Baixe em PDF Baixe em PDF

Cãibra nos dedos do pé pode acordá-lo no meio da noite e causar desconforto durante o dia. A cãibra ocorre por vários motivos, de desidratação à gravidez. Consulte um médico se a cãibra nos dedos durar mais que algumas semanas ou se não melhorar. Mas para cãibras ocasionais nos dedos, há algumas estratégias caseiras que podem ajudar.

Método 1
Método 1 de 3:

Aliviando a cãibra no dedo do pé

Baixe em PDF
  1. Preste atenção aos arcos dos pés e aos músculos entre os dedos que vão até a parte superior dos pés. [1]
    • Se você sentir um nó em um dos músculos dos pés ou dos dedos, use o polegar para aplicar pressão na área por três a cinco segundos.
    • Repita a massagem de duas a três vezes ou até a cãibra passar.
    • Use um rolo de massagem por cima do pé. Pode ser um rolo simples de madeira ou uma garrafa de água. Coloque a garrafa de água no congelador e depois use-a no pé, oferecendo um pouco de alívio com a temperatura fria.
  2. Isso pode ajudar a relaxar os músculos que estão causando a cãibra nos dedos. [2]
    • Para alongar os dedos, sente-se no chão ou na cama com as pernas esticadas para frente.
    • Flexione os dedos para frente e segure a posição por alguns segundos. Depois, puxe-os para trás e segure a posição por mais alguns segundos.
    • Em seguida, espalhe os dedos o mais longe que puder um do outro, de forma que eles não se toquem.
    • Repita o processo de dobrar os dedos para frente e para trás. Espalhe os dedos novamente e movimente-os bastante. Continue mexendo os dedos até a cãibra passar.
    • Às vezes, alongar os músculos da panturrilha também ajuda a aliviar a tensão dos pés e dos dedos. Fique em pé de frente para uma parede, posicione um pé na frente do outro – o pé afetado deve ficar atrás. Incline-se para frente em um afundo e você sentirá um estiramento na panturrilha da perna de trás. Mantenha essa posição por 30 segundos. Repita de três a cinco vezes.
  3. Talvez você precise de um alongamento mais profundo se achar difícil ou ineficaz apenas alongar e mexer os dedos. Use as mãos para ajudar a alongar os dedos do pé e eliminar a cãibra. [3]
    • Para alongar os dedos do pé com as mãos, sente-se com o pé com cãibra atravessado por cima do outro joelho. Em seguida, pegue os dedos e puxe-os para trás levemente para sentir o alongamento.
    • Segure essa posição por três a cinco segundos e depois solte os dedos. Repita esse alongamento até a cãibra passar.
  4. O calor relaxará os músculos dos pés e dos dedos e ajudará a aumentar o fluxo sanguíneo. Adicione sal de Epsom na banheira para relaxar ainda mais. [4]
    • Encha uma banheira ou uma bacia para os pés com água morna para eliminar a cãibra.
    • Adicione uma ou duas xícaras de sal de Epsom na água se estiver usando uma banheira. Na bacia, adicione duas colheres de sopa de sal de Epsom.
    • Mergulhe os pés na banheira ou deixe-os de molho na bacia por cerca de 15-20 minutos para relaxar e eliminar a cãibra.
  5. Manter-se ativo pode ajudar a prevenir e aliviar cãibras nos pés e nos dedos. Se a cãibra for nos dedos, tente fazer uma caminhada rápida para aliviá-la. [5] Incorpore caminhadas curtas na sua rotina diária para prevenir e tratar a cãibra no decorrer do dia.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Prevenindo cãibra nos dedos

Baixe em PDF
  1. [6] Beba pelo menos de seis a oito copos de 250 ml todos os dias para ficar bastante hidratado. Beba mais água se for fisicamente ativo.
  2. A cãibra também pode ser causada por deficiência de minerais. [7] Uma forma de obter vitaminas e minerais necessários é tomando um suplemento que inclui 100% do valor diário recomendado.
    • Tome um multivitamínico que contenha sódio, magnésio, cálcio e potássio. A deficiência de qualquer um desses minerais pode causar cãibra nas pernas. [8]
    • Siga as instruções do rótulo para saber como tomar o suplemento e fale com um médico se tiver alguma dúvida sobre o suplemento certo para você.
    • Consuma uma dieta balanceada para prevenir cãibras nos dedos. Coma frutas, verduras, grãos integrais e proteínas magras. [9]
  3. Calçados desconfortáveis podem causar cãibras em algumas pessoas. Escolha sapatos com salto baixo e com bastante espaço para os dedos. Evite calçados apertados e estreitos. [10] Você deve movimentar bem os dedos dentro do calçado.
  4. [11] Alongue os pés, dedos, panturrilhas e pernas antes de fazer qualquer exercício e antes de dormir.
  5. Use à noite se você tiver cãibra quando está dormindo. O separador ajuda a manter os dedos bem espalhados e longe um do outro, além de alongar os pequenos músculos ao redor dos dedos.
    • Você pode encontrar separadores de dedos na seção de beleza de farmácias. Eles são usados para manter os dedos longe um do outro na pedicure, mas também ajudam a prevenir a cãibra.
  6. Eles ajudam os pés, os tendões e os músculos que agem diretamente nos dedos. Um exemplo de exercício é panturrilha em pé. Fique em pé com as mãos contra uma parede ou uma cadeira. Levante os calcanhares, segure por cinco segundos e volte à posição neutra. Repita de oito a dez vezes.
    • Faça flexão nos dedos com uma toalha. Espalhe uma toalha no chão. Coloque o pé em cima da toalha e tente enrolá-la usando os dedos do pé. Ao terminar, use os dedos e os pés novamente para desenrolar a toalha. Faça esse exercício três vezes por semana.
  7. Pés frios são mais propensos a ter cãibra. Use meias ou pantufas em casa e use meias bem quentinhas com o calçado apropriado quando sair de casa.
    • Use uma compressa térmica para aquecer os pés se meias não forem suficientes. [12]
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Obtendo ajuda médica

Baixe em PDF
  1. A cãibra pode ser um sintoma de uma condição de saúde pré-existente. Por isso, vá ao médico o mais rápido possível se a dor continuar por mais de duas semanas ou se os alongamentos e outros remédios não ajudarem. Algumas condições associadas à cãibra nos pés incluem: [13]
    • Problemas na tireoide;
    • Danos neurais;
    • Doença de Parkinson;
    • Esclerose múltipla;
    • Deficiência de vitamina D;
    • Diabetes;
    • Neuropatia periférica.
  2. Cãibras nos pés, pernas e dedos são mais comuns na gravidez. [14] Se você estiver grávida, converse com o médico sobre como lidar com as cãibras.
  3. Alguns podem causar cãibra nos pés e nos dedos como efeito colateral. Veja se a culpa é de algum remédio que você esteja tomando. [15] O médico poderá trocar de medicamento ou passar uma dosagem diferente para minimizar esse efeito.
    • Alguns medicamentos comuns que são conhecidos por causar cãibras são diuréticos e os remédios usados para diminuir o colesterol, como as estatinas. [16]
    Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 129 516 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade