Baixe em PDF Baixe em PDF

O corpo humano tem um sistema próprio para regular a temperatura. Parte desse mecanismo envolve aumentar o fluxo sanguíneo nos órgãos vitais em detrimento das extremidades, que ficam geladas e rígidas quando chega o frio. Ficar com as mãos geladas pode ser muito desconfortável, além de transformar tarefas comuns em um esforço hercúleo; em lugares muito frios, até uma gangrena é possível. Portanto, é fundamental saber como aquecer as mãos nessas situações e as formas são bem variadas.

Parte 1
Parte 1 de 3:

Aumentando a circulação

Baixe em PDF
  1. Fazer exercícios é uma das maneiras mais práticas para aquecer o corpo, incluindo as mãos e os pés. O movimento faz o sangue circular com mais intensidade nos músculos e na pele, por isso o corpo todo esquenta. [1]
    • Aumente o passo se suas mãos estiverem frias durante uma caminhada.
    • Cumpra tarefas domésticas para se mexer.
    • Faça alguns agachamentos, polichinelos e outros exercícios aeróbicos.
  2. Nem sempre é possível simplesmente levantar e começar a se exercitar. Caso isso aconteça com você e não dê para acelerar o coração com uma atividade aeróbica, faça exercícios com os pés e as mãos.
    • Mova todos os dedos para frente e para trás.
    • Faça movimentos circulares.
    • Contraia e solte as mãos e os pés.
  3. Uma das formas de aumentar a circulação é com uma boa massagem. No inverno isso é ainda mais importante, para evitar que a pele fique ressecada e rache. Com um creme ou óleo, passe um tempo esfregando as mãos e os punhos.
    • Não esqueça de massagear as pontas e entre os dedos.
  4. Essa medida funciona em um prazo mais longo, mas é importante você saber que a cafeína e o tabagismo contribuem para o estreitamento dos vasos sanguíneos e, se a circulação para as mãos não for suficiente, elas ficam geladas. [2]
    • Nos meses frios, prefira beber chá verde ao café se quiser manter a energia matinal.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

Protegendo-se das baixas temperaturas

Baixe em PDF
  1. Agasalhar o centro do corpo é o primeiro passo para aquecer as mãos. Como dito antes, o corpo direciona mais sangue para os órgãos internos quando o frio chega. Manter-se agasalhado e quentinho enganará seu corpo, pois ele não perceberá o frio e não achará que precisa preservar os órgãos vitais.
    • Quando a temperatura abaixar, use várias camadas de roupa; uma camada básica (ou segunda pele), uma camada térmica e a camada externa, que deve proteger do vento e da chuva.
  2. Meias e roupas (íntimas e externas) apertadas também podem restringir a circulação e deixar as mãos geladas. Por sorte, resolver isso é fácil, basta usar roupas largas e confortáveis, que proporcionem liberdade de movimento. [3]
    • Troque de roupa se estiver usando algo justo e suas mãos estiverem muito frias.
  3. É claro que as mãos ficam geladas se expostas ao tempo frio, portanto proteja-as com luvas quentes e confortáveis.
    • As luvas devem cobrir os pulsos também, uma fina faixa exposta pode arruinar a temperatura de suas mãos.
    • Coloque as mãos nos bolsos para não deixá-las expostas (ou coloque-as dentro da sua jaqueta para mantê-las longe do frio).
  4. O gengibre é um alimento termogênico, o que significa que ele produz calor quando é metabolizado. [4] Uma xícara de chá de gengibre bem quente é tiro e queda para esquentar as mãos e todo resto.
  5. Alguns pontos do corpo estão sempre aquecidos, não importa a temperatura externa, como as axilas e entre as coxas.
    • Encoste a mão descoberta em algum ponto de calor e deixe-a lá até que esquente.
    • Outra opção é sentar em cima das mãos, mas isso também pode reduzir a circulação e fazê-las formigar.
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

Usando uma fonte de calor externa

Baixe em PDF
  1. Em viagens para países de inverno rígido e no auge do inverno em estados frios do Brasil, como Santa Catarina e Rio Grande do Sul, pode ser necessário ter aquecedores de mão reutilizáveis prontos amenizar a sensação térmica das mãos. Eles podem ser comprados pela internet nos seguintes sites:
  2. A água quente será ótima para seu corpo inteiro. A sensação de um banho quente depois de um dia exposto ao frio pode ser a melhor coisa do mundo.
    • A temperatura da água não deve ultrapassar 43 °C. Água muito quente pode causar queimaduras, tontura, pressão baixa, náusea e vômitos. [5]
    • Você também pode aquecer um pouco de água e mergulhar até os pulsos, ou lavar as mãos em uma torneira de água quente, caso tenha acesso a uma.
  3. O ar quente dos pulmões poderá aquecê-las instantaneamente. Feche-as em concha, solte o ar dentro e deixe-as parcialmente fechadas, para reter o calor. Depois, esfregue-as uma na outra para espalhar o calor pela mão inteira.
  4. Fogueiras, aquecedores e até computadores ligados há algum tempo podem ser ótimos para amenizar o frio. Tome cuidado, não encoste, nem chegue tão perto do objeto.
    • Tire as luvas e estenda as mãos de frente para a fonte de calor. Coloque as luvas ao contrário em cima dela, para que estejam quentes na hora de vestir.
  5. O álcool causa sensação de aquecimento na pele, mas reduz a temperatura geral do corpo e dilata os vasos sanguíneos da pele, direcionando o sangue que deveria ir para seus órgãos vitais para as extremidades. Isso também não é bom.
  6. Embora ficar com as mãos geladas seja normal, observe se há outros sintomas presentes, como dormência, alterações na cor, endurecimento ou retesamento da pele, bolhas, queda de cabelo ou perda de memória, [6] pois eles podem indicar a presença de doenças mais graves. Converse com o médico para descartar a hipótese de: [7]
    • Anemia.
    • Fenômeno de Raynaud.
    • Diabetes.
    • Danos nos nervos.
    • Hipotireoidismo.
    • Deficiência de vitamina B12.
    Publicidade

Avisos

  • Não use aquecedores de mãos em bebês e pessoas com baixa tolerância térmica.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 63 757 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade