Baixe em PDF Baixe em PDF

Alguns estudos têm constatado que apenas 30 minutos diários de atividade física já conseguem aumentar a frequência cardíaca e garantir efeitos profundamente positivos sobre a saúde. [1] Além disso, à medida em que você envelhece, uma frequência cardíaca mais baixa pode deixá-lo com frio mais facilmente, sendo necessário realizar alguns movimentos específicos diariamente. Embora haja formas de aumentar a frequência cardíaca sem exercícios físicos, não há benefícios para a saúde em aumentá-la sem o trabalho muscular que a acompanha.

Parte 1
Parte 1 de 3:

Praticando atividades de baixo impacto

Baixe em PDF
  1. Em vez de se sentar em uma cadeira normal, sente-se em uma bola de pilates suíça, que exigirá que seus músculos trabalhem bastante para mantê-lo reto e em equilíbrio. Você pode, inclusive, evitar sentar e ficar em pé o maior tempo possível durante o dia. Acredite ou não, mas até mesmo essas pequenas mudanças podem melhorar a saúde do seu coração.
  2. 2
    Faça exercícios sentado na cadeira . Marchar e fazer polichinelos sentado aumentam bem a frequência cardíaca. Tome cuidado apenas para não exagerar.
  3. Somente o fato de ser mais ativo já aumenta a sua frequência cardíaca. Por exemplo, em vez de estacionar o carro o mais próximo possível do trabalho ou do supermercado, pare mais longe e caminhe um pouco mais. Da mesma forma, em vez de pegar o elevador para subir apenas um ou dois andares, vá de escada.
  4. A caminhada é um excelente exercício leve que consegue elevar a frequência cardíaca sem quase nenhum esforço. Basta andar um pouco por dia em um ritmo contínuo para melhorar a saúde do seu coração e ainda queimar calorias.
  5. Além de ser um ótimo exercício, a natação ainda conta com o bônus de não ter um impacto negativo nos ossos. A natação também é uma excelente opção se você tiver problemas de peso ou de ligamentos que dificultem a prática de outros exercícios, pois a água redistribuirá seu peso, retirando pressão do seu corpo e permitindo que você se movimente mais facilmente e sem dor.
  6. Caso você tenha dificuldade para realizar exercícios comuns, como os citados anteriormente, a yoga e o tai chi são ótimas opções de exercícios de baixo impacto, que aumentam a frequência cardíaca e evitam lesões em ligamentos devido ao impacto e ao excesso de peso.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

Praticando atividades de médio impacto

Baixe em PDF
  1. Essa atividade não somente aumenta a frequência cardíaca, como também é uma oportunidade de estar ao ar livre contemplando a natureza. Procure um parque ou uma reserva florestal nas proximidades da sua cidade e bom passeio!
  2. Pedale pela vizinhança ou em uma ciclovia para fazer um exercício de médio impacto pedalando em locais planos, ou arriscando-se em algumas ladeiras leves para fortalecer mais a sua musculatura. Você pode inclusive usar a bicicleta como meio de transporte e ir pedalando para o trabalho, para a faculdade ou para quaisquer outros compromissos do dia a dia.
  3. De pé e com os joelhos alinhados aos ombros, desça seu corpo com os glúteos, como se fosse se sentar em uma cadeira, depois suba o tronco. Apesar de parecer simples, executar esse exercício com perfeição é mais difícil do que parece, mas vale a pena para aumentar a sua frequência cardíaca, além de fortalecer os músculos do tronco e, até mesmo, melhorar a postura.
    • Os agachamentos feitos somente com peso corporal são muito menos intensos, mas você pode aumentar gradualmente a intensidade adicionando pesos na forma de halteres ou barras.
  4. 4
    Faça levantamento de peso. Esse é um exercício de baixo impacto que permite adaptar a intensidade do seu treino de uma forma mais precisa colocando ou tirando gradualmente o peso, se necessário.
  5. A corrida lenta ou trote (originalmente chamada de jogging, que é um movimento de corrida exagerado e relativamente lento) é uma excelente forma de aumentar a frequência cardíaca. No entanto, é recomendado começar com exercícios de menor impacto antes de passar para a corrida para evitar lesões musculares.
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

Praticando atividades de alto impacto

Baixe em PDF
  1. Escalar, que pode ser feito de maneira fácil e segura em paredes de escalada por conta própria ou com um instrutor, é uma forma maravilhosa de aumentar a frequência cardíaca e entrar em forma. Embora seja um exercício ligeiramente mais custoso, ele vale à pena (basta perguntar a quem o pratica)!
  2. Evolua da corrida lenta ou trote para uma corrida de verdade. De preferência, corra em uma pista de corrida mesmo, para manter a velocidade mais facilmente, além de evitar lesões musculares. Por ser um exercício de alto impacto, esteja preparado para sentir a sua frequência cardíaca aumentar rapidamente.
  3. Isso pode até ser uma brincadeira de criança, mas pular corda é um ótimo exercício para elevar rapidamente a frequência cardíaca. Basta comprar uma corda adequada para o seu tamanho e começar a pular. Se ficar monótono demais, procure outras maneiras de pular corda para se exercitar e perder peso.
  4. O clássico da academia, embora difícil e desconfortável, é um bom exercício para acelerar o coração e fortalecer a musculatura. Realmente, o seu professor da academia não estava mentindo sobre os benefícios das flexões, mas é essencial se aquecer antes de começar a fazer exercícios como esse para não estirar algum músculo.
  5. Eles são como a menina dos olhos de todos os exercícios que você já fez em uma aula de ginástica. Comece de pé, depois ajoelhe-se encostando as mãos no chão, faça uma flexão e, em seguida, pule de volta para a posição inicial. Repita esses movimentos o mais rápido que conseguir e você certamente sentirá seu coração quase "sair pela boca".
    Publicidade


Avisos

  • Respeite o seu limite. Se você já estiver sedentário há muito tempo (oito semanas ou mais), converse com um médico antes de tentar aumentar a sua frequência cardíaca para mais de 60% para evitar um estresse excessivo no coração. Caso não esteja tão sedentário assim, mas ainda por segurança, mantenha sua frequência cardíaca dentro de 60% da frequência cardíaca máxima. Para estimar a frequência adequada para você, subtraia sua idade atual de 220, depois multiplique esse resultado por 0,6.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 82 364 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade