Baixe em PDF Baixe em PDF

A língua humana mede em média 10 cm, possui milhares de papilas gustativas e exerce muitas funções importantes relacionadas à fala e ao momento de comer. [1] Infelizmente, alguns problemas, como ter a língua presa, podem afetar negativamente o comprimento e o alcance da língua. Seja por indicação médica ou por preferência estética, há cirurgias corretivas e exercícios que podem ajudá-lo a ter uma língua mais comprida.

Método 1
Método 1 de 2:

Praticando a técnica Kechari Mudra

Baixe em PDF
  1. O Kechari Mudra é uma prática avançada de yoga em que o praticante usa a língua para fortalecer o corpo e elevar próprio o estado de consciência. [2] A ideia que envolve o Kechari Mudra é aumentar lentamente o comprimento da língua até que ela seja longa o suficiente para adentrar e estimular certas áreas específicas da cavidade nasal.
    • Com a prática regular, o Kechari Mudra também pode ajudar no combate a doenças e a baixar a frequência respiratória.
  2. Sente-se em uma posição confortável, enrole sua língua para trás e encoste-a no céu da boca para saber até onde ela alcança nessa direção. No começo, pode ser que você consiga alcançar só até o palato duro.
    • Mantenha a língua nessa posição até sentir dor, e então traga-a de volta à posição normal.
    • Conforme você praticar o Kechari Mudra, sua língua irá esticar e alcançar mais longe, em direção à úvula.
    • Quando estiver se sentindo mais confiante, você pode praticar o Kechari Mudra enquanto estiver fazendo outras atividades.
  3. Nos últimos estágios do Kechari Mudra, sua língua estará comprida o suficiente para ultrapassar a úvula e subir até a cavidade nasal. Com a ajuda de um especialista, você chegará a esse estágio sem grandes riscos e com maior facilidade.
    • Pode ser que seu instrutor recomende a aplicação de manteiga ou algo similar para ajudá-lo a aumentar o comprimento da língua. Quando você chegar a esse ponto, sua língua estará comprida o suficiente para alcançar a testa, entre as sobrancelhas.
    • Mesmo com a ajuda de um instrutor, a técnica Kechari Mudra pode levar meses ou até anos para ser dominada.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 2:

Optando por uma cirurgia

Baixe em PDF
  1. A anquiloglossia, também conhecida como língua presa, é uma anomalia que restringe os movimentos da língua e dificulta que o sujeito a coloque para fora da boca. Na presença de anquiloglossia, o tecido que conecta a ponta da língua ao chão da boca (frênulo lingual ou freio da língua) é anormalmente curto, o que resulta em complicações bucais. [3] Caso você ou seu filho tenha restrições no movimento da língua e elas sejam causadas por anquiloglossia, pense na possibilidade de realizar uma cirurgia.
    • A anquiloglossia não afeta somente a fala. Um pessoa com língua presa também pode ter problemas com a higiene bucal, saúde dental, digestão e atividades sexuais, além de ter dificuldades ao comer.
    • A anquiloglossia pode ser causada por fatores genéticos ou ambientais.
    • A cirurgia para língua presa (frenectomia lingual) pode ser feita em bebês, crianças e adultos.
    • A anquiloglossia pode atrapalhar o bebê na amamentação.
    • Se seu filho possui anquiloglossia, a cirurgia costuma ser a melhor opção. Na maioria dos casos, o freio lingual não irá esticar ou se romper sozinho.
  2. A frenectomia lingual é o procedimento mais comumente realizado quando o frênulo lingual restringe o movimento da língua. Trata-se de um procedimento relativamente simples, em que o cirurgião remove o freio com uma tesoura esterilizada.
    • A frenectomia lingual é uma cirurgia curta, com duração de 10 a 15 minutos, geralmente realizada com o uso de anestesia. [4]
    • Como não há muitos vasos sanguíneos no frênulo lingual, o procedimento quase não causa desconforto.
  3. A cirurgia é realizada quando o frênulo lingual é muito espesso ou precisa de algum reparo extra após uma frenectomia. A frenuloplastia lingual é uma cirurgia mais precisa, pois seu objetivo é corrigir o frênulo lingual sem removê-lo completamente.
    • O objetivo da frenuloplastia lingual é o mesmo que o da frenectomia lingual; o objetivo de ambas é aumentar o comprimento da língua, assim como o alcance de seu movimento.
    • A frenuloplastia lingual geralmente é realizada com o paciente sob anestesia geral. Após o uso das ferramentas cirúrgicas, o cirurgião dá pontos no local.
  4. As complicações associadas ao pós-operatório de ambas as cirurgias (frenectomia e frenuloplastia lingual) não costumam ser graves, mas podem incluir infecção, sangramento e danos em algum nervo.
    • Ambas as cirurgias podem ser realizadas à laser ou com a utilização de um bisturi. Caso a cirurgia de correção de anquiloglossia seja feita à laser, os pontos não serão necessários e, normalmente, a ocorrência de dor e sangramento é menor.
  5. Após a cirurgia, é necessário que se faça exercícios para desenvolver os músculos da língua e aumentar seu comprimento e alcance. [5] These exercises include:
    • Alongando a língua, esticando-a na direção do nariz e também na direção do queixo. Repita três ou quatro vezes.
    • Movimentando a língua para frente e pra trás, do lado de for a do lábio superior.
    • Com a boca fechada, movimentando a língua entre as bochechas.
    • Movimentando a língua para dentro e para for a da boca várias vezes.
    Publicidade

Dicas

  • Consulte um médico antes de praticar yoga ou quaisquer outras atividades que envolvam exercícios linguais.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 77 699 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade