Baixe em PDF Baixe em PDF

Se você já teve a infelicidade de se deparar com um curativo usado por alguém na praia, na piscina ou no chuveiro da academia, sabe muito bem que os curativos adesivos geralmente perdem a aderência quando molhados. Na realidade, isso nem é o pior, pois os curativos devem ser substituídos regularmente para ajudar na cicatrização. Mas certamente há momentos em que você gostaria que a bandagem no dedo ou no joelho permanecesse firme quando molhada. Felizmente, há várias opções que você pode experimentar.

Método 1
Método 1 de 2:

Obtendo a melhor adesão

Baixe em PDF
  1. Se você conseguir fazer com que a bandagem cole melhor na sua pele, as chances de ela permanecer no lugar quando molhada aumentarão. Isso pode dificultar a remoção do curativo sem sentir dor, mas existem métodos aprovados pelo wikiHow para lidar com esse problema. Aplique uma pequena quantidade de um antisséptico para a pele, como a tintura de benjoim, na área ao redor da ferida e deixe-a secar por alguns minutos. [1]
    • A tintura de benjoim está disponível na maioria das farmácias. Ela é frequentemente usada em ambientes médicos para garantir a aderência dos fios de monitores cardíacos e similares.
    • Antes de aplicar o benjoim, enxágue a área com água limpa e seque-a com batidinhas. Isso também ajudará o curativo a aderir melhor, pois eliminará a oleosidade, a sujeira e a umidade da pele.
  2. Não importa quão bem você prepare a pele, um curativo invariavelmente adere melhor a si mesmo do que à sua carne. Suas chances de manter um curativo molhado no lugar aumentarão sempre que você puder sobrepor as extremidades das tiras adesivas.
    • O local mais provável para um curativo sobreposto é, obviamente, um dedo. No entanto, um curativo que esteja preso a si mesmo pode deslizar facilmente de um dedo. Para reduzir essa possibilidade, enrole o curativo com firmeza, mas não tanto a ponto de restringir a circulação. Se a ponta do seu dedo ficar roxa ou começar a doer, é porque está muito apertada.
    • Outro truque para manter um curativo no dedo no lugar envolve cortar as tiras adesivas de cada lado das "almofadinhas" dele e, em seguida, criar um padrão cruzado com as 4 tiras adesivas que você tem agora.
  3. Poucas, ou nenhuma, das muitas marcas dos chamados curativos à prova d'água podem realmente cumprir essa função, portanto, sua eficácia em manter a sujeira e os germes da água fora de uma ferida é questionável, na melhor das hipóteses. Entretanto, eles tendem a se manter um pouco melhor do que os curativos comuns. [2]
    • As bandagens à prova d'água tendem a ter um adesivo mais forte, o que pode ajudar a mantê-las no lugar por mais tempo quando expostas à umidade. Na verdade, algumas marcas tendem a deixar algum resíduo de adesivo na pele quando removidas.
    • No entanto, lembre-se de que a principal tarefa de um curativo é manter os germes afastados, e os curativos adesivos padrão à prova d'água tendem a não conseguir impedir que líquidos potencialmente cheios de germes cheguem a uma ferida coberta. Elas precisam ser substituídas regularmente, assim como um curativo adesivo normal, mesmo que se fixem melhor.
  4. Se você realmente quiser manter um curativo no lugar e não estiver preocupado em ocultar sua existência, poderá reforçar seu posicionamento com invólucros adesivos ou não adesivos. [3]
    • Para um curativo maior em um joelho, por exemplo, você pode tentar um curativo em rolo feito de tecido elástico. Enrole-a confortavelmente em torno da bandagem adesiva (mas não tão apertada que impeça o fluxo sanguíneo) e, em seguida, prenda-a no lugar com fita adesiva médica (ou fita de tecido semelhante).
    • Para curativos menores, use apenas a fita adesiva de tecido para ajudar a manter o curativo no lugar. No entanto, isso pode tornar a remoção desconfortável, portanto, lembre-se das dicas do wikiHow .
    • No entanto, mais uma vez, não use esse reforço como desculpa para não substituir o curativo com frequência, especialmente quando ele ficar muito molhado.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 2:

Praticando o cuidado adequado da ferida

Baixe em PDF
  1. Algumas pessoas ainda acreditam que é melhor deixar um pequeno corte ou arranhão secar e formar uma crosta, mas isso é comprovadamente falso. Uma ferida úmida e protegida cicatriza melhor, portanto, a função do curativo é evitar que a ferida seque e impedir a entrada de umidade externa (que pode conter germes). [4]
    • Quando você tiver um pequeno corte ou arranhão, limpe bem a área apenas com água e sabão, depois seque-a com um pano limpo e aplique um curativo que cubra toda a ferida (com algum espaço de sobra) e se encaixe bem sobre ela.
    • Aplique uma pomada antibiótica ou vaselina na ferida antes de colocar o curativo para ajudar a manter a umidade. [5]
    • A eficácia do curativo em vedar a entrada de germes diminui substancialmente quando ele fica molhado, pois a umidade pode se infiltrar através ou sob o curativo. Tente manter o curativo seco sempre que possível e troque-o se ele ficar molhado ou sujo.
  2. Mesmo que você se arrepie só de pensar em arrancar o curativo do antebraço (junto com um tufo de pelos do braço), você deve trocar qualquer curativo pelo menos uma vez por dia. O fato de um curativo ainda estar preso no lugar após 24 horas não significa que você deva deixá-lo por mais tempo. [6]
    • Substitua o curativo o mais rápido possível sempre que ele ficar sujo ou encharcado. A maioria das dicas aqui para manter um curativo molhado no lugar deve ser usada temporariamente até que você tenha a oportunidade de substituir o curativo.
    • Substituir os curativos com frequência não só ajuda a reduzir a invasão de germes, como também permite que você acompanhe o processo de cura. Dessa forma, você não manterá um curativo por mais tempo do que o necessário.
  3. Quando for prático fazê-lo, a melhor maneira de manter um curativo (e a ferida por baixo) seco é colocar uma barreira entre ele e a umidade externa. [7] Se você for ficar ao ar livre em condições de umidade, até mesmo itens de vestuário como calças compridas ou chapéus de abas largas podem oferecer alguma ajuda.
    • Para um ferimento na mão, por exemplo, você pode colocar uma luva descartável enquanto prepara a comida. Você também pode tentar fazer isso durante o banho ou até mesmo usar um saco plástico preso no pulso.
    • Você também pode experimentar o saco plástico no chuveiro para fazer um curativo no pé ou na perna. Isso não impedirá a entrada de toda a água, mas desviará grande parte dela.
  4. Se você não conseguir evitar molhar a área enfaixada e não conseguir que os curativos comuns ou à prova d'água permaneçam no lugar, há outras opções a considerar. Com elas, você pode ganhar um tempo extra entre as aplicações de novo curativo.
    • Os curativos hidrocolóides criam uma vedação à prova d'água ao redor da ferida, o que mantém mais germes afastados e tende a mantê-los no lugar por mais tempo. [8] Eles são usados com frequência em ambientes hospitalares para manter as linhas intravenosas no lugar e para cuidados pós-cirúrgicos, mas também podem ser comprados para uso doméstico.
    • Os curativos líquidos (como o cianoacrilato) funcionam quase como uma cola à prova d'água colocada sobre a ferida. Esse tratamento pode não ser prático para todas as feridas, mas permanecerá no lugar e fará seu trabalho bem para a maioria dos pequenos cortes e arranhões. [9]
    Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 395 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade