Baixe em PDF Baixe em PDF

O octógono é um polígono que possui oito lados. De modo geral, quando a maioria das pessoas pensa na palavra “octógono”, o que vem à mente é o octógono regular — aquele que possui lados e ângulos de igual medida (como ocorre nas placas de trânsito “ Pare ”). É fácil desenhar um octógono preciso de diferentes modos que requerem apenas materiais básicos — leia o Passo 1 para começar.

Método 1
Método 1 de 4:

Usando um transferidor e uma régua

Baixe em PDF
  1. [1] Uma vez que a medida dos ângulos existentes em um polígono regular é padronizada, o que será preciso decidir é o tamanho dos lados do octógono. Quanto maior o comprimento dos lados do octógono, maior será a forma em si. Tome uma decisão com base na quantidade de espaço que está à disposição.
  2. Esse será o primeiro dos oito lados do octógono. Desenhe a sua linha em um local que ainda permita bastante espaço para os outros lados.
  3. Em qualquer extremidade de sua linha, encontre o ângulo de 135° e marque-o. Desenhe uma linha de comprimento igual ao da primeira e a um ângulo de 135°. Esse será o segundo lado do octógono.
    • Observe que as linhas devem se encontrar nas extremidades. Não comece a nova linha no centro da anterior, por exemplo.
  4. Siga esse padrão, desenhando linhas de mesmo comprimento e que se encontram em ângulos de 135°. Repita esses passos até haver criado um octógono regular completo. [2]
    • Por conta do acúmulo de pequenos erros humanos na precisão do desenho, o último lado desenhado pode não estar a exatos 135° da linha original. Normalmente, se você fez o desenho com cuidado, é aceitável usar uma régua para simplesmente unir a extremidade do sétimo lado ao início do primeiro.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 4:

Usando um compasso e uma régua

Baixe em PDF
  1. Compassos são ferramentas simples usadas para desenhar círculos perfeitos. [3] O diâmetro do círculo desenhado equivalerá à maior diagonal do octógono — em outras palavras, a distância de um ponto do octógono até o ponto diretamente oposto a ele. Desse modo, um círculo maior produzirá um octógono maior, e vice-versa. Use um compasso para desenhar o seu círculo e, a seguir, faça duas linhas que passam ao longo do diâmetro do círculo, se encontrando no centro em ângulos perpendiculares.
  2. Mantendo o compasso afixado no mesmo ponto central, desenhe um círculo com um raio levemente maior. Por exemplo, se você inicialmente desenhou um círculo com 2 polegadas, ou 5 cm de raio, pode-se aumentar a abertura do compasso em meia polegada, ou 1,25 cm, e desenhar um novo círculo.
    • No restante do processo, mantenha o compasso definido nessa configuração nova e mais aberta.
  3. Coloque o compasso afixado em uma das intersecções entre o círculo interno e seu diâmetro. Use o compasso para desenhar um arco próximo ao centro do círculo. Você não precisa desenhar um círculo inteiro — somente um arco que passa de um lado do círculo para outro.
  4. Posicione o compasso na intersecção entre o círculo interno e a linha diametral oposta a ela, e desenhe outro arco ao longo do centro do círculo. Você terá, por fim, uma forma de “olho” no meio do círculo.
  5. Use uma régua para fazer essas linhas. Elas deverão ser longas o suficiente para dividir o círculo em dois pontos, ainda sendo perpendiculares à linha diametral através da qual passam.
  6. A seguir, repita os passos anteriores com relação à outra linha diametral que forma a cruz central. Em outras palavras, coloque o compasso posicionado na intersecção entre essa linha e o círculo e desenhe arcos que passam ao longo do círculo, como anteriormente.
    • Quando isso estiver pronto, você terá duas formas de “olho” perpendiculares uma à outra.
  7. Como anteriormente, você agora deverá desenhar duas linhas retas passando pelos cantos de sua nova forma de “olho”. As linhas devem ser longas o suficiente para dividir o círculo e perpendiculares à linha diametral que elas cruzam.
    • Ao serem desenhadas, essas linhas, juntamente àquelas que passam pelos cantos do outro “olho”, devem formar um quadrado.
  8. Esses pontos mencionados formarão os cantos de um octógono regular. Conecte-os para completar a forma completa.
  9. Parabéns! Você acaba de desenhar um octógono regular! [4]
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 4:

Dobrando um papel

Baixe em PDF
  1. Dobrar um octógono perfeito a partir de uma folha de papel requer começar com uma folha quadrada. Observe que a maioria dos tipos de papel utilizados em tarefas cotidianas estão relacionadas a trabalho ou escola, sendo mais retangulares do que quadrados. Por exemplo, o papel comum possui 21 × 29,7 cm. Isso significa que você deverá encontrar uma folha quadrada de papel (o papel de construção geralmente vem nesse formato) ou cortar um canto da folha comum para torná-la quadrada. [5]
    • Se você preferir cortar o papel, use uma régua para maior garantia de precisão. Por exemplo, se você deseja cortar uma folha de 21 × 29x7 cm para se tornar um quadrado, use uma régua que meça 21 cm na lateral do papel e corte o restante.
  2. Observe que, à medida que você executa esse passo, uma forma de oito lados será criada. Essas dobras servirão como quatro dos oito lados do octógono, de modo que, para que ele pareça ser uma forma regular, é importante certificar-se de que todos possuam o mesmo tamanho. Use uma régua para medir as bordas dobradas — é preciso que quaisquer duas bordas tenham tamanho tão idêntico ao espaço entre elas quanto possível.
    • Note que você não deve dobrar os cantos até o fim . Se você o fizer, o que restará será um quadrado menor. Em vez disso, dobre os cantos até a metade do trajeto até o centro.
  3. Quando você estiver feliz com as dimensões de seu octógono, desdobre parcialmente os cantos da folha de papel e corte ao longo das bordas dobradas. Por fim, você terá uma forma com oito lados aproximadamente do mesmo tamanho — um octógono regular.
    Publicidade
Método 4
Método 4 de 4:

Criando um octógono regular

Baixe em PDF
  1. É importante lembrar que, embora muitos chamem de “octógono” apenas um octógono regular (aquele que possui ângulos e lados de medida igual), esse não é, especificamente, o único tipo de octógono existente. Qualquer forma com oito lados, por definição, é um octógono — apenas não um octógono regular. Logo, criar uma forma com oito lados de comprimentos diferentes, em vez de mantê-los idênticos, compõe um octógono irregular. [6]
  2. Como ocorre nos comprimentos laterais, octógonos não precisam necessariamente conter ângulos de 135°. Desde que a forma possua oito lados, ângulos de medida superior ou inferior a 135° podem ser usados, resultando em um octógono irregular. [7]
    • A exceção a essa regra se refere aos ângulos iguais a 180°. De modo geral, os dois segmentos de linhas que compõem esse ângulo podem ser considerados uma única borda em um polígono.
  3. Vale também notar que certos tipos especiais de polígonos chamados de estrelas podem conter linhas que se cruzam umas com as outras. [8] Por exemplo, uma estrela comum de cinco pontas é desenhada desse modo a partir de cinco linhas que se cruzam em diversos locais. De modo similar, é possível criar uma estrela de oito pontas a partir de oito linhas de medidas iguais. É também possível desenhar formas de oito lados com lados que se cruzam, mas sem uma forma de estrela simétrica e harmônica. De modo geral, essas formas podem ser consideradas “casos especiais” de octógonos.
    Publicidade

Dicas

  • Seja preciso se você deseja desenhar um octógono perfeitamente regular.
  • É mais fácil dobrar o papel e criar um octógono a partir de um quadrado, para conseguir ainda mais lados.
Publicidade

Avisos

  • Não se corte com tesouras ou se espete com a ponta do compasso. Ambos doem.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 88 793 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade