Baixe em PDF Baixe em PDF

O peróxido de hidrogênio é um limpador doméstico comum que pode causar irritação cutânea, ocular e digestiva. Felizmente, as soluções domésticas contêm uma baixa concentração de peróxido de hidrogênio. A maioria dos casos de irritações ou queimaduras pode ser facilmente tratada enxaguando a área afetada com água fria. Casos envolvendo soluções com concentrações mais altas provavelmente exigirão uma consulta com um médico, mas raramente resultarão em lesões graves ou prolongadas.

Método 1
Método 1 de 3:

Tratando queimaduras de pele

Baixe em PDF
  1. Conhecer a força da solução de peróxido de hidrogênio irá ajudá-lo a decidir o melhor tipo de tratamento, caso a queimadura afete a pele, olho ou sistema digestivo. O rótulo do recipiente terá a concentração do conteúdo descrita. [1]
    • A maioria das soluções domésticas de peróxido de hidrogênio tem cerca de 3% de peróxido de hidrogênio e 97% de água. Essa porcentagem pode causar uma irritação pequena na pele, olhos ou sistema digestivo, ardência ou clareamento da pele. Quase sempre esses problemas podem ser tratados simplesmente lavando o local com água fria.
    • Produtos que clareiam os cabelos podem conter entre 6 e 10% de peróxido de hidrogênio e podem ser mais prejudiciais do que as soluções domésticas comuns.
    • As soluções industriais contêm entre 35 e 90% de peróxido de hidrogênio. Estas podem causar queimaduras químicas que exigem cuidados imediatos. Você pode notar bolhas na pele. Ligue imediatamente para a emergência para tratar as exposições ao peróxido de hidrogênio industrial.
  2. Deixe a área queimada ou irritada livre de roupas contaminadas o mais rápido possível, principalmente quando exposto a concentrações mais elevadas. Retire qualquer roupa, joia ou outros acessórios que possam ter sido molhados. Coloque a roupa em sacos de plástico se a concentração de peróxido de hidrogênio for 10% ou superior.
  3. Mantenha a área afetada debaixo de água corrente para limpar a solução e aliviar a dor. Deixar a área sob uma torneira tratará eficazmente pequenas manchas de pele expostas às concentrações domésticas. Tome um banho frio para lavar manchas maiores de pele contaminada ou áreas expostas a uma concentração maior.
  4. As queimaduras químicas resultantes da exposição ao peróxido de hidrogênio podem ser tratadas como queimaduras térmicas. Continue a enxaguar com água fria até que a dor comece a diminuir, use um sabão neutro para lavar suavemente a área e aplique uma pomada antibacteriana. [2]
    • Evite esfregar ou estourar pequenas bolhas que possam vir a se formar.
    • Você pode aplicar um gel de Aloe Vera para aliviar o desconforto.
  5. Depois de um dia de exposição, procure sinais incluindo piora na vermelhidão, irritação e pus ou líquido saindo da queimadura. Faça um exame com um médico se você sentir algum desses sintomas.
    • Agende uma consulta com seu médico de rotina, entre em contato com o profissional que tratou sua ferida ou visite uma clínica local para um exame de acompanhamento.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Lidando com uma irritação nos olhos

Baixe em PDF
  1. Se você usar lentes de contato e puder removê-las facilmente, faça isso imediatamente. Quando elas saírem, comece a limpar os olhos. Caso tenha problemas para tirar as lentes, peça a ajuda de alguém que você confia ou um médico.
  2. Enxágue bem as mãos para que elas fiquem livres da solução de peróxido de hidrogênio. Coloque as mãos em forma de concha sob água fresca e continue a lavar os olhos por 15 a 20 minutos. Tente tomar um banho frio para lavar os olhos se tiver dificuldade em fazer isso com uma torneira e uma pia.
    • Você também pode tentar lavar os olhos com uma solução salina de 9%. Se tiver uma garrafa de solução salina por perto, dê uma olhada no rótulo para descobrir a concentração. [3]
  3. Quando os olhos estiverem recuperados da água ou soro, confira sua visão e tente notar qualquer sinal prejudicial à visão. Peça a alguém que verifique seus olhos para lesões ou deformidades na superfície; procure um médico se você tiver esses ou quaisquer outros sintomas.
  4. Se os seus olhos foram expostos ao peróxido de hidrogênio em qualquer concentração, você deve consultar o médico o mais rapidamente possível. [4] Se você foi exposto a uma maior concentração de peróxido de hidrogênio, deve ir ao pronto-socorro imediatamente, pois o líquido pode causar queimaduras na córnea. Caso sinta mudanças na visão ou tiver sinais de lesão ou danos, peça que alguém o leve à emergência. Faça uma consulta de acompanhamento com um oftalmologista.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Tratando uma exposição oral ou interna

Baixe em PDF
  1. Ingerir uma grande quantidade ou alta concentração de peróxido de hidrogênio pode causar dificuldade na respiração. Se uma vítima perder a consciência e estiver com a respiração superficial, um pulso fraco ou sem respiração ou pulso, você (ou alguém com certificação de RCP) deve fazer uma RCP e chamar a emergência imediatamente.
    • Mesmo que a vítima consiga respirar e a RCP não seja necessária, a emergência ainda pode oferecer uma máscara respiratória para alguém que ingeriu peróxido de hidrogênio, principalmente em concentrações mais elevadas.
  2. Você precisará de um médico se a vítima ingeriu grandes quantidades de peróxido de hidrogênio doméstico ou uma solução de alta concentração. Você pode chamar a emergência ou seu centro de controle de intoxicação local. Ligue para o Disque-Intoxicação, criado pela Anvisa, no número gratuito 0800-722-6001. [5]
    • Esteja preparado para descrever a idade, o peso e a condição da vítima. Diga ao operador da emergência o nome do produto ingerido e a força da solução. Fale sobre o tempo e a quantidade ingerida.
  3. Beber de 120 a 240 ml de água ou leite pode tratar a ingestão de uma pequena quantidade de peróxido de hidrogênio doméstico. Para casos que envolvam quantidades maiores ou concentrações mais elevadas, você ainda deve beber água ou leite, mas não se esqueça de entrar em contato com a emergência o mais rapidamente possível.
    • Tente fazer gargarejos repetidamente com água fria se a sua boca for a única área afetada.
  4. Embora o peróxido de hidrogênio possa causar vômitos, você não deve induzi-lo se a vítima já não estiver vomitando. Você também deve evitar o uso de carvão ativado, pois não terá efeito sobre o peróxido de hidrogênio ingerido. [6]
    • Se o seu caso for suficientemente grave para hospitalização, os médicos realizarão uma endoscopia para examinar seu trato digestivo. O carvão ativado vai interferir com este exame.
    Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 34 292 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade