Baixe em PDF Baixe em PDF

Imagine só: você acabou de colocar um aparelho ortodôntico na boca para reparar um problema de mordida, mas notou um efeito colateral bem incômodo... está difícil falar! É uma situação chata, mas acontece com todo mundo. Tenha paciência para se adaptar e, com o tempo, vai ser mais fácil voltar se expressar de maneira clara e compreensível.

Método 1
Método 1 de 2:

Usando técnicas de fala e canto

Baixe em PDF
  1. Crie o hábito de se expressar devagar e com calma conforme se acostuma a ter o aparelho ortodôntico na boca. Quanto mais você treinar, mais facilidade vai ter para pronunciar cada letra. Depois de um ou dois meses a situação já vai estar bem diferente.
    • A sua língua vai acabar se adaptando ao aparelho, principalmente se você treinar bastante e com palavras variadas.
    • Você pode começar a cuspir ou babar ao treinar a pronúncias de certas palavras enquanto estiver de aparelho, mas é normal: isso acontece por causa do aumento da produção de saliva na boca. [1] Se necessário, use um pano ou lenço para evitar maiores acidentes enquanto não se habitua de vez.
    • A boca aumenta a produção de saliva porque encara o aparelho ortodôntico como um objeto estranho. É o mesmo que acontece quando você começa a mastigar qualquer partícula de alimento!
  2. A leitura também acostuma a boca ao aparelho ortodôntico. Leia passagens do seu livro favorito ou pegue um trecho aleatório de uma notícia de jornal e treine por cinco minutos ou mais por dia. Experimente sempre palavras e vocabulários variados. [2]
    • Também é legal ler a mesma passagem todos os dias até você sentir que conseguiu se expressar bem e sem tropeçar. Troque por um trecho mais complexo e longo quando isso acontecer.
  3. Cantar também ajuda a boca a se adaptar ao aparelho. Coloque o gogó para funcionar e interprete o refrão da sua música favorita durante o banho ou na frente de amigos e familiares. Até cantigas e canções de ninar servem, desde que sejam relativamente simples! Mais uma vez, treine até conseguir acertar todas as pronúncias. [3]
  4. Preste atenção aos seus exercícios de canto e leitura e veja quais palavras e frases são mais difíceis. Talvez seja algum termo com consoantes duplas, como "ss" ("essência") ou que tenha som de "ss" ("exceção"). Insista até acertar na pronúncia de vez. De novo, tudo vai ficar bem mais fácil com o tempo.
  5. Crie o hábito de falar bastante com o aparelho ortodôntico não só durante as aulas e no trabalho, mas também em casa, nos fins de semana. Converse com os seus pais e amigos, que podem apoiar a sua evolução mais do que ninguém.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 2:

Cuidando do aparelho ortodôntico

Baixe em PDF
  1. Você vai conseguir falar melhor se cuidar da higiene do aparelho ortodôntico, já que ele não vai ficar com nenhum acúmulo de placa ou cheiros desagradáveis. Esse tipo de elemento reduz o conforto na boca e, portanto, gera ainda mais dificuldade. Faça uma boa escovação com creme dental e a sua escova normal pelo menos uma vez ao dia. [4]
    • Peça dicas de cuidado ao ortodontista. Dependendo do caso, talvez você só possa limpar o aparelho com água e a escova de dente (sem creme). [5]
    • O acúmulo de placas e bactérias no aparelho ortodôntico faz mal aos dentes e à gengiva.
    • Mergulhe o aparelho em um copo com água misturada com um tablete de carbono ou 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio se ele estiver cheirando mal.
  2. O aparelho ortodôntico só faz efeito se ficar na sua boca boa parte do tempo. Tire-o apenas quando for entrar em algum corpo d'água (principalmente piscinas cheias de cloro) ou na hora de comer. [6]
    • Converse com o ortodontista sobre o assunto. Ele pode ter orientações específicas para o seu caso, como tirar o aparelho na hora de praticar esportes de contato ou fazer outras atividades que gerem risco aos dentes.
  3. Use o estojo feito especificamente para o aparelho ortodôntico para evitar danos ou mesmo não perder o objeto de vista. Leve-o aonde você for na mochila, na bolsa e assim por diante. Isso vai estender bastante a vida útil do acessório. [7]
    • Os buraquinhos do estojo servem para permitir a passagem de ar e evitar que o aparelho fique molhado, o que levaria à proliferação de bactérias.
  4. Marque uma consulta com o ortodontista se você estiver usando o aparelho há mais de um mês, mas ainda não conseguiu se acostumar. Pode ser que ele esteja apertado demais.
    • O ortodontista pode recomendar um novo aparelho para o seu caso ou ajustar o atual. Tenha cuidado, pois o arame do acessório é capaz de machucar ou até rasgar a pele da sua boca. Converse com o profissional o quanto antes.
    Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 33 377 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade