Baixe em PDF Baixe em PDF

É legal passar um tempo com os amigos, mas todos temos limites quando o assunto é o tempo que dedicamos aos outros. Você tem um amigo que exige atenção demais de você? Isso pode ser um problema sério dentro da amizade. Antes de cortar relações com ele, talvez seja uma boa ideia avaliar a seriedade do problema e encontrar o que há por trás dele. Também é possível conversar com a pessoa para definir limites claros e tornar a amizade mais produtiva para ambos. Se nada mais funcionar, é hora de cortar laços mesmo. Vamos lá?

Parte 1
Parte 1 de 3:

Focando em suas necessidades

Baixe em PDF
  1. Antes de sentar com seu amigo e se preocupar com a situação, tente realmente avaliar o relacionamento com sinceridade. Seu amigo é grudento só de vez em quando, ou ele quer a sua atenção o tempo inteiro? A gravidade e a frequência do comportamento são as coisas que vão decidir qual o próximo passo a se tomar. [1]
    • É possível que ele esteja passando por um problema sério e precise de um pouco de atenção extra. Nesse caso, o problema deve se resolver sozinho com o tempo.
    • Se a necessidade de atenção é constante, é uma boa ideia definir limites para a amizade.
  2. Por mais que essa seja uma boa solução para curto prazo, é cansativo inventar histórias para não ver o seu amigo. Sempre que possível, não faça isso! Se não quer sair com alguém, é melhor ser direto. Assim, você fará com que o outro entenda seus limites e suas necessidades com mais clareza. [2]
    • Não invente que tem um compromisso só para não sair com um amigo.
    • Uma hora, você vai se cansar de inventar desculpas. A abordagem direta é realmente mais eficaz.
  3. Se o seu amigo realmente está passando dos limites de carência e necessidade emocional, é preciso dar um jeito nisso. Uma boa amizade é como uma via de mão dupla, na qual os dois doam e os dois recebem. Se o seu amigo recebe muito, mas não dá nada em troca, é uma boa ideia conversar sobre como se sente e do que precisa. [3]
    • Diga para ele que sente que está exigindo demais de você.
    • Um amigo de verdade vai ouvi-lo e dar o tempo e o espaço que você precisa.
    • O seu bem-estar é importante e não deve ser negligenciado por conta das necessidades dos outros.
  4. Pensar em suas necessidades pessoais e colocá-las acima das do seu amigo pode fazer com que se sinta culpado ou egoísta. Lembre-se de que é normal pensar na amizade e nos problemas dela. Perceber que não há nada de errado em pensar nas suas necessidades dentro de um relacionamento o ajudará a evitar a culpa.
    • Lembre-se sempre de que suas necessidades são tão importantes quanto as do outro.
    • Também é uma boa ideia lembrar que boas amizades devem fazer com que as duas partes se sintam bem com o relacionamento.
  5. Acredita que a amizade pode ser salva? Acha que não tem mais como continuar? Tudo bem! Dependendo da carência do outro, você precisará escolher entre consertar o relacionamento ou colocar um fim de uma vez por todas.
    • Pense em tudo que já fez para resolver a situação. Já conversou com seu amigo sobre suas necessidades? Já experimentou outras estratégias para se distanciar? Deu jeito? Funcionou só um pouco? Não deu nada certo?
    • Avalie como se sente com a amizade. Se ela o esgota e você acha estressante sair com seu amigo, é melhor botar um fim em tudo.
    • Ver seu amigo uma vez por semana, ou duas vezes no mês, seria suficiente para melhorar as coisas? O melhor mesmo seria encerrar a amizade? Só você pode responder essas perguntas!
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

Conseguindo um pouco de espaço

Baixe em PDF
  1. Você é a única pessoa próxima na vida dessa pessoa? Então é fácil entender o motivo pelo qual ela quer passar tanto tempo assim pertinho! Apresente-a para novas pessoas que possam fazer com que ela se sinta mais conectada e tenha outras amizades. Esse vai ser um bom jeito de vocês manterem o relacionamento de modo saudável, sem aquela proximidade tóxica. [4] [5]
    • Vocês podem ficar juntos no meio de um grupo maior, para que seu amigo consiga conhecer outras pessoas.
    • Peça que seus outros amigos passem um tempo com ele.
    • Caso diga que está ocupado e não pode sair com ele, sugira que ele se encontre com alguém que vocês dois conheçam.
  2. Não se sinta pressionado a encontrar seu amigo se não quiser. Sempre que for fazer planos, é importante que eles sejam divertidos e se encaixem no seu cronograma. Quando for encontrar um amigo, o rolê deve ser bom para ambos.
    • Não se deixe pressionar para ir até um lugar ou sair em um horário que não quer. Se não está a fim de se encontrar com seu amigo, diga algo como "Ah, não vai rolar. Pode ser outro dia?".
    • Também é uma boa ideia definir alguns limites básicos. Por exemplo, digamos que você quer ir ao cinema uma vez por mês com seu amigo, mas ele quer ir toda semana. Um bom jeito de abordar esse limite seria dizer algo como: "Eu gosto de assistir filmes com você, mas só tenho tempo e dinheiro para ir ao cinema uma vez no mês. Que tal irmos na primeira sexta de cada mês?".
  3. Caso o amigo ligue ou mande mensagens o tempo inteiro, é preciso dizer em quais dias e horários ele pode entrar em contato. Não importa se está ocupado com o trabalho ou se está fazendo qualquer outra coisa, tanto faz. Você também pode simplesmente não querer falar ou sair com ele. Esses são direitos seus!
    • Quando estiver livre, avise-o. Por exemplo, você poderia simplesmente dizer algo como: "Eu ando muito ocupado às segundas, quartas, quintas e sextas, então pode ser difícil conversar nesses dias. Você pode me ligar terça depois das 19h e em qualquer horário no final de semana!".
  4. É possível que o seu amigo seja grudento por sofrer com algum problema que não consegue enfrentar sozinho. Ele pode ter problemas com os pais, alguma condição médica ou outra coisa que não quer encarar. Passar mais tempo com você talvez seja a única forma de distração que ele tem. [6]
    • Converse sério com ele para descobrir se alguma coisa está fazendo com que ele fique tão carente e grudento: "Notei que você está passando muito mais tempo comigo. Está tudo bem?".
    • Se ele se abrir e disser que está passando por algum problema, encoraje-o a conversar com um terapeuta ou um psicólogo. Por exemplo, você poderia dizer algo como "Nossa, parece muito complicado. Acho que seria bom você conversar com um profissional que possa ajudá-lo".
  5. Se ele não lidar bem com menos atenção ou com o fato de você precisar de um pouco de tempo sozinho, o confronto será inevitável. Encontre-o em um lugar neutro no qual conseguirá conversar sem interrupções para deixar claro como se sente e explicar o que precisa. [7]
    • Não é preciso ser agressivo ou grosseiro, mas é importante focar na sinceridade e ser direto.
    • Fale com um tom amigável e compreensivo. A ideia é expor os seus sentimentos, mas ser empático com seu amigo.
    • Fale na primeira pessoa para explicar como se sente. Tente não falar em como vê o comportamento do seu amigo. O foco deve ser em você!
    • Um exemplo de fala: "Gosto muito da sua companhia, mas preciso de um tempinho para mim. Acho que devemos nos ver menos por um tempo".
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

Cortando laços

Baixe em PDF
  1. Para conseguir um pouco de tranquilidade, é bom começar definindo limites bem claros. Isso pode acabar irritando seu amigo, mas você reforçará o respeito próprio que tem. Antes de mais nada, é preciso identificar suas necessidades pessoais. [8]
    • Pense em quanto tempo sozinho precisa para ficar feliz? Com que frequência seu amigo interfere nesses momentos?
    • Pense em como gostaria que o comportamento do seu amigo mudasse. Que tipo de coisas queria que ele fizesse menos ou parasse completamente? Mandar mensagens? Ligar? Bater na sua porta sem avisar que estava indo?
  2. É preciso ser bastante claro na hora de informar as coisas aceitáveis e inaceitáveis para você. Assim, vocês dois conseguirão expressar o que sentem com relação à amizade e descobrir se é possível continuar ou não. Seja sincero e gentil na hora de definir os limites, lembrando-se também de ser compreensivo. [9] [10]
    • Caso seu amigo sempre se convide para eventos que você planejou sozinho, diga algo como: "Amo fazer coisas com você, mas já tinha planos para hoje. Vamos nos ver outra hora, ok?".
    • Se a pessoa ligar ou mandar mensagem em um horário inconveniente, é preciso explicar o que gostaria que ela fizesse. Por exemplo, você poderia dizer algo como: "Amo conversar com você, mas é difícil dar a atenção necessária aos nossos papos durante o expediente. Você pode me ligar depois do trabalho, tipo umas 19h?".
    • Se o seu amigo ficar irritado ou encher sua caixa de mensagens se não receber uma resposta imediata, por exemplo, diga algo como "Olha, eu gosto de receber mensagens, mas nem sempre posso responder na hora. Enquanto espera uma resposta, você pode não me bombardear com outras coisas?".
    • Para que seu amigo respeite sua privacidade, em casa ou na rua, experimente dizer algo como "Eu quero muito ver você, mas nem sempre é conveniente chegar em casa sem avisar. Você pode me mandar uma mensagem ou ligar antes de vir, para ver se estou livre?".
  3. A conversa vai ser difícil de qualquer jeito, e é tentador abrir exceções ou falar de modo que não expressa seus sentimentos ou necessidades de modo preciso. Sempre fale de modo claro e direto quando quiser comunicar sua necessidade de mais espaço pessoal.
    • Não troque de ideia no meio do papo!
    • Tome cuidado para evitar a ambiguidade. É preciso ter confiança e transmitir a mensagem, portanto, nada de "Eu gosto de ficar com você, mas talvez, sei lá. Tipo, vamos nos encontrar de vez em quando? Sei lá, qualquer hora, sem crise". Ninguém vai entender esse papo!
  4. Seu amigo pode continuar invadindo seu espaço pessoal e ultrapassando os limites que você definiu, usando a culpa ou outras táticas de manipulação para fazer você mudar de ideia e dar atenção para ele. É preciso manter-se firme e seguir suas regras place.
    • Ceder e quebrar suas próprias regras vai passar a mensagem de que seu amigo pode fazer o que quiser.
    • Pode ser difícil, mas manter suas regras e seus limites é o único modo de lidar com o problema.
  5. Caso seu amigo continue ignorando os pedidos para ficar longe, ou não goste de você ter tocado nesse assunto, o melhor deve ser colocar um fim na amizade. Por mais doloroso que seja, encerrar um relacionamento com uma pessoa que ignora o seu bem-estar vai fazer bem! [11]
    • Um amigo que não dá espaço e nem deixa você ficar sozinho, principalmente após a conversa sobre esse assunto, provavelmente não o respeita e não merece sua amizade.
    • É provável que seu amigo se importe mais com as próprias necessidades do que com as suas. Não é assim que um relacionamento saudável funciona.
    • Não deixe a culpa ou a falsa sensação de que deve algo para o outro o prendam em uma amizade ruim. Se a pessoa não atende suas necessidades, tudo bem se retirar da relação.
    Publicidade

Dicas

  • Foque nas suas necessidades. Se o seu amigo é grudento demais, não tenha medo de pedir espaço.
  • Reduza a quantidade de atenção que dá para o seu amigo.
  • Encoraje-o a sair com outras pessoas também.
  • Não saia divulgando seus planos por aí.
  • Se o problema for sério, é melhor conversar direto com seu amigo.
  • Se a pessoa não respeita seu desejo de ficar sozinho um pouco, é melhor colocar um fim na amizade.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 28 164 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade