Baixe em PDF Baixe em PDF

Você é muito mais bonita do que pensa, mas é normal nos sentirmos feios mesmo quando não somos. [1] Em um mundo cheio de imagens retocadas no Photoshop de modelos vendendo desde sanduíches até automóveis, a opinião que temos sobre nós mesmos pode tornar-se perigosamente negativa. Talvez isso seja surpreendente, mas até mesmo as mulheres que você acha atraentes sofrem com certos aspectos da própria aparência, e esse tipo de insegurança pode afastar as outras pessoas e fazer com que um namoro pareça um desafio impossível. [2] [3] Para superar os sentimentos negativos relacionados à sua aparência e capacidade de conseguir um namorado, você precisará compreender a forma como se sente e passar a frequentar ambientes onde possa encontrar um rapaz sortudo o bastante para ser seu namorado e, depois disso, tudo é uma questão de assumir o compromisso.

Parte 1
Parte 1 de 3:

Compreendendo e melhorando sua autoimagem

Baixe em PDF
  1. A imagem corporal é a forma como enxergamos e avaliamos nossa aparência. Quando essa imagem é positiva, geralmente temos uma visão confortável e adequada de nossos corpos e nos sentimos bem com quem somos. Isso não significa que alguém sempre deva se sentir positivo em relação à própria aparência ou que não existam coisas, como o peso ou a pele, que possam ser melhoradas através de escolhas saudáveis. Em vez disso, a autoimagem positiva faz com que uma pessoa se sinta poderosa devido à própria bondade e ao valor que tem como ser humano. Você é importante e tem um efeito significativo nas vidas de amigos e familiares.
    • Uma imagem corporal negativa pode ser identificada através das seguintes características:
      1) Visão irrealista da forma corporal. Não há nada errado em ter curvas ou ser magra, mas algo errado com o pensamento de que a forma natural do nosso corpo não é boa o bastante.
      2) Sentimentos de fracasso associados à percepção da forma ou tamanho do corpo. Mesmo que você possa melhorar a alimentação ou se exercitar com mais frequência, a aparência do seu corpo não é um reflexo do seu valor ─ nosso valor vem de dentro.
      3) Sentimentos de culpa, vergonha ou de ansiedade extrema relacionados ao corpo. Ser um pouco tímida é normal, mas uma crise ou alguma outra reação física causada pela ansiedade são indicações prováveis de uma autoimagem corporal negativa.
      4) Sentimentos de desconforto dentro da própria pele. Sentir muita insegurança em relação ao seu corpo pode levá-la a pensar demais em cada movimento, até mesmo os mais simples, fazendo com que eles não pareçam naturais para você. [4]
  2. Talvez haja algo óbvio que a impeça de amar o próprio corpo, como uma marca de nascença ou uma cicatriz, ou vários pequenos detalhes que você não consegue admirar em si mesma de jeito nenhum, como o formato das suas orelhas ou nariz. Em alguns casos, o problema não é físico, mas pode ser o resultado de um abuso emocional, como ouvir alguém dizendo que estamos acima do peso mesmo quando estamos saudáveis. Enfrentar esses demônios pode ser difícil, mas só a autoaceitação permitirá que você siga em frente e aprenda a amar a si mesma e a aceitar o amor dos demais.
    • Tente encontrar uma característica que não goste em si mesma no corpo de um ente querido que admire. Um bom lugar para começar é dentro da sua família. Reconhecer uma característica que não goste em si mesma no corpo de um familiar muito querido, como sua mãe ou tia, poderá ajudá-la a combater os pensamentos negativos. Diga: "Acho minha mãe linda, e as pessoas vivem nos comparando. Sou muito mais bonita do que me dou conta".
    • Pratique a aceitação de qualquer defeito físico como uma parte normal do ser humano, substituindo as críticas com palavras de encorajamento gentis e reconfortantes. Você não é responsável pela verruga que tem no rosto, mas sim por seus sentimentos e pela forma como se trata. Você não é uma perdedora, uma aberração ou alguém horrível, mas sim uma pessoa única, e isso a torna especial.
  3. As pessoas que vemos todos os dias nos anúncios publicitários e na televisão não são uma representação verdadeira da população. [5] Além disso, a aparência de alguém não deve ter nenhuma influência sobre a forma como você se vê. A beleza não dura para sempre e, em muitos casos, a "perfeição" pode parecer plástica e falsa. A idealização de um padrão de beleza irreal pode dar origem a um problema de autoimagem, portanto, combata tais pensamentos lembrando-se sempre de que a maioria das mulheres nos meios de comunicação representa uma porcentagem muito pequena da população ─ tentar ser como elas não é realista.
    • Sempre que se pegar comparando as próprias características com as das celebridades nos meios de comunicação, combata essas ideias. Diga a si mesma: "Eu sou uma pessoa bonita, e estas mulheres não representam um padrão de beleza saudável que todo mundo pode alcançar". Essas afirmações reforçarão uma mentalidade mais saudável e poderão ajudá-la a lutar contra a depressão e a ansiedade, transtornos que podem prejudicar seu poder de atração. [6]
    • Uma pessoa poderia gastar milhares de reais, se não mais, com produtos e tratamentos de beleza. No entanto, nenhuma mudança estética vai alterar a forma como você se sente caso esteja infeliz consigo mesma e com quem é por dentro, nem mesmo as transformações mais radicais.
  4. A autoconfiança é um famoso componente-chave da paquera e da atração, e o controle saudável do estresse pode tornar alguém mais atraente. [7] [8] [9] Para desenvolver autoconfiança e manter um relacionamento saudável, experimente:
    • Vestir roupas bonitas nos seus estilos favoritos. Alguns estilos caem melhor em certas pessoas do que em outras, portanto, tome algum tempo para explorar visuais diferentes e descobrir quais combinam melhor com você!
    • Mostrar o melhor visual na vida cotidiana, exibindo a melhor aparência possível. Destacar suas melhores características e nutrir o corpo com alternativas saudáveis, como uma dieta balanceada, vai melhorar sua aparência e a forma como você se sente.
    • Esforçar-se para apoiar os amigos e para aceitar o apoio deles . A falta de equilíbrio nas relações pessoais pode causar ressentimentos, propiciando o surgimento do que conhecemos como "relacionamentos tóxicos". Esse tipo de relacionamento pode diminuir nossa autoestima e nos esgotar emocionalmente, fazendo com que uma pessoa se sinta (e se torne) menos atraente. [10]
  5. Embora a autoestima não deva depender de uma mudança na aparência, a adoção de medidas para melhorar sua saúde geral pode fazer com que você se sinta mais realizada e mais conectada com o próprio corpo, além de provocar uma perspectiva de vida mais positiva e a melhora do humor e da qualidade da pele. [11] [12] Ainda que uma transformação do dia para a noite seja uma ideia tentadora, as mudanças drásticas e repentinas na alimentação ou na rotina de exercícios físicos não costumam apresentar efeitos duradouros. Em vez disso:
    • Identifique hábitos que não sejam saudáveis e elimine-os pouco a pouco. Deixar de consumir alimentos e bebidas com alto teor de açúcar e pouco conteúdo nutricional, como doces e refrigerantes, poderá criar um grande impacto positivos sobre sua saúde física. [13] Consulte com um médico ou nutricionista para receber mais ideias sobre como melhorar a alimentação.
    • Hidrate e tonifique a pele. Uma pele seca ou mal cuidada pode criar a aparência de cansaço, fazendo uma pessoa parecer menos bonita do que realmente é. No entanto, não se preocupe, existem diversas técnicas para tornar a pele mais brilhante e saudável.
    • Durma bastante . A falta de sono pode provocar diversos efeitos negativos na saúde, como mau desempenho físico e mental, baixo nível de atenção e de qualidade de vida, hipertensão arterial, acidente vascular cerebral e obesidade. [14] Para melhorar a aparência e a saúde geral, esforce-se para melhorar seu sono de beleza.
    • Entre aos poucos em uma rotina de exercícios. Ninguém pula do sofá diretamente para uma maratona sem, pelo menos, passar por um pouco de treinamento. Caso tenha o objetivo de correr dois quilômetros sem parar, comece a caminhar antes de evoluir para a corrida. Durante as duas primeiras semanas, talvez você precise caminhar por um quilômetro a cada dois dias. Nas duas semanas seguintes, poderia caminhar ou correr por dois quilômetros, parando sempre que necessário. Dessa forma, você entrará lentamente em uma rotina de exercícios. [15]
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

Encontrando um rapaz que a valorize

Baixe em PDF
  1. Nenhuma garota encontrará o par perfeito se passar todas as noites deitada no sofá, vendo Netflix . Tente participar de atividades sociais que envolvam seus hobbies e interesses pessoais, assim você sentirá prazer em sair de casa e saberá que poderá encontrar pessoas com interesses semelhantes aos seus. Os interesses em comuns são um elemento importante na maioria dos relacionamentos duradouros. [16]
    • Use aplicativos para celular e redes sociais para encontrar pessoas na sua área com interesses semelhantes aos seus. Nesses sites, você terá a chance de conhecer garotos que talvez nunca conheceria de outra forma.
    • Confira o calendário de eventos da sua cidade no site da prefeitura ou faça uma pesquisa geral na internet para "eventos sociais próximos a mim". Assim, você saberá de quais festivais, exibições de arte e outros eventos locais poderá participar.
    • Além disso, dê uma olhada nos clubes locais, equipes esportivas ou cursos oferecidos na sua região. Alguns clubes, cursos ou esportes que poderão diverti-la durante a busca pelo cara certo incluem clubes do livro, grupos que se reúnem para partidas de jogos de tabuleiro, corais, funções políticas, aulas de escrita criativa, arte, culinária ou improvisação, vôlei de praia, futebol, basquete e muito mais!
  2. Saia da zona de conforto . Você terá uma oportunidade de atingir seu potencial máximo se deixar de lado o que já é familiar, experimentando algo novo e conhecendo gente nova. Saindo um pouco da zona de conforto, nós podemos vivenciar um tipo de ansiedade positiva que melhora nossa produtividade, nos ajuda a lidar com a mudança e nos motiva a romper com velhas barreiras. [17] Além disso, cada uma dessas qualidades poderia impressionar e conquistar um possível pretendente. [18]
    • Experimente uma nova abordagem para as situações cotidianas. Poderia ser algo tão simples como fazer um novo caminho até o trabalho. O segredo é se colocar em uma situação em que sua perspectiva seja diferente da habitual.
    • Faça pequenas mudanças e prossiga até o ponto de tentar coisas significantemente novas e diferentes. Forçar-se demais para fazer algum coisa pode gerar muita ansiedade e fazer com que você se sinta paralisada ou sobrecarregada. Comece aos poucos e prossiga gradualmente até conseguir alcançar mudanças maiores. [19]
  3. Sentir-se feia poderá fazer com que você aceite um relacionamento com uma pessoa que não a valorize. [20] Uma relação amorosa jamais deve ser mais importante do que nossa saúde mental e emocional. Você merece um namorado que a respeite e a ame pelo que é, portanto, não se satisfaça com menos.
    • Um relacionamento poderá ser mais prejudicial do que saudável se um possível interesse romântico não levar seus sentimentos em consideração e a pressionar para fazer as vontades dele, fizer você se sentir triste ou assustada dentro do relacionamento ou se sentir merecedor da maior parte do seu tempo e energia. Todas essas são indicações de que você não deve manter um relacionamento com essa pessoa.
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

Flertando com uma pessoa especial

Baixe em PDF
  1. Talvez seja um pouco difícil, principalmente com o frio na barriga causado pelo nervosismo, mas o contato visual é uma indicação universal de interesse, então se esforce para não desviar o olhar quando vocês olharem um para o outro. [21]
    • O contato visual também pode fazer com que uma pessoa pareça mais atraente e agradável aos olhos da outra, portanto, olhar profundamente nos olhos do seu paquera vai aumentar as chances de conquistá-lo.
    • Faça com que ele olhe nos seus olhos com a ajuda de um truque simples, como tocar no braço dele e pedir para que ele olhe para você. Olhe profundamente nos olhos dele e, depois de alguns momentos, pergunte se ele usa lentes de contato, mesmo já sabendo a resposta. Assim, o contato visual será menos esquisito. [22]
  2. As pupilas dilatadas são um indicador subconsciente de interesse. Escolha um local mal iluminado para encontrar possíveis pretendentes, como um café, planetário ou cinema. [23] [24]
    • Mesmo que o convite seja algo tão inocente quanto estudar para uma prova, assistir a um filme como bons amigos ou participar de alguma atividade semelhante, diminua as luzes de casa ou use a iluminação suave de um abajur em vez de acender as luzes do teto.
  3. Quando vocês fizerem algum contato físico, o cérebro dele liberará naturalmente uma substância química chamada oxitocina, conhecida como hormônio do amor. Além disso, a oxitocina desempenha um papel importante na criação de vínculos sociais e no desenvolvimento da confiança entre duas pessoas [25] . No início, tente tocar seu paquera inocentemente no braço ou no ombro, mas deixe que os toques durem cada vez mais tempo conforme o relacionamento se torne mais íntimo.
    • Caso não se sinta confortável tocando uma pessoa que esteja apenas começando a conhecer, sente-se ao lado dela em vez de ficar do outro lado da mesa. Assim, seus braços e pernas vão se tocar de qualquer jeito, a oxitocina será liberada e, quem sabe, poderá propiciar o surgimento de um romance. [26]
  4. Sorria. Quando sorri para um paquera, você envia o sinal de que gosta de passar o tempo na companhia dele. Isso estimula a área de recompensa do cérebro e pode fazer com que a pessoa queira agradá-la ainda mais! [27]
    • Solte sua veia humorística quando estiver com ele, assim vocês dois poderão sorrir e dar risada juntos. Talvez ele sinta vontade de passar mais tempo ao seu lado se a achar engraçada, e a amizade poderia evoluir para um relacionamento.
    • Uma forma natural de vocês rirem juntos é uma ida a um clube de comédia. Você poderia convidar vários amigos se ainda estiver em dúvida sobre seus sentimentos pelo rapaz, mas não deixe de sentar ao lado dele e de tentar interagir tanto quanto for possível.
    Publicidade

Avisos

  • Caso não consiga superar os sentimentos de baixa autoestima por conta própria e continue se julgando feia, essa pode ser a indicação de um problema mais sério. Nesses casos, converse com um profissional de saúde mental, como um conselheiro, terapeuta ou psicólogo.
Publicidade
  1. https://www.psychologytoday.com/blog/high-octane-women/201108/the-hidden-health-hazards-toxic-relationships
  2. http://www.mayoclinic.org/healthy-lifestyle/fitness/in-depth/exercise/art-20048389
  3. http://au.reachout.com/benefits-of-eating-well
  4. http://www.medicaldaily.com/pulse/soft-drink-dangers-8-ways-soda-negatively-affects-your-health-319054
  5. http://www.mayoclinic.org/diseases-conditions/sleep-disorders/basics/definition/con-20037263
  6. http://www.northeastern.edu/news/2016/01/want-to-get-fit-in-2016-then-follow-these-workout-tips/
  7. https://www.psychologytoday.com/blog/here-there-and-everywhere/201201/7-keys-healthy-and-happy-relationship
  8. http://lifehacker.com/the-science-of-breaking-out-of-your-comfort-zone-and-w-656426705
  9. https://www.psychologytoday.com/articles/200706/ten-politically-incorrect-truths-about-human-nature
  10. http://lifehacker.com/the-science-of-breaking-out-of-your-comfort-zone-and-w-656426705
  11. http://bknation.org/2013/10/domestic-violence-self-esteem/
  12. http://time.com/59786/how-to-flirt-backed-by-scientific-research/
  13. http://www.bakadesuyo.com/2011/11/can-staring-into-someones-eyes-make-them-fall/
  14. http://www.livescience.com/22120-eyes-reveal-sexual-orientation.html
  15. http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3612940/
  16. http://psychcentral.com/lib/about-oxytocin/
  17. https://www.psychologytoday.com/blog/the-attraction-doctor/201202/how-flirt-and-seduce-touch-part-1
  18. http://www.therichest.com/rich-list/most-popular/9-scientifically-proven-ways-women-can-appear-more-attractive-to-men/?view=all

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 1 869 211 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade