Baixe em PDF Baixe em PDF

Ter um nervo pinçado é uma experiência bastante dolorosa; dormir nessas condições, então, é uma verdadeira tortura. Não há posição confortável e a dor não desaparece por nada desse mundo – só conseguindo dormir, mesmo. Por sorte, existem vários métodos para pegar no sono e, assim, relaxar um pouco da dor.

Método 1
Método 1 de 3:

Encontrando uma boa posição

Baixe em PDF
  1. Um bom colchão evitará que seu corpo se dobre de maneira que atinja o nervo pinçado e piore a dor. No entanto, se você não tem um bom colchão, dormir no sofá ou direto no chão pode ser sua melhor opção.
    • Outras alternativas são colocar uma tábua de madeira entre o colchão e o estrado ou deixá-lo no chão. Como a superfície ficará mais sólida, suas costas terão mais sustentação até que melhorem e o colchão não ficará deformado. [1]
  2. Tal é a melhor posição para problemas cervicais; ponha travesseiros sob o pescoço e os joelhos, mantendo a coluna o mais reta possível; isso o ajudará a sentir menos dor e melhorar mais rápido.
    • Deixe os travesseiros em uma altura confortável. Flexionar o pescoço pode reduzir a dor e, por isso, algumas pessoas usam travesseiros mais grossos e altos. No entanto, isso é extremamente desaconselhável, pois encurta os músculos da frente do pescoço. Uma ideia melhor seria inclinar todo o torso para cima, não dormir com o pescoço dobrado.
  3. Esse nervo vai desde a parte mais baixa de suas costas, passando pelo interior dos quadris e nádegas e descendo pelas pernas. A dor de um nervo ciático é forte e você pode ficar com um dos lados do corpo dormente da cintura para baixo; [2] para conseguir dormir, deite-se de lado.
    • Se achar desconfortável, puxe a perna de cima para perto do peito, usando travesseiros para apoiá-la, até encontrar a melhor posição que puder.
    • Quanto ao lado, escolha o de sua preferência.
  4. Essa posição pode proporcionar um conforto maior para dormir. Se você conseguir ao menos simular essa posição com seus travesseiros, verifique se é melhor ficar assim ou reto no chão; perceber o que é mais confortável para o seu corpo é a melhor maneira de dormir quando se está sentido dor.
    • Não se esqueça de que seu pescoço não deve ficar flexionado e sim todo seu torso. Você pode usar livros ou tijolos para criar uma elevação de 15 cm a 20 cm. Essa posição também é indicada para quem tem refluxo gastroesofágico ou azia noturna. [3]
    • Se erguer a cabeceira for impossível, use os travesseiros sob as costas e deixe-as elevadas.
  5. Caso o nervo pinçado seja do pulso ou braço, você também precisará de uma posição confortável. Uma boa ideia é dormir de barriga para cima com a mão ou braço repousando sobre um travesseiro, mais alto que o resto do corpo.
    • Se prefere dormir de lado, deite-se sobre o braço que não está machucado e ponha um travesseiro à frente de seu corpo, para acomodar o braço ou pulso afetado.
    • Não durma sobre o braço machucado, pois isso pode piorar o problema consideravelmente. [4]
  6. Para manter a área do nervo afetado imóvel, talvez o médico recomende uma tala ou tipoia, principalmente para problemas no pulso. Nesse caso, siga as recomendações e use-a inclusive durante a noite. [5]
    • Na realidade, o horário ideal para usar a tala é à noite. Usá-la o dia inteiro impedirá seus músculos de se exercitarem; se os músculos do pescoço ficam imóveis por muito tempo, isso pode deixá-lo ainda mais tenso e até enfraquecê-lo.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Amenizando a dor

Baixe em PDF
  1. Compre um analgésico comum, que não precise de receita, e tome-o antes de dormir. Ele provavelmente o ajudará a pegar no sono e você dormirá melhor. Alguns exemplos de remédios que podem ser tomados para essas finalidades são ibuprofeno, naproxeno, ou acetaminofeno. [6]
    • Leia a bula e as instruções de uso da embalagem antes de tomar qualquer tipo de remédio.
    • Caso o médico tenha receitado algum analgésico específico, tome-o exatamente como prescrito.
  2. Um banho quente ajudará a relaxar os músculos e aliviar um pouco a dor do nervo, portanto enfie-se debaixo do chuveiro.
  3. Aplicar calor no nervo pinçado pode aliviar a dor e relaxá-lo. Use uma bolsa térmica ou pano molhado com água morna e use por até 20 minutos na região afetada; depois, faça mais uma sessão antes de dormir, para conseguir relaxar.
    • O tempo limite é de 20 minutos; mais do que isso pode causar queimaduras ou outros danos à pele. [7]
    • Uma boa medida para não esquecer o tempo é programar um alarme para tocar na hora de tirar a compressa, ainda mais se você cair no sono com ela na pele.
  4. O gelo é uma alternativa melhor se a lesão for recente, para controlar a inflamação. Assim como a compressa quente, você não deve deixar a bolsa em contato direto com a pele por mais de 20 minutos.
    • Embrulhe a bolsa de gelo em um pano de prato, para que ela não fique diretamente em contato com sua pele.
    • Dê um tempo para fazer a próxima aplicação quando os 20 minutos estipulados acabarem, ou poderá sofrer uma queimadura de frio. [8]
  5. Se a dor do nervo impedi-lo de dormir, talvez seja o caso de tomar uma injeção de corticosteroide. O próprio médico pode aplicá-la para controlar a inflamação e o inchaço ao redor do nervo. [9]
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Preparando-se para dormir

Baixe em PDF
  1. Deixe apetrechos como notebook, celular e tablet longe da cama, para conseguir pegar no sono quando deitar. Eles atrapalham a qualidade do sono, deixando-o agitado, o que impede o corpo de descansar. [10] Portanto, desligue seus eletrônicos meia hora antes de dormir.
    • Não assista televisão ou qualquer outra coisa que exija atenção na cama. Seu quarto deve ser usado somente para dormir e fazer sexo, para que seu cérebro não o associe a nada além disso.
    • Você pode usar programas que reduzem o brilho da tela do monitor com base no horário do dia.
  2. Deixar o quarto mais escuro fará com que seu cérebro receba a mensagem de que está quase na hora de desligar o corpo e ir dormir. Assim como os aparelhos eletrônicos, reduza as luzes meia hora antes de ir para a cama.
    • Embora o ideal seja deixar a luz totalmente apagada, algumas pessoas não conseguem dormir no escuro completo. Se esse é o seu caso, deixar uma luz indireta acesa pode ajudar. Use algo como uma vela artificial para deixar o cômodo aconchegante e minimamente iluminado.
    • Se o problema do seu quarto é a luz que vem da rua, invista em cortinas que a bloqueiem, como uma black out ; outra ideia é usar uma máscara de dormir. [11]
  3. Esses sons têm o poder de relaxar a mente e fazer o cérebro desligar, essencial para dormir. Se a música não ajudar, use um aparelho que emita ruídos brancos ou toque os sons da natureza, como barulho de chuva ou das ondas arrebentando na costa.
    • Um ventilador ou purificador de ar também produzem um som monótono e relaxante.
    • Ruídos brancos aumentam a tolerância aos sons ambientes. Isso quer dizer que, se uma porta bater, um cachorro latir ou um carro barulhento passar, as chances de você acordar assustado serão bem menores. [12]
  4. Para dormir, o melhor é uma temperatura mais fria, algo entre 15 °C e 19 °C. [13] Experimente as sensações dos diferentes graus e escolha a melhor para você.
    • Use um ar-condicionado ou ventilador se o seu quarto fica muito quente no verão.
  5. Um nervo pinçado pode causar muita dor, agitação e estresse, todos fatores que contribuem para a insônia. Por sorte, existem algumas técnicas de relaxamento que podem ajudá-lo a pegar no sono. Eis algumas ótimas opções:
    • Respirar profundamente . Respirar profundamente pelo nariz e expirar pela boca facilita bastante para o corpo desligar e você pegar no sono.
    • Praticar relaxamento muscular progressivo. Essa técnica consiste em tensionar e relaxar todos os músculos do corpo, a começar pelos dedos dos pés e subindo pelo corpo até chegar ao topo da cabeça. Isso também acalma e ajuda o corpo a se preparar para uma boa noite de sono. [14]
    • Tomar um chá de ervas. Tomar uma xícara de chá de ervas antes de dormir tem um efeito surpreendentemente relaxante e as mais indicadas são a camomila, hortelã, rooibos e misturas específicas para dar sono.
    Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 43 644 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade