Baixe em PDF Baixe em PDF

Tomar banho é uma parte fundamental da higiene diária, e lavar os cabelos está incluído nessa lista. O problema é quando o shampoo entra nos olhos, causando dor, queimação e sofrimento. No entanto, esse não é um problema grave e existem diversas maneiras de resolvê-lo e preveni-lo. Basta um pouco de água fria e raciocínio rápido para se livrar desse incômodo imediatamente.

Parte 1
Parte 1 de 2:

Tirando o shampoo dos olhos com água

Baixe em PDF
  1. Não é nada gostoso quando o shampoo entra nos olhos, e a queimação pode causar uma sensação de pânico. Ficar calmo é o primeiro passo para não fazer nada que piore a situação; embora não haja muito a ser feito dentro de um box de banheiro, controlar a respiração é definitivamente possível e pode acalmar bastante. [1] Observe seu padrão de inspiração e expiração e tente respirar mais devagar; inspire lentamente por cinco segundos e expire do mesmo jeito. Faça isso ao menos três vezes.
    • Outra opção é visualizar a si mesmo em um lugar tranquilo, seguro e em que você não sinta nenhuma dor. Por exemplo, veja-se no topo de uma montanha e sinta a brisa batendo no seu rosto ou o calor dos raios do sol em sua pele.
  2. A substância responsável pela queimação é o laurilsulfato de sódio [2] , um surfactante que serve para fazer espuma. Esfregar os olhos fará com que ele seja ativado, dificultando lavá-lo, o que piorará sua situação consideravelmente.
  3. Isso impedirá que mais shampoo entre neles, e o problema se limitará ao que entrou até agora. Não abra os olhos até sentir que está pronto para enxaguá-los.
    • Com os olhos ainda fechados, enxágue o resto de shampoo dos cabelos para que não tenha mais nada para cair neles.
  4. [3] Você provavelmente estará no banho, portanto tente regular a temperatura até que fique fria. Depois disso, abra os olhos e vire o rosto para a água, girando a cabeça de um lado para o outro por aproximadamente dois minutos. [4]
    • O fluxo da água deve ser leve, mas se não for, junte água com as mãos em concha e jogue-a nos olhos várias vezes por alguns minutos.
  5. Seus olhos provavelmente estarão livres da maior parte do shampoo, mas eles ainda podem arder. Nesse caso, tente chorar para estimular a produção de lágrimas e se livrar do resto do shampoo. É possível que seus olhos já estejam lacrimejando; essa é uma reação natural. Mas, se isso não acontecer, tente se forçar a chorar.
    • Chorar voluntariamente não é exatamente fácil e requer alguma prática, mas tente pensar em tragédias e coisas tristes, como as crianças do Oriente Médio ou qualquer coisa desse gênero. [5]
  6. [6] Enxaguá-los com água fria costuma ser o suficiente para se livrar do shampoo. No entanto, se a dor persistir ou se você não conseguir enxergar direito depois, se tiver crises recorrentes de queimação e estiver preocupado, busque atendimento médico imediatamente. Você pode ter uma reação alérgica a algum ingrediente específico da fórmula . Há ainda outros sintomas possíveis, como o surgimento de sangue ou pus e o pus ressecado no canto do olho; se isso acontecer com você, não hesite em entrar em contato com um médico o mais rápido possível.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 2:

Evitando que o shampoo caia em seus olhos

Baixe em PDF
  1. Quando estiver passando o shampoo, ponha a cabeça para trás, olhando para cima em um ângulo de 45 graus. Desse modo, a espuma do shampoo cairá para trás e não no seu rosto. Não incline a cabeça para a frente ou para baixo; permaneça com ela para trás durante toda a lavagem e enxágue. [7]
  2. Passe o shampoo rápida e completamente com os olhos sempre fechados. Isso pode parecer difícil, mas não é um monstro de sete cabeças, ainda mais se você conhece bem o box do seu banheiro - assim, saberá onde pode ou não pisar. Ponha um pouco de shampoo na palma da mão, feche os olhos e esfregue-o nos cabelos. Volte para debaixo do chuveiro e enxágue sem abrir os olhos. Abra-os somente quando sua cabeça estiver totalmente livre da espuma.
  3. [8] Todos os frascos de shampoo têm no rótulo instruções sobre como aplicá-lo e também como proceder quando o produto entra em contato com os olhos, portanto siga as recomendações do fabricante.
  4. Você provavelmente usa as duas mãos para lavar os cabelos, e elas estarão cheias de espuma depois de esfregá-los. Colocar as mãos ou dedos nos olhos nesse momento é uma péssima ideia, pois o shampoo entrará em contato e eles começarão a arder.
  5. Antes de esfregar as mãos ou dedos nos olhos, enxágue-as bem com água em abundância. Você pode usar sabonete para lavar as mãos se quiser, mas isso não é necessário. O importante é enxaguar até que toda a espuma de shampoo saia, esfregando as palmas, as costas e entre os dedos das mãos. Só toque os olhos depois disso.
  6. [9] Se o shampoo causar uma reação exacerbada em seus olhos, use um óculos de natação quando tomar banho. Eles podem ser comprados pela internet e em qualquer loja de equipamentos esportivos. Use-os na hora de lavar os cabelos, mas tire-os depois do enxágue, para que seu rosto fique devidamente limpo.
  7. Muitas marcas de shampoo para crianças vendem produtos que não irritam tanto a mucosa dos olhos. A acidez desses shampoos é neutra, ou seja, o pH do produto é 7. Eles são feitos para bebês e crianças, mais sensíveis à composição, mas nada impede que um adulto os use. Desse modo, se o shampoo entrar em seus olhos, eles não arderão tanto.
  8. Essas viseiras são parecidas com as comuns, mas a aba é larga e cheia de vincos. Ponha a viseira e ajuste-a para que fique confortável e presa à testa. Ela protegerá seus olhos da espuma, que escorrerá pelas laterais ou pelas abas. [10] Esses produtos são particularmente recomendados para dar banho em bebês.
    Publicidade

Dicas

  • Se não puder lavar suas mãos, não coce ou mexa nos olhos.
  • Coloque uma toalha umedecida sob os olhos, perto do nariz e pressione-a. Isso pode parar a queimação.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 75 490 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade