Baixe em PDF Baixe em PDF

É horrível ter dor de garganta! Por outro lado, ela não precisa durar muito tempo. Você pode eliminá-la rapidamente com remédios caseiros e algumas mudanças na alimentação. Porém, se ela persistir por mais que três dias, procure um médico, pois ela pode ter uma causa mais séria.

Parte 1
Parte 1 de 4:

Remédios caseiros para aliviar dores de garganta

Baixe em PDF
  1. Misture uma colher de chá de sal a um copo de água morna. Leve o líquido para os fundos da garganta, gargareje com a cabeça ligeiramente inclinada e cuspa toda a água. Gargareje uma vez por hora. [1] Seria bom lavar a boca após o gargarejo para não ficar com um gosto ruim na língua.
    • Opcional: coloque uma colher-de-chá de suco de limão ou vinagre na água e gargareje normalmente. Não engula a solução !
  2. Muitas pastilhas de ervas que podem ser encontradas em farmácias contêm analgésicos como limão ou mel.
    • Algumas pastilhas para garganta, como Vick ou Amidalin, são seguras e eficientes, contendo remédios (anestésicos) que causam dormência para aliviar a dor. [1]
    • Tente não consumir pastilhas com anestésicos por mais de três dias, já que a anestesia pode mascarar uma infecção bacteriana séria, como estreptococo, que exige intervenção médica.
  3. Assim como as pastilhas, os sprays ajudam a aliviar a dor ao deixar dormente o tecido da garganta. Siga as instruções do produto para compreender a posologia e consulte um médico ou farmacêutico para obter informações relativas ao uso com outros medicamentos.
  4. Alivie a dor de garganta com uma compressa quente . Você pode aliviar a dor no interior da garganta usando chá quente, pastilhas e sprays. Porém, que tal atacar a dor por fora? Passe uma compressa quente ao redor da sua garganta. [2] Poderia ser uma bolsa quente, uma garrafa aquecida ou um pano molhado.
  5. Faça um pouco de chá de camomila (ou deixe uma colher de sopa de flores secas de camomila de molho em um ou dois copos de água fervente). Assim que o chá estiver quente o suficiente ao toque, use-o para molhar uma toalha limpa, torça-a e aplique-a na área do pescoço, repetindo quando necessário. [2]
  6. Misture dois copos de sal marinho com cinco colheres de sopa de água morna para criar uma mistura úmida, mas não molhada. Coloque o sal no centro de uma toalha de louças limpa. Enrole a toalha a partir de seu lado mais longo e deixe-a ao redor do pescoço. Cubra o emplastro com outra toalha seca. Deixe-o no pescoço por quanto tempo desejar. [2]
  7. A fumaça quente ou gelada de um umidificador pode ajudar a aliviar as dores de garganta. Ainda assim, tome cuidado para não tornar seu quarto desconfortavelmente úmido ou frio. [1]
    • Use um tratamento a vapor com água quente e uma toalha. Ferva dois copos de água levemente e remova do calor. (Opcional: coloque camomila, gengibre ou chá de limão na água). Deixe o líquido descansar por cinco minutos. Coloque a mão sobre o vapor saindo da água para testar sua temperatura. Despeje a água em uma grande tigela. Coloque uma toalha limpa sobre sua cabeça. Posicione sua cabeça coberta sobre o vapor saindo da tigela. Respire profundamente pela boca e pelo nariz por cinco a dez minutos. Repita quando necessário. [2]
  8. Para aliviar a dor, é aceitável tomar paracetamol e ibuprofeno, mas evite dar a qualquer pessoa menor de 20 anos a aspirina. Esse medicamento vem sendo ligado a um problema sério chamado Síndrome de Reye. [3] Siga atentamente a posologia.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 4:

Práticas comuns para aliviar dores

Baixe em PDF
  1. [2] Tente dormir durante o dia, se possível, e mantenha sua rotina de sono durante a noite. Procure dormir mais que o normal enquanto os sintomas persistirem. Recomenda-se de 11 a 13 horas de sono nesses casos.
  2. É fato que nossas mãos são vetores para bactérias. Nós tocamos nosso rosto e outros objetos, aumentando a probabilidade de transmissão de bactérias. Lave as mãos frequentemente se você sentir dores de garganta ou estiver resfriado para impedir a transmissão do problema.
  3. [2] A água pode ajudar a diminuir as secreções na garganta, e fluidos quentes contribuem para o alívio da irritação. [1] Hidratar o corpo o ajudará a combater infecções e a aliviar dores de garganta rapidamente.
    • Procure tomar três litros de água por dia caso seja homem. Se for mulher, você precisa de dois litros de água diariamente. [4]
    • Se tiver um resfriado ou estiver exibindo sinais de desidratação, evite beber café excessivamente. O café é um diurético quando se toma mais de cinco xícaras dele por dia. Isso significa que ele desidrata o corpo. Porém, estudos recentes sugerem que o consumo normal de café não prejudica a habilidade corporal de reter líquidos [5] . Isso significa que é perfeitamente seguro beber menos que 5 xícaras de café.
    • Beber líquidos ricos em eletrólitos, como Gatorade, ajudará seu corpo a recuperar os sais, açúcares e outros minerais necessários para o combate às dores de garganta. [6]
  4. Tome banhos frequentemente, numa temperatura que produza vapor. [1] O banho ajudará a limpar seu corpo, oferecendo uma diversão refrescante. Além disso, os banhos permitirão que o vapor tenha a chance de aliviar sua garganta.
  5. Ela age como um antioxidante, protegendo as células de danos causados por radicais livres. Radicais livres são compostos formados quando nossos corpos convertem os alimentos que comemos em energia. [7] Evidências científicas relativas à eficácia da Vitamina C na recuperação de gargantas doloridas são questionáveis, mas o consumo desse composto certamente não prejudicará seu corpo. [8]
    • Outros alimentos ricos em antioxidantes são: chá verde, mirtilo e framboesas, feijões (feijão pinto, preto e roxo), alcachofra, ameixas, maçãs, noz-pecã, dentre outros. [9]
  6. Isso pode funcionar bem, já que o alho é um antibiótico natural.
    • Corte um pouco de alho fresco em pequenas fatias (fatias médias).
    • Coloque as fatias em um copo. Encha com água.
    • Coloque o copo dentro do micro-ondas. Ferva por dois minutos.
    • Remova o copo. Enquanto ele ainda estiver quente, remova os pedaços de alho.
    • Adicione seu saco de chá predileto (preferencialmente, um que tenha sabor para eliminar o cheiro de alho).
    • Adicione mel ou outro adoçante (o suficiente para dar gosto à bebida).
    • Beba (o gosto ficará bom graças ao saquinho de chá e o adoçante). Você pode tomar quantos copos quiser.
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 4:

Alimentos a serem evitados enquanto os sintomas persistirem

Baixe em PDF
  1. Estudos demonstram que não há correlação entre consumo de laticínios e produção de muco. Porém, algumas pessoas se sentem mais constipadas depois de comer laticínios quando estão resfriadas ou com dor de garganta. Experimente tomar um laticínio simples, como um copo de iogurte, um pouco de queijo ou leite. Se não se sentir mal, pode continuar comendo laticínios. Se sua garganta começar a doer mais ou você se sentir constipado, reduza os laticínios enquanto a gripe não passar.
  2. Alimentos processados e açucarados com baixo valor nutricional não fornecerão as vitaminas e minerais necessários para você se sentir melhor. Alimentos secos, como bolos e cupcakes, são piores ainda, pois arranharão a garganta e serão difíceis de engolir.
    • Prefira tomar smoothies de frutas ou mingais de aveia se quiser algo doce.
    • Sopas e canjas farão você se sentir melhor.
  3. Não permita que a sensação de frescor trazida pelas bebidas enganem você. Você quer que seu corpo mantenha sua temperatura elevada. Bebidas quentes, especialmente chás, são as melhores opções. Água morna também é bom.
  4. Laranjas, limões, limas e tomates podem prejudicar ainda mais a gargante. Prefira um suco de uva ou de maçã que são gostosos, refrescantes e pouco ácidos.
    Publicidade
Parte 4
Parte 4 de 4:

Sinais de que a garganta dolorida precisa de atendimento médico

Baixe em PDF
  1. É melhor prevenir que remediar. O médico pode olhar sua garganta, discutir sobre os sintomas e fazer exames que o ajudem a recuperar-se rapidamente.
  2. Sua garganta provavelmente só está dolorida. Mas há a possibilidade de sua dor ser, de fato, o sintoma de uma infecção por estreptococo ou outro problema grande. Esteja atento a esses sinais:
    • Dores graves e repentinas de garganta sem os sinais comuns de gripe (tosse, espirros, nariz entupido, etc.)
    • Febre acima dos 38 °C. Febres menores sugerem a probabilidade aumentada de infecção viral.
    • Nódulos linfáticos inchados no pescoço.
    • Pontos brancos ou amarelos na garganta e nas amígdalas.
    • Garganta vermelha ou manchas vermelho-escuras no topo da boca, próximas à goela.
    • Bolhas vermelhas no pescoço ou em outras partes do corpo.
  3. A mononucleose é causada pelo vírus Epstein-Barr. [10] Ela normalmente é associada a adolescentes e jovens adultos, já que a maioria dos adultos tem imunidade ao vírus. Sintomas incluem:
    • Febre alta, entre os 38 °C e os 40 °C, com calafrios recorrentes.
    • Dor de garganta, com manchas brancas nas amígdalas.
    • Nódulos linfáticos e amígdalas inchados por todo o corpo.
    • Dores de cabeça, fadiga e falta de energia.
    • Dor na parte superior-esquerda do abdômen, perto do baço. Se sentir dor no baço, procure atenção médica imediatamente. Talvez seu baço esteja prejudicado.
    Publicidade

Dicas

  • Não fale demais. Isso ajudará sua garganta a descansar. Falar pode estressar a garganta.
  • Coma sopas. A sopa é ótima para fazer a doença ir embora.
  • Tome um banho muito quente. O calor da água produzirá vapor. Isso, por sua vez, abrirá as vias respiratórias, permitindo a recuperação e aliviando um pouco da dor.
  • Coma algumas pastilhas para tosse de vez em quando.
  • Eleve a cabeça durante o sono e passe um pouco de VapoRub no peito, debaixo do nariz e um pouco na testa. O VapoRub auxilia na respiração, aumentando o fluxo de oxigênio.
  • Meça sua temperatura a cada 24 horas enquanto sentir dores na garganta. Se em algum momento a febre alcançar os 39 °C, visite um médico. Isso poderia sinalizar uma infecção bacteriana ou viral, como a mononucleose.
  • Ferva um pouco de lavanda em água. Em seguida, adicione um pouco de mel à mistura. Isso tem um cheiro muito bom e alivia sua garganta.
  • Beba suco de laranja fresco com um pouco de sal e mel pela manhã.
  • Tome ibuprofeno ou qualquer remédio equivalente para ter alívio temporário. Não dê esses medicamentos a crianças sem antes consultar um médico.
  • Evite fumar ou beber álcool. Tais atitudes piorarão o problema.
  • Durma melhor .
Publicidade

Avisos

  • Evite refrigerantes e outras bebidas e alimentos cheios de açúcar. O único refrigerante aceitável é o de gengibre. Estudos mostram que o gengibre pode curar dores de garganta e amígdalas inchadas.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 939 164 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade