Baixe em PDF Baixe em PDF

Embora sempre seja bom ter um kit de primeiros socorros por perto, às vezes isso fica impossível. Se você sofrer um acidente enquanto estiver acampando, por exemplo, pode ter que improvisar um curativo com materiais não convencionais. O importante é limpar a área e aplicar o curativo temporário até ter acesso a algo mais profissional!

Método 1
Método 1 de 4:

Limpando o ferimento

Baixe em PDF
  1. Você pode usar um pano, toalha, camiseta ou qualquer outro tecido que tenha em mãos para estimular a coagulação do ferimento e estancar o sangramento . Também é importante levantar a região acima do nível da cabeça para conter a circulação na área. [1]
  2. Confirme que o ferimento está limpo antes de aplicar o curativo, ou você corre o risco de desenvolver uma infecção. Enxágue a sujeira na área com água limpa, mas sem esfregar. Depois, faça a limpeza com batidinhas formando círculos — indo do meio até as extremidades. E remova todas as partículas visíveis.
    • A água tem que estar limpa. Água da torneira, de garrafa ou fervida (mas em temperatura agradável) são as melhores opções, mas também dá para usar água corrente — como de um córrego, por exemplo. Só evite o líquido se ele estiver turvo.
    • Não extraia nenhum objeto que esteja penetrando a pele. Ele pode estar estancando o sangramento e, se for removido, corre o risco de piorar a situação. Em caso de qualquer dificuldade para extrair o item, é melhor deixá-lo onde está. [2]
    • Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a urina não é esterilizada quando deixa o corpo. Não urine no ferimento se você não tiver acesso à água. Nesse caso, remova a sujeira com os dedos e deixe a coagulação acontecer naturalmente. Os glóbulos brancos são mais eficazes no combate às bactérias. [3]
  3. Na falta de acesso a antibióticos tópicos, há diversas alternativas capazes de matar bactérias em torno do ferimento e impedir a entrada de germes.
    • Você pode esfregar vaselina no ferimento para impedir a entrada de bactérias. [4]
    • Seiva de pinheiro, mel e açúcar ajudam a selar o ferimento. [5] O mesmo acontece com uma solução de água salgada.
    • Tenha moderação ao usar álcoois e antissépticos mais potentes, como álcool isopropílico, licores fortes (uísque e afins), iodo ou água oxigenada. Não há tanta comprovação de que essas substâncias são benéficas, embora elas possam desinfetar certos ferimentos. [6]
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 4:

Aplicando um curativo de pano com fita adesiva

Baixe em PDF
  1. Isto melhora a adesão do adesivo. Tome cuidado em torno do ferimento para ele não se reabrir.
  2. O esparadrapo tem que cobrir não apenas o ferimento, mas a área em torno dele. Na falta do material, improvise com qualquer pedaço de pano — incluindo camisetas, lenços ou toalhas. O ideal é que ele não seja áspero e nem fofo demais. [7]
    • Se você não tiver acesso a nenhum pano, mas sim a uma fonte de calor (como uma fogueira), ferva e seque uma peça de roupa.
    • Se não tiver acesso a nenhum pano limpo e nem a uma fonte de calor, inspecione a gravidade do ferimento: caso ele esteja em uma área suscetível a infecção (como as mãos ou os pés), é melhor tampar o local como você conseguir até receber tratamento médico. Caso não esteja, use o pano para estancar o sangramento — mas sem contato direto.
  3. Se você tiver um pedaço de fita ou outro tipo de adesivo, aplique-o com cuidado sobre a pele. O ideal é que ele cubra todo o esparadrapo e não encoste no ferimento. Na falta de fita, um pouco de barbante também quebra um galho. Aqui, amarre-o por cima do curativo e faça uma pressão leve. [8]
    • Tome cuidado para não restringir a circulação. A fita ou o barbante tem que estar preso o suficiente para imobilizar o curativo, mas não a ponto de deixar sua pele azul.
  4. Você pode ter que trocar o curativo com mais frequência se ele ficar molhado ou sujo. Observe a área todos os dias e veja se não há nenhum sinal de infecção. Quando ele cicatrizar, finalmente dá para tirar o material de vez.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 4:

Fazendo um curativo mais complexo

Baixe em PDF
  1. Você vai ter que fazer um curativo mais complexo caso o ferimento seja aberto e precise ser contido. Siga os passos deste método para unir os lados da pele e facilitar a cicatrização. Além disso, só siga os passos abaixo com machucados que não passem de 5 cm. [9]
  2. Se possível, use fita médica ou outra feita de tecido. Fitas metálicas e de celulose não são ideais, mas quebram um galho em emergências. [10]
  3. Pegue as pontas da fita entre o indicador e o polegar durante a dobra. O lado grudento dela tem que ficar virado para você.
  4. Você tem que criar dois triângulos de cada lado da fita, deixando um espaço equivalente ao seu mindinho entre eles. Se você acertar, eles vão formar um pequeno quadrado — a parte não adesiva do curativo. [11]
  5. O curativo vai adquirir a forma de uma borboleta ou um peso de academia. O centro dobrado não deve ter adesivo em nenhum dos lados. É essa parte que vai ficar diretamente sobre o ferimento.
  6. Usando os dedos limpos, feche o ferimento com cuidado e aplique o curativo sobre ele. A parte do meio, que está dobrada e não tem adesivo, tem que ficar diretamente sobre o machucado. Não deixe nenhum trecho do adesivo encostar na ferida.
  7. O ideal é que haja 3 cm entre cada curativo. Eles não precisam cobrir o ferimento inteiro, e sim apenas estancar o sangramento. [12]
    Publicidade
Método 4
Método 4 de 4:

Transformando uma meia em um curativo para o braço ou a perna

Baixe em PDF
  1. Você pode usá-la como curativo de compressão para reduzir o inchaço ou estancar o sangramento. [13] A meia tem que chegar pelo menos à metade da sua panturrilha. Se ela for muito curta, não serve para este tipo de curativo. Além disso, o material precisa ser elástico para quando você puxar o curativo por cima do braço ou da perna.
  2. Faça o corte logo abaixo do tornozelo na meia. Você pode jogar o resto dela fora ou reciclar a peça.
  3. Se você estiver usando o curativo na mão ou no pulso, faça um buraco para o polegar. Colocando a meia na longitudinal contra a mão, marque onde fica o dedo. Em seguida, corte um círculo com 2,5 a 5 cm de diâmetro e prove.
  4. Tente não deixar o tecido esfregar contra o machucado. Se necessário, estique a meia com os dedos para ela não tocar a ferida até chegar à posição certa.
    Publicidade

Dicas

  • Troque os curativos e limpe o machucado com frequência para se prevenir de infecções.
  • Todo pano, fita e curativo que você usar tem que estar limpo, pois qualquer material sujo aumenta o risco de infecção. Caso você esteja em meio à natureza e não tenha acesso a água limpa (ou nem possa ferver o líquido), reflita se é necessário fazer os primeiros socorros. Feridas profundas, perfurações, mordidas e machucados nos pés ou nas mãos precisam desse tipo de proteção, assim como os que acontecem em áreas que podem ter atrito com peças de roupa. Cortes mais leves, por sua vez, não precisam de tanta atenção. [14]
  • Fique de olho no machucado até ele terminar de cicatrizar. Se isso não acontecer dentro de uma a três semanas, vá ao pronto-atendimento.
  • Para distensões e fraturas que precisem de curativos temporários até a chegada dos socorristas, você pode usar peças de roupa e toalhas para improvisar.
  • Caso você faça um curativo com meia, chamusque a ponta cortada com um isqueiro ou palito de fósforo para ela não desfiar.
Publicidade

Avisos

  • Certos ferimentos são mais suscetíveis a infecções do que outros, como mordidas (de animais e humanos), perfurações, machucados nos pés etc. [15] Trate-os imediatamente e vá ao pronto-atendimento.
  • Se o machucado for uma perfuração profunda e você não tomou a vacina do tétano nos últimos cinco anos, vá ao posto de saúde renovar a dose.
  • Busque atendimento se o ferimento não parar de sangrar após dez minutos de pressão. Além disso, se você notar uma inflamação excessiva e sensibilidade em torno do ferimento — ou se ele estiver soltando um pus cinza —, vá ao pronto-atendimento o quanto antes. [16]
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 410 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade