Baixe em PDF Baixe em PDF

As bolas de meditação, ou bolas Baoding, são a versão antiga chinesa daquelas bolinhas antiestresse. Elas costumam ser usadas para pressionar os pontos chi das mãos, mas também exercitam os pulsos e relaxam a região. Assim que tiver duas bolas antiestresse adequadas para o tamanho da sua mão, use os dedos para circulá-las pelas palmas. É preciso praticar para conseguir fazer as esferas girarem sem se baterem, mas assim que conseguir, você se sentirá mais relaxado e pronto para fazer exercícios avançados.

Parte 1
Parte 1 de 3:

Dominando a rotação das bolas

Baixe em PDF
  1. Repare no peso delas nas mãos. Derrubá-las nos pés causaria dor. Para evitar acidentes, sente-se à mesa ou deixe as mãos longe do corpo. Não use as esferas sobre objetos de vidro ou que quebrem.
  2. Mantenha a mão reta. Coloque uma bola entre o mindinho e o anelar. Coloque a segunda entre o dedo médio e o indicador. Curve os dedos sobre a parte de cima das esferas. No começo, você terá que usar a força dos dedos para movê-las.
  3. O objetivo é fazê-las trocarem de lugar. Use o polegar para empurrar a bola que está na ponta em direção ao seu corpo. Ao mesmo tempo, use os dedos menores para levar a outra bola até os maiores. Continue as girando nas mãos pelo máximo de tempo que puder.
  4. Conforme você melhora sua movimentação, as bolas não ficarão mais batendo uma na outra. Se tiver sino nelas, ouça-os ficarem cada vez com o som mais limpo e sem interrupções. Assim que isso acontecer, você aprendeu todo o básico. Sinta-se à vontade para continuar praticando para que as bolas antiestresse não se toquem de forma alguma.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

Escolhendo as melhores bolas de meditação

Baixe em PDF
  1. Como iniciante, procure bolas de, mais ou menos, 40 mm de largura. Assim, elas serão um pouco menores do que bolas de golfe, o que é suficiente para atingirem todos os pontos de pressão em uma mão mediana. Bolas de meditação menores serão ideais para crianças ou adultos com menos de 1,57 m, já as maiores são melhores para pessoas com experiência e as que tem mais de 1,88 m.
    • Os tamanhos das bolas de meditação, geralmente, são medidos em milímetros. Se tiver mãos pequenas ou for iniciante, opte por 35 a 40 mm. Se suas mãos forem grandes, use um par de 40 a 50 mm.
    • Você deve conseguir equilibrar uma das bolas entre o dedo anelar e o mindinho enquanto segura a outra com os demais dedos e o polegar.
  2. As bolas de meditação podem ser feitas de vários materiais, como madeiras e metais. As de metal são as mais pesadas, então estimulam mais as mãos, mas costumam ser as mais baratas. Bolas de pedra, como jade ou mármore, são mais raras e, portanto, mais caras.
    • As bolas de madeira de lei são as mais raras e são bem leves, então não costumam ser tão usadas quanto outras variedades.
  3. As que têm sinos são ocas. Uma bola de aço oca será bem mais leve que uma maciça, mas permite que o sino faça barulho quando a bola é movimentada. Alguns praticantes gostam do som leve que os sinos fazem. Como iniciante, os sinos permitirão que você ouça as bolas se movendo nas mãos.
    • Por exemplo, se o som sair uniforme diz que seus movimentos estão fluidos. Em bolas normais, você ouvirá isso quando elas não estiverem mais batendo uma na outra.
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

Fazendo truques avançados

Baixe em PDF
  1. Conforme você se acostuma a usar as bolas de meditação, ganhará mais controle sobre seus músculos. Em vez de usar os dedos, coloque-as nas palmas e tente movê-las. Erga um lado da palma e abaixe o outro para que elas comecem a rolar. É difícil, mas a força e concentração que você ganha são boas recompensas.
    • Lembre-se de dar um espaço vazio para a bola rolar em vez de empurrá-la na direção desejada.
  2. O ângulo que suas mãos estiverem pode dificultar o uso das bolas de meditação. Normalmente, você deixaria a mão reta, mas tente incliná-la para cima. Quanto mais a mão virar para baixo, mais você terá que forçar os músculos para controlar as bolas. Continue até conseguir controlar as esferas com as palmas voltadas para o chão.
    • O exercício serve para ter mais força e rapidez nos dedos.
  3. Em vez de direcionar as bolas de meditação para seu polegar, faça com que elas rolem para o seu mindinho. Gire as bolas antiestresse nas mãos como faria normalmente. É um movimento básico, mas será estranho e difícil na primeira tentativa. Você ainda estimulará a mão inteira e aumentará sua habilidade de controlar as bolas.
  4. Comece colocando uma terceira bola e, depois, quando a dominar, adicione a quarta. Você deve as girar nas mãos da mesma forma que faria com as duas primeiras. É algo parecido com malabares no sentido de que a dificuldade aumenta quando há mais bolas, mas seu nível de habilidade também aumentará.
    • Assim que conseguir girar três, poderá inserir a quarta bola e continuar girando.
  5. Bolas de meditação de tamanho maior são mais difíceis de manusear. Elas pressionam mais as mãos, o que alguns praticantes preferem. Também podem valer a pena quando você já dominou o uso do instrumento e quer um novo desafio.
    Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 631 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade