Baixe em PDF Baixe em PDF

Um corte profundo pode ser causado pelo impacto de qualquer objeto afiado contra a pele, incluindo coisas simples como quinas de paredes ou objetos projetados para o corte como facas. Não importa a causa, esses cortes são dolorosos, podem sangrar bastante e talvez precisem que vá ao médico imediatamente. Caso você ou outra pessoa apresente um corte profundo, avalie a gravidade da situação e trate a lesão corretamente.

Método 1
Método 1 de 4:

Avaliando a lesão

Baixe em PDF
  1. Caso seja possível observar gordura, músculos ou ossos, você provavelmente precisará de pontos. Cheque a situação com um médico caso não tenha certeza. [1]
    • Os sinais de um problema que precisa de atenção médica podem incluir quaisquer um dos seguintes itens: dor extrema, sangramento e sinais de choque (frio, suor excessivo, calafrios ou palidez).
    • Para saber se um corte atravessou a pele, tente observar a presença de gordura (tecido irregular e amarelo), músculos (tecido fibroso e vermelho) ou ossos (superfície rígida e branca). [2]
    • Pontos não são necessários caso o corte não atravesse a pele. Trate a lesão em casa.
  2. Caso acredite que o problema precisa de atendimento médico, é necessário tomar alguns cuidados antes de seguir para a emergência. Enxágue a ferida sob água corrente para remover detritos e sujeiras, aplique pressão com um pano limpo e mantenha-o até a chegada ao hospital.
    • O médico deve limpar a ferida novamente para garantir que ela seja desinfetada completamente.
    • Caso o corte seja grande e esteja sangrando muito, envolva a área com uma toalha e continue a aplicar pressão. [3] [4]
  3. Não remova nenhum objeto que não saia facilmente com a água, pois você pode acabar causando mais danos. Além disso, não tente costurar ou colar a ferida por conta própria, pois você pode causar uma infecção e evitar a recuperação. Não utilize peróxido de hidrogênio, álcool isopropílico ou iodo para limpar o corte porque eles podem prejudicar a cicatrização. [5] [6]
  4. Se possível, não vá dirigindo (pode ser perigoso). Se estiver sozinho com um sangramento grave, chame uma ambulância.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 4:

Tratando cortes profundos pequenos

Baixe em PDF
  1. Lave bem o local com água e sabão por cinco a dez minutos. Qualquer tipo de sabonete e água deve servir: diversas pesquisas demonstram que não há nenhuma melhora ao utilizar soluções antissépticas como peróxido de hidrogênio e sabonetes antimicrobianos.
    • O ideal é irrigar bem o local. Ligue para um médico caso haja terra, vidro ou outro objeto no corte que não saia com um pouco de água ou caso o corte tenha ocorrido por conta de um objeto enferrujado ou mordida animal. [7] [8]
  2. Após a limpeza, pressione um pano limpo sobre o local por pelo menos 15 minutos e tente manter o corte acima do nível do coração para conter o sangramento.
    • Caso o sangramento persista, entre em contato com um médico. [9]
  3. Aplique uma camada fina de pomada antibiótica e cubra o corte com uma gaze. Mantenha a ferida seca e limpa trocando o curativo uma ou duas vezes por dia até que ela cicatrize.
  4. Ao apresentar qualquer sinal de infecção — aumento de temperatura no corte, vermelhidão, corrimento com pus, aumento da dor ou febre —, entre em contato com um médico.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 4:

Tratando cortes profundos graves

Baixe em PDF
  1. É importante que um profissional qualificado trate o corte o quanto antes. Tente controlar qualquer sangramento excessivo enquanto aguarda o atendimento.
  2. É importante estabelecer uma barreira entre você e o sangue de outra pessoa. As luvas de látex o protegerão de possíveis transferências de doenças através do sangue.
  3. É importante ficar de olho na respiração e na circulação da pessoa: peça que ela se sente ou deite para que relaxe.
    • Tente observar bem o corte. Se necessário, remova as roupas da pessoa para ver melhor a ferida.
  4. Caso o corte esteja causando sangramento excessivo em um membro, peça que a pessoa eleve o local afetado e o mantenha nessa posição até interromper o sangramento.
    • O choque também pode ser perigoso. Caso a pessoa entre em estado de choque, mantenha-a aquecida e relaxada.
    • Não tente remover objetos presos no corte, a menos que seja treinado para isso. A remoção de um objeto pequeno, como um estilhaço de vidro, pode causar perda sanguínea caso o item seja a única coisa impedindo o sangramento.
  5. Cubra o corte com uma bandagem limpa e lisa enquanto aplica pressão firme sobre ele.
    • Faça uma bandagem de compressão a partir de roupas, tecidos, panos, etc. caso não tenha nenhum curativo profissional. Se encontrar uma bandagem de compressão, cubra o corte, mas tome cuidado com o excesso de força: é preciso que dois dedos deslizem para dentro do curativo com facilidade.
  6. Não tente remover o curativo atual, pois isso apenas pioraria a situação.
    • Deixe os curativos no lugar para manter os coágulos formados que previnem a saída de mais sangue da ferida.
  7. Tente tranquilizar a pessoa até que a emergência chegue (caso o corte seja grave) ou até que o sangramento pare (caso o corte seja menos grave). É importante chamar uma ambulância caso o corte seja muito profundo ou você não consiga conter o sangramento.
  8. Por exemplo, caso o corte tenha feito por um objeto sujo ou enferrujado, talvez precise de uma vacina contra o tétano. O tétano é uma infecção muito séria que pode causar paralisia e morte quando não tratada. A maioria das pessoas é vacinada contra a doença de anos em anos.
    • Caso você seja exposto à bactéria do tétano através de um corte com objeto sujo ou enferrujado, é importante tomar uma injeção para prevenir infecções. Ligue para um médico e veja se precisa de uma! [10]
    Publicidade
Método 4
Método 4 de 4:

Cuidando de pontos e grampos

Baixe em PDF
  1. Caso o ferimento seja profundo, largo ou irregular, o profissional de emergência pode optar por suturar o corte para acelerar a recuperação. O médico deve primeiro limpar o corte e administrar medicamentos para anestesiar a ferida. Após o fechamento, um curativo deve ser feito. [11]
    • Os pontos utilizam agulha e linhas cirúrgicas e esterilizadas para fecharem um corte. Alguns modelos são absorvíveis, sendo dissolvidos com o tempo, ou não absorvíveis, precisando ser removidos após a cicatrização.
    • Os grampos utilizados em cortes são modelos cirúrgicos especiais que exercem a mesma função dos pontos e devem ser removidos. [12]
  2. É importante cuidar dos pontos ou grampos para garantir que o corte se recupere bem e não fique infeccionado. Para isso: [13]
    • Mantenha o local seco e coberto por um curativo por alguns dias. O período normalmente é de um a três dias, dependendo do tipo da sutura e do tamanho do corte. O médico deve informá-lo com mais detalhes.
    • Quando for possível molhar o curativo, lave-o com água e sabão durante o banho. Não submerja a lesão em uma banheira ou piscina, pois o excesso de água pode prejudicar a cicatrização e causar infecções.
    • Após lavar a área, seque-a dando tapinhas leves com a toalha e aplique uma pomada antibiótica. Cubra o local com uma gaze, exceto quando instruído pelo médico a não fazê-lo.
  3. O médico deve informá-lo com detalhes mais específicos sobre o período de recuperação necessário. O esforço físico pode partir os pontos e abrir o corte novamente: ligue para seu médico caso isso ocorra.
    • Entre em contato com um médico ao desenvolver sinais de infecção (febre, vermelhidão, inchaço, pus).
  4. Os pontos não absorvíveis e os grampos normalmente são removidos após alguns dias da sutura. Não esqueça de proteger a cicatriz do sol cobrindo-a com roupas e protetor solar. Tente conseguir uma recomendação de pomada para cicatrizes com seu médico. [14]
    Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 239 869 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade