Baixe em PDF Baixe em PDF

Um hexágono comum, também conhecido como hexágono perfeito, tem seis lados iguais e seis ângulos iguais. Você pode desenhar um hexágono perfeito usando uma régua e um transferidor, um hexágono menos perfeito usando uma forma circular e uma régua, ou até um hexágono mais livre usando um lápis e sua intuição. Se você quiser saber como desenhar um hexágono de diversas formas, simplesmente siga estes passos.

Método 1
Método 1 de 3:

Desenhando um hexágono perfeito usando um compasso

Baixe em PDF
  1. Coloque um lápis em seu compasso. Abra o compasso para deixá-lo do tamanho adequado para a largura do raio do seu círculo. Pode ser apenas alguns centímetros de largura. Depois, coloque a ponta do compasso e gire o compasso até ter criado um círculo.
    • Às vezes é mais fácil desenhar um semicírculo em uma direção e depois voltar e desenhar outro semicírculo na outra direção.
  2. Mova na direção de cima do círculo. Não mexa na angulação ou configuração do compasso.
  3. Faça ela escura, mas não tão escura, porque você irá apagá-la depois. Lembre-se de manter o ângulo que você ajustou para o compasso.
  4. Coloque o ponto bem na marca.
  5. Isso deve criar uma segunda marca um pouco distante da primeira marca. Se você estiver indo no sentido horário ou anti-horário, continue assim.
  6. Você deve acabar voltando para a marca em que originalmente começou. Caso contrário, é provável que o ângulo do compasso tenha mudado enquanto você mexia com ele, possivelmente apertando o compasso demais ou afrouxando um pouco.
  7. Os seis lugares onde suas marcas cruzam a borda do círculo são os seis pontos do seu hexágono. Use sua régua e lápis para desenhar uma linha reta que conecte os pontos adjacentes.
  8. Isso inclui o seu círculo original, as marcas nas bordas e quaisquer outras marcas que você tenha feito no processo. Assim que você tiver apagado as linhas guia, seu hexágono perfeito deve estar completo.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Desenhando um hexágono usando um objeto redondo e uma régua

Baixe em PDF
  1. Isso criará um círculo. É importante usar um lápis, porque você precisará apagar depois as marcas que fez. Você também pode tracejar a borda de uma caneca de cabeça para baixo, uma jarra ou pote ou qualquer coisa com uma base redonda.
  2. Você pode usar uma régua, um livro ou qualquer coisa reta para fazer isso. Se tiver uma régua, você pode encontrar a marca do meio medindo a largura vertical do círculo e dividindo por dois.
  3. Já que você já tem uma linha passando pelo meio do círculo, o X deverá ser mais largo do que alto para deixar as partes iguais. Simplesmente pense em dividir uma pizza em seis pedaços iguais.
  4. Para fazer isso, simplesmente use uma régua para desenhar uma linha reta na parte curvada de cada seção, conectando-a com as outras duas linhas retas para formar um triângulo. Repita este processo seis vezes. Imagine que está formando uma "casca" ao redor dos pedaços de pizza.
  5. Isso inclui o seu círculo original, as três linhas que separam o círculo em seis partes e quaisquer outras marcas que você tenha feito durante o processo.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Desenhando um hexágono usando apenas um lápis

Baixe em PDF
  1. Para desenhar uma linha reta sem uma régua, simplesmente faça um ponto de início e de fim para a linha horizontal. Depois, coloque seu lápis no ponto de início e fique de olho no ponto final enquanto desenha a linha até ele. Esta linha pode ser do tamanho que você quiser.
  2. A linha diagonal à esquerda deve subir para a esquerda e a linha diagonal da direita deve subir para a direita. Você pode pensar nestas linhas formando um ângulo de 120 graus com a linha horizontal.
  3. Elas devem ser um espelho das duas primeiras linhas diagonais. A linha de baixo da esquerda deve parecer o reflexo da linha de cima da esquerda e a linha de baixo da direita deve parecer um reflexo da linha de cima da direita. Enquanto as linhas de cima se moviam para fora a partir da linha horizontal de cima, as linhas de baixo devem se mover para dentro pelos cantos inferiores das linhas de cima, rumo ao espaço onde a base ficará.
  4. Isso formará a base do hexágono. Ele deve estar perfeitamente paralelo à linha horizontal de cima, completando seu hexágono.
    Publicidade

Dicas

  • A ponta do lápis no compasso precisa estar sempre apontada para minimizar os erros de marcas muito grandes.
  • Se, durante o método do compasso, você conectar cada marca ao invés das seis marcas, vai acabar criando um triângulo equilátero.
Publicidade

Avisos

  • O compasso é um instrumento afiado; tenha cuidado ao manuseá-lo para não se machucar.
Publicidade

Por que funciona

  • Qualquer um dos métodos funciona para criar um hexágono perfeito formando 6 triângulos equiláteros, com o raio sendo o comprimento de todos os lados. Os seis raios desenhados têm o mesmo comprimento e as seis formas desenhadas para criar o hexágono possuem o mesmo comprimento que o raio porque o compasso não foi mexido. Já que os seis triângulos são todos equiláteros, os ângulos entre os vértices são de 60º cada.

Materiais Necessários

  • Papel;
  • Lápis;
  • Régua;
  • Um compasso (daqueles usados para desenhar círculos) ou um copo de vidro;
  • Algo para colocar embaixo do papel para que o compasso não escorregue;
  • Borracha.

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 202 921 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade