PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Ser uma pessoa leal nem sempre é fácil, já que a lealdade exige paciência e generosidade: ela é a capacidade de levar nossos entes queridos em consideração e de permanecer ao lado deles, tanto nos bons quanto nos maus momentos. Demonstre lealdade aos seus amigos, familiares e parceiros sendo um indivíduo honesto, confiável, solidário e generoso. Porém, não se esqueça de cultivar limites saudáveis nos relacionamentos com essas pessoas para que sua lealdade não se transforme em algo improdutivo.

Método 1
Método 1 de 3:

Sendo uma pessoa honesta e confiável

PDF download Baixe em PDF
  1. Não tente esconder seus verdadeiros sentimentos quando estiver conversando com um amigo, familiar, ou parceiro — uma pessoa leal não tem medo de ser sincera e direta com quem ama, e a mentira só vai fazer com que você seja visto como alguém desleal, perdendo a confiança dos demais. [1]
    • Diga algo como “Preciso ser sincero sobre meus sentimentos” para um amigo, ou "Sinceramente, não acho que seja uma boa ideia” para um familiar, por exemplo.
    • Você pode (e deve) oferecer opiniões sinceras sem fazer julgamentos — em vez de dizer "Que ideia péssima" ou "Eu jamais faria isso", prefira algo como "A decisão é sua, mas no seu lugar eu faria...".
  2. Falar pelas costas dos outros é uma atitude desonesta e desleal, portanto, não acredite em boatos nem faça fofocas sobre seus amigos e familiares. Em vez de se envolver em boatos e rumores, prefira conversar diretamente com a pessoa em questão se você tiver alguma dúvida ou preocupação. [2]
    • Sempre que vir uma pessoa falando da outra pelas costas, incentive-a a parar de fofocar dizendo algo como "Não vamos fazer fofoca ou dar ouvidos a boatos" ou "Prefiro perguntar diretamente para a pessoa, em vez de dar crédito para fofocas".
  3. Saia com os amigos quando disser que vai sair, cumpra os acordos que fizer com sua família, e permaneça ao lado do seu parceiro quando disser que vai fazer isso. Cumpra as próprias promessas para mostrar que você é uma pessoa confiável e que estará ao lado de quem ama. [3]
    • Não seja "furão" e cancele planos de última hora se você não quiser transmitir a imagem de que não é digno de confiança — podemos construir uma reputação negativa rapidamente quando não sabemos agir com cautela.
    • Seja pontual e esteja presente quando disser que vai estar — use as próprias ações para mostrar que você é uma pessoa de palavra.
  4. Seja o maior fã dos seus amigos, familiares e parceiros, apoiando-os e protegendo-os nos momentos de necessidade — mostre que você pode ser leal quando eles mais precisam. [4]
    • Por exemplo, defenda um amigo quando alguém tentar aborrecê-lo ou difamá-lo; ou apoie seu parceiro quando ele precisar de ajuda durante uma briga ou discussão difícil.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Sendo solidário e generoso

PDF download Baixe em PDF
  1. Demonstre interesse genuíno nas metas e sonhos dos seus amigos e familiares, fazendo perguntas a respeito e apoiando-os ao máximo quando eles pedirem ajuda para realizar alguma coisa. [5]
    • Faça isso frequentando os shows e compartilhando as músicas de um amigo que sonha em ser músico, por exemplo, ou estudando com um familiar para ajudá-lo a passar em uma prova e alcançar um determinado objetivo profissional.
  2. Fique atento ao que seus entes queridos e familiares têm a dizer, olhando nos olhos deles e acenando com a cabeça enquanto ouve. Evite interromper ou falar por cima dos outros — em vez disso, concentre-se no seu interlocutor e preste atenção no que está sendo dito. [6]
    • Deixe claro que você sempre estará disposto a ouvir o que seus entes queridos têm a dizer, dizendo algo como "Apenas quero que saiba que estou aqui se você precisar conversar com alguém" ou "Sou sempre ouvidos se você precisar desabafar".
  3. Outra maneira de ser generoso e apoiar os demais é concentrando-se no lado positivo de toda situação ou conflito — procure pensar em soluções e ideias para ajudar as outras pessoas a se sentirem mais otimistas e produtivas.
    • Caso queira ajudar um amigo que tenha acabado de terminar com a namorada, por exemplo, você poderia lembrá-lo de todas as coisas boas da vida dele; ou, se quiser apoiar um familiar doente, você poderia animá-lo agindo de forma amigável, alegre e positiva sempre que estiver ao lado dele.
  4. Pratique a empatia para conseguir estar sempre ao lado dos seus entes queridos, em vez de julgá-los, e substituir o julgamento pelos apoio. [7]
    • Em vez de julgar um amigo que esteja lutando contra um vício, por exemplo, incentive-o a procurar ajuda. Além disso, não permita que as escolhas de vida de uma pessoa encubram o carinho que você nutre por ela.
    • Não tenha medo das ideias e estilos de vida diferentes dos seus — em vez disso, abra-se para eles. Sentir empatia por pessoas muito diferentes da gente pode ser bem difícil.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Cultivando limites saudáveis

PDF download Baixe em PDF
  1. A lealdade é algo que oferecemos aos outros por vontade própria, e não por obrigação, portanto, não se sinta forçado a ser leal a amigos ou familiares porque eles exigem ou esperam isso de você. Em vez disso, escolha ser leal às pessoas em quem você realmente confia e acredita.
    • Lembre-se de que ter lealdade não significa satisfazer cegamente os desejos ou expectativas alheios — um indivíduo deve sentir vontade de ser leal ao outro porque admira o caráter ou a personalidade dessa pessoa.
  2. Fique de olho em qualquer amigo, familiar ou parceiro que comece a usar sua lealdade em benefício próprio — nossos relacionamentos devem ser justos e equilibrados, e todos os envolvidos devem sentir que dão e recebem na mesma media. Mantenha isso em mente para impedir que outras pessoas tirem vantagem da sua natureza leal e solidária.
    • Caso sinta que alguém está tirando proveito de você, converse com esse indivíduo e explique como se sente. Fale sobre o problema, em vez de ignorá-lo, e seja honesto e direto ao discutir seus sentimentos. Depois da conversa, caberá à pessoa decidir se vai mudar de comportamento e reagir positivamente às suas preocupações.
  3. Dê-se a oportunidade de "fazer suas próprias coisas" de vez em quando. Passe bastante tempo na companhia dos amigos e familiares, mas não se esqueça de reservar momentos para si mesmo, e evite depender demais dos outros — isso vai deixá-lo esgotado e prejudicará sua autoestima. [8]
    • Por exemplo, você poderia escolher um dia da semana para fazer algo sozinho, sem seu parceiro; ou poderia dividir sua agenda semanal para ter tempo para os amigos, mas também para si mesmo.
  4. Cultive limites saudáveis com as pessoas queridas, reservando momentos para se concentrar nas próprias necessidades — cuide de si mesmo por pelo menos uma hora por semana, fazendo algo divertido como pintar, ler ou praticar algum exercício; ou praticando uma atividade calmante, como tomar um banho de banheira, receber uma massagem, ou fazer yoga. [9]
    • O hábito de reservar tempo para cuidar de si mesmo vai evitar que você se desgaste sendo constantemente prestativo e leal aos seus amigos, familiares e parceiros.
    • Evite abrir mão desse tempo pessoal — preserve esse momento para que você sempre possa cuidar das próprias necessidades emocionais, e evite entregá-lo de bandeja sempre que alguém pedir.
    Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 16 931 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade