Baixe em PDF Baixe em PDF

Encontrar o centro de um círculo pode ajudá-lo a fazer tarefas básicas de geometria, como determinar uma circunferência ou área. Há vários caminhos para se encontrar o centro de um círculo: você pode desenhar linhas cruzadas, fazer círculos sobrepostos ou usar um objeto reto e uma régua.

Método 1
Método 1 de 3:

Desenhando linhas cruzadas

Baixe em PDF
  1. Use um compasso ou um objeto circular para fazer o desenho. O tamanho do círculo é irrelevante. Se você deseja encontrar o centro de um círculo existente, não é preciso fazer um novo.
    • O compasso geométrico é uma ferramenta especificamente projetada para desenhar e medir círculos. Compre um em uma livraria ou na loja da escola, se disponível. [1]
  2. Conecte dois pontos quaisquer existentes na borda do círculo. [2] Dê ao segmento de reta o nome AB.
    • Use um lápis para desenhar as linhas. Dessa forma, você pode apagar as marcas feitas depois de ter encontrado o centro. Faça linhas suaves, para ser mais fácil apagá-las.
  3. Ele deve ser paralelo e de igual comprimento ao primeiro. Dê a ele o nome de CD. [3]
  4. Esse terceiro segmento (AC) deve passar pelo centro do círculo — mas será necessário fazer ainda outro para encontrar o ponto exato.
  5. Desenhe o segmento final (BD) cruzando o círculo entre os pontos B e D. Essa nova linha deve passar sobre o terceiro segmento (AC) desenhado.
  6. Se você fez linhas retas e precisas, o centro do círculo estará na intersecção dos segmentos cruzados AC e BD. [4] A seguir, marque o ponto central com um lápis ou caneta. Se você só quer marcar o ponto central, apague os quatro segmentos de reta desenhados.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Usando círculos sobrepostos

Baixe em PDF
  1. Use uma régua ou um objeto reto para fazer uma linha dentro do círculo, de uma borda à outra. Os pontos usados são irrelevantes. Dê a eles os nomes A e B.
  2. Ambos deverão ter o mesmo tamanho. Torne A o centro de um círculo e B, o centro do outro. Deixe-os espaçados de forma a sobrepô-los como se fossem um diagrama de Venn.
    • Faça os círculos a lápis, e não a caneta. O processo será mais simples se você puder apagá-los mais tarde.
  3. Há um ponto no topo e um na base do espaço no "diagrama de Venn" criado pela sobreposição dos círculos. Use uma régua para ter a certeza de que a linha passa diretamente através desses pontos. Por fim, denomine-os (C e D) à altura em que a linha toca a borda do círculo original. Esse segmento de reta serve para marcar seu diâmetro.
  4. Isso limpa o seu espaço de trabalho e o prepara para o próximo passo do processo. Agora, você terá um círculo com duas linhas perpendiculares que o cruzam. Não apague os pontos centrais (A e B) dos círculos! Você terá que desenhar mais dois.
  5. Use o seu compasso para desenhar dois círculos iguais: um tendo o ponto C em seu centro e um com o ponto D. Eles também devem ser sobrepostos como um diagrama de Venn. Lembre-se: C e D são os pontos nos quais a linha vertical atravessa o círculo principal.
  6. Esse segmento de reta horizontal deve atravessar esse espaço sobreposto formado pela união de ambos. Ele equivale ao segundo diâmetro do círculo original e deve ser exatamente perpendicular à primeira linha de diâmetro.
  7. O ponto de intersecção dos dois segmentos de reta representa o centro do círculo! Marque-o para ter uma referência. Se você quiser limpar a página, sinta-se livre para apagar as linhas de diâmetro e os círculos adicionais.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Usando um objeto reto e um compasso

Baixe em PDF
  1. Elas podem ser completamente aleatórias. No entanto, o processo fica mais fácil se você as fizer mais quadradas ou retangulares. [5]
  2. Você agora terá quatro linhas tangentes formando um paralelogramo ou um retângulo.
  3. O ponto onde as linhas diagonais se cruzam é o centro do círculo.
  4. O centro deverá estar no local certo, caso não tenha havido erros no desenho das linhas ou das diagonais. Sinta-se à vontade para apagar o paralelogramo e as diagonais.
    Publicidade

Dicas

  • Tente usar um papel quadriculado no lugar do branco ou pautado. Pode ser de grande ajuda ter linhas perpendiculares e uma folha quadriculada para guiar o processo.
  • Você também poderá encontrar o centro de um círculo matematicamente, "completando o quadrado". [6] Isso é bastante útil se você tiver uma equação, mas não estiver trabalhando com um círculo físico.
Publicidade

Avisos

  • O objeto a ser usado pode ser qualquer um que tenha bordas retas e lisas. A diferença entre ele e a régua é o fato de que ela apresenta medidas. Você pode desenhar centímetros no objeto para transformá-lo em uma régua.
  • Para encontrar o centro verdadeiro , você precisa usar um compasso geométrico e um objeto reto.
Publicidade

Materiais Necessários

  • Lápis
  • Papel
  • Objeto reto
  • Compasso geométrico

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 108 394 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade