PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Em muitos casos, dois ou mais irmãos conseguem ser melhores amigos ao longo de toda a vida. Em outros, porém, a relação é tumultuada e distante. Se o seu irmão (ou irmã) ignorar você ou refutar todas as suas tentativas de estreitar os laços, por exemplo, seu ego pode sentir o baque. Embora seja impossível controlar o comportamento das pessoas, dá para fazer algumas coisas para aliviar qualquer situação tensa. Enfrente o problema, tente criar uma relação mais saudável e melhore suas habilidades de comunicação com as pessoas para ter uma convivência mais tranquila em família.

Método 1
Método 1 de 3:

Enfrentando o problema

PDF download Baixe em PDF
  1. Seu irmão não responde quando você fala algo ou faz uma pergunta? Intimidar e punir as pessoas com o silêncio é uma tática típica em situações de abuso. Pode parecer que ele só está sendo ignorante, mas também pode estar fingindo para conseguir o que quer. Se isso acontecer, reaja das seguintes maneiras:
    • Ralhe com seu irmão, dizendo "Olha, quando você me ignora, tudo o que eu sinto de bom a seu respeito acaba, e fico com vontade de me afastar. Quero que a gente tenha uma relação de apoio mútuo, mas não sinto nada de bom vindo do seu lado".
    • Tente falar sobre a causa do silêncio de forma direta, dizendo "Dá para perceber que você está bravo comigo pelo seu silêncio. Quero falar sobre o assunto e resolvê-lo. Diga quando estiver pronto para isso".
    • Fique relaxado e tranquilo quando for ignorado. Sorria ou suspire quando a pessoa estiver punindo você com o silêncio. Com sorte, ela vai se cansar de dar birra ao ver que não conseguiu a reação que esperava (vê-lo bravo, chateado ou até obediente).
  2. Se o comportamento dele não for exatamente proposital, vocês vão precisar ter uma discussão séria sobre o assunto. Talvez ele esteja de namorada nova e não tenha tempo para você, por exemplo. [1] Pergunte o que está acontecendo.
    • Diga "João, preciso falar com você sobre um assunto. Tem um minuto?" e leve-o a um local em que possam conversar sem interrupções.
  3. Quando conversar com o seu irmão sobre o silêncio, assuma a responsabilidade pelo que está sentindo e não faça parecer que o está culpando, ou ele pode ficar na defensiva. Para isso, fale da sua própria perspectiva. [2]
    • Evite falar frases como "Você me ignora e me deixa bravo", que não levam a lugar algum. Opte por algo como "Eu me sinto ignorado por você. E isso dói, porque éramos muito próximos antes. O que está acontecendo?".
  4. O objetivo dessa discussão é determinar a causa do silêncio e, com sorte, pensar em uma maneira de melhorar o relacionamento. Não perca tempo tentando entender os motivos do seu irmão, e sim no que vocês podem fazer para acabar com a situação.
    • Aprender a solucionar problemas juntos é uma ótima maneira de estreitar o relacionamento. Ambos precisam querer resultados positivos e pensar em estratégias para acabar com as brigas. Vocês podem, por exemplo, se colocar no lugar um do outro. [3]
    • Por exemplo: deixe o seu irmão relaxar quando ele voltar da escola ou faculdade; reserve alguns minutos por dia para falar sobre o que cada um fez etc.
  5. Talvez seu irmão ignore você porque está emocional e socialmente desgastado. Se for o caso, discutir o problema e pensar em uma solução pode não ser a melhor estratégia. Embora a prática do bullying não seja tão abordada quando se dá entre irmãos, ainda é séria e pode levar a consequências negativas para a vítima. [4]
    • Se o seu irmão for agressivo e tentar deixar você triste ou excluído, desabafe com alguém: sua mãe, seu pai, um professor de confiança etc. Diga "Minha irmã finge que eu sou invisível. Ela nunca me convida para nada, e, quando eu tento falar com ela, sou ignorado. Ela até pede para as amigas não falarem comigo quando vêm para cá. Isso acontece há algum tempo e eu me sinto muito mal".
  6. É difícil aceitar, mas há casos em que um irmão ignora o outro e a situação fica irreversível. Motivos como rivalidade, diferenças de valores e crenças ou até discrepâncias de idade podem influenciar esse tipo de comportamento. [5]
    • Se fizer de tudo para reaproximar o seu irmão da família, mas ainda não conseguir, desabafe com um terapeuta.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Estreitando os laços

PDF download Baixe em PDF
  1. Pesquisas apontam que irmãos que fazem tarefas em casa juntos têm a autoestima maior, adquirem senso de responsabilidade e aprendem a lidar melhor com frustrações. [6] Além disso, esse tipo de tarefa também estreita os laços da família e é uma ótima oportunidade para conversar.
    • Quando seus pais derem tarefas diferentes para cada um, disponha-se a ajudar o seu irmão para conseguir conversar com ele. Diga "Podemos limpar a garagem em menos tempo se eu ajudar o Gabriel. O que acha?".
  2. Mesmo que tenham interesses e personalidades muito diferentes, vocês podem se aproximar por meio de hobbies em comum. Pense em algo que alguém já faz ou descubra alguma coisa nova — que possa ser fonte de várias lembranças interessantes para o futuro. [7]
    • Diga ao seu irmão que gostaria de jogar futebol, fazer natação ou aprender a tocar violão com ele. Se ele tiver experiência, peça para ser seu professor. Dessa forma, vão passar mais tempo juntos e exibir suas habilidades um para o outro. Diga "Eu admiro a sua persistência para aprender a tocar. Será que pode me ensinar?".
    • Se preferir, diga "Raquel, fiquei sabendo que estão dando aulas de dança gratuitas na universidade. Quer fazer comigo? Acho que seria legal".
  3. . Talvez haja essa barreira entre você e ele porque ambos estão sempre ocupados e têm pouco tempo para a família. Mesmo que seja o caso, dá para estreitar os laços por meio de uma relação de muito apoio.
    • Se seu irmão tiver uma prova importante em poucos dias, incentive-o a estudar mais (dizendo "Tenho certeza de que você vai arrasar nessa prova") ou disponha-se a ajudá-lo a revisar a matéria.
  4. Pode ser ainda mais difícil estreitar os laços se vocês forem adultos e viverem em casas diferentes. Nesse sentido, use a família toda como um ponto em comum para se aproximar do seu irmão. Por fim, esse tipo de evento é uma experiência social positiva para adultos e crianças.
    • Dê a ideia de tornarem o almoço de domingo um ritual entre vocês. Diga "Pessoal, eu acho que seria muito legal se começássemos a almoçar juntos aos domingos. Sinto saudades e quero ficar mais perto de vocês".
    • Depois, aproveite a ocasião para se aproximar do seu irmão. Puxe papo com algo como "João, sente-se aqui comigo!".
  5. O seu irmão pode começar a ser respeitoso se você fizer o mesmo. Isso não significa que ambos devam concordar em todos os sentidos ou que são obrigados a abaixar a cabeça o tempo todo. Na verdade, quer dizer que devem respeitar o que cada um sente, a privacidade e o espaço pessoal, bem como interesses e crenças individuais. [8]
    • Por exemplo: se pegar no pé da sua irmã mais velha porque ela é vegetariana, você vai passar uma imagem imatura a ela, o que vai justificar a ignorância. Por outro lado, se mostrar respeito e até tirar dúvidas sobre o assunto para entender seus motivos, ela pode ficar mais amigável e dócil.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Melhorando a comunicação

PDF download Baixe em PDF
  1. Uma das melhores formas de começar a falar com outra pessoa é mostrar vontade de conhecê-la a fundo. Como? Estimulando um diálogo sobre os assuntos de que ela gosta, por exemplo. Todos adoram falar de si mesmos e de seus hobbies. Portanto, mostre curiosidade para estreitar os laços com o seu irmão. [9]
    • Se o seu irmão for muito fã de Doctor Who , por exemplo, pergunte: "Qual o seu episódio favorito? Por quê?". Use esse formato de perguntas abertas para não receber respostas curtas demais.
    • Além disso, deixe seu irmão falar mais sobre um assunto de interesse para que ele comece a gostar de passar tempo ao seu lado.
  2. Às vezes, as pessoas ficam em silêncio porque não sabem como falar sobre assuntos delicados ou têm medo de desabafar e mostrar suas emoções. Se conseguir derrubar a barreira entre vocês, vai ser mais fácil se comunicar e aliviar a situação.
    • Pergunte, por exemplo: "Está tudo bem? Você está muito quieto hoje".
  3. Ouça com atenção . O melhor ouvinte é aquele que fica atento e entende o que a pessoa fala, em vez de só pensar nas respostas que vai dar. Quando tentar puxar assunto com o seu irmão, concentre-se só nele. Siga as estratégias listadas abaixo para melhorar a comunicação:
    • Aprenda a usar a sua linguagem corporal — mantenha as costas eretas e relaxe os ombros, sem cruzar os braços e as pernas; faça contato visual; vire-se na direção do falante; acene a cabeça e sorria nos momentos oportunos — e as deixas verbais da pessoa para melhorar o processo de comunicação.
    • Use estas formas verbais de mostrar que está ouvindo com atenção:
      • Paráfrase : repita a mensagem, mudando a perspectiva. Por exemplo: "Ele me chamou de otário na frente de todos, então corri para o banheiro, onde fiquei chorando por horas..." (original); "Parece que você ficou muito magoado" (paráfrase).
      • Esclarecimento : tente entender melhor os aspectos vagos da mensagem. Por exemplo: "Deixe-me ver se eu entendi bem. Você disse que...".
      • Empatia : ponha-se no lugar da pessoa e entenda a sua experiência emocional. Por exemplo: "Parece que você se sentiu humilhado quando ele falou aquelas coisas".
  4. Não importa quão parecidos são, cedo ou tarde vocês vão ter opiniões divergentes. Isso não precisa ser ruim; pelo contrário: pode ser a oportunidade perfeita para descobrirem mais sobre si mesmos e expandir suas mentes. Siga estas dicas: [10]
    • Concentre-se na ação ou no conceito, em vez de discordar de tudo que a pessoa diz. Troque falas como "Você é um babaca" por "Fiquei muito magoado com o que você disse".
    • Comece as suas frases com "Eu" para mostrar como se sente.
    • Seja um bom ouvinte quando for a hora.
    • Não desconsidere as opiniões ou crenças da pessoa com falas como "Que bobagem!".
    • Respire fundo . Se ficar nervoso, espere alguns instantes para se acalmar.
  5. Seja mais paciente . Se o seu irmão o ignorar, talvez você fique desesperado para retomar a sua conexão; porém, não ponha o carro na frente dos bois. Se tentar forçar algo, vai parecer dissimulado. Dê tempo ao tempo.
    • Conforme a sua relação fica mais estreita, comemore as conquistas do dia a dia. Por exemplo: se a sua irmã entrar no seu quarto para conversar com você por alguns minutos depois da aula de natação, tenha orgulho do seu progresso. Mesmo que não fiquem fofocando sobre detalhes mais pessoais, ainda vão estar indo a algum lugar juntos.
    Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 37 753 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade