Baixe em PDF
Baixe em PDF
Ninguém é capaz de fazer desaparecer a dor ou tristeza de alguém que sofreu a perda de um amigo ou familiar. O luto é um sentimento intenso e poderoso, que causa desconforto para quem está sofrendo e para todos à sua volta. Você pode se sentir um pouco sem jeito, sem saber o que dizer ao amigo. Entretanto, é possível ajudar uma pessoa em processo de luto com muita compaixão, compreensão e gentileza.
Passos
-
Seja paciente. Não existe certo ou errado quando o assunto é o luto, e uma pessoa pode levar meses, ou até anos para superar.
-
Diga ao seu amigo que é perfeitamente normal e aceitável sentir raiva, culpa, medo, depressão e remorso. O processo de luto é uma montanha-russa de emoções. No primeiro dia, a pessoa provavelmente não terá vontade de sair da cama, ao passo em que no dia seguinte pode sentir vontade de gritar, berrar e até rir.
-
Faça companhia ao seu amigo. Às vezes, as pessoas em luto se sentem isoladas e sozinhas. Você não precisa ter todas as respostas. Na verdade, em alguns momentos, o melhor que você pode fazer é ouvir seu amigo e fornecer seu ombro e seu abraço.Publicidade
-
Encare a morte. Você pode ajudar um amigo de luto não tendo medo de usar a palavra "morte". Ao tentar amenizar a situação, você pode deixar a pessoa com raiva. Não diga nada do tipo, "soube que você perdeu seu marido". O marido dela não está perdido. Ele morreu.
-
Mostre ao seu amigo que você se importa. Seja honesto ao se comunicar com seu amigo de luto. "Sinto muito" é uma boa expressão nesta situação.
-
Ofereça sua assistência. Tudo bem dizer ao seu amigo que você não sabe o que fazer, mas diga também que gostaria de ajudar assim mesmo. Você pode fazer várias coisas para ajudar, como fazer compras, cortar a grama, etc.Publicidade
-
Tome a iniciativa e se ofereça para ajudar um amigo de luto, ou apareça sem avisar, pronto para o trabalho.
- Leve comida para o seu amigo. Normalmente, os enlutados se esquecem de comer. Leve um lanche ou comida de que a pessoa goste e garanta que ela esteja alimentada adequadamente.
- Ajude com os preparativos para o funeral. Se seu amigo nunca viveu uma experiência assim, não saberá como preparar um funeral. Você pode ajudar se oferecendo para escrever o obituário, para procurar uma igreja para o velório e pode ajudar a encontrar um pastor ou celebrante para falar no memorial.
- Limpe a casa do seu amigo. A pessoa deve estar em estado de choque e sem nenhuma condição de fazer suas tarefas normais do dia-a-dia. Muitas vezes, familiares e amigos de outras cidades vêm para ficar com a pessoa e ajudar também no que for preciso.
-
Continue oferecendo seu apoio, mesmo depois do funeral. O luto demora para passar, e você pode ajudar seu amigo mantendo contato mesmo depois do enterro. Ligue para ele, leve-o para almoçar, converse com ele sobre a pessoa que faleceu.
-
Fique atento aos sinais de depressão severa. É normal que a pessoa de luto se sinta deprimida, mas se ela não conseguir sair de casa para ir à escola ou ao trabalho, se estiver com problemas para dormir ou se não conseguir comer (ou se come demais o tempo todo), ela pode precisar de ajuda.
- O processo de luto varia de pessoa para pessoa. Caso seu amigo não esteja melhorando ou mencione suicídio, intervenha.
- Leve seu amigo a um grupo de ajuda ou marque uma consulta com um médico caso ele esteja falando muito sobre a morte, com alucinações, não consiga realizar suas atividades normais etc.
Publicidade
Dicas
- Não diga à pessoa que você sabe o que ela está sentindo, a não ser que você tenha passado por algo parecido.
- Não diga que a pessoa que morreu está em um lugar melhor. A pessoa não vai acreditar e vai responder que o melhor lugar para a pessoa estar seria aqui na Terra, com vida.
- Nunca diga a uma pessoa de luto que ela deve superar a dor logo. Isso pode irritá-la ou fazê-la pensar que já deveria ter superado. O luto de cada um tem um ritmo distinto.
- Lembre-se que cada um reage à morte de uma maneira diferente. Tudo bem não querer falar sobre a pessoa que morreu, mas não é bom quando esse vira o assunto principal.
- Não deixe seu amigo sozinho, mas também não grude nele o tempo todo. Ele também precisa de espaço.
- Abrace seu amigo e diga que você sente muito pelo ocorrido.
Publicidade
Referências
Sobre este guia wikiHow
Esta página foi acessada 45 156 vezes.
Publicidade