Baixe em PDF Baixe em PDF

Você já deve ter visto o carvão ativado ser apresentado como a forma de obter um conjunto brilhante de dentes brancos perolados — e há muitas empresas de pasta de dente e de saúde natural aderindo ao movimento com pastas de dente de carvão ativado e pastas de clareamento. A maneira tradicional de usar o carvão ativado para o clareamento dos dentes é esmagar um tablete de carvão na água para formar uma pasta que você esfrega ou escova nos dentes. Antes de você tentar essa opção, saiba que a American Dental Association (ADA) adverte que o carvão ativado pode danificar o esmalte dos dentes se usado incorretamente, levando ao aumento da sensibilidade dentária. [1]

Método 1
Método 1 de 3:

Escolhendo um produto adequado

Baixe em PDF
  1. Antes de você começar a usar o carvão ativado, marque uma consulta com seu dentista. Informe-o de que você está interessado em usar o carvão ativado para clarear os dentes. Talvez ele tenha produtos que possa recomendar. [2]
    • O dentista também pode avaliar adequadamente sua saúde bucal e informar se o carvão ativado pode prejudicar seus dentes ou gengivas.
  2. Um creme dental com carvão ativado será menos abrasivo do que uma pasta de carvão ativado, além de ser mais fácil de limpar os dentes. Se você nunca experimentou carvão ativado antes, talvez seja melhor começar com um creme dental primeiro. [3]
    • Embora o carvão ativado possa ser bom na remoção de manchas superficiais, os cremes dentais são ineficazes no clareamento dos dentes porque não ficam em contato com eles por tempo suficiente. Entretanto, se você fuma ou toma café, seus dentes podem parecer mais brancos depois de usar um creme dental com carvão ativado. [4]

    Dica: muitos dentistas recomendam experimentar um creme dental com carvão ativado primeiro para ver como seus dentes reagem. Se você notar um aumento na sensibilidade ou sangramento nas gengivas, interrompa o uso e tente um método de clareamento mais suave.

  3. Se você tiver dentes e gengivas saudáveis, faça sua própria pasta de carvão ativado, que normalmente é mais barata do que os produtos pré-fabricados de marca. Além disso, você evita outros ingredientes em produtos pré-fabricados que podem diminuir a eficácia do carvão ativado. [5]
    • Comprimidos de carvão ativado estão disponíveis on-line e em algumas lojas de produtos naturais ou de saúde e beleza. O carvão ativado também está disponível em forma de cápsula. Você precisaria abrir a cápsula para usar o carvão nos dentes.
    • Leia atentamente as informações da embalagem e certifique-se de que os tabletes que você comprar são adequados para uso na boca.
    • Embora a pasta feita com tabletes seja normalmente mais abrasiva do que os produtos de carvão ativado de marca, você pode controlar a abrasividade dependendo da finura com que tritura o carvão.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Usando corretamente o carvão ativado

Baixe em PDF
  1. Retire uma única pastilha de carvão ativado do frasco e coloque-a em um copo ou tigela pequena. Talvez você queira usar a parte de trás de uma colher para esmagá-lo um pouco. [6]
    • Quanto mais fina for a consistência do carvão ativado, menos abrasiva será a pasta. Tente não deixar pedaços grandes ou irregulares de carvão, pois eles podem danificar os dentes ou as gengivas.

    Variação: Se você estiver usando cápsulas, abra 1 ou 2 cápsulas no fundo do copo ou da tigela. Certifique-se de que você não misture o invólucro da cápsula com o pó de carvão ativado.

  2. Quando você tiver triturado suficientemente o tablete de carvão ativado, misture-o com água até obter uma consistência pastosa. [7]
    • Adicionar mais água e triturar mais o carvão vegetal tornará a pasta menos abrasiva. Entretanto, você deve adicionar apenas algumas gotas de água de cada vez. Se a pasta ficar muito aguada, ela não aderirá aos dentes.
  3. Mergulhe uma escova de dentes macia na pasta e escove-a suavemente nas superfícies expostas dos dentes. Use uma leve pressão para não esfregar com muita força, ou você pode danificar o esmalte dos dentes. [8]
    • Não se esqueça de usar uma escova de dentes diferente da que você usa regularmente para escovar os dentes — pequenos pedaços de carvão ficarão presos nas cerdas e as próprias cerdas ficarão manchadas.
    • Obtenha uma escova de dentes com as cerdas mais macias que você puder encontrar para minimizar a abrasividade. Você pode experimentar uma escova de dentes infantil, que normalmente tem cerdas mais macias do que uma escova de dentes para adultos.

    Variação: se estiver preocupado com a abrasividade da pasta de carvão ativado e quiser proteger o esmalte, você pode aplicá-la nos dentes com a ponta do dedo em vez de uma escova de dentes.

  4. Depois que você tiver coberto os dentes com a pasta de carvão ativado, aguarde 3 minutos para que o carvão faça seu trabalho. Enxágue a boca com água fria várias vezes até que você não esteja mais cuspindo fragmentos de carvão. [9]
    • Depois de enxaguar com água, você pode querer fazer um enxágue bucal regular para que sua boca não fique com gosto de carvão.
    • Quando começar, talvez você tenha dificuldade em deixar o carvão ativado na boca por 3 minutos. Comece com 1 minuto e vá aumentando o tempo.
  5. Usar carvão ativado não é o mesmo que escovar os dentes e passar fio dental, e não substitui a higiene dental regular. Mesmo durante o uso do carvão ativado, siga uma rotina normal de escovação dos dentes pelo menos duas vezes ao dia. [10]
    • Monitore cuidadosamente os dentes e as gengivas quando você escovar os dentes depois de usar o carvão ativado. Interrompa o tratamento com carvão ativado se você notar que as gengivas estão sangrando ou se os dentes estiverem ásperos ou mais sensíveis do que o normal.
  6. O carvão ativado é abrasivo, e tratamentos repetidos danificarão o esmalte. Uma vez que você perde o esmalte, não há como recuperá-lo. O uso moderado do carvão ativado minimiza os danos cumulativos.
    • O principal benefício do carvão ativado é a remoção das manchas superficiais dos dentes. Se você esperar algumas semanas, isso permitirá que haja um acúmulo de manchas para que o carvão não comece a corroer o esmalte.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Explorando alternativas de clareamento

Baixe em PDF
  1. Uma mistura de bicarbonato de sódio e peróxido de hidrogênio pode clarear seus dentes. Mergulhe sua escova de dentes em peróxido de hidrogênio e, em seguida, mergulhe-a em bicarbonato de sódio. Escove os dentes por 2 minutos e depois enxágue bem. [11]
    • Embora o bicarbonato de sódio seja menos abrasivo do que o carvão ativado, ele ainda é abrasivo. Use esse tratamento no máximo 2 ou 3 vezes por semana e não o utilize como substituto da escovação regular e do uso do fio dental.

    Proteja seu esmalte: não esfregue vigorosamente ao usar o bicarbonato de sódio. Esfregue-o suavemente nos dentes para evitar o desgaste excessivo dos dentes e das gengivas.

  2. Café, vinho tinto, romãs e outros alimentos e bebidas escuros são conhecidos por manchar os dentes. Se você beber água enquanto come ou bebe, a água ajuda a enxaguar as manchas, mantendo sua boca limpa. [12]
    • O fumo também pode manchar seus dentes. Se você é fumante, considere reduzir ou fazer um plano para parar se quiser um sorriso mais branco. Enquanto isso, considere o uso de um creme dental para fumantes desenvolvido para combater as manchas causadas pelo tabaco.
  3. Os tipos de alimentos que você consome podem ajudar a clarear naturalmente o seu sorriso sem ter de recorrer a tratamentos agressivos. Coma alimentos crus e crocantes que escovam naturalmente a superfície dos dentes, como aipo e maçãs. [13]
    • Esses alimentos também ajudam a remover as bactérias da boca e dos dentes, o que pode ajudar a prevenir cáries e doenças gengivais.
  4. Faça um bochecho com 1 colher de sopa (15 ml) de óleo de coco, girassol ou gergelim por 1 minuto após a escovação e o uso do fio dental. Enxágue bem a boca depois de cuspir o óleo. [14]
    • A extração de óleo é um tratamento antigo que pode ajudar a remover as manchas superficiais dos dentes para que você tenha um sorriso mais brilhante.
    • Não há estudos científicos que comprovem que a extração de óleo é realmente benéfica para a saúde bucal ou que ajudará a clarear os dentes. Embora a extração de óleo não seja abrasiva e não danifique o esmalte dos dentes, você deve consultar seu dentista antes de tentar esse tratamento.

    Dica: A extração de óleo geralmente é considerada segura para ser feita diariamente, mas comece com uma vez por semana e aumente a partir daí se você observar resultados que lhe agradem.

  5. Os tratamentos de clareamento no consultório do dentista são a única maneira garantida de você obter um sorriso mais branco. Há vários métodos diferentes disponíveis, alguns dos quais podem até ser cobertos pelo seu seguro odontológico. [15]
    • O seu dentista também poderá conversar com você sobre o motivo da descoloração dos seus dentes. Algumas descolorações são genéticas e nenhum tratamento de clareamento ajudará você.
    Publicidade

Avisos

  • O carvão ativado pode danificar obturações, coroas ou outros trabalhos odontológicos. Se você tiver reparado dentes danificados ou quebrados, converse com seu dentista antes de experimentar o creme dental ou os tabletes de carvão ativado.
  • Não tente usar carvão ativado para clarear os dentes se você tiver doença gengival ou se suas gengivas costumam sangrar quando você escova os dentes normalmente.
  • Consulte seu dentista antes de tentar qualquer método de clareamento caseiro para ter certeza de que o método é seguro para seus dentes.
Publicidade

Materiais Necessários

Usando corretamente o carvão ativado

  • Pastilhas de carvão ativado.
  • Tigela ou xícara.
  • Água.
  • Escova de dentes com cerdas macias.

Explorando alternativas de clareamento

  • Bicarbonato de sódio.
  • Peróxido de hidrogênio.
  • Óleo de coco, de girassol ou de gergelim.

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 660 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade