PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Muitas pessoas não se sentem à vontade para falar sobre si mesmas, mas você pode se preparar elaborando algumas respostas e praticando o discurso até que ele pareça natural. Se alguém perguntar sobre algum antecedente criminal ou problemas financeiros, é importante ser bem criterioso na resposta.

Método 1
Método 1 de 3:

Praticando o discurso

PDF download Baixe em PDF
  1. Para evitar travar na hora de falar, você pode treinar as respostas às perguntas mais comuns, tipo:
    • “Fale sobre você”. [1] Essa é provavelmente a pergunta que mais fazem em entrevistas de emprego.
    • “Por que você quer esse emprego?”.
    • “Como você se vê em cinco anos?”.
    • “De que você mais se orgulha na vida?”.
  2. Os entrevistadores não fazem perguntas de cunho pessoal por curiosidade, eles querem saber de que forma você pode ajudar a empresa. É importante revisar com cuidado a descrição do trabalho para ver quais são as habilidades e o tipo de experiência exigidos. [2]
    • Se a empresa exige experiência em gestão, por exemplo, não deixe de mencionar sua própria experiência na hora que o recrutador disser “Fale sobre você”.
  3. Autopromover-se durante uma entrevista nem sempre é das tarefas mais fáceis. As mulheres, especialmente, temem que as pessoas considerem essa autopromoção um sinal de arrogância. O que você deve ter em mente, no entanto, é que você está destacando suas conquistas, e não a si mesmo. [3]
    • Coloque o foco nas contribuições que você fez para a empresa ou equipe para mostrar que não se considera o centro das atenções. Você está apenas promovendo seu valor profissional.
    • Para não soar arrogante, você não deve dizer, por exemplo, “Eu sou o melhor representante na empresa”. Em vez disso, você pode dizer “Minha taxa de reclamação por parte dos clientes foi a mais baixa e eu ajudei a reduzir o índice geral de reclamações em 30% quando fui promovido a gerente”.
  4. Você deve responder honestamente a todas as perguntas, mas as respostas também precisam estar relacionadas ao trabalho. [4] Identifique suas cinco maiores qualidades para dar destaque durante a entrevista, como ser uma pessoa multitarefas ou saber se comunicar bem.
    • Responda inserindo suas qualificações no contexto. Ao simular a resposta para “Como você se vê em cinco anos?”, você pode dizer “Quero desenvolver minhas competências gerenciando uma equipe maior. No momento eu supervisiono apenas dois funcionários”.
    • Para a pergunta “De que você mais se orgulha na vida?” você pode enfatizar sua dedicação, dizendo algo como “Eu continuei no meu primeiro emprego mesmo quando meu supervisor pediu demissão em um período conturbado. Mesmo assim, consegui aumentar as vendas em 20%”.
  5. Alguns comentários podem fazer o entrevistador se questionar se você é a pessoa certa para o cargo. Evite:
    • Dizer qualquer coisa que passe a impressão de que você vai deixar o emprego. Por exemplo, não diga que se mudou para a região só porque seu cônjuge arranjou um novo trabalho. Isso pode passar a ideia de que você vai pedir demissão assim que seu marido ou esposa arranjar um novo serviço em outro lugar. [5]
    • Demonstrar falta de interesse no progresso da carreira. Nunca diga “Posso fazer o que vocês quiserem”. O que o entrevistador quer ver é uma pessoa entusiasmada e disposta a conquistar suas metas. [6]
    • Admitir a falta de experiência. Fale sobre suas qualificações, mesmo que a experiência tenha sido adquirida através de trabalho voluntário.
    • Repetir cada palavra que já consta em seu currículo. [7]
  6. Se o entrevistador perguntar “Fale sobre você”, não é preciso discorrer sobre a história da sua vida. Estruture suas respostas da seguinte forma: [8]
    • Presente: “Trabalho atualmente como assistente administrativo de uma universidade, onde organizo a grade de horários de doze professores do meu departamento”. Lembre-se de mencionar alguma habilidade – ser multitarefas, por exemplo.
    • Passado: “Antes do meu atual emprego, trabalhei em vários cargos administrativos no setor privado, incluindo um banco e dois hospitais, que me levaram ao setor financeiro”. Lembre-se também de mencionar competências ou experiências relevantes ao emprego para o qual está se candidatando.
    • Futuro: “Eu adoraria trabalhar com algo que combinasse minha experiência acadêmica à administração financeira, por isso estou tão entusiasmado com o cargo que vocês estão oferecendo”.
  7. Se você se sente à vontade ao falar com pessoas desconhecidas, pode pensar em respostas mais atípicas. Algumas sugestões para o tradicional “Fale sobre você”: [9]
    • “Eu me defino em três palavras: dedicado, atencioso e incansável”. Pode ser que o entrevistador peça para você dar exemplos passados de situações que evidenciaram essas características.
    • “Eu prefiro mostrar do que falar”. Se você for uma pessoa criativa, pode fazer um desenho. Se for uma pessoa que conhece muita gente, pode mostrar sua lista de contatos no celular.
    • “As pessoas dizem que sou muito...”. Esse tipo de resposta mostra que você tem consciência de como os outros o enxergam.
  8. Peça a um amigo para entrevistar você. Essa é uma forma de treinar as respostas até que elas pareçam completamente naturais. [10] Lembre-se de que a conversa deve parecer espontânea, e não ensaiada.
    • Pode ser que seu amigo faça perguntas que você sequer havia pensado, e isso é bom. Reflita sobre essas questões para desenvolver boas respostas.
    • Aproveite as entrevistas simuladas oferecidas pela escola ou faculdade.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Discutindo questões pessoais

PDF download Baixe em PDF
  1. Ao analisar seu currículo e pesquisar sobre você, o entrevistador vai procurar por possíveis problemas. Esses sinais de alerta não significam necessariamente que você não consiga o emprego, mas é preciso abordar as questões. Veja se alguns desses casos se aplicam a você:
    • Histórico criminal;
    • Problemas financeiros, como falência de empresa;
    • Plágio na escola ou universidade;
    • Performance acadêmica fraca;
    • Espaço de tempo prolongado entre empregos.
  2. Ter algum tipo de condenação criminal pode atrapalhar a sua tentativa de conseguir um emprego. Ainda assim, é importante esclarecer o assunto. Muitas empresas solicitam informações sobre o histórico criminal, e você precisa ser honesto ao fornecer os dados.
    • Tente postergar o assunto até o meio da entrevista. Os entrevistadores costumam lembrar o que foi dito no início e no final. [11]
    • Assuma o problema, mas explique o que você aprendeu com o erro. “Dirigir bêbado foi um grande erro, mas foi o alerta de que eu precisava. Comecei a participar das reuniões dos Alcoólicos Anônimos e agora busco focar mais no futuro, por isso entrei na faculdade”.
    • Tente englobar seus planos atuais aos futuros. Fale sobre seus objetivos acadêmicos e sua experiência de trabalho.
  3. Em algum momento da entrevista, pode ser que o entrevistador verifique seu histórico financeiro e encontre algo relacionado à falência ou baixa pontuação de crédito. Explique o contexto da situação.
    • Um membro da família pode ter precisado de cuidados médicos onerosos e você decretou falência para cobrir os débitos. [12]
    • Você pode explicar também que alguém da família ficou muito tempo desempregado e você precisou usar o crédito do cartão.
    • A pior coisa é assumir que você gasta dinheiro de forma irresponsável. Se esse for o motivo dos seus problemas financeiros, explique quais são as atitudes que está tomando para corrigir o problema. “Eu perdi o controle das minhas finanças, mas tenho trabalhado a questão nos últimos três anos com aconselhamento profissional”.
  4. Se você tiver tido problemas para se formar, se tiver reprovado alguma disciplina, recebido punição por plágio ou outra transgressão acadêmica, esteja preparado para discutir o que você aprendeu com a experiência na hora da entrevista.
    • Para explicar as notas baixas, você pode dizer “Tive muita dificuldade no primeiro ano da faculdade, e atribuo parte disso ao fato de não ter maturidade para viver longe de casa com apenas 18 anos. Depois que pedi transferência e passei a estudar mais perto de casa, minhas notas melhoraram”.
    • Se o problema tiver sido por plágio, diga “Não há desculpas para isso, mas eu aprendi que nada substitui o esforço. No ano seguinte eu passei a fazer parte do conselho estudantil”.
  5. Aborde a situação em uma perspectiva positiva. [13] Não crie expectativas de ter essa questão ignorada pelo entrevistador, mas você pode direcionar o assunto de outras maneiras:
    • Fale sobre as novas competências adquiridas. Se você tiver feito trabalho freelance ou voluntário em outras áreas, pode dizer “Fiz trabalho voluntário em um abrigo para mulheres no ano passado enquanto buscava emprego. Foi uma ótima escolha, eu hoje sei ouvir melhor as pessoas”.
    • Fale sobre como esse tempo sem emprego ajudou a trazer mais clareza para a sua vida. “Eu passei seis meses viajando pela Índia e essa experiência ampliou meus horizontes. Me dei conta de que minha paixão pelas leis é maior do que eu imaginava, por isso voltei para a área jurídica”.
    • Seja sincero caso tenha sido demitido. Não deixe de mencionar o motivo. A empresa pode ter passado por uma redução no quadro de funcionários, por exemplo. [14]
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Demonstrando confiança

PDF download Baixe em PDF
  1. Pelo menos metade da comunicação é feita de forma não-verbal. Sente-se com a coluna reta durante a entrevista para demonstrar confiança. Não cruze os braços e nem curve o corpo.
    • Ao se curvar para trás, você passa a mensagem de que não gosta do entrevistador ou de que não está interessado na entrevista. [15]
    • Curvar-se para a frente pode passar a impressão de ameaça, o que também é um problema.
  2. Outros gestos podem ser vistos como agressão, como apontar o dedo. [16] Colocar as mãos no bolso pode parecer casual de mais. Se estiver sentado de frente para o entrevistador, coloque uma mão em cima da outra e as posicione no colo.
  3. Alguns entrevistadores estão menos preocupados com suas respostas e mais atentos à maneira com que você se porta. Eles observam se você demonstra confiança e entusiasmo ao falar. [17] Tente se acalmar antes de ir para a entrevista.
    • Respire profundamente. Coloque as mãos no estômago para respirar com o diafragma. Essa técnica ajuda a acalmar.
    • Sorria. Sorrir libera endorfinas no cérebro, além de fazer a pessoa parecer mais confiante. [18]
    • Aceite seus medos. Quanto mais você luta contra a ansiedade, mais nervoso fica. Simplesmente aceite essa condição e deixe a ansiedade se esvair naturalmente.
  4. Você vai parecer inseguro se fizer pausas na resposta ou ficar muito tempo pensando antes de responder. [19] Com base na sua experiência e preparação, você deve se sentir à vontade para responder de prontidão.
  5. É importante demonstrar ser uma pessoa confiante, mas você não vai querer passar a imagem de arrogante. Observe como o entrevistador reage às suas respostas. Se ele desviar o olhar ou demonstrar impaciência, o melhor a fazer é parar de falar.
    • Lembre-se de focar nos seus pontos fortes e na experiência. Não há necessidade alguma de listar tudo o que você sabe.
  6. Ao expressar para o entrevistador que sua meta daqui a cinco anos é se tornar gerente, pode ser que ele diga que essa não é uma meta realista. É fácil, nesse tipo de situação, ficar na defensiva, e os recrutadores geralmente se mostram condescendentes ao entrevistar pessoas mais jovens. Algumas sugestões de como proceder:
    • Peça ao entrevistador para explicar melhor. Você pode dizer “É mesmo? O senhor acha que para me tornar gerente pode levar 10 anos?”.
    • Esteja aberto para aprender coisas novas. O recrutador pode ter conselhos bastante úteis para você. Esteja aberto para recebê-los. [20]
    Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 46 769 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade