Baixe em PDF Baixe em PDF

Você sabia que, além de ser bastante comum na cozinha dos brasileiros, o agrião é fácil de cultivar e cuidar em casa? Ele costuma crescer bem em lagos artificiais, daqueles que muitas pessoas montam no quintal ou jardim — embora, é claro, tudo seja melhor em corpos d'água naturais. De qualquer maneira, basta comprar algumas sementes, vasos aquáticos ou até mudinhas prontas e seguir os passos deste artigo. Você logo vai ver resultados!

Método 1
Método 1 de 3:

Cultivando agrião a partir de sementes

Baixe em PDF
  1. Você vai precisar de um vaso aquático, que é feito de tecido, tem uma série de buraquinhos e flutua na água. Recipientes desse tipo são ideais para plantas como agrião, já que absorvem bastante água sem deixar que o substrato vaze. Em relação ao tamanho, o ideal é que a peça consiga conter todas as sementes que você quer cultivar com uma folga de 7,5 a 10 cm entre cada uma. [1]
    • Use um ou mais vasos de 7,5 cm. Se você cultivar uma única semente em cada, não vai precisar transferir o agrião antes de levar tudo ao lago artificial.
    • Caso você plante o agrião em vasos aquáticos, basta colocá-los no lago quando as sementes germinarem. Isso facilita bastante o processo!
    • Na falta de vasos aquáticos, você pode usar vasos normais — desde que eles tenham orifícios para drenagem. A vantagem das peças aquáticas é que fica mais fácil transferir o agrião para o lago, mas elas não são necessárias.
  2. Compre um saco de substrato orgânico que contenha turfa misturada com perlita ou vermiculita e cujo pH fique entre 6,5 e 7,5. Coloque o material no vaso e passe as mãos em cima para planificar a superfície. Além disso, o substrato tem que ficar 2,5 cm abaixo do aro do recipiente. [2]
    • O agrião absorve nutrientes da água e de matéria orgânica, não da terra. Você não precisa colocar adubo no vaso.
  3. Se possível, distribua as sementes em intervalos de 7,5 cm. Espalhe várias pela superfície do substrato, enfiando uma depois da outra até elas ficarem enterradas em cerca de 6 mm do material. Você pode até polvilhar mais do substrato por cima. O importante é não deixar nenhuma sementinha exposta. [3]
    • Se possível, cultive o agrião dentro de casa nas primeiras três semanas antes de transferir tudo ao lago artificial. As raízes da planta vão ficar mais fortes!
    • O mais recomendado é plantar cada semente em um vaso individual. O agrião germina normalmente quando as sementes estão misturadas, mas você vai ter que transferir todas depois de um tempo.
    • Se as sementes não pararem no lugar certo dentro do vaso, faça buraquinhos no substrato usando uma espátula e enfie uma em cada um.
  4. Apesar de o agrião gostar de umidade, você não precisa mergulhar as sementes por enquanto. É melhor colocar o vaso em um pires com água por um tempo, o que estimula o crescimento da planta. Troque o líquido a cada dois ou três dias. [4]
    • Caso você não tenha nenhum pires, coloque o vaso em um balde ou vasilha com água. O importante é que o material não fique submerso, ou o substrato e as sementes podem se afogar.
    • Outra opção legal para manter o substrato úmido é revestir o vaso com filme plástico! Ele evita que a umidade evapore por cima.
  5. O agrião é daquelas plantas que gostam muito de tomar sol. Sendo assim, você precisa colocar o vaso em um lugar que seja iluminado na parte da manhã. Depois do meio-dia, os raios UV ficam muito mais fortes e acabam ressecando o substrato. [5]
    • Por exemplo: coloque o vaso na janela da sua casa onde o sol mais bate. Se ela ficar um pouco sombreada no meio do dia, melhor ainda!
  6. Dá para cultivar agrião dentro de casa ou no quintal ou jardim. O intervalo de temperatura ideal é de 10 a 16 °C, mas não se preocupe se ela subir além disso (o que, convenhamos, é o mais normal no Brasil). O importante é haver consistência. [6]
    • O agrião só não gosta muito do frio. Se você vive no Sul, onde as temperaturas costumam chegar a 0 °C, é melhor cultivar a planta dentro de casa.
    • Deixe o agrião bem longe de lugares e aparelhos de temperatura baixa, como o ar-condicionado.
  7. Como o agrião cresce rápido, você vai ver os primeiros caulículos em poucos dias. No entanto, espere até as mudinhas começarem a desenvolver folhas. Ignore a primeira camada, que é pequena e fraca. Quando a segunda aparecer, comece a transferir as plantas para o lago artificial. [7]
    • Sementes de agrião podem levar até 14 dias para germinar. Não se preocupe se isso não acontecer de uma vez com as suas! Continue cuidando delas por um tempinho.
    • As folhas da segunda camada são ovais, macias e brilhantes. Elas parecem versões menores das folhas do agrião adulto.
    • Nesse período, as sementes de agrião vão desenvolver radículas que facilitam sua adaptação na água.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Enraizando mudas de agrião

Baixe em PDF
  1. Qualquer sacolão ou mercado vende agrião. Além de você poder usar a planta na cozinha de uma vez, também dá para separar ramos dela para cultivar mudinhas! Se possível, escolha espécimes que já tenham raízes ou radículas para conseguir colocar tudo no lago artificial o quanto antes. [8]
    • Lembre-se de esperar aquelas três semanas antes de transferir o agrião para o lago artificial, principalmente se as temperaturas estiverem baixas por enquanto.
    • Compre espécimes de agrião bem verdes e que tenham folhas grandes no topo. Além disso, fica mais fácil cultivar a planta se o caule dela estiver mais longo.
    • Muitas floriculturas e lojas de paisagismo natural também vendem espécimes e sementes de agrião. Dependendo da forma, você nem vai precisar colher mudas na hora de transferir tudo ao lago artificial.
    • Por fim, também é possível extrair mudas de agrião adulto. É só você cortar um ramo que tenha folha a partir do caule principal do espécime.
  2. Preencha um copo ou uma vasilha com água morna e coloque a muda dentro dele. Ela vai flutuar na superfície. Se você tiver várias mudinhas, use um recipiente grande e espalhe todas em uma camada só — ou melhor, ponha cada espécime em um copo ou vasilha diferente. [9]
    • Coloque o recipiente em uma área de clima controlado e onde o sol bata com frequência. Assim como antes, a planta precisa ficar acima de 10 °C (o que é fácil no Brasil).
    • Como a água pode estagnar com o tempo, talvez seja melhor você colocar as mudas em um vaso de 7,5 cm ou em substrato orgânico e só depois transferir tudo a um pires com água. Tenha cuidado para não afogar as plantas.
    • Caso a temperatura esteja mais amena, você pode ainda transferir o agrião ao lago artificial de uma vez. Ele vai desenvolver novas raízes por conta própria!
  3. Dê uma olhada nas mudas e veja se elas estão formando raízes prateadas na base, onde você as cortou do caule principal. Isso deve acontecer alguns dias após a transferência e indica que está na hora de plantar o agrião de vez. [10]
    • Se você não encontrar nenhuma raiz, espere mais alguns dias. Troque a água a cada dois ou três dias e, caso nem isso adiante, comece o processo de novo com outra muda.
  4. Use vasos aquáticos, daqueles que flutuam na água, e compre um para cada agrião que você pretende cultivar. Compre também substrato orgânico que contenha turfa misturada com perlita ou vermiculita. Preencha cada recipiente com o material até ele chegar a 2,5 cm do aro. [11]
    • Também dá para usar vasos de plástico com orifícios de drenagem na base, mas existe o risco de eles trincarem no lago artificial.
    • É muito mais fácil usar os vasos nos quais você pretende deixar o agrião de uma vez.
    • Por fim, você pode colocar o agrião na própria água do lago artificial — desde que ele tenha substrato rico em argila e nutrientes. Com o tempo, a planta vai desenvolver raízes fortes.
  5. Escave um buraquinho no meio do substrato de cada vaso aquático. Ele deve cobrir a raiz, mas não as folhas (que apodreceriam sem contato com o ar). Em seguida, transfira cada vaso a um balde cheio d'água para umedecer o substrato. [12]
    • Você precisa mergulhar os vasos até o aro, de modo que a água entre nele pelos orifícios e umedeça o substrato do lado de dentro. Só não deixe que ela passe por cima, ou o agrião vai se afogar.
    • O agrião provavelmente não vai ficar de pé nesse ponto. Plante-o deitado, mas com as raízes bem enterradas. Com o tempo, o caule vai acabar ficando mais forte e na vertical.
  6. Lembre-se de que a temperatura ideal para o agrião vai de 10 a 16 °C, mas que pode passar disso (afinal, estamos no Brasil). De um jeito ou de outro, é importante que a planta tenha bastante contato com a luz do sol. Coloque os vasos perto de janelas, por exemplo, e troque a água a cada dois ou três dias para ela não estagnar. [13]
    • Como a temperatura do local onde você mora provavelmente fica acima de 16 ºC no dia a dia, fique de olho no substrato: ele precisa estar sempre úmido, apesar de o contato frequente com a luz do sol e as altas temperaturas poderem ressecar a planta.
  7. Veja se as raízes crescem ainda mais nesse intervalo. O ideal é que o agrião fique de pé — e não se afogue quando você levar tudo para o lago. Além disso, ele vai começar a formar folhas pequenas e ovais, mas macias e brilhantes (como as da planta adulta).
  8. Coloque os vasos em um lugar onde o sol bata e que fique a pelo menos 10 ºC. Preste atenção ao nível de umidade e troque a água a cada dois ou três dias para ela não estagnar. As raízes do agrião vão crescer ainda mais, e você vai notar a formação de novas folhas. [14]
    • Se você tiver usado vasos aquáticos, é só transferir todos para o lago artificial. Se não tiver, pode enterrar a planta no substrato argiloso do lago de uma vez.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Transferindo as mudas de agrião ao lago artificial

Baixe em PDF
  1. A melhor época para plantar o agrião no lago artificial é entre o fim de setembro e o começo de dezembro, quando estamos na primavera. Lembre-se de que ele não resiste a temperaturas muito baixas (inferiores a 10 °C). [15]
    • No geral, o agrião sobrevive bem durante o inverno — desde que não faça muito frio. Mesmo que baixas temperaturas afetem o topo do caule e das folhas, as raízes continuam seguras debaixo d'água e a planta volta a crescer na primavera seguinte.
  2. Escolha pontos do lago onde você consiga enterrar as raízes do agrião sem mergulhar as folhas dele. O ideal é usar as bordas, que são mais rasas, ou lugares perto de pedras. A área não deve passar de 7,5 cm de profundidade, ou o risco de o agrião se afogar fica alto. [16]
    • Todas as folhas do agrião que ficarem submersas vão apodrecer. Todas elas, assim como boa parte do caule, têm que continuar em cima d'água.
  3. Escolha uma área do lago artificial onde o sol bata e não haja sombras de outras plantas e árvores. O agrião precisa de pelo menos quatro horas de luz por dia. Além disso, a sombra não é tão ruim: ela pode ajudar a proteger a planta à tarde e em momentos muito quentes. O importante é que as raízes continuem submersas, uma vez que isso evita que a planta como um todo resseque. [17]
    • O agrião até consegue sobreviver quando passa parte do dia na sombra, mas não tanto quanto se ficasse exposto ao sol. É por isso que você precisa escolher bem onde vai plantar as mudas.
  4. Se você for plantar várias mudas de uma vez, espalhe todas para elas não se enroscarem umas nas outras. Preste atenção à profundidade de cada uma, sempre vendo se os caules e folhas estão por cima d'água. Por fim, os vasos aquáticos também têm que ficar submersos até o aro (ser você os tiver usado). [18]
    • Transfira o agrião ao lago com bastante cuidado. Se você estiver usando vasos, segure-os bem para eles não tombarem. E escolha um lugar onde a água seja tranquila.
  5. É aqui que as coisas se complicam, principalmente se seu lago artificial é pequeno e não tem cachoeiras em miniatura ou outros detalhes do tipo. Seja como for, o agrião cresce mais rápido e melhor quando está perto da água corrente — que passa por todas as plantas, mas sem derrubar nenhuma. [19]
    • Isso simula os lugares onde o agrião costuma crescer na natureza: perto de cachoeiras, em riachos e afins. Mas dá para improvisar tudo com o lago artificial!
    • Por outro lado, o agrião não pode ficar em áreas onde a água passe com muita força. O fluxo tem que ser leve e tranquilo.
  6. Se seu lago artificial tem peixes, como carpas, é lógico que eles vão querer comer o agrião! Pensando nisso, coloque algumas pedras no entorno de cada planta para bloquear o acesso.
    • Nessas horas, aqueles vasos aquáticos são uma mão na roda porque protegem o agrião dos peixes. Assim, eles não vão conseguir acessar as raízes e atrapalhar o crescimento das mudas.
    • Coloque o agrião em pontos onde o lago seja raso, mas cheio de pedras. Você tem que ser estratégico para proteger as plantas.
  7. Corte as folhas e os ramos laterais do agrião com uma tesoura afiada. Deixe o caule principal intacto e com pelo menos 10 cm de altura para que ele volte a crescer aos poucos. Dá para colher a planta em qualquer época, embora seja melhor deixar para a primavera. E lembre-se de que altas temperaturas afetam o sabor final! [20]
    • Deixe as raízes intactas e tenha muito cuidado quando você for cortar as folhas e os ramos do agrião.
    • Você pode guardar o agrião fresco que colher por até uma semana na geladeira, mas não se esqueça de lavá-lo bem antes de usar.
    • Você quer ver o agrião se espalhar naturalmente pelo lago artificial? Deixe pelo menos uma mudinha dar flores! Elas são pequenas e brancas.
    Publicidade

Dicas

  • Como o agrião é resistente, você não precisa cultivá-lo em grandes quantidades. Se um único espécime crescer e der flores, ele provavelmente vai espalhar mais sementes pela parte rasa do lago artificial. [21]
  • Dá para cultivar agrião na terra ou em vasos, desde que o substrato fique sempre úmido. [22]
  • O agrião se espalha tão rápido que você pode até eliminar as plantas extras que não quiser. Basta arrancar tudo pela raiz.
Publicidade

Avisos

  • O agrião que você cultivar no lago artificial pode atrair bactérias e parasitas tóxicos conhecidos como parasitas de fígado. Nunca deixe de lavar bem a planta antes de usar ou comer. [23]
Publicidade

Materiais Necessários

Cultivando agrião a partir de sementes

  • Sementes de agrião.
  • Vasos aquáticos (ou outros recipientes) com 7,5 cm.
  • Pires ou vasilha rasa.
  • Substrato orgânico sem terra.
  • Espátula pequena.
  • Regador ou mangueira.

Enraizando mudas de agrião

  • Mudas de agrião.
  • Copo ou balde.
  • Vasos aquáticos (ou outros recipientes) com 7,5 cm.

Transferindo as mudas de agrião ao lago artificial

  • Vasos aquáticos.
  • Pedras grandes para o lago.

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 7 433 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade