Baixe em PDF Baixe em PDF

As queimaduras são ferimentos comuns, porém extremamente dolorosos. Ainda que as menores se curem sem muita atenção médica, as mais graves exigem cuidados especiais para prevenir infecções e diminuir a severidade das cicatrizes. Antes de tratar uma queimadura, é importante entender que tipo, ou grau, você sofreu.

Parte 1
Parte 1 de 4:

Determinando o grau da queimadura

Baixe em PDF
  1. Essa é a mais comum, e ocorre como resultado de escaldamento leve, contato breve com itens quentes e exposição ao sol. O dano está apenas na camada mais superficial ou externa da pele [1] . A aparência dela será vermelha, levemente inchada e pode ou não ser um pouco dolorosa. Trate essa queimadura em casa, pois geralmente não há necessidade de atenção médica especializada. A camada mais externa da pele tem a capacidade de se curar com o tempo e os cuidados [2] .
    • As queimaduras de primeiro grau são classificadas como leves, e devem ser tratadas dessa maneira. Às vezes, você pode ter uma lesão extensa desse tipo, como uma queimadura solar de corpo inteiro, mas ela não precisa de atenção médica.
  2. Sua pele pode também parecer manchada, com bolhas e dor mais intensa. As queimaduras de segundo grau são causadas pelo contato breve com itens muito quentes, como água fervente; pelo contato extenso com objetos quentes e por tempo prolongado de exposição ao sol. A menos que a queimadura esteja nas suas mãos, nos seus pés, na sua virilha ou no seu rosto, trate-a como leve. Se estiver com bolhas, não as drene. Caso a bolha estoure, mantenha-a limpa lavando com água e aplicando uma pomada antibacteriana. Você também pode cobrir a pomada com um curativo, que precisa ser trocado diariamente.
    • A queimadura de segundo grau ultrapassa duas camadas da pele. Se ela tiver mais de 7,5 cm de largura, cobrir suas mãos, seus pés, sua virilha ou seus genitais, ou ainda se ela não se recuperar após várias semanas, procure um médico [3] .
  3. Essas são as mais sérias e requerem atenção médica imediata. Elas ocorrem quando a exposição prolongada a um objeto quente queima todas as três camadas da pele, às vezes causando danos aos músculos, à gordura e aos ossos. A aparência dela será de couro e branca ou preta. A dor pode variar dependendo do nível de dano aos nervos da camada da pele (receptores de dor). Essas queimaduras podem parecer úmidas por causa da ruptura das células e do vazamento da proteína.
    • As queimaduras desse tipo sempre são classificadas como graves e precisam de tratamento médico assim que possível [4] .
  4. Elas ocorrem quando sua pele é exposta a temperaturas baixas, como neve ou gelo, por um longo período de tempo. A área ficará vermelho-vivo, branca ou preta e queimará bastante conforme a pele for reaquecida. Essa lesão ainda é considerada uma queimadura porque danifica as camadas de tecido da pele.
    • Trate as queimaduras causadas pelo frio como graves na maioria dos casos e procure um médico para tratá-las [5] .
    • Reaqueça a pele em água de 37 a 39 °C imediatamente após a exposição [6] .
  5. Esse é outro tipo de lesão causado pelo contato da pele com substâncias que danificam as camadas cutâneas. Esses tipos de queimadura provavelmente terão a aparência de áreas vermelhas, uma urticária, bolhas e feridas abertas na pele. O primeiro passo é sempre determinar o que causou a ferida e ligar para o Centro de Controle de Intoxicações.
    • Entre em contato com um centro de controle de intoxicações imediatamente, se você acreditar que sofreu uma queimadura química. Deve-se tomar o cuidado de neutralizar e isolar a propagação do produto químico [7] .
    • Irrigue as queimaduras químicas com muita água, porém evite-a se tiver sido exposto à cal seca ou a metais elementares, como sódio, magnésio, fósforo, lítio etc. Eles podem reagir com o líquido e causar mais danos.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 4:

Tratando queimaduras leves

Baixe em PDF
  1. Logo que puder, coloque a queimadura embaixo da água fria para evitar maiores danos à pele. Mantenha a área queimada sob água fria corrente por 10 a 15 minutos ou até que a dor passe. Evite usar água gelada, pois ela pode danificar a pele ao redor da queimadura [8] .
  2. Logo que puder ou enquanto enxágua a queimadura, remova qualquer coisa que possa apertar sua pele conforme a ferida inchar. Na dúvida, tire tudo para permitir que o sangue flua até a lesão e comece a curá-la. Remover roupas apertadas ou acessórios também pode evitar mais danos [10] .
  3. Se a água fria não for uma opção, use uma compressa fria ou um pacote de gelo embrulhado em uma toalha. Coloque-o sobre a queimadura por 10 a 15 minutos, espere 30 minutos e reaplique por mais 10 a 15 minutos [11] .
    • Nunca aplique o gelo ou a compressa diretamente sobre a queimadura, ou eles vão danificar a pele. Em vez disso, deixe a toalha entre você e o gelo.
  4. Um medicamento como ibuprofeno, paracetamol, aspirina ou naproxeno pode ser útil se os sintomas estiverem incomodando você. Caso a dor não diminua após várias horas, tome outra dose do medicamento. Evite dar aspirina para crianças pequenas ou durante a recuperação de uma gripe ou catapora recentes [12] .
    • Siga as instruções específicas da embalagem. Elas serão diferentes dependendo do medicamento escolhido.
  5. Depois de lavar as mãos, use água e sabão para limpar a ferida e prevenir infecções. Aplique um antibiótico como Neosporina ao terminar, de modo a manter a lesão limpa [13] . A aloe vera também pode acalmar sua pele. Procure pela versão com poucos aditivos. Tanto ela quanto os antibióticos podem evitar que os curativos grudem [14] .
    • Não estoure as bolhas durante a limpeza, pois elas podem na verdade proteger sua pele contra infecções. Cuidado para não estourá-las ou fazer o conteúdo delas vazar, pois o corpo é capaz de cuidar das bolhas menores sozinho. Não é necessário aplicar pomada antibiótica se as bolhas não tiverem estourado. Caso elas estourem ou a ferida esteja exposta, use um antibiótico para evitar infecções [15] .
  6. Pode não ser necessário aplicar curativo em queimaduras de primeiro grau, bolhas não estouradas ou pele não exposta [16] . Já as queimaduras de segundo grau pequenas precisarão de uma proteção para prevenir as infecções. Cubra a lesão de leve com a gaze e prenda o material usando fita médica. Troque o tecido diariamente [17] .
    • Não aplique a gaze diretamente em nenhuma ferida. O ferimento sempre deve estar coberto de creme ou pomada antes de receber o tecido. Caso contrário, quando este for removido, toda a pele recém-formada sairá com ele.
    • Retire a gaze na direção do crescimento dos pelos circundantes. Se o tecido estiver se prendendo à ferida, aplique água morna ou uma solução salina ao local para facilitar a remoção. Faça a solução salina adicionando 1 colher de chá de sal a 4,5 L de água [18] .
  7. A internet está cheia de soluções milagrosas para queimaduras, porém poucos estudos científicos provaram que elas funcionam de verdade [19] . Muitas fontes respeitáveis, como a Cruz Vermelha, descobriram que essas soluções são piores para as lesões, pois contêm bactérias capazes de causar infecções [20] .
    • Os hidratantes naturais, como a aloe vera ou a soja, podem ajudar nos casos de queimadura solar.
  8. Veja se a ferida muda de cor para o vermelho, o marrom ou o preto. Observe se há alguma descoloração verde ou camadas de gordura abaixo ou ao redor da lesão. Procure um médico se a queimadura não se curar após várias semanas. Esse pode ser um sinal de complicações, infecção ou uma ferida mais séria [21] . Informe ao medico se notar algum dos seguintes sinais:
    • Calor;
    • Sensibilidade;
    • Endurecimento do local da ferida;
    • Febres de mais de 39 °C ou temperatura corporal menor do que 36,5 °C. Estes são sintomas de infecções graves, e você deve procurar um médico imediatamente [22] .
  9. Esse sintoma é comum entre os pacientes durante o período de recuperação inicial das queimaduras leves. Tratamentos tópicos como a aloe vera ou a vaselina podem aliviar o desconforto causado pela coceira. Também pode-se tomar anti-histamínicos orais para ajudar com esse sintoma.
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 4:

Tratando as queimaduras graves

Baixe em PDF
  1. Não tente tratar esse tipo de lesão em casa. Ela precisa de atenção imediata de um profissional. Chame uma ambulância, procure seu médico ou um pronto-socorro imediatamente [23] .
    • Nunca tente tratar uma queimadura grave sozinho. As seguintes medidas são somente passos proativos a se tomar até que a ajuda médica chegue.
  2. Se possível, faça o que puder para evitar mais queimaduras ou lesões. Pare a fonte de calor ou remova a pessoa atingida do local.
    • Nunca puxe ou mova alguém usando a área queimada. Você pode danificar ainda mais a pele e abrir a ferida, causando muita dor à vítima e levando ao choque.
  3. Aplique uma toalha úmida e fria sobre o local queimado para protegê-lo até que a ajuda chegue. Não use gelo nem mergulhe a área afetada na água gelada. Essa atitude pode causar hipotermia ou ainda mais danos a uma região sensível.
  4. Se a queimadura for causada por substâncias químicas, limpe o local. Passe a área afetada sob água fria ou faça uma compressa fria enquanto espera pelo socorro. Não use nenhum tratamento caseiro sobre esse tipo de lesão.
  5. Eleve a queimadura acima do coração da vítima, mas somente se puder fazê-lo sem causar mais danos [24] .
  6. Veja se há sintomas: pulsação rápida ou fraca, pressão baixa, pele viscosa, desorientação ou inconsciência, náusea, agressividade. Procure um médico imediatamente você notar sintomas de choque causados por queimaduras de terceiro grau. Chame uma ambulância para levar a vítima ao hospital rápido. Essa é uma situação com risco de vida.
    • As queimaduras de terceiro grau graves podem causar choque porque o corpo perde uma quantidade significativa de fluidos quando uma área grande é queimada. O corpo não consegue funcionar normalmente com níveis tão baixos de fluidos e sangue.
    Publicidade
Parte 4
Parte 4 de 4:

Entendendo o tratamento hospitalar das queimaduras graves

Baixe em PDF
  1. A vítima pode ser transferida imediatamente do hospital para um centro de tratamento de queimados. Remova quaisquer roupas ou acessórios que ainda estejam nela se eles puderem comprimir o corpo, que pode inchar.
    • A queimadura pode causar tanto inchaço a ponto de certas partes do organismo serem comprimidas perigosamente (síndrome compartimental). Se isso acontecer, pode ser necessário fazer uma cirurgia para aliviar a pressão, o que também ajudaria no fluxo de sangue e no funcionamento dos nervos [25] .
  2. Para todas as queimaduras graves, os médicos podem fornecer 100% do oxigênio por intubação, um tubo inserido na traqueia [26] . Os sinais vitais também serão monitorados imediatamente para que o estado atual do paciente seja avaliado e um plano específico de tratamento seja traçado.
  3. Pare a perda de fluidos e substitua o que for perdido com uma solução intravenosa. Determine o tipo e a quantidade de líquido com base na queimadura da pessoa [27] .
  4. Dê medicamentos analgésicos para que a vítima possa lidar melhor com o sintoma. Os antibióticos também são cruciais.
    • Esses medicamentos são necessários porque a linha de defesa principal do corpo contra infecções, a pele, foi comprometida. O remédios são usados para evitar que as bactérias entrem e infeccionem a ferida [28] .
  5. Recomende uma alimentação rica em calorias e proteínas. Ela ajuda a nutrir o corpo com a energia vital e as proteínas necessárias para reparar todas as células danificadas pela queimadura [29] .
    Publicidade

Dicas

  • Qualquer pessoa com queimaduras de terceiro grau precisa ser transportada de ambulância para o centro de queimados mais próximo.
  • Lave as mãos antes de tocar nas queimaduras ou tratá-las. Se possível, use luvas.
  • Utilize apenas água fria, limpa e pura OU solução salina, se disponível, como primeiros socorros para queimaduras graves. Proteja o local com um pano estéril ou bem limpo, como um lençol, enquanto procura por ajuda médica imediata.
  • Esse texto não deve substituir a atenção médica. Na dúvida, procure um médico imediatamente .
  • Envolva as queimaduras leves ou graves com filme plástico, caso não haja gaze disponível. Esse produto ajudará a evitar infecções no caminho para o hospital.
  • Não coloque uma queimadura química que não puder identificar embaixo d'água, pois o líquido pode espalhar ainda mais os produtos químicos na sua pele. A água pode piorar algumas feridas químicas, como as causadas por cal.
  • Não exponha a queimadura a substâncias danosas.
  • Aplicar aloe vera pode acalmar a lesão.
Publicidade

Avisos

  • Procure um médico assim que possível para tratar as queimaduras graves. Elas não vão se curar sozinhas e precisarão de atenção médica.
  • As queimaduras causadas por materiais radioativos são muito diferentes e muito sérias. Procure um médico imediatamente se suspeitar que há radiação envolvida e tome medidas para proteger a si mesmo e ao paciente.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 428 446 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade