método 5
Método 5 de 6:

Usando tinturas à base de plantas e ervas

PDF download Baixe em PDF
  1. O processo danifica as camadas de cutículas dos fios; assim, a água oxigenada (o peróxido de hidrogênio, ingrediente essencial dos produtos que descolorem) pode penetrar as suas estruturas e tirar a cor. Dependendo da sua cor natural e do tempo que você deixar a substância agir, os fios podem ficar amarelos, brancos ou avermelhados. As tinturas feitas de ervas e plantas podem gerar algo mais natural, sem que você tenha que usar produtos químicos fortes. Chás, hennas e outras ervas são muito úteis. O chá, especificamente, gera várias cores, do castanho ao preto, ao loiro e ao ruivo. Use chá preto para obter tons escuros, de camomila para loiro e vermelho ou de rooibos para ruivo. A henna produz, por sua vez, tons escuros e deixa os fios mais grossos, já que cobre cada um individualmente. Compre-a em lojas de alimentos naturais. [17] Leve em consideração ainda a sua cor natural, descolorida, que vai ser uma espécie de tom adicional na mistura.
  2. Use as receitas citadas acima ou faça uma pesquisa na internet em busca de outras alternativas para acertar as proporções e chegar a um resultado adequado.
    • Use henna em pó : misture o pó com camomila ou outra erva do tipo para clarear a cor do seu cabelo. [18] Use as respectivas proporções de 2:1 e misture tudo em uma vasilha que não seja de metal. Acrescente água fervente para formar uma pasta viscosa e 1 colher de sopa de vinagre. Por fim, espere tudo esfriar. [19]
    • Use sachês ou chás de folhas soltas : coloque 3-5 sachês (ou uma quantidade equivalente de folhas soltas) em 2 xícaras d’água. Ferva por 3-5 minutos e espere a mistura esfriar. Depois, transfira-a a uma garrafa.
    • Use noz preta em pó : para ficar com o cabelo bem escuro, misture ¼ xícara de noz preta em pó e 3 xícaras de água por uma noite inteira. Use a solução para enxaguar o cabelo todos os dias e cuidar da cor dos fios. [20]
    • Faça uma pesquisa na internet em busca de outras misturas : digite “receitas cor natural cabelo” no Google para aprender a usar outras ervas, como pétalas de cravo-de-defunto, flores de calêndula, folhas de alecrim etc.
  3. Pegue uma mecha perto da nuca e passe a tintura nela, começando nas raízes e terminando nas pontas. Marque 20 minutos no relógio e aumente esse tempo se a cor não chegar ao resultado esperado no fim. Depois, enxague o cabelo para tirar o produto e seque os fios com uma toalha branca para ver a cor. Assim, você vai ter uma noção de como os resultados vão ficar, além de saber quanto tempo o tratamento dura.
  4. Separe o cabelo em quatro grandes mechas. Prenda três delas e aplique a cor à que sobrar. Comece nas raízes e termine nas pontas. Depois de terminar cada mecha, passe a tintura em todo o cabelo, como se estivesse passando xampu.
  5. Use uma touca de banho por 30 minutos a três horas, dependendo da planta ou erva e do tom que você quer ter. Marque o tempo no relógio depois de passar a tintura na última mecha.
  6. Fique debaixo d’água até ela ficar transparente (sem resquícios de tintura).
  7. Se preferir, deixe-os secando naturalmente. Como você não usou produtos químicos, o seu cabelo não vai ficar tão ressecado ou quebradiço — e, assim, vai ser muito mais fácil cuidar dele logo após o tratamento.
  8. A água, os sabonetes e o calor podem reduzir a ação da tintura e fazê-la perder o efeito. Não lave o cabelo por até três dias para que a tintura aja sobre as cutículas. [21]
    Publicidade
Método 6
Método 6 de 6:

Indo a um salão de beleza

PDF download Baixe em PDF
  1. O processo pode danificar as camadas de cutículas dos fios; assim, a água oxigenada (o peróxido de hidrogênio, ingrediente essencial dos produtos que descolorem) pode penetrar as suas estruturas e tirar a cor. Dependendo da sua cor natural e do tempo que você deixar a substância agir, os fios podem ficar amarelos, brancos ou avermelhados. Você também pode escolher um tom natural, como castanho, preto, ruivo ou loiro, ou algo mais chamativo, como azul, roxo, cor-de-rosa etc. Lembre-se ainda do seu ambiente de trabalho: muitas empresas consideram cabelos de cores muito fortes ou artificiais pouco profissionais. Para um efeito natural, não passe de 1-3 tons além do original.
    • Pegue algumas fotos da sua infância e veja como o seu cabelo era para determinar como ele vai reagir a certas cores. Por exemplo: se ele era mais quente (loiro ou tons afins), provavelmente vai reagir melhor com uma cor igualmente quente; se era mais frio (moreno ou tons afins), vai reagir melhor com tons também frios. [22]
  2. Mostre a cor que você quer aos cabeleireiros do local para que eles tenham uma ideia do seu objetivo.
    • Encontre fotos legais em revistas, postagens do Pinterest e mídias sociais.
  3. Ele é a melhor pessoa para ajudar você a misturar cores, conseguir efeitos de luzes legais e chegar a bons resultados — já que trabalha com isso todos os dias.
  4. É bom ele fazer um teste de alergia e remarcar o seu horário para outro dia. Pode ser também que ele tenha sugestões de tinturas mais fracas e adequadas.
  5. Tingir o cabelo em salões de beleza pode ser caro, chegando a passar de R$150,00. Por isso, as escolas de cabeleireiros são ideais, já que oferecem preços mais razoáveis. Os estudantes são monitorados por profissionais experientes, que estão ali para corrigir quaisquer erros. O nível de habilidade condiciona o valor do tratamento.
  6. Para deixa a cor do seu cabelo vibrante, volte ao salão para retoques a cada 6-8 semanas.
    Publicidade

Avisos

  • Alguns médicos recomendam que gestantes e lactantes não usem tinturas químicas, já que a pele absorve parte dos ingredientes do produto — que podem afetar o feto ou o leite materno. Contudo, esses ingredientes têm baixa quantidade, o que reduz bastante os riscos. Se você tiver alguma dúvida, consulte a sua ginecologista ou obstetra ou use tinturas naturais. [23]
  • Algumas tinturas químicas estão relacionadas ao câncer, embora as pesquisas sobre o assunto tenham resultados conflitantes. Só use produtos que tenham o selo de aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), pois eles contêm ingredientes nas quantidades certas e não são nocivos. De qualquer forma, consulte um médico se você tiver dúvidas. [24]
  • Não tente tingir os cílios ou as sobrancelhas com produtos comerciais. A tintura pode entrar em contato com o seu olho e provocar irritação ou até cegueira. Vá ao salão de beleza ou consulte um esteticista para fazer tudo certo.
  • Quanto mais claro ficar o seu cabelo, melhores as chances de ele absorver as características da cor, principalmente para tons de pastel, como vermelho, cor-de-rosa, roxo e azul. Leve isso em consideração se você prefere algo mais sutil.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 36 450 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade