PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

As unhas encravadas geralmente surgem quando cortamos as unhas curtas demais, embora elas possam ser provocadas por fatores hereditários (como possuir raízes curvadas nas unhas) ou pelo estilo de vida (por exemplo, o hábito de usar sapatos apertados). [1] As unhas encravadas causam dor e inflamações porque o canto afiado delas cresce em direção às partes macias dos dedos dos pés (mais frequentemente nos dedões). Muitas vezes, esse problema pode ser tratado e resolvido com soluções caseiras, como deixar os pés mergulhados em água morna. Em casos mais graves, especialmente quando há infecções, há que se buscar ajuda médica.

Parte 1
Parte 1 de 3:

Deixando os pés de molho

PDF download Baixe em PDF
  1. Deixar o pé afetado de molho tem dois objetivos: o primeiro é reduzir o desconforto; o segundo é amolecer a unha para que seja mais fácil cortá-la ou tirá-la de baixo da carne. [2] Providencie um recipiente grande o bastante para seu pé e preencha-o com água morna. Para melhores resultados, adicione um pouco de sulfato de magnésio à água, já que ele relaxa os músculos dos pés e ajuda a reduzir a dor e o inchaço ainda mais. [3]
    • O sal é um bactericida natural, mas há outros ingredientes caseiros que você pode adicionar à água e que também ajudam a combater infecções, como vinagre branco, água oxigenada, alvejante e iodo.
    • Quanto mais morna a água, maior será a redução do inchaço e mais fácil será para desencravar a unha mais tarde.
    • Se você puder encontrar, compre uma máquina hidromassageadora para pés. Os pequenos jatos no fundo da máquina ajudam a água a circular e fazem uma massagem suave nos pés.
  2. Depois de providenciar água morna e misturar nela o sulfato de magnésio (ou o ingrediente caseiro de sua preferência), mergulhe os pés e deixe-os de molho por 15 a 20 minutos. [4] Dependendo dos resultados que você obtiver, é possível repetir o escalda-pés de 3 a 5 vezes por dia — se for esse seu plano, não jogue a água fora ainda. Se você usar o sulfato de magnésio, seu pé vai parecer "murcho" depois de 20 minutos — isso é um sinal de que o tratamento drenou o excesso de líquido do pé ou do dedo.
    • Contrair os dedos repetidamente durante o escalda-pés melhora a circulação sanguínea.
    • Se o dedo estiver muito inchado, faça uma compressa fria (gelo embrulhado numa toalha fina) assim que acabar o escalda-pés até sentir dormência no local (o que deve levar cerca de 10 minutos). O gelo diminui a inflamação aguda e a dor.
  3. Enquanto estiver com o pé de molho, massageie o local afetado de tempos em tempos para aliviar a inflamação. [5] Talvez a massagem provoque a eliminação de pus ou sangue na água — mas tudo bem. Além do mais, isso ajudaria a diminuir a pressão no interior do dedo.
    • Use o dedão e o dedo indicador para massagear suavemente a região inflamada (massageie da ponta em direção à base do dedo).
    • Faça a massagem por, no máximo, 5 minutos; mais do que isso pode agravar a inflamação.
  4. Ao fim do escalda-pés, seque-o bem com uma toalha limpa. [6] É importante que seu pé não fique úmido para evitar a proliferação de patógenos como bactérias e fungos, que prosperam no calor e na umidade.
    • Depois de secar bem o pé, apoie a perna numa pilha de almofadas para elevá-la. A inclinação ajuda a drenar o sangue, combatendo a inflamação.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

Tratando a unha encrava depois do escalda-pés

PDF download Baixe em PDF
  1. Nas próximas 24 horas, aplique um creme, loção ou pomada antibiótica pelo menos duas vezes, especialmente antes de se deitar. [7] Quando a pele tiver absorvido a pomada, cubra o local com um curativo adesivo. Troque o curativo a cada reaplicação do medicamento.
    • Alvejante, água oxigenada, vinagre branco, bicarbonato de sódio dissolvido em água, iodo e suco de limão fresco são alguns dos materiais caseiros que possuem propriedades antibióticas.
    • Lembre-se de que a maioria dos antissépticos caseiros vai provocar ardência se a pele tiver sido cortada pela unha encravada.
    • Prata coloidal é um antibiótico, antiviral e antifúngico potente e não provoca ardência e nem irritação na pele. A prata coloidal pode ser encontrada em mercados de alimentos naturais ou em lojas de suplementos.
  2. Depois do escalda-pés morno, a unha vai amolecer, permitindo que você coloque gaze, algodão ou algumas linhas de fio dental (limpo, obviamente) sob as laterais dela, protegendo a pele sensível do leito ungueal. [8] Cuidadosamente afaste a pele inflamada e levante a lateral da unha com uma lixa de unha ou algo do tipo. Com delicadeza, posicione o algodão sob a unha. Troque o algodão uma vez por dia.
    • Pode levar uma ou duas semanas para que a unha encravada cresça e deixe de machucar a pele.
    • Não faça nenhum tipo de "cirurgia caseira" (ou seja, tentar cortar a lateral da unha ou removê-la). Isso apenas agravaria a situação.
  3. Quando chegar a hora de aparar as unhas, não cometa o mesmo erro — corte-as em linha reta, sem curvas nos cantos e sem ângulos. [9] E evite deixá-las excessivamente curtas; isso só irritaria o dedo afetado ainda mais.
    • Se você faz os pés na pedicure, peça que ela corte as unhas retas e não muito perto da pele. O espaço entre a pele e a extremidade da unha deve ser suficiente para acomodar a ponta da unha de um dedo da mão. [10]
    • Se você não tem conseguido aliviar ou curar a unha encravada com técnicas caseiras, consulte o seu médico ou um especialista em pés (podólogo) para obter o tratamento mais apropriado.
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

Avaliando as condições das unhas

PDF download Baixe em PDF
  1. Se algum dedo do pé começar a doer, tire as meias e observe-o de perto para descobrir o que pode ser a causa. Se os sintomas têm piorado lentamente, ao longo de vários dias, e se você corta as unhas curtas ou usa sapatos apertados, uma unha encravada pode estar surgindo. [11] Na maioria das vezes é fácil perceber quando o canto da unha começa a se acomodar sob a pele.
    • Além da dor e do inchaço, outros sintomas incluem vermelhidão ou sensibilidade em um ou ambos lados da unha.
    • Unhas encravadas são muito comuns em atletas adolescentes, especialmente homens. [12]
  2. De todas as possíveis consequências de uma unha encravada, a mais séria é a proliferação de bactérias na região do ferimento. [13] A infecção deixa e região firme e quente, agrava a sensibilidade e o inchaço e talvez libere uma secreção de cheiro muito desagradável. Por causa do inchaço e da elevação da temperatura, a pele do dedo pode se soltar e parecer uma bolha.
    • O local infeccionado incha porque o sistema imunológico envia leucócitos para combater os organismos invasores (o que é bom); no entanto, as bactérias podem se reproduzir mais rápido do que o sistema imunológico é capaz de eliminá-las.
    • Caso a infecção dure mais do que uma semana ou se alastre para além do dedo afetado, consulte um médico.
    • Se você deixa os cantos das unhas curvos para imitar a silhueta dos dedos, é mais provável que a unha cresça por baixo da pele.
  3. Vários problemas podem provocar sintomas similares aos da unha encravada. Os exemplos mais relevantes são a gota (uma variação inflamatória da artrite), joanete (distensão crônica do dedão do pé que provoca a deformação), fratura ou deslocamento dos ossos, atrite reumatoide, necrose (morte do tecido em decorrência da falta de irrigação sanguínea), neuropatia relacionada a diabetes, neuromas (formações benignas nos nervos dos pés) e infecção por fungos. [14]
    • Os surtos de gota escalam rapidamente, muitas vezes em questão de horas, e provocam dor intensa e inflamação no dedão do pé. A gota é influenciada pela dieta — evite alimentos ricos em purina, como frutos do mar e miúdos.
    • A joanete, um tipo de distensão progressiva e crônica, também afeta o dedão do pé e é decorrente do hábito de usar sapatos apertados. Os sinais mais óbvios são o entortamento do dedo e uma dor similar à da artrite.
    • Impactos muito fortes contra os dedos dos pés podem favorecer o surgimento de unhas encravadas.
    Publicidade

Dicas

  • Use óleos essenciais (apenas algumas gotas) na água do escalda-pés — óleo de lavanda ou da árvore-do-chá são antibióticos naturais eficientes.
  • Use calçados confortáveis. Sapatos apertados pressionam os dedos dos pés, obrigando os cantos das unhas a se alojar na carne.
  • Enquanto a inflamação não ceder, procure usar sandálias abertas ou chinelos em vez de sapatos que abafem os pés.
  • A noite e o fim da tarde são os melhores momentos do dia para comprar ou provar sapatos. Isso acontece porque, com a pressão a que são submetidos ao longo do dia, os pés incham discretamente. Portanto, um par de sapatos que parece confortável de manhã pode ser apertado à noite.
  • Se a unha tiver de ser removida por um podólogo ou pelo médico, pode demorar de dois a quatro meses para que ela cresça novamente.
Publicidade

Avisos

  • A infecção provocada pela unha encravada pode progredir para as camadas mais profundas da pele (quadro conhecido como celulite) e, de lá, pode se alastrar até os ossos (osteomielite). Sendo assim, procure um médico se a unha encravada parecer muito grave ou se não melhorar dentro de uma semana.
  • Se você tem diabetes, danos nos nervos dos pés, circulação sanguínea ruim ou o sistema imunológico debilitado, procure um médico assim que unha encravada surgir em vez de tratá-la em casa.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 273 470 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade