Baixe em PDF Baixe em PDF

Não importa se você precisa enviar uma encomenda ou passar na próxima prova escolar, saber como calcular o volume de uma caixa é bastante simples. O volume representa a medida do tamanho de um objeto em três dimensões, de modo que essa variável, no caso da caixa, mede o espaço que existe dentro dela. Para encontrá-lo, você precisa tirar algumas medidas simples e, por fim, multiplicá-las.

Método 1
Método 1 de 2:

Calculando o volume de caixas retangulares

Baixe em PDF
  1. Se a caixa for retangular ou quadrada, essas três serão as únicas informações necessárias. A seguir, você precisa apenas multiplicá-las para obter o resultado final. Frequentemente, tal equação é abreviada como V = l × w × h . [1]
    • Exemplo de pergunta : "se eu tenho uma caixa com comprimento de 10 cm, largura de 4 cm e altura de 5 cm, qual é seu volume?"
    • V = l × w × h
    • V = 10 cm × 4 cm × 5 cm
    • V = 200 cm 3
    • A variável "altura" pode ser substituída por "profundidade". Por exemplo, "a caixa tem 10 cm de comprimento, 4 cm de largura e 5 cm de profundidade ". [2]
  2. Se você está observando a caixa de cima, seu topo parece ser um retângulo plano, ou seja, o comprimento é sua maior medida. Escreva esse número no campo "comprimento". [3]
    • Lembre-se de usar a mesma unidade de medida em cada lado — se você medir um lado em centímetros, todos os outros devem estar representados em centímetros.
  3. A largura da caixa representa a outra borda, próxima ao comprimento. Se você está procurando por um lado da caixa, a largura é aquele que forma um "L" com o comprimento. Escreva esse valor no campo "largura". [4]
    • A largura sempre será o lado mais curto.
  4. Este é o último lado a ser medido e representa a distância que vai do topo à base da caixa. Escreva esse valor no campo "altura".
    • Dependendo da posição da caixa, o lado que você chama de "altura" ou "comprimento" pode ser diferente. No entanto, não importa qual deles seja chamado de "comprimento", desde que sejam medidos três lados diferentes.
  5. Lembre-se de que a equação para volume é V = comprimento × largura × altura , ou seja, basta multiplicar as três variáveis para descobrir o valor final. Inclua também as unidades de medida, para que não se esqueça do que significam esses números. [5]
    DICA DE ESPECIALISTA

    Grace Imson, MA

    Professora de Matemática, City College of San Francisco
    Grace Imson é professora de matemática com mais de 40 anos de experiência. Atua hoje no City College of San Francisco e integrou o Departamento de Matemática da Saint Louis University. Ensinou matemática em todos os níveis de ensino. Possui Mestrado em Educação, especialização em Administração e Supervisão pela Saint Louis University.
    Grace Imson, MA
    Professora de Matemática, City College of San Francisco

    Antes de multiplicar, verifique se todas as unidades usam a mesma medida. Os problemas mais difíceis darão medidas diferentes para cada caixa. Não é possível multiplicar até descobrir as medidas de cada caixa, e também se estão na mesma unidade (caso contrário, será necessário convertê-las).

  6. O volume é uma medida, mas, se você não souber qual é o sistema utilizado, seu número será inútil. A forma correta de denominar o volume é com o tipo de medida elevada ao cubo . Por exemplo, se medirmos todos os lados em centímetros, a resposta final será dada em "centímetros 3 ". [6]
    • Exemplo de pergunta : "se eu tenho uma caixa com comprimento de 2 metros, largura de 1 metro e altura de 4 metros, qual é seu volume?"
    • V = l × w × h
    • V = 2 m × 1 m × 4 m
    • Volume = 8 m 3
    • Nota avançada : Isso acontece porque o volume indica a você quantos pequenos cubos caberiam dentro da caixa mensurada. No exemplo anterior, isso significa que poderíamos inserir oito cubos separados de 1 m de lado.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 2:

Calculando caixas com formas diferentes

Baixe em PDF
  1. Cilindros são tubos nos quais o topo e a base têm formato circular. Para descobrir o volume de um cilindro, use a equação V = pi × r 2 × h, onde pi = 3,14, r representa o raio do círculo superior e h representa a altura. [7]
    • Para descobrir o volume de um cone, uma pirâmide com base circular, use a mesma equação e multiplique o resultado por 1/3. Desse modo, o volume de um cone é igual a 1/3 (pi × r 2 × h).
  2. Pirâmides têm um lado, ou base, de modo que todas as outras faces se encontram em um mesmo ponto. Para descobrir seu volume, multiplique a área da base pela altura e, a seguir, multiplique o resultado por 1/3.Assim, o volume de uma pirâmide é igual a 1/3 (base × altura). [8]
    • A maioria das pirâmides tem base quadrada ou retangular. A área da base, por sua vez, pode ser encontrada multiplicando-se o comprimento pela largura.
  3. Por exemplo, se for preciso descobrir o volume de uma caixa em forma de "L", haverá mais de três lados para serem medidos. No entanto, se enxergarmos a caixa como dois blocos menores, será possível descobrir o volume de cada um deles e somá-los para obter o valor final. Em nossa caixa em forma de "L", por exemplo, podemos enxergar a linha vertical como a caixa retangular e a linha horizontal, como a caixa quadrada.
    Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 220 603 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade