Baixe em PDF Baixe em PDF

Boiar de costas é uma ótima maneira de ficar mais confortável na água e se divertir mais relaxando de costas sem todo o esforço de nadar. Para boiar de costas você deve posicionar sua cabeça, a parte superior e a inferior do corpo corretamente. Fazê-lo não é somente um ótimo truque para adicionar ao seu repertório de natação mas é também uma excelente medida de segurança se você estiver preso em um corpo d'água. Se você quer aprender a boiar de costas e aproveitar ainda mais seu tempo na água, apenas leia os Passos a seguir.

Método 1
Método 1 de 3:

Preparando-se para boiar de costas

Baixe em PDF
  1. Para poder boiar de costas sem entrar em pânico, você deve estar calmo e relaxado na água, mesmo se você não for um exímio nadador. Você deve aprender a boiar de costas em uma piscina, não no mar ou em um lago com ondas. De preferência, você deve estar razoavelmente confortável na água e saber nadar de uma borda a outra da piscina sem precisar de ajuda.
    • Se você está boiando de costas como uma maneira de aprender a nadar, então você deve tomar cuidado extra e estar sempre com seu observador.
  2. Não tente boiar de costas pela primeira vez sozinho. Mesmo se você domina outras técnicas básicas de natação, se é a primeira vez que você tenta boiar de costas, você deve não apenas ter um observador, mas estar em um lugar que tenha um profissional pronto para ajudar.
    • O observador colocará a mão nas suas costas e deixará você fazer os ajustes necessários no seu corpo até que você esteja confortável para tentar sozinho.
  3. Usar um colete salva-vidas ou boia nos braços ou no peito pode deixar você mais à vontade na água. Se você treinou com um observador mas ainda não está pronto para tentar boiar sozinho, tente usar o equipamento até que você se acostume e não precise mais dele.
  4. Antes de começar a boiar de costas sozinho, você precisa alinhar seu corpo com a água — de preferência, seu corpo deve começar em uma posição quase paralela à água ou ao fundo da piscina. Você pode até ficar de costas e começar na borda da piscina até que seu corpo deslize naturalmente com a superfície da água.
    • Uma vez que seu corpo esteja alinhado com a superfície da água e suas costas relativamente paralelas à água, será muito mais fácil fazer ajustes no resto do seu corpo.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Ajustando sua cabeça

Baixe em PDF
  1. Embora em um primeiro momento possa não ser confortável colocar as orelhas na água, apenas incline a cabeça para trás até que suas orelhas estejam completamente submersas. Se suas orelhas estiverem para fora da água, significa que seu pescoço estará tensionado e que seu corpo não vai flutuar com tanta facilidade.
  2. Quando suas orelhas estiverem submersas, erga seu queixo. Você pode erguê-lo suavemente, de 2 a 5 centímetros para fora da água, ou até muito mais, até que aponte para o teto ou o céu. Isso vai ajudá-lo a inclinar a cabeça para trás e tornará seu corpo todo mais flutuante.
  3. Conforme você coloca as orelhas debaixo d'água e começa a erguer seu queixo, a linha da água deve estar no meio do seu rosto. Ela pode ficar um pouco abaixo se você erguer bastante o queixo.
  4. Mantenha sua cabeça centralizada para que você não incline para um lado ou outro. Manter sua cabeça centralizada deixará o resto do seu corpo centralizado.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Ajustando seu corpo

Baixe em PDF
  1. Existem algumas maneiras de posicionar seus braços quando você está boiando de costas. Se você é totalmente principiante, você pode dobrar os cotovelos e colocar as palmas das mãos embaixo da cabeça como se você estivesse fazendo abdominais; flexione seus cotovelos para baixo para forçar seu corpo a subir ainda mais. Aqui estão algumas coisas para tentar enquanto você posiciona seus braços:
    • Se você estiver mais confortável na água, você pode colocar os braços retos para trás da sua cabeça, imitando a posição de mergulho, isso vai mudar seu centro de gravidade e vai equilibrar melhor o peso das suas pernas.
    • Você também pode colocar os braços retos para fora ou ainda mantê-los ao lado do corpo apenas alguns centímetros afastados.
    • O que quer que você faça com seus braços, as suas palmas devem estar sempre apontando para o teto ou o céu.
  2. Isso o ajudará a inclinar o corpo para cima. Apenas arqueie a parte de cima de suas costas alguns centímetros para cima.
  3. Conforme você arqueia suas costas, eleve mais seu peito até que ele fique para fora da água.
  4. Você também deve elevar sua barriga até que que seu abdômen transponha a superfície da água.
  5. Dobre seus joelhos para abrir um pouco suas pernas. Se suas pernas ficarem completamente retas você ficará mais propenso a afundar.
  6. Depois de dobrar os joelhos, deixe suas pernas sem muito peso e com pelo menos alguns centímetros de espaço entre elas. Suas pernas não boiarão naturalmente sobre a água. Para muitos adultos, as pernas são mais pesadas que os braços e a parte superior do corpo, então as pernas podem naturalmente afundar. Isso pode ser diferente para uma criança pequena.
  7. Se você sentir seu corpo afundando perto de suas pernas, apenas bata um pouco suas pernas para manter seu corpo flutuando. Você pode boiar de costas e bater as pernas sempre que sentir seu corpo afundando ou apenas bata suave e continuamente as pernas para evitar afundar.
  8. Conforme você continua boiando de costas, preste atenção no seu corpo e veja se está afundando em algum lugar. Continue batendo as pernas se você estiver afundando perto dos pés e pernas, e suavemente mexa suas mãos e braços na água se você sentir que a parte de cima de seu corpo estiver saindo da posição. Você também pode tentar elevar seu queixo ou arquear um pouco mais suas costas para fazer seu corpo flutuar melhor.
    • Se você sair da posição de flutuação apenas alinhe seu corpo com a superfície da água e tente novamente. Aprender a boiar de costas leva tempo.
    Publicidade

Dicas

  • Tente empurrar seus quadris para cima e mantê-los elevados.
  • Tente também arquear suas costas para encontrar um ponto de equilíbrio.
  • Não diga a seu amigo que você quer boiar; apenas pense que você já está boiando e quando seu amigo o soltar, não haverá problema.
  • Talvez seja óbvio, mas é bom ressaltar que é importante que saiba nadar antes de sequer pensar em aprender a boiar. Fazê-lo é uma medida a mais de segurança.
Publicidade

Avisos

  • Não esteja de estômago cheio ou quase cheio quando fizer isso.
  • Primeiro saiba nadar debaixo d'água, pois você pode afundar a qualquer momento.
  • Se é a primeira vez que você tenta boiar, não faça nada sozinho. Procure um professor de natação.
  • Pratique com um adulto perto de você.
  • Tenha cuidado! Não faça isso na parte funda se você estiver aprendendo, e não faça sem que haja outras pessoas ao redor para ajudá-lo.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 98 617 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade