Baixe em PDF Baixe em PDF

Embora não seja um dos animais mais bonitos do mundo, o bagre de bigodes longos é absolutamente delicioso quando frito. Se preparado corretamente, o peixe tem um sabor leve de nozes e uma textura crocante bem atraente. O melhor de tudo é que esta refeição é fácil e rápida de preparar e não é cara, tornando-se perfeita para uma reunião de família.

Ingredientes

Bagre crocante à milanesa [1]

  • 8 filés de bagre;
  • 1 1/2 xícara de leitelho;
  • 1 colher de sopa do seu molho apimentado preferido;
  • 1 1/2 xícara de fubá amarelo;
  • 1/2 xícara de farinha de trigo;
  • 1/2 colher de chá de cebola em pó;
  • ½ colher de chá de alho em pó;
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto.
  • 6 filés de bagre;
  • 1 xícara de manteiga sem sal;
  • 2 colheres de sopa de páprica;
  • 2 colheres de chá de pimenta-limão;
  • 1 1/2 colher de chá de alho em pó;
  • 1 1/2 colher de chá de manjericão seco;
  • 1 colher de chá de cebola em pó;
  • 1 colher de chá de tomilho;
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto.
Método 1
Método 1 de 3:

Fazendo o bagre crocante à milanesa

Baixe em PDF
  1. Às vezes, esse peixe tem um sabor meio “lamacento” se não for preparado corretamente. Felizmente, colocá-lo em uma boa marinada ajuda a resolver esse problema. Remova os filés da embalagem, lave cada um com água e seque-os dando batidinhas leves com papel-toalha. Coloque o bagre em um utensílio para cozinhar, em um recipiente de plástico fechado ou em uma sacola vedável. Cubra com leitelho, molho picante e algumas pitadas generosas de sal e pimenta-do-reino. Misture bem e deixe o peixe marinando na geladeira.
    • O tempo exato marinando varia de receita para receita. A maioria recomenda pelo menos uma ou duas horas. [3] Algumas recomendam até mesmo 24 horas ou mais. [4]
  2. Misture fubá, farinha de trigo, cebola em pó e alho em pó em uma tigela grande. Remova o peixe da geladeira e deixe-o descansar em temperatura ambiente por aproximadamente dez minutos. Agite os filés para remover o excesso de umidade, polvilhe-os com uma pitada de sal e cubra cada um com a mistura em todos os lados. Coloque cada filé coberto de farinha em um prato limpo.
  3. Coloque uma frigideira grossa com bordas íngremes no fogo médio ou alto. As de ferro são a melhor opção, mas qualquer uma que seja bem firme serve. Adicione óleo em uma profundidade de 3 cm. [5] Quando chegar a uma temperatura de 180 °C, ou se começar a formar uma leve fumaça, está pronto para cozinhar.
    • Para obter melhores resultados, use um óleo com alto ponto de fumaça, como o de amendoim, de canola ou vegetal. Os óleos com baixo ponto, como azeite de oliva, começarão a fumaçar em temperaturas mais baixas e produzirão bem mais fumaça no geral. [6]
  4. Adicione-os no óleo quente cuidadosamente com um pegador. Pode ser necessário usar uma luva de cozinha – o óleo pode estourar e chiar inesperadamente. Coloque o peixe na direção contrária a você (nunca na sua direção) para minimizar os respingos do óleo no seu corpo.
    • Vire-os quando ficarem com uma coloração dourada na parte mais baixa, o que geralmente leva de três a cinco minutos.
    • Cozinhe em remessas, deixando um pequeno espaço entre cada um. Encher demais a frigideira não permitirá um cozimento uniforme.
  5. Quando o bagre já estiver bem frito, ficará completamente opaco na parte interna. Não deve haver nenhuma parte translúcida ou com uma textura de gel no meio. [7] Ao terminar de cozinhar cada filé, transfira-o para uma grade sobre uma camada de papel-toalha, o que permite que o óleo escorra e que o peixe esfrie. Adicione novos filés na frigideira quando a primeira remessa terminar.
    • Se puder evitar, tente não empilhar o peixe em um prato com papel-toalha, como se fosse bacon. A umidade e o vapor dos filés empilhados podem arruinar a textura crocante deliciosa, resultando em um produto ensopado e murcho.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Preparando o bagre enegrecido ao estilo Cajun

Baixe em PDF
  1. Em uma tigela pequena, misture páprica, pimenta-limão, alho em pó, manjericão seco, cebola em pó e tomilho. Adicione sal e pimenta-do-reino para dar um bom sabor – uma ou duas colheres de chá serão suficientes.
  2. Em um micro-ondas ou em uma panela, derreta a manteiga até ficar completamente líquida. Deixe o ingrediente descansar até ainda esteja líquido, mas frio o suficiente para ser manuseado com cuidado. Mergulhe cuidadosamente cada filé na manteiga derretida e deixe o excesso pingar. Em seguida, transfira-os para um prato limpo.
  3. Cubra cada um com uma colher de sopa da mistura por filé. Aplique generosamente – se sobrar, polvilhe sobre o restante dos peixes.
  4. Esse método de fritura não usa nenhuma gordura além do pouco de manteiga utilizado no bagre. Isso deixa os filés com uma textura diferente da obtida quando frita à milanesa com óleo – terá um exterior fino, saboroso e quase “queimado”. Por esse motivo, você deve esquentar a frigideira no fogão sem óleo por quase dez minutos.
    • O utensílio estará muito quente, portanto, tenha bastante cuidado. Se tiver um cabo de metal, use uma toalha ou uma luva de cozinha para manuseá-lo.
    • A frigideira de ferro é a melhor opção devido à habilidade de reter o calor, mas qualquer uma grossa serve.
  5. Assim que adicionar o peixe, a frigideira começará a chiar imediatamente. O calor pode fazer com que a carne grude, mas não há problema algum. O filé cozinhará rapidamente e, depois de dois ou três minutos, ficará escamoso. Vire-o, raspando o material escuro do fundo da frigideira, e cozinhe o outro lado até que fique semelhante ao primeiro.
    • Regue com um pouco de manteiga o lado superior de cada filé quando estiver sendo frito. Tal procedimento fornecerá um pouco de lubrificação na hora de virar a carne, impedindo que grude muito.
    • Não há problema algum se o peixe grudar um pouco na frigideira. Raspe do fundo e continue. A textura enegrecida resultante é exatamente o que você procura com essa receita.
  6. Quando a carne estiver toda opaca e escamar facilmente, está pronta para ser consumida. Transfira os filés direto da frigideira para cada prato e sirva imediatamente.
    • O segredo aqui é cozinhar a carne rapidamente no fogo alto. O tempo deve ser suficiente para transformar o tempero em uma crosta enegrecida deliciosa, mas cozinhar por muito tempo resultará em um pedaço de peixe seco e sem sabor. É necessário praticar bastante para dominar esse método.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Sugestões de acompanhamentos

Baixe em PDF
  1. Esses bolinhos são pedaços de massa frita (como se fossem donuts salgados) e, quando pareados com o bagre frito, formam um exemplo clássico da “comida confortante” do sul dos Estados Unidos. A refeição é extremamente satisfatória, mas tenha cuidado – é bem farta.
  2. Se você quiser um prato com mais valor nutricional, experimente essa combinação deliciosa. O arroz baião-de-dois é uma refeição bem saciante sozinha, mas você pode adicionar outros ingredientes, como linguiça, vegetais e outros para “apimentar as coisas”.
  3. Transforme o peixe frito em um lanche perfeito com esse condimento Cajun. O molho rémoulade é uma maionese picante e salgada. Não é apenas uma ótima opção com bagre – também é um bom substituto para o molho tártaro. [8]
  4. Está procurando algo um pouco mais saudável para comer com o bagre? Esses vegetais são ótimos acompanhamentos para qualquer peixe frito. Experimente servi-los puros ou em um maque choux (um tipo de caçarola picante que também contém linguiça). [9]
    Publicidade

Dicas

  • Se estiver procurando uma alternativa barata ao peixe, experimente fazer tilápia, que também contém o ômega 3 em comum com o bagre. [10]
  • Se estiver cozinhando em um local fechado, ligue o exaustor ou deixe uma janela aberta, pois o bagre tende a formar fumaça facilmente.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 26 311 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade