Baixe em PDF Baixe em PDF

Pinças de nariz são um acessório muito útil para quem faz natação — tanto que, apesar de elas terem sido criadas para ajudar pessoas que estavam aprendendo a nadar, hoje em dia até atletas profissionais as usam. E mais: elas são eficazes e resistentes ao desgaste, não importa a velocidade do corpo debaixo d'água. E colocar a pinça no nariz é muito fácil! Leia as dicas deste artigo para aprender o passo a passo.

Método 1
Método 1 de 2:

Colocando a pinça no nariz

Baixe em PDF
  1. Substâncias como cosméticos, cremes e o óleo natural da pele podem fazer a pinça escorregar do seu nariz. Por isso, vá ao banheiro e lave o rosto ou passe um pano úmido na pele. Se nada disso for possível, até nadar um pouco na piscina (sem a pinça) já quebra um galho. [1]
    • No geral, a pinça fica escorregando do nariz de pessoas que têm pele oleosa. Se é o seu caso, enxágue bem todo o óleo do nariz antes de entrar na piscina.
    • Se você usa maquiagem, lave bem o rosto até tirar todos os cosméticos antes de colocar a pinça.
  2. A pinça é formada por duas almofadinhas redondas, que ficam em cima das narinas, e uma ponte que fica sobre o meio do nariz. Segure o acessório na vertical para conseguir encaixar cada peça no lugar sem dificuldade. [2]
    • Existem versões diferentes da pinça de nariz. Algumas têm um pedaço de arame exposto no meio, enquanto outras trazem uma capa de náilon em cima das almofadinhas.
  3. Pegue cada almofadinha com os dedos e afaste-as com cuidado até você conseguir encaixar a pinça por cima do nariz. [3]
    • Mantenha as almofadinhas afastadas enquanto ajusta a pinça por cima do nariz. Se você soltar as peças, elas vão se fechar de uma vez — e podem até apertar sua pele.
  4. Abaixe a pinça até a ponte dela ficar em cima do seu nariz e as almofadinhas ficarem em cima das narinas. Não se preocupe se você sentir um pouco de desconforto: isto é normal a princípio. Faça alguns ajustes até se acostumar. [4]
    • Caso a pinça fique muito desconfortável, deslize a ponte para mais perto da ponta do seu nariz. A única desvantagem é que, desse jeito, o acessório corre mais risco de cair.
    • Também dá para usar a pinça de ponta-cabeça! A ponte dela ficaria debaixo do seu nariz. Infelizmente, isso aumenta ainda mais o risco de o acessório se soltar.
  5. Aperte as almofadinhas até fechar as narinas completamente. Elas têm que ficar rentes à sua pele, mas sem causar dor ou desconforto. E lembre-se: embora possa achar tudo estranho no começo, você logo deve se acostumar enquanto estiver nadando. Só não é normal sentir muita pressão. [5]
    • Faça os ajustes finais, como abaixar a ponte ou mudar as almofadinhas de lugar, desde que elas continuem prensando suas narinas.
  6. Puxe bastante oxigênio e feche a boca; em seguida, expire devagar. Se você sentir o ar saindo pelo nariz, é porque a pinça não está tão bem ajustada. Aperte as almofadinhas um pouco mais até só conseguir respirar pela boca. [6]
    • As almofadinhas têm que prensar suas narinas. Elas não vão servir de anda se você conseguir respirar pelo nariz!
    • Existem modelos de pinça com alças. Elas passam por trás da cabeça e ajudam a prender o acessório ainda mais.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 2:

Tirando e guardando a pinça

Baixe em PDF
  1. Na hora de tirar a pinça, você só precisa puxar a ponte para cima. Se ela não sair, afaste as almofadinhas de leve e tente de novo. Não as afaste muito, ou você pode ter que reajustar as peças da próxima vez que for nadar.
    • No geral, pinças de nariz conseguem reter bem seu formato. Ou seja: o acessório não vai se fechar sozinho. É por isso que ele funciona tão bem debaixo d'água.
  2. Preencha uma tigela com 120 ml de água morna, acrescente duas ou três gotas de um detergente de louça líquido e misture até formar bolhas. Na sequência, mergulhe um pano na solução e passe na pinça. Para terminar, enxague o acessório com água pura.
    • Não deixe de lavar e enxaguar a pinça toda vez que você nadar! Ela sempre vai entrar em contato com o óleo do seu corpo, o cloro da piscina e vários outros tipos de substâncias.
    • Lave a pinça com água e detergente sempre que ela ficar suja, não importa de que tipo de substância.
  3. Você pode usar um cantinho da mesma toalha com a qual se secou depois de sair da piscina, por exemplo. Passe-a por toda a pinça antes de colocar o acessório de volta no estojo.
    • Não use nenhuma toalha que esteja suja com cloro ou outras substâncias do tipo. Por exemplo: se você estiver na praia, pode acabar desgastando a pinça se esfregar grãos de areia nela sem querer.
    • Antes de guardar a pinça no estojo, confirme que ela está limpa e seca — para ela não embolorar. Se não der para terminar de secar o acessório agora, termine em casa.
  4. A pinça de nariz vem em um estojo de proteção transparente bastante útil. Só o use quando o acessório estiver completamente seco. Recolha-o na próxima vez que você for nadar. [7]
    • Se você perder o estojo, compre outro pela internet ou em uma loja de artigos esportivos.
    Publicidade

Dicas

  • Existem modelos de pinça de nariz em vários estilos, cores e marcas diferentes. Se possível, escolha um que seja mais visível.
  • Algumas pinças de nariz têm uma alça que passa por trás da cabeça e evita que o acessório se solte. [8]
  • Nem todo mundo gosta da aparência das pinças de nariz. Talvez você ache estranho usar o acessório, mas logo vai se acostumar.
Publicidade

Avisos

  • Veja se a pinça está bem encaixada no seu nariz antes de pular na água. Existe o risco de ela se soltar e acabar perdida!
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 4 149 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade