PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Imagine as possibilidades de ter um idioma secreto que só você e poucos amigos sabem usar. Vocês podem trocar bilhetes incompreensíveis para quem os interceptar, ou podem conversar sem que as pessoas ao redor entendam o que estão dizendo. Criar sua própria língua é uma forma criativa e divertida de se trocar informações secretas. O que está esperando? Continue lendo e saiba mais!

Método 1
Método 1 de 4:

Reorganizando o alfabeto

PDF download Baixe em PDF
  1. Escolha quais letras do alfabeto comum serão trocadas por quais outras letras. Essa é uma ótima forma de se criar um novo idioma, já que você não precisará criar caracteres novos. Você pode, então, trocar todas as letras ou apenas algumas.
    • Por exemplo: substitua todas as letras pela sequência delas (A=C, B=D, C=E, D=F, ...). Assim, você poderia criar um ótimo idioma escrito e fácil de decodificar. Entretanto, seria bem complicado falar nesse novo idioma.
    • Outra opção seria substituir todas as letras, com exceção das vogais . Por exemplo: troque o H pelo J, já que o I (a letra entre eles) é uma vogal. Assim, vai ser mais fácil de usar seu novo idioma na língua falada. [1]
  2. Inverta-os de forma que A=E, E=I, I=O, O=U e U=A. Assim, todas as palavras do seu novo idioma terão vogais e vão ser mais fáceis de pronunciar e compreender na língua falada. Você e seus amigos conseguirão entender tudo com facilidade, mas pessoas de fora vão ficar confusas e não vão entender o que estão dizendo.
    • Por exemplo, "Eu te amo" ficaria "Io ti meu".
    • Outro exemplo seria "Oi, como vai você", que ficaria "Ue, cumu veo vuci?".
  3. Escreva as palavras várias vezes e converse com seus amigos, trocando bilhetes ou digitando no WhatsApp mesmo. Quanto mais vocês conviverem com o novo idioma, mais fácil vai ser se acostumar com ele.
  4. Vocês podem criar uma regra de substituição simples para ser memorizada e decodificada pelo grupo de vocês, mas também podem criar uma folhinha com os códigos para decodificar mensagens, caso queiram que o idioma seja mais complexo. Caso optem pela segunda opção, é importante que todos do grupo recebam uma cópia da folha para que não haja problemas de comunicação.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 4:

Substituindo palavras completas

PDF download Baixe em PDF
  1. Escolha palavras únicas que não costuma utilizar no dia a dia, como termos complexos, nomes de pessoas famosas, títulos esportivos, etc. A ideia é substituir nomes, lugares e atividades por essas palavras absurdas e aleatórias. Assim, vai ser muito mais fácil criar seu próprio idioma.
    • Por exemplo, se você e seu grupo de amigos são fãs de futebol, monte uma lista de jogadores famosos e use os nomes deles como substitutos para os nomes de outras pessoas.
    • Se quer algo mais simples, substitua apenas verbos ou emoções. Esses termos podem transformar completamente o significado de uma frase, sem que seja preciso trocar todas as palavras.
  2. Junte-se com seus amigos e façam um brainstorm para pensar em palavras do português que podem ter seus significados substituídos por outros. A ideia é que todos gravem os novos significados mentalmente.
    • Aposte em palavras com significados muito diferentes para que não seja difícil decifrar o que estão tentando dizer. Por exemplo, use a palavra burrito para "odiar". Assim, se o que queria dizer era "Eu odeio matemática", diga "Eu burrito matemática".
  3. Monte um dicionário que revele as definições de todas as palavras criadas para que todos vocês consigam decifrar as mensagens rapidamente. O ideal é guardar tudo nos celulares ou computadores de vocês para que possam acessar rapidamente.
    • A ideia é que o dicionário de vocês seja como um dicionário comum, listando as palavras no idioma inventado seguidas das definições delas em português.
    • Obviamente, não é preciso incluir todas as palavras existentes na língua, já que muitas delas não vão ter seus significados alterados. Inclua apenas as palavras que vocês modificaram. [2]
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 4:

Criando um sistema

PDF download Baixe em PDF
  1. Idiomas inventados comuns, como a Língua do P, simplesmente modificam palavras existentes, o que facilita o aprendizado e a comunicação.
    • Usando a Língua do P como exemplo: para falá-la, basta acrescentar a letra "P" na frente de cada letra nas palavras. Por exemplo, para dizer "banana", você deveria dizer "pb-pa-pn-pa-pn-pa".
    • Crie o seu próprio prefixo ou sufixo. Por exemplo, digamos que queira usar o prefixo "xo" para todas as palavras, além de usar a primeira letra de cada palavra como sufixo. Nesse caso, a palavra banana ficaria "xoananab".
  2. Comece a implementar o novo idioma em conversas rotineiras com seus amigos. Vai levar um tempo para que consigam conversar naturalmente, mas basta ter paciência e vocês logo vão tirar de letra.
    • Comece com orações básicas. Por exemplo, usando a modificação sugerida no passo anterior, a frase "Essa é minha língua" ficaria "Xossae xoé xoinham xoingual". [3]
    • Muitos idiomas inventados não modificam palavras curtas e difíceis de se transpor para outra língua. O recomendado é manter as palavras curtas como são, para facilitar a escrita, a pronúncia e a compreensão.
  3. As línguas secretas não servem de nada se você não tiver com quem falar, não é? Junte-se com seus amigos e montem juntos o novo idioma para que possam falá-lo e escrevê-lo de forma confortável.
    Publicidade
Método 4
Método 4 de 4:

Criando um idioma visual

PDF download Baixe em PDF
  1. Você é uma pessoa mais visual? Que tal criar os caracteres do seu novo idioma? Esse pode ser o pontapé inicial para a comunicação secreta com seus amigos. Os caracteres não precisam necessariamente ser letras únicas, podendo também representar palavras inteiras. Essa é uma ótima opção caso não faça questão de criar um idioma falado — se quiser se comunicar falando com seus amigos, utilize algum dos outros Métodos acima.
    • Confira outros idiomas que utilizam símbolos no lugar de palavras para se inspirar. Por exemplo, você pode usar caracteres chineses e hieróglifos egípcios como base para seu novo idioma. [4]
  2. É importante que todos os envolvidos revisem e aprovem o alfabeto e o dicionário. O ideal é utilizar símbolos que sejam fáceis de escrever, independentemente do nível de habilidades motoras de vocês. Substituir palavras por símbolos vai facilitar o aprendizado do idioma e as conversas de vocês, mas é importante que todos seus amigos tenham uma cópia do dicionário.
  3. Assim, vai ser fácil memorizá-lo como se fosse sua língua nativa! Continue praticando para não se esquecer do idioma, já que é fácil "apagar" línguas novas sem prática.
    Publicidade

Dicas

  • Lembre-se de criar um nome para seu idioma.
  • Monte um dicionário pequeno de palavras comuns que você costuma usar e leve-o sempre consigo.
  • Evite línguas alternativas batidas, como a Língua do P. Se muitas pessoas conhecerem o idioma, ele deixa de ser secreto, certo?
  • Se não quer mesmo que entendam o que você e seus amigos estão conversando, aposte em um idioma mais complexo. Não é preciso exagerar, entretanto, ou vocês também ficarão confusos.
  • Se não quer usar o sistema alfabético do português, baseie seu idioma em línguas mais complexas, como o chinês, o hindi ou o árabe.
  • Experimente utilizar novos símbolos para substituir caracteres como pontos, vírgulas, números, pontos de exclamação e asteriscos.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 32 454 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade