Baixe em PDF Baixe em PDF

O jogo de tênis tem um dos sistemas de pontuação mais diferentes entre os esportes, mas, sem dúvidas, é um dos mais divertidos de se praticar. Pode parecer difícil à primeira vista, mas depois que aprender como os pontos são marcados, você jamais vai se esquecer. Leia o texto abaixo para entender os detalhes de uma partida de tênis.

Parte 1
Parte 1 de 2:

Entendendo os pontos

Baixe em PDF
  1. O termo “match” significa partida e representa o jogo de tênis completo. Uma partida é ganha com a disputa do melhor de três ou cinco sets (dependendo do tipo de jogo). Cada set é composto por seis games.
  2. A cada game um dos jogadores tem o saque, também chamado de “serviço”. Normalmente, um game é ganho quando o jogador consegue marcar quatro pontos. A disputa de um ponto começa quando o jogador faz o saque, o oponente devolve a bola e assim por diante, até que um dos jogadores não consiga devolver a bola, mande-a para fora ou até que a bola bata na rede. Vale lembrar que um game pode ter mais de quatro pontos disputados se, por exemplo, um jogador fizer três pontos e o outro, quatro. Cada ponto é representado por um valor: [1] :
    • O primeiro ponto é chamado 15.
    • O segundo ponto é chamado 30.
    • O terceiro ponto é chamado 40.
    • O quarto ponto fecha o game (representando o final do game).
  3. A cada game, é dever do jogador que está sacando dizer o placar para que o oponente possa ouvir (a menos que você esteja em um campeonato profissional, onde exista uma pessoa responsável por essa tarefa). Você sempre deve dizer primeiro os seus pontos e depois os pontos do adversário. Por exemplo:
    • Se você fez dois pontos e seu adversário fez um, você deve dizer: “30-15”.
    • Se seu adversário tem três pontos e você tem um, você diz: “15-40”.
  4. Cada set é jogado até que alguém consiga ganhar seis games. Quando for sacar, você deve dizer o número de games que cada jogador ganhou até o momento, começando sempre com o seu placar. Por exemplo:
    • Se você ganhou quatro games e seu adversário ganhou dois, você deve dizer: “4-2” antes do seu saque.
  5. Essa regra se aplica tanto aos games quanto aos sets. Seguem alguns exemplos: [2] :
    • Se o placar marca 40-40, então você deverá marcar mais dois pontos seguidos para ganhar este game. (Veja o Passo 3 do Método 2 para mais detalhes)
    • Se cada jogador ganhou cinco games, então você precisa ganhar mais dois games seguidos para fechar o set em sete a cinco.
    • Se o placar estiver cinco a cinco e você ganhar o próximo game, o placar vai para seis a cinco. Se perder o game seguinte, o placar vai para seis a seis e então você terá que chegar a oito a seis para fechar este set. Caso não haja o tie-break, em uma disputa acirrada, os sets podem chegar em 12-10 ou até mais.
  6. Dependendo do jogo que tiver escolhido, ganha o melhor de três, ou o melhor de cinco sets. No entanto, assim como nos games e sets, a regra do empate também se aplica aqui: você deve ganhar com uma diferença de dois. Tal significa que as partidas podem ter de ser ganhas com cinco de sete sets, ou sete de nove sets, caso o empate continue persistindo.
  7. Em um cartão de placar, você deve escrever o placar de cada set, sempre colocando seus pontos em primeiro lugar. Por exemplo, se foi você quem ganhou a partida, seu cartão de placar deve ficar assim:
    • 6-3, 4-6, 6-2. Isso significa que você ganhou o primeiro set por seis games a três; perdeu o segundo set com quatro games a seis e ganhou o terceiro set com seis games a dois.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 2:

Entendendo as expressões

Baixe em PDF
  1. Na linguagem do tênis, “iguais” significa “ambos”. Se você e seu adversário fizeram um ponto cada um, o placar marcará 15-15, você então diria “15-iguais”. O mesmo acontece com os sets. Se ambos ganharam três games, você diria: “três-iguais” antes de fazer seu saque. [3]
  2. Esta é uma expressão pouco utilizada no Brasil e mesmo que possa trazer um ar romântico à partida, ela na verdade representa o número zero. Por exemplo:
    • Se você está sacando e ainda não fez nenhum ponto, mas seu adversário já marcou 2, você dirá “love-30”.
    • O mesmo para os games. Se você ganhou três games, mas seu adversário não ganhou nenhum, você dirá: “três-love”.
    • Se você está começando a partida e ninguém marcou pontos ainda, você pode dizer: “love-iguais”.
    Resposta do Especialista
    P

    Quais as origens do sistema de pontuação no tênis?

    Peter Fryer

    Técnico de Tênis
    Peter Fryer escreve sobre tênis e é técnico em Derry Northern Ireland. Completou seu curso de ensino profissional de tênis após terminar a universidade e atua no ramo há mais de 13 anos. Peter começou a escrever no Love Tennis Blog em 2010 e escreve regularmente sobre o esporte para a BBC e outras agências de notícias.
    CONSELHO DO ESPECIALISTA
    Resposta de Peter Fryer :

    O tenista Peter Fryer responde: "Diz-se que o sistema de pontuação no tênis foi criado na França. Os franceses usavam os números do relógio para marcar os pontos, que é de onde vêm os pontos 15, 30 e 40. O 45 foi deixado de lado porque anunciá-lo era um tanto demorado . L'oeuf, que significa 'ovo', era usado no lugar do zero. É daí que sai o termo 'love' na pontuação do tênis."

  3. No tênis, o empate em 40-40 é chamado de “deuce”. Existem dois jeitos de resolver o “deuce”: a primeira pessoa que fizer o próximo ponto ganha o game ou é jogada a “vantagem”. Isso significa que o jogador deve fazer mais dois pontos seguidos. [4]
  4. Quando o jogador que está sacando ganha o ponto deuce, a vantagem é do sacador, mas quando o outro jogador ganha o ponto deuce, a vantagem é do recebedor, e também é chamada “desvantagem”. Se um jogador ganha o ponto deuce, mas não consegue ganhar o próximo ponto, o placar volta para deuce.
    • Por exemplo, se você está sacando e ambos já fizeram quatro pontos (fazendo com que o placar fique 40-40, ou deuce), então terá que sacar novamente. Digamos que você ganhou o ponto deuce, tendo a vantagem do sacador. Se você ganhar o próximo ponto, ganhará o jogo. Se perder o próximo ponto, o placar voltará ao deuce e seu rival terá a chance de obter a vantagem do recebedor. Se seu adversário perder a vantagem, voltará ao deuce novamente e assim por diante, até que um dos jogadores consiga fazer dois pontos seguidos.
    Publicidade

Dicas

  • Quando for jogar com alguém pela primeira vez, é bom discutir as regras que serão utilizadas. Alguns jogadores gostam que o placar seja cantado a cada ponto, outros não fazem questão. Por exemplo, quando alguém diz “sem vantagem”, significa que quer jogar sem os dois pontos de vantagem quando o placar estiver empatado em 40-40.
  • Se esqueceu de marcar pontos durante um game, preste atenção em que lado está sacando. Qualquer pontuação que terminar em "iguais" está do lado certo.
  • Se não quiser, você não precisa marcar o placar. Muitas vezes ficar somente batendo bola pode ser tão divertido quanto jogar uma partida a sério.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 106 131 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade