Baixe em PDF Baixe em PDF

Quer esteja realizando um experimento ou aprendendo álgebra, entender a relação entre variáveis dependentes e independentes é uma habilidade valiosa. Aprender a diferença entre elas pode ser difícil inicialmente, mas você logo pegará o jeito. A variável dependente é um resultado que depende de outros fatores, como os efeitos de um remédio com base na dosagem. Por outro lado, a variável independente é a causa de um resultado, não sendo afetada por quaisquer outros fatores.

Método 1
Método 1 de 3:

Entendendo variáveis dependentes e independentes

Baixe em PDF
  1. Uma variável é uma categoria ou característica mensurada em uma equação ou experiência. A variável independente permanece inalterada e não é afetada pelas demais. Em um experimento científico, o pesquisador altera a variável independente para analisar como as outras são afetadas por essa alteração. [1]
    • Se um pesquisador quer analisar como funcionam as diferentes dosagens de um medicamento, a dosagem representa a variável independente.
    • Suponha que você queira observar se estudar mais melhora as suas notas. A quantia de tempo investida nos estudos representa a variável independente.
  2. A variável dependente é um efeito ou resultado, dependendo sempre de um fator externo. O objetivo de um estudo ou experimento é explicar ou prever as variáveis dependentes causadas pela variável independente. [2]
    • Suponha que um pesquisador esteja testando um remédio antialérgico. O alívio que vem após a primeira dose representa a variável dependente, ou o resultado que advém da administração do remédio.
  3. Ao fazer a distinção entre variáveis, pergunte a si mesmo se faz sentido dizer que uma delas leva à outra. Por ser um resultado, a variável dependente não pode causar ou alterar a variável independente. Por exemplo, " estudar mais leva a uma nota mais alta " faz sentido, mas " uma nota mais alta leva a estudar mais " é uma bobagem. [3]

    Dica: ao se deparar com variáveis, insira-as na seguinte frase: "a variável independente causa a variável dependente , mas não é possível que a variável dependente cause a variável independente .

    Por exemplo: " uma dose de cinco miligramas de remédio alivia essa alergia, mas não é possível que o alívio da alergia cause uma dose de cinco miligramas de remédio ".

    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Identificando variáveis nas equações

Baixe em PDF
  1. Transformar enunciados contendo variáveis em equações matemáticas facilita ver qual é cada uma delas. Suponha, por exemplo, que os seus pais tenham oferecido três reais para cada tarefa doméstica realizada. Você deverá descobrir quanto ganhará se realizar um certo número de tarefas domésticas. [4]
    • O ganho de três reais por tarefa doméstica é uma constante. Os seus pais definiram esse valor de forma absoluta e ele não será alterado. Por outro lado, a quantidade de tarefas domésticas sendo realizadas e a quantia de dinheiro recebida não são constantes e sim variáveis a serem analisadas.
    • Para preparar uma equação, use letras que representem as tarefas domésticas realizadas e o dinheiro a ser ganho. Use para representar o total de dinheiro recebido e para representar a quantidade de tarefas domésticas realizadas.
  2. Se você recebe três reais para cada tarefa completada, diga em voz alta: " a quantia de dinheiro que tenho a receber (ou ) é igual a três reais vezes o número de tarefas domésticas que eu fizer (ou ) ". Isso resulta na equação . [5]
    • Observe que a quantia de dinheiro ganha depende do número de tarefas sendo realizadas. Por conta disso, trata-se de uma variável dependente.
  3. Se, no exemplo das tarefas domésticas, , e você realiza cinco delas, então . Fazer cinco tarefas domésticas faz com que seja igual a , de modo que depende de . [6]
    • Suponha que um episódio de sua série favorita dure meia hora. A quantidade em minutos ( ) que passará assistindo à TV é igual a vezes o número de episódios ( ) assistidos. Isso resulta na equação . Ao assistir três episódios, .
  4. Lembre-se de que, em um experimento, o pesquisador altera a variável independente para observar como ela afeta as demais variáveis. Equações funcionam da mesma forma! Experimente resolver as fórmulas de fixação usando diferentes números no lugar das variáveis independentes. [7]
    • Suponha que você pretenda saber quanto ganharia ao realizar oito tarefas domésticas no lugar de cinco. Insira o valor no lugar de : . Esse é o mesmo princípio que a alteração do pesquisador mudando a dosagem do medicamento de para a fim de analisar seus efeitos.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Expressando visualmente as variáveis

Baixe em PDF
  1. Monte um gráfico com eixos e . Desenhe uma reta vertical, que representará o eixo . A seguir, faça o eixo , uma reta horizontal que vai da base do eixo para a direita. O eixo representa uma variável dependente, enquanto o eixo representa uma variável independente.
    • Imagine que você venda maçãs e queira saber como a divulgação afeta as suas vendas. A quantia de dinheiro gasto em um mês nessa divulgação representa a variável independente, ou o fator que provoca o efeito que deseja compreender. A quantidade de maçãs vendidas no mês representa a variável dependente.
  2. A seguir, faça marcações em incrementos equidistantes entre si ao longo da reta horizontal. Ela agora estará parecida com uma régua. Essas marcações representam as unidades que serão usadas para analisar as variáveis independentes.
    • Imagine que você queira saber se divulgar mais aumenta o número de maçãs sendo vendidas. Divida o eixo em unidades para medir o orçamento de publicidade mensal.
    • Se você gastou entre e por mês no último ano em publicidade, faça dez marcações no eixo . Dê à que está mais à esquerda o rótulo " ". A seguir, rotule cada uma das demais em incrementos de ( , , e assim por diante) até chegar à última delas, ou " ".
  3. Como no eixo , faça agora marcações no eixo para dividi-lo em unidades. Se estiver analisando os efeitos da divulgação nas vendas das maçãs, o eixo analisará quantas delas foram vendidas em cada mês.
    • Suponha que as vendas mensais tenham estado entre e ao longo do último ano. Faça dez marcações no eixo , dê à primeira delas o rótulo " " e às restantes rótulos com incrementos de ( , , e assim por diante) até chegar a " " na última marcação.
  4. Use os valores numéricos como coordenadas e coloque um ponto no local correspondente. A coordenada é onde linhas invisíveis dos eixos e cruzam entre si.
    • Se você gastou em publicidade no último mês, por exemplo, encontre a marcação " " no eixo . Se as vendas de maçãs do último mês totalizaram , encontre a marcação de rótulo " " no eixo . Faça um ponto no local correspondente do gráfico ( , ) e continue a inserir pontos para o restante dos valores mensais.
  5. Se os pontos formam um padrão reconhecível, como uma reta mais ou menos organizada, isso indica que existe uma relação entre as variáveis dependentes e independente. A variável independente provavelmente não afetará as dependentes se os pontos estiverem muito espalhados pelo gráfico sem qualquer ordem reconhecível. [8]
    • Suponha que você tenha expresso visualmente os gastos em publicidade e as vendas mensais de maçãs, com os pontos arranjados em uma reta inclinada ascendente. Isso significa que as vendas mensais estiveram mais altas quando houve mais gastos com divulgação.
    Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 11 870 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade