Baixe em PDF Baixe em PDF

Você achou que não teria como fazer a barra fixa só porque não tem acesso ao aparelho da academia? Pense outra vez! Dá para improvisar de várias formas e trincar as costas sem nem sair de casa (ou melhor, sem nem ir longe de casa). Leia as dicas deste artigo e conheça algumas alternativas simples e eficazes.

Método 1
Método 1 de 2:

Trocando a barra por outras estruturas

Baixe em PDF
  1. em uma porta resistente. Abra uma das portas da sua casa e ponha uma toalha ou esteira de yoga por baixo da fresta (para evitar que ela se mexa). Vire-se de frente para a estrutura, alinhe as mãos aos ombros e apoie-se em cima dela para começar. [1]
    • Use uma porta bastante resistente e que não se solte das dobradiças com o peso do seu corpo. Em caso de dúvida, é melhor você nem arriscar!

    Dica: você pode investir em uma barra fixa de pressão, daquelas que ficam no batente da porta. Além de dar para usar o acessório com várias pegadas diferentes, ele é portátil e fácil de mudar de lugar.

  2. Todo parquinho público tem aquelas barras que as crianças adoram usar! Experimente fazer o exercício em uma delas, nem que a estrutura seja de madeira. Só tome cuidado para não machucar as mãos. [2]
    • Busque uma praça perto da sua casa que tenha uma academia a céu aberto. Pesquise na internet ou converse com vizinhos e conhecidos para saber mais.

    Dica: se possível, use luvas de academia quando você for treinar em uma barra desse tipo. Pode ser, por exemplo, que a madeira esteja soltando lascas.

  3. Tente encontrar árvores com galhos grossos e ao seu alcance. Fique debaixo da planta e, se necessário, dê um salto leve para suspender o seu corpo. [3]
    • Escolha uma árvore que tenha galhos de grossuras variadas para experimentar outras versões da barra fixa e trabalhar músculos diferentes.
    • Escolha galhos que sejam não só grossos, mas também resistentes para o peso do seu corpo.
  4. Um muro ou portão de metal, principalmente aqueles feitos de grades, é o lugar ideal para treinar as costas sem usar a barra fixa. Mais uma vez, tenha cuidado: descubra se a estrutura é resistente e use luvas de academia. [4]
    • Uma das principais vantagens deste método é que você não vai gangorrar o corpo, já que as suas pernas vão ficar contra o muro ou portão. Assim, só os seus músculos precisam fazer força.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 2:

Fazendo exercícios alternativos

Baixe em PDF
  1. Ponha uma toalha ou esteira de yoga debaixo de uma porta aberta para imobilizar a estrutura. Depois, prenda outra toalha nos dois lados da alça e use-a para puxar o peso do seu corpo e simular a barra com o corpo agachado. [5]
    • Para adotar a posição inicial, segure as pontas da toalha e agache o corpo de leve. Depois, faça força nos braços para puxar o corpo na direção da porta, sem arquear as costas.
    • Você pode trocar a toalha por um elástico de resistência. O movimento é o mesmo.
    • Esse movimento simula o exercício da remada e trabalha não só as costas, mas os bíceps (do mesmo jeito que a barra fixa normal).
  2. Deite-se debaixo de uma mesa, com os ombros alinhados à borda dela. Segure-se na ponta, com as duas mãos um pouco além das suas clavículas, e tente puxar o peso do corpo até onde você conseguir. Assim como as opções acima, esse exercício trabalha as costas e os bíceps. [6]
    • Também dá para fazer o exercício com as mãos viradas para cima. Nesse caso, inverta a direção e fique com o corpo debaixo da mesa, em vez da cabeça.
    • Use uma mesa resistente e que não tenha o risco de tombar ou se quebrar com o peso do seu corpo.
  3. Pegue duas cadeiras iguais e coloque um cabo de metal em cima delas, calculando a distância para você conseguir se deitar no meio. Em, seguida, fique entre os assentos, segure-se no cabo e puxe o tronco para cima até onde der. Isso vai trabalhar as costas e os bíceps, do mesmo jeito que a barra fixa. [7]
    • Tenha cuidado para o cabo não rolar e cair das cadeiras. Se possível, coloque toalhas debaixo das pontas dele para evitar acidentes.
  4. Corrimãos em terrenos planos também quebram um galho danado na hora de fazer exercícios para as costas. Deite-se debaixo dele, com os ombros alinhados ao metal, e puxe o peso do seu corpo para cima com a força das mãos. [8]
    • Use um corrimão que não fique em cima de uma rampa. Se isso não for possível, pelo menos alterne a direção do seu corpo a cada série.
    • Também dá para fazer uma versão do exercício em bancos de pedra, como aqueles que ficam em praças.
  5. Faça a remada curvada . Apoie um joelho e uma mão em um banco, de modo que as suas costas e os seus quadris formem uma linha horizontal. Pegue um haltere com a mão livre e levante-o até o lado do peito, como se quisesse ligar o motor de um barco. [9]
    • Deixe as costas retas e não mexa a mão e o joelho que estão apoiados durante todo o exercício. Se você acertar o movimento, a remada curvada vai trabalhar os mesmos músculos que a barra fixa.
  6. Segure uma barra com as duas mãos ou pegue um haltere de cada lado e relaxe os braços. Em seguida, dobre os cotovelos para subir as mãos até as suas clavículas, com as palmas viradas para o seu lado. Esses exercícios trabalham mais os bíceps. [10]
    • A rosca bíceps tem algumas variações. Você pode fazê-la usando a barra na posição normal, deitado em um banco inclinado ou declinado, concentrado em um braço de cada vez etc.

    Dica: se você pretende comprar equipamentos de treino para casa, escolha um par de halteres ou uma barra com anilhas. Dá para adaptar esses aparelhos de acordo com o exercício.

    Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 41 678 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade