PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Os porquinhos-da-índia são animais muito inteligentes, que podem ser treinados para obedecerem a simples comandos a realizarem truques. Para garantir que o treinamento transcorra sem problemas e seja adequado, cuide bem do porquinho-da-índia e atenda a todas as necessidades diárias dele. Lembre-se que cada pet da espécie é único; alguns demoram mais a aprender os comandos durante as sessões de treinamento. Seja paciente e use reforços positivos para que, com o tempo, ele consiga seguir ordens básicas e avançadas.

Parte 1
Parte 1 de 2:

Ensinando comandos básicos ao porquinho-da-índia

PDF download Baixe em PDF
  1. Assim como a maioria dos animais de estimação, os porquinhos-da-índia podem aprender a ir até o dono quando são chamados, bastando um pouco de treino e motivação na forma de petiscos. Chame-o pelo nome sempre que puder, em especial ao alimentar e dar agrados a ele.
    • Outra forma de treiná-lo a vir até você é colocando-o a alguns metros de distância após tirá-lo da gaiola. Chame-o pelo nome com uma guloseima nas mãos.
    • O animal deve estar motivado para ir até onde o dono está. Se ele fizer isso, dê o petisco como recompensa. Treine isso ao menos uma vez por dia e, após algum tempo, ele deverá atendê-lo quando chamado pelo nome, seja dentro ou fora da gaiola.
  2. É mais uma ordem simples que pode ser ensinada a ele com uma comida que ele gosta.
    • Segure o petisco sobre a cabeça do pet, fazendo com que ele tenha que se apoiar sobre as patas traseiras para pegá-lo. Fale “fique em pé” e dê a comida ao porquinho-da-índia se ele estiver na posição certa.
    • Repita o comando uma vez por dia. Com o passar do tempo, o pet ficará automaticamente em pé ao ouvir a ordem, mesmo se você não estiver com uma guloseima para ele em mãos.
  3. Esse comando pode ser treinado com o porquinho-da-índia dentro ou fora da gaiola.
    • Segure um agrado em sua mão e deixe-o se aproximar de você. Assim que o animal estiver na sua frente, faça um movimento de círculo com mão, dizendo “girar”.
    • O porquinho-da-índia deve seguir o gesto da mão que está segurando a comida e girar. Assim que ele o fizer, dê a comida a ele. Repita o truque uma vez por dia até que o pet comece a girar apenas ao ouvi-lo dizer o comando e sem utilizar o petisco.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 2:

Ensinando comandos avançados ao porquinho-da-índia

PDF download Baixe em PDF
  1. Use uma bolinha que não seja muito grande e nem pesada – como uma de tênis – permitindo que o animal consiga empurrá-la com facilidade. Além disso, tenha em mãos um petisco grande e fino, como uma cenoura.
    • Coloque a cenoura no chão e a bola de tênis sobre ela.
    • Incentive o porquinho-da-índia a tentar empurrar a bola e tirá-la de cima da guloseima para que possa comê-la. Diga “empurre a bola”.
    • Repita os passos e, com o passar do tempo, você não precisará usar mais a cenoura para que ele aprenda a empurrar a bola sozinho.
  2. É preciso usar uma circunferência de 15 a 25,5 cm, ou então pegar um limpador de cachimbo para formar um círculo que tenha mais ou menos as medidas acima. Um pote de sorvete ou uma raquete de tênis sem as cordas também são boas opções. No entanto, independentemente do que utilizar como aro, não pode haver nenhuma borda pontiaguda ou afiada que possa machucar o pet enquanto ele estiver aprendendo a saltar através dele. [1]
    • Comece colocando o aro em contato com o chão ou com o piso da gaiola do porquinho-da-índia. Pegue a guloseima e segure-a em um dos lados do aro ou peça para que alguém faça isso enquanto você segura o aro.
    • Chame o animal pelo nome e verifique se a comida está no campo de visão dele. Agora, basta dar a ordem “pule”; em alguns casos, será necessário dar um empurrãozinho nele para convencê-lo a saltar pelo aro. Com o passar do tempo, a motivação em pegar o petisco será o suficiente para que ele pule.
    • Elogie-o e dê a guloseima assim que ele passar pelo aro. Repita os passos até que o porquinho-da-índia comece a saltar através dele por conta própria e sem o incentivo de pegar a comida.
  3. Muitos donos de porquinhos-da-índia ensinam os pets a usarem uma caixinha de areia para se aliviarem; no entanto, é algo que exige muito treino e paciência. De início, esteja preparado para alguns acidentes, mas não dê uma bronca ou puna o animalzinho. Ele responde melhor a reforços positivos e ao reconhecimento do esforço feito. [2]
    • Para treiná-lo a fazer as necessidades no lugar certo, posicione a caixinha em um lugar da gaiola onde o animal costuma se aliviar. Coloque um pouco de feno e até mesmo algumas bolinhas fecais dentro dela.
    • Ao notar que o porquinho-da-índia está usando a caixa, dê a ele um agrado para comer. Com o passar do tempo, o pet entenderá que usá-la é algo bom e que ele ganhará um petisco, acostumando-o a fazer suas necessidades lá.
    Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 92 613 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade