Baixe em PDF Baixe em PDF

Fitas LED são opções de luz flexíveis e de fácil instalação alimentadas por um controlador e um adaptador AC. Elas costumam ter 1,6 milímetro de espessura, sendo fácil escondê-las em praticamente qualquer parte de sua casa. Você pode usá-las como fonte luminosa ou apenas como destaque, a depender de onde quer colocá-las. Basta cortar o tamanho desejado, tirar a película protetora e colá-las em um local discreto.

Método 1
Método 1 de 2:

Luzes ocultas para destaque e ambientação

Baixe em PDF
  1. Determine o comprimento da superfície, como uma mesa ou parede. Arredonde as medidas para o centímetro mais próximo a fim de comprar uma fita LED com tamanho suficiente para cobrir toda a distância.
    • Se estiver medindo objetos quadrados ou retangulares, é útil começar as medições a partir de um canto.
    • Se estiver medindo objetos circulares, você pode começar as medições de onde preferir.
  2. Você pode encontrá-las em lojas de materiais para construção ou de eletrônicos, bem como em diversas outras páginas na internet. Elas vêm em seções individuais ou em fitas bastante longas. Cuide para que as luzes selecionadas venham com o controle e o adaptador AC necessários e escolha um tamanho que seja suficiente para as superfícies desejadas. Fitas LED têm um custo que geralmente vai de R$ 15 a R$ 50, a depender do comprimento e do modelo. [1]
    • Você pode comprá-las em comprimentos como 1 metro, 3 metros, 5 metros, 10 metros e 15 metros.
    • Use pequenas seções ao iluminar objetos menores, como mesas de canto e espelhos. Use longas fitas para acentuar objetos maiores, como uma cama ou a moldura da porta.
    • Compre LEDs com variação de cores para uma opção divertida. Muitas delas vêm com controle remoto ou opções de mudança automática. Você também pode controlar o brilho, uma vez que a maioria delas oferece a função dimmer .
  3. Elas serão conectadas a um controlador, que será ligado a um adaptador AC. Para alimentar as luzes, conecte o adaptador AC em uma tomada. Procure em sua casa por tomadas próximas a fim de decidir onde realizar essa conexão.
    • Se não houver tomadas próximas, você pode usar uma extensão.
  4. As fitas LED oferecem uma iluminação extra para os seus balcões, muito útil ao cozinhar e preparar alimentos. Você também pode colocá-las nas laterais dos armários, se quiser. [2]
    • O comprimento da fita dependerá do tamanho da cozinha. Você pode comprar uma fita de 5 metros e cortá-la nas dimensões desejadas.
  5. Depois de instalar os LEDs, consiga um rodapé 1 a 2 centímetros mais alto que o rodapé preexistente em uma loja de materiais para construção. Aplique cola para madeira sobre as bordas do novo rodapé e alinhe-o as do antigo, deixando-o bem posicionado sobre o chão. Segure as placas juntas por aproximadamente 30 segundos a fim de garantir que se apegarão entre si. [3]
    • Os LEDs estarão escondidos por trás do novo rodapé e iluminarão as paredes.
    • Use uma fita de 5 a 15 metros, a depender do tamanho dos cômodos e de quantos deles ficarão iluminados.
  6. Use um espelho com ao menos 1 centímetro de espessura. Colocar LEDs ao redor do espelho cria uma iluminação brilhante e muito útil na aplicação de maquiagem ou na arrumação do cabelo. Com essa instalação, você improvisa uma penteadeira pela fração de seu preço. [4]
    • Você pode usar espelhos redondos e retangulares.
    • Uma fita de 3 ou 5 metros deve ser suficiente.
  7. Você precisa de ao menos 1 centímetro de espaço livre. Quando os LEDs estiverem instalados, o quarto terá uma atmosfera moderna e relaxante. [5]
    • Uma fita de 10 metros deverá ser suficiente. Use fitas maiores ou menores, a depender do tamanho da cama.
  8. Você pode usar essa técnica tanto em mesas de centro como de canto, quer em vidro ou madeira. Ambas as opções trarão um belo efeito iluminador. Dito isso, as fitas LED ficam melhor escondidas em mesas de madeira. [6]
    • A maioria delas pode ser contornada por fitas LED de 3 a 5 metros.
  9. Você pode instalar os LED na parte de trás da TV, da tela ou da parede que fica por trás. Isso serve para iluminar a área de entretenimento e dá aconchego à ambientação. [7]
    • Use uma fita LED com base no tamanho da TV. Para televisores menores, opte por uma fita de 1 a 3 metros. Para as maiores, escolha uma fita de 5 metros ou maior.
  10. Você pode fazer isso em uma ou várias portas, como no quarto, na sala de estar ou no porão. [8]
    • Para isso, use uma fita LED de 5 metros.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 2:

Instalando as fitas LED

Baixe em PDF
  1. Faça os cortes seguindo as linhas-guia. Elas estarão presentes nas fitas LED entre conjuntos de luzes individuais de modo a evitar que os cortes danifiquem o equipamento.
    • Fitas LED são cortadas facilmente com um pouco de pressão.
  2. O lado adesivo da fita LED está protegido por uma fina película plástica. Quando estiver pronto para instalá-la, separe-a da fita e o lado pegajoso estará agora plenamente exposto.
    • Tente fazer isso apenas em fitas LED com comprimento igual ou inferior à sua envergadura. Pode ser difícil trabalhar com comprimentos maiores que o seu alcance.
  3. Desenrole aproximadamente 30 centímetros e tire entre 8 e 12 centímetros da película por vez. À medida em que vai colando a fita sobre a superfície, tire aproximadamente 8 a 12 centímetros de película.
    • Para comprimentos maiores, a remoção gradual facilita o seu trabalho. Dessa forma, você evita que a fita se apegue ou se prenda a outros objetos.
  4. As fitas são fáceis de usar porque você pode colocá-las em praticamente qualquer espaço. Basta colocá-la sobre o objeto ou a superfície desejados e alisá-la com as mãos para uma aderência completa.
  5. Cole-a em um lado da superfície e, a seguir, no outro lado. Por fim, empurre-a para firmá-la a partir de ambos os lados.
    • Você também pode cortar as fitas nas linhas-guia e colá-las uma em cada lado.
  6. Há um pequeno conector quadrado na extremidade da fita LED que está conectada à caixa de controle. Ambas têm setas no topo indicando o sentido da conexão. Deslize os terminais do conector LED na abertura do controlador, alinhando as setas. [9]
    • Esse é o primeiro passo para distribuir energia às luzes.
    • O conector nas luzes tem quatro terminais que se inserem no conector presente no controlador.
  7. Na outra ponta do controlador, há uma abertura para o conector do adaptador AC. Insira os terminais do adaptador AC na abertura da caixa de controle.
    • A maioria das fitas LED faz uso de uma alimentação de 2 A e 12 V.
  8. As luzes agora estarão conectadas a uma fonte de energia.
    • Se estiver usando uma extensão, conecte nela os terminais do adaptador AC e insira os terminais da extensão em sua tomada.
  9. Pressione o botão vermelho para acender as luzes. Mude a cor pressionando o botão correspondente no controle remoto. Você também pode modificar as condições de brilho com as setas para cima e para baixo. [10]
    • As luzes provavelmente terão muitas configurações diferentes listadas no controle remoto. Experimente modificar algumas como flash , fade e jump .
    Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 7 191 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade