Baixe em PDF Baixe em PDF

O fim de um relacionamento pode ser muito delicado e quando isso acontece com uma amiga é importante estar lá para ajudá-la. Ouça-a com atenção, seja sensível e dê importância aos sentimentos dela. Oferecer uma mão amiga e emprestar os ouvidos é fundamental nesse momento; leve-a para dar uma volta pela cidade, divirtam-se juntas, tente distraí-la do rompimento e isso já aliviará um pouco da barra. Dê tempo para que ela se recupere emocionalmente e seja paciente.

Método 1
Método 1 de 3:

Conversando claramente com sua amiga

Baixe em PDF
  1. Ouvir de verdade é a melhor maneira de otimizar sua ajuda durante o tempo que estiver com ela. [1] Demonstrar interesse e conversar com franqueza a farão se sentir muito melhor, mesmo com o fim do relacionamento.
    • Olhe nos olhos quando ela estiver falando.
    • Preste atenção e use sua linguagem corporal, seja franzindo as sobrancelhas, sorrindo ou concordando, para que ela perceba que você está interessado no que ela diz.
    • Use perguntas abertas. Por exemplo, em vez de fazer perguntas de “sim” ou “não”, como “Você está triste?”, pergunte “Como você se sente?”.
  2. [2] Sua amiga está arrasada e esse estado de espírito pode fazê-la interpretar até os mais sinceros conselhos errado. Não diga coisas aleatórias como “Vai ficar tudo bem” ou “Às vezes, não era para ser”; prefira falar com mais intimidade, algo como “A saudade deve estar tão difícil de encarar, você realmente parece triste”.
    • Peça licença para fazer perguntas. [3] Chegar à raiz do que aconteceu pode ser a melhor ideia para compreender a situação como um todo. Embora seja importante falar sobre isso, peça permissão antes; este é um assunto muito delicado e ela pode preferir se guardar por enquanto. Como com “Posso perguntar...?”
  3. [4] Talvez você nunca tenha tido um relacionamento longo ou tome atitudes diferentes em geral, mas tente compreender sua amiga. Esforce-se para entender o que ela sente e por quê.
  4. [5] Empatia é a habilidade de sentir a dor do próximo, em geral por que experiências como um término de namoro já aconteceram com a maioria das pessoas. Pense no pior término de relacionamento que já teve e use-o isso para se lembrar de como o apoio de seus amigos foi fundamental; faça por sua amiga o que fizeram por você naquela época.
    • Não tente acalmá-la com o desdém típico de frases como “Não se preocupe com isso” ou “Vai dar tudo certo”.
    • Em vez disso, escute-a e dê uma responsa sincera e cheia de empatia, como "Você é uma pessoa maravilhosa e, mesmo que esteja sofrendo agora, logo passará e encontrará a felicidade".
    • Ouça-a e diga o que você gostaria de ouvir se estivesse sentindo o que ela está sentindo. Diga coisas como “Você é uma pessoa incrível e sei que encontrará sua felicidade novamente. A situação é difícil, mas eu sei que você consegue!”
  5. Ajude-a a ver o que a t orna única. Isso pode ajudar a minimizar o sentimento de perda. Lembre-a que mesmo que o ex fosse parte importante da v ida dela, ela ainda é um ser humano completo e capaz de viver sem ele.
    • Por exemplo, elogie-a pela incrível capacidade artística, as graduações que conseguiu, ou qualquer outra coisa, e lembre-a que não precisou de ninguém para atingir esses objetivos.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Dando apoio com atitudes

Baixe em PDF
  1. [6] Não permita que ela sofra esse término sozinha. Convide seus amigos em comum para se divertirem e ajudá-la também, unam-se para alegrar uma amiga com o coração partido e, mais do que falar, mostrem que estão lá para ela.
    • Pense no bem estar dela e ajude-a a ser mais gentil consigo mesma.
    • Dê um abraço nela, faça um carinho e mostre que você se importa, está lá para ela e quer vê-la feliz novamente. Ter um ombro amigo para chorar é a melhor coisa do mundo.
  2. [7] Se sua amiga conta sentimentos íntimos e outras coisas pessoais, é sinal de que ela confia em você e isso é inestimável. Não saia espalhando essas coisas por aí.
  3. [8] Vá às compras com sua amiga! Visitem livrarias, lojas de maquiagem ou qualquer coisa que ela goste e comprem algo bobo e barato. Comprar algo bonito para si mesma pode deixá-la mais alegre, mesmo que seja só por um tempo.
    • Vão ao cinema, saiam para comer uma pizza, dançar ou qualquer coisa que costumem fazer juntas.
    • Faça uma lista de reprodução bacana para ela no Spotify! Se vocês são das antigas, grave uma fita! A surpresa pode deixá-la atordoada das emoções negativas também.
  4. [9] Ter consciência dos próprios sentimentos a ajudará a lidar com eles com mais naturalidade. Por outro lado, negá-los não permitirá que ela abra mão do ressentimento e da frustração, o que pode ser expressado futuramente contra amigos, namorados e até familiares.
    • Deixe-a chorar. [10] Sua amiga deve botar tudo que está sentindo para fora pelo tempo que precisar. Chorar é saudável e ela se sentirá melhor, portanto ofereça-se para ouvi-la, deixá-la chorar e faça companhia durante a fossa.
  5. [11] Cada um se recupera no próprio tempo e à própria maneira. Mesmo que não entenda porque sua amiga ainda está arrastando esse luto, seja paciente e espere. Dê o tempo que ela precisar.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Ajudando sua amiga a seguir em frente

Baixe em PDF
  1. [12] Os momentos seguintes a um rompimento são difíceis e sua amiga pode ficar deprimida. Ajude-a com as tarefas menores, como varrer o chão da casa, lavar a louça ou fazer a comida. Ela pode não ter a menor força para fazer essas coisas e ser cuidada pode fazê-la se erguer mais rapidamente.
  2. Ajude sua amiga a ver o lado positivo do término. [13] Quando a pior fase passar, fale das coisas boas que um rompimento pode trazer. Por exemplo, agora que ela está solteira, pode planejar viagens e mudanças por conta própria, sem depender de ninguém.
    • Além disso, quando ela estiver pronta, poderá voltar à ativa e paquerar quem quiser! Quem sabe até arrumar um namorado novo?
    • Mostre que ela terá mais tempo para a família, amigos próximos e você também!
    • Faça uma piada nesse ponto. Diga “Viu só? Agora você pode passar mais tempo comigo!”
    • Ajude-a a fazer uma lista da gratidão. Todos os dias, pela manhã ou ante de dormir, ela deverá escrever cinco coisas boas que aconteceram; diga para ela começar com “Hoje foi um bom dia. Eu sou grata por...”, seguido por cinco coisas boas que a fizeram se sentir melhor ou sorrir.
  3. [14] É natural que você queira dar apoio para seus amigos nos momentos de dificuldade. No entanto, lembre-se de que só ela pode escolher sair dessa e seguir com a vida com mais positividade. Fique alerta para sinais de que ela não está lidando com o problema de maneira saudável e prepare-se para rompantes emocionais.
    • É possível que ela a afaste, mesmo que você tenha as melhores intenções. Se ela tiver momentos de grosseria, ansiedade e indiferença, tente entender que ela está lutando contra as próprias emoções e está sensível. É claro que você não é obrigada a ficar e ser ofendida se ela ultrapassar os limites, mas se esse não for o caso, tente compreendê-la.
    • Se ela realmente sair da linha, diga “Eu sei que você está em um momento difícil e quero muito ajudar, mas você está me dando patadas sem motivo algum. Não desconte sua raiva e frustração em mim” e vá embora, se achar melhor.
    • Não permita que ela abuse de sua bondade. Não foi você quem terminou um namoro, portanto não aja como se fosse; ela pode dormir na sua casa por algumas noites se quiser, mas não morar. Esse fardo não é seu.
  4. [15] Se sua amiga entrar em depressão ou começar a demonstrar comportamentos negativos, ajude-a a reconhecer isso [16] e convença-a de que é uma boa ideia buscar ajuda profissional.
    • Algumas pessoas apelam para o álcool e as drogas quando depois de um término, mas outros comportamentos destrutivos também podem surgir, como compulsão por trabalhar, falta ou excesso de apetite, fazer compras demais, etc. Se sua amiga começar a exibir esse tipo de comportamento, procurem um terapeuta.
    • A terapia é muito benéfica. Sua abrangência fornece as ferramentas necessárias para o paciente entender os próprios padrões de comportamento. No caso de sua amiga, além de ajudá-la a passar pela turbulência do término, ela poderá compreender as razões dele.
    • Se a sua amiga esteve em um relacionamento abusivo, ela pode apresentar muitos outros problemas psicológicos; nesses casos, é ainda mais importante buscar ajuda profissional.
    • Falar com um terapeuta pode ajudar sua amiga a aceitar o rompimento e entender melhor suas ações para que não as repita no futuro. Isso inclui procurar namorados melhores ou tomar atitudes diferentes em um relacionamento.
    Publicidade

Dicas

  • Leve-a para algum lugar onde ela se sinta bem, como um restaurante, uma praia, um spa, um parque, etc.
  • Quando ela não estiver chorando, faça-a rir, esse ainda é o melhor remédio.
Publicidade

Avisos

  • Não grite com sua amiga, nem a culpe pelo fim do namoro.
  • Tome cuidado com o que dirá sobre o ex, pois eles podem voltar a namorar no futuro.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 172 902 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade