Baixe em PDF
Baixe em PDF
Todos os anos, muitas pessoas tentam entrar em escolas particulares. Muitas dessas escolas são altamente competitivas e vários fatores são levados em consideração para a seleção, como notas passadas, atividades extracurriculares e a entrevista. Aqui estão algumas coisas básicas que irão ajudar você a passar por essa etapa crucial do processo de admissão.
Passos
-
Durma e coma bem. Você deve parecer saudável, alerta e compromissado, então durma bastante na noite anterior .
-
Use roupas bonitas. Use roupas formais. Geralmente, uma camisa e uma calça ou uma saia bonita (dependendo do seu sexo) servem. As suas roupas devem estar passadas.
-
Evite manchas e odores. As suas roupas devem estar em perfeito estado; portanto, nada de manchas ou de cheiros desagradáveis nelas. Do mesmo modo, evite usar um perfume forte.
-
Vista-se de maneira formal, mas não muito adulta. Você deve estar bonito e ter uma aparência boa, mas não tente se parecer demais com um adulto. As meninas devem usar maquiagem leve e os meninos devem estar barbeados.
-
Pareça confiante. Fique reto. Tente não parecer nervoso. Pareça estar relaxado e feliz por estar ali. Isso mostra que você lida bem com o estresse.
-
Cuidado com os tremores. Nada de ficar remexendo nas roupas ou demonstrando nervosismo. Vá ao banheiro antes da entrevista e não beba café pela manhã.Publicidade
-
Consiga notas boas. É fundamental se esforçar na escola e conseguir notas boas o suficiente para chamar a atenção dos avaliadores. Se as suas notas forem medianas, talvez outros aspectos o favoreçam na entrevista. Se tiver notas ruins, comece a preparar uma boa desculpa.
-
Seja um voluntário. Ser um voluntário na sua comunidade é ótimo para seu currículo. Há vários grupos locais para se trabalhar, mas você também pode ajudar na internet, como revisar edições na Wikipédia ou wikiHow.
-
Tenha interesses e passatempos bacanas. Seus passatempos e interesses são, para a escola, o que fazem você parecer um ser humano completamente formado. Não finja ter interesses que não tem só para impressioná-los. Qualquer passatempo pode ser atraente à sua provável futura escola se for apresentado da maneira certa.
- Por exemplo, se gosta de videogames, fale sobre como pesquisas têm mostrado que videogames fazem de você um melhor solucionador de problemas e aprimoram a destreza e a coordenação motora.
-
Seja ativo. Não seja o tipo de pessoa que só fica sentada no sofá. Isso ficará evidente quando eles perguntarem sobre suas atividades. Encontre uma maneira de sair de casa e interagir com seu mundo, mesmo que não seja um esporte ou uma atividade física tradicional.
-
Consiga recomendações . Cartas de recomendação são importantes. Você pode recebê-las de professores passados e atuais. Só não tão passados, e tente consegui-las de professores acadêmicos.
-
Faça tudo ser bem apresentável. Seu currículo e todos os papéis que você os mostrar devem estar limpos e sem amassados. Eles também devem demonstrar profissionalismo em termos de design.Publicidade
-
Não aja de forma casual. Não aja como se você e o entrevistador fossem camaradas. Aja de maneira profissional, séria e respeitosa.
-
Seja amigável. Não seja grosseiro e nem aja como se você não quisesse estar ali. Aja como uma pessoa amigável que gosta de se relacionar com os outros.
-
Seja humilde . Gabar-se do dinheiro da sua família ou qualquer outra coisa é algo ruim. Se eles elogiarem-no por algo, tente ser gracioso e reconhecer as pessoas que o ajudaram a alcançar sua meta.
-
Faça contato visual . Olhe nos olhos quando conversar. Isso mostra confiança e respeito.
-
Seja educado. Agradeça à banca pela oportunidade, preste atenção quando falarem, mostre interesse no que estão dizendo e não interrompa e nem fale por cima deles. Agradeça novamente quando a entrevista acabar.
-
Fale de forma inteligente . Evite linguagem coloquial (gírias), erros gramaticais e qualquer forma desagradável de falar. Ao invés disso, fale da melhor maneira que puder e tente dizer coisas que importam e que demonstrem seu interesse pelo ensino.Publicidade
-
Apresente-se. Quando entrar na sala ou conhecer a pessoa, lembre-se de se apresentar. Dê um aperto de mãos firme (mas não doloroso) para mostrar que você está investido na entrevista.
-
Faça perguntas. Chegue preparado para a entrevista. Pesquise sobre a escola e faça perguntas que mostrem que você se esforçou. Faça perguntas em geral, porque isso mostra que você está levando a situação a sério.
-
Tenha alguns objetivos sérios para comentar. Certamente a banca perguntará sobre seus objetivos para o futuro, então pense nisso antes. Escolha algumas metas e arranje algumas ideias sobre como você acha que vai conseguir alcançá-las. Um plano para realizar seus objetivos é quase tão importante quanto os próprios objetivos.
-
Familiarize-se com perguntas comuns. Leia mais algumas perguntas comuns, assim como também a melhor maneira de respondê-las. Eis alguns exemplos:
- Qual a sua matéria preferida? Por quê?
- Por que quer entrar nessa escola?
- Como acha que poderia contribuir com a nossa equipe?
-
Converse com eles. É uma entrevista, então converse! Não dê respostas de uma ou duas palavras. Eles não precisam que você dite um livro inteiro, mas abra-se à oportunidade de conversar.
-
Escreva um bilhete de agradecimento. Quando a entrevista terminar, escreva e envie um bilhete de agradecimento no dia seguinte.Publicidade
Dicas
- Não fique nervoso.
- Mostre uma boa atitude.
- Pareça sempre estar absolutamente acordado e atento.
- Seja bastante educado e não se esqueça de sorrir. Eles não querem uma pessoa negativa na escola deles.
- Seja educado e espere que o entrevistador peça para sentar antes de fazê-lo. É falta de educação se sentar antes que a pessoa comece a entrevistar você.
- Se os seus pais estiverem na entrevista com você (o que é uma coisa comum), mantenha a calma, olhe quando falarem e não pareça irritado com eles. É uma péssima impressão parecer não se dar bem com os pais.
- Faça perguntas. Isso faz você parecer que se importa bastante com a escola (e também permite que você ouça ao invés de falar).
- Sente-se com as pernas juntas, e não separadas. As meninas também podem cruzar os tornozelos.
- Se você não conseguir pensar em perguntas, faça uma lista antes de comparecer.
Publicidade
Avisos
- Não faça nada disso em hipótese alguma
:
- Tirar tatu;
- Limpar as unhas;
- Não se sentar reto;
- Acenar para as pessoas que conhece;
- Chamar o entrevistador por um nome que não seja o que ele usou para se apresentar;
- Olhar para o horizonte durante a entrevista;
- Interromper desnecessariamente;
- Cair no sono.
Publicidade
Sobre este guia wikiHow
Esta página foi acessada 65 966 vezes.
Publicidade