Baixe em PDF Baixe em PDF

A congestão nasal (o famoso "nariz entupido") acontece quando tecidos e vasos sanguíneos nas vias e nos seios nasais ficam inflamados devido ao excesso de fluidos/muco. [1] O problema pode ser acompanhado por corrimentos e tem várias causas, como infecções (resfriado, gripe, sinusite), alergias (pólen, alimentos, produtos químicos) e agentes irritantes do ambiente (fumaça de cigarro, poeira, poluição), e é ideal saber combatê-lo rapidamente para evitar crises de tosse e não ter de assoar o nariz a todo momento.

Parte 1
Parte 1 de 2:

Usando métodos naturais para resolver o problema

Baixe em PDF
  1. Embora nem sempre resolva o problema por completo, esse é o método mais rápido e fácil para reduzir a congestão nasal, [2] além da melhor maneira de começar. Se possível, combine esse hábito a algumas das técnicas listadas abaixo.
    • Tenha cuidado ao assoar o nariz para não acabar danificando os tecidos delicados do seio nasal e/ou romper algum vaso sanguíneo pequeno.
    • Só use lenços macios para assoar o nariz, pois seu material evita outros problemas, como irritação, vermelhidão e escoriações na região.
    • Se preferir, troque o lenço por uma pia. Incline-se, cubra uma narina de cada vez e assoe; depois, lave a área.
  2. Respirar em ambientes com vapor de água morna pode ser um meio rápido e potente de descongestionar o nariz, já que deixa o fluido e o muco mais soltos nas vias nasais e facilita sua saída pela narina. Inspire o vapor entre duas e quatro vezes ao dia — mas não use vapor quente demais, pois pode queimar sua pele e piorar o problema. [3]
    • Ferva água numa chaleira elétrica e aproxime-se dela, com uma toalha sobre a cabeça. Incline-se de modo que o vapor produzido atinja seu rosto e tente respirar fundo pelo nariz por cerca de 5-10 minutos.
    • Se preferir, tome um banho quente longo e inspire a umidade morna, mesmo que esteja congestionado — com o rosto afastado do fluxo da água. Depois de dez minutos, assoe o nariz algumas vezes.
    • Coloque uma toalha de rosto morna e com vapor sobre o rosto por alguns minutos (ou até que o material seque) para amenizar o problema.
    • Embora seja uma alternativa mais lenta, você também pode colocar um umidificador no quarto pela noite para descongestionar as vias nasais, já que as membranas saudáveis do muco devem ficar úmidas.
  3. Essa é mais uma maneira de soltar o fluido e o muco no seio nasal. [4] A substância age como um umidificador, atingindo os tecidos ressecados nas vias nasais. Além disso, o sal pode ajudar a eliminar vírus ou bactérias que estejam causando o problema. Para adquirir o produto, vá a um mercado ou faça-o em casa.
    • Ferva água destilada e acrescente um pouco de sal durante o processo (cerca de uma colher de chá para cada 250 ml e, se possível, uma pitada de bicarbonato de sódio). Leve o produto final a um borrifador vazio e limpo.
    • Com a cabeça inclinada para trás, borrife e inspire a solução nas narinas. Nessa hora, é normal ficar com vontade de espirrar.
    • Borrife a solução duas vezes em cada narina e repita o processo entre três e cinco vezes ao dia até descongestionar o nariz.
    • Se também estiver com a garganta inflamada, borrife a solução goela abaixo.
  4. Compre um pote Neti para irrigar o nariz. O pote — objeto de cerâmica ou plástico usado na Ayuverda (tipo de medicina indiana milenar) e semelhante à lâmpada mágica de Aladdin — é uma das alternativas mais eficazes e tradicionais para combater a congestão. [5] Preencha-o com solução salina (consulte o método acima) e leve o produto ao nariz para higienizar as vias nasais.
    • Depois de preencher o pote com a solução morna, incline a cabeça a 45 graus para o lado sobre uma pia e derrame o conteúdo na narina de cima. Vá com calma e espere a solução sair pela outra narina.
    • Cuspa os resíduos da solução que passarem para a garganta. Depois, assoe o nariz e repita o processo com a outra narina.
    • Faça a irrigação nasal com o pote Neti de três a cinco vezes ao dia, limpando o nariz com cuidado a cada uso.
    • O pote é usado há séculos na Índia e na Ásia, mas já tem alguns adeptos no Ocidente. Tente encontrá-lo na internet ou em drogarias.
    • Só use água filtrada ou destilada para fazer o descongestionamento. Se tiver de usar água da torneira, ferva-a ou filtre-a de antemão.
  5. Muitos óleos, extratos e pomadas têm propriedades descongestionantes fortes e podem ser usados com outros métodos (umidificadores e chaleiras) ou isolados (colocados diretamente sobre a região do nariz e das narinas). Menta, eucalipto, cânfora e óleo de melaleuca são exemplos comuns, [6] além de haver misturas específicas para os seios nasais. Alguns também têm propriedades entorpecentes e antissépticas.
    • Acrescente 3-4 gotas de óleo concentrado de mentol, eucalipto ou cânfora ao umidificador para ter um efeito de algumas horas. Quanto mais perto você ficar do vapor, melhor vai ser o efeito.
    • Alecrim, hortelã e capim-santo são outros produtos bastante usados na aromaterapia e que podem resolver a congestão nasal.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 2:

Usando medicamentos de efeito rápido

Baixe em PDF
  1. De forma geral, esses produtos (Rinosoro e afins, vendidos em qualquer drogaria e de efeito rápido, como uma hora) constringem os vasos sanguíneos que deixam o nariz entupido. [7] Podem ter forma de comprimido ou spray e só devem ser usados por pouco tempo (entre três e cinco dias).
    • Leia a bula com atenção para saber a dosagem correta e, se tiver dúvidas, consulte um médico ou farmacêutico.
    • Descongestionantes também podem ressecar as membranas do muco das vias e dos seios nasais; por isso, beba bastante água (2 litros por dia).
    • Esses medicamentos podem ter efeitos colaterais, como insônia (dificuldade de pegar no sono), aumento da pressão arterial e dores de cabeça e nos seios nasais.
  2. Esses medicamentos, também vendidos em forma de comprimido ou spray, são mais usados para tratar congestões causadas por alergias. [8] Eles bloqueiam o produto químico histamina (produzido em excesso durante reações alérgicas), que, por sua vez, inflama os tecidos nas vias nasais, além de deixar a região irritada. Ademais, algumas de suas fórmulas têm efeitos colaterais, como sonolência.
    • Não dirija ou opere máquinas pesadas sob efeito de anti-histamínicos que causem sonolência, como bronfeniramina, clorfeniramina, clemastina ou difenidramina. [9]
    • Se quiser evitar a sonolência, tome desloratadina, fexofenadina ou loratadina.
    • Para otimizar os resultados, tome o anti-histamínico antes que a congestão nasal causada pela alergia se desenvolva. Quanto antes, melhor!
  3. Devido às propriedades anti-inflamatórias fortes, eles podem ser bastante eficazes e rápidos no combate à congestão. Porém, alguns só podem ser tomados com prescrição médica, enquanto outros são de venda livre. Sprays corticoides são particularmente úteis no tratamento de reações alérgicas (congestão, corrimento, irritação, crises de espirro) e pólipos nasais (tumores benignos nas vias nasais que provocam a congestão frequente). [10]
    • Sprays corticoides são mais eficazes se usados diariamente, de modo contínuo, por um número específico de dias (uma ou duas semanas).
    • Sprays corticoides nasais são seguros para todos adultos, mas nem todos são recomendados para crianças; consulte o médico de antemão.
    • Corticoides podem ter vários efeitos colaterais, como: ressecar as vias nasais, provocar ardência, dores, espirros, sangramento, irritação na garganta e dores de cabeça, além de deixarem o paciente mais propenso a infecções nos seios nasais. [11]
    Publicidade

Dicas

  • A congestão nasal pode piorar quando se está deitado. Tente ficar sentado com as costas eretas ou com a cabeça elevada.
  • Muitas drogarias vendem adesivos para a ponte do nariz e que supostamente ajudam a expandir as narinas, facilitando a respiração.
  • Se não souber ao certo o que causou a congestão nasal, consulte o médico para fazer exames de sangue, de detecção de alergias, de saliva e de garganta e um raio X do seio nasal para obter um diagnóstico preciso.
Publicidade

Avisos

  • Muitos antialérgicos e remédios de gripe de venda livre têm mais de um agente; leia a bula com cuidado.
  • Consulte um médico se a congestão nasal for acompanhada por sintomas como febre alta, dores na garganta ou no ouvido, tosses de mais de uma semana, secreções nasais amarelo-esverdeadas e/ou dores de cabeça intensas.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 19 395 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade