Baixe em PDF Baixe em PDF

Medir a coxa é útil por muitas razões, seja na hora de costurar uma peça de roupa ou analisar o seu preparo físico. O diâmetro da coxa pode ser descoberto em uma questão de minutos, usando uma fita métrica; caso também queira medir a gordura corporal do membro, use um paquímetro. Para garantir que os resultados obtidos sejam precisos, chame outra pessoa para ajudar na hora de tirar as medidas.

Método 1
Método 1 de 3:

Encontrando o tamanho da sua coxa

Baixe em PDF
  1. Use uma que seja flexível, como a de um alfaiate, e não uma trena, como as usadas na engenharia e na medição de móveis; a fita não deve esticar ao ser puxada ou dobrada.
    • Você também pode usar um barbante e uma régua: enrole o barbante na perna, da mesma forma que faria com uma fita métrica, marque o trecho usado e meça o barbante com a régua.
  2. Fique de pé e com as pernas retas, e ache a parte mais espessa da perna (que fica perto das nádegas). Coloque a fita na frente e dê a volta no membro, [1] marcando a medida de onde as duas pontas se encontram.
  3. Para medir o comprimento da coxa, puxe a fita da parte de trás do joelho até o fim da perna, e faça uma marquinha (na fita) onde as nádegas começam. Talvez seja necessária a ajuda de um amigo.
  4. Na hora da medição, a fita ou barbante deve pressionar a pele levemente, mas não se afundar nela.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Determinando a gordura corporal com um adipômetro

Baixe em PDF
  1. Existe um tipo de paquímetro especial para a gordura corporal, chamado “adipômetro” ou “plicômetro”, que é comumente vendido em lojas de esportes e produtos fitness, bem como em grandes redes, como a Americanas. O leitor do instrumento pode ser digital ou analógico.
    • A leitura talvez não seja 100% correta; o instrumento pode detectar mais gordura do que realmente há. [2] Procure um médico ou personal trainer para conseguir resultados mais precisos. Tais profissionais recomendarão métodos de imersão em água, balanças que medem gordura corporal ou densitometria óssea. [3]
  2. Encontre o meio entre o joelho e o quadril, baseando-se pela frente do corpo. [4] É possível achá-lo fazendo um hang loose com o dedo mínimo no joelho e o dedão no meio da coxa. Outra opção é medir o comprimento da mesma e marcar um ponto na metade.
    • Após achar o ponto certo, marque-o com uma caneta de feltro para não esquecer onde fica.
  3. Para obter maior precisão e forme um ângulo de 90 graus com a perna (o que pode ser feito sentado em uma cadeira ou banco [5] ou com o pé e perna apoiados sobre uma caixa ou cadeira).
  4. Aperte o tecido para formar uma pelanca (o que deve ser feito com os dedos lado a lado, e não um sobre o outro) e gentilmente puxe-a para frente. [6]
  5. Feche o instrumento na pelanca formada e pare de apertar com a mão; ele ficará pouco abaixo dos dedos, e o indicador se moverá rapidamente antes de parar em um número só. Quando o fizer, leia as medições. [7]
    • Caso não tenha um plicômetro, é possível conseguir uma medida aproximada medindo a distância entre os dedos (que seguram a pelanca) com uma régua, [8] mas isso é difícil de se fazer sozinho; chame um amigo.
  6. Se quiser uma porcentagem, você pode calcular a sua gordura corporal , seja uma calculadora online ou fazendo as contas sozinho. Caso não esteja interessado no percentual, mas deseje acompanhar as alterações na taxa de gordura, anote as medições, repita o processo após certo período de tempo e compare os resultados. [9]
    • Como padrão, os homens devem medir a gordura corporal no abdômen, peito e coxas; as mulheres, no tríceps, na suprailíaca e coxas.
    • Há muitas fórmulas diferentes que podem ser usadas para calcular a porcentagem de gordura corporal como a de Jackson e Pollack. [10]
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Obtendo resultados precisos

Baixe em PDF
  1. Talvez você até consiga fazer as medições sozinho, mas, com um amigo, os resultados são mais precisos. Por exemplo, curvar-se (o que tende a acontecer quando se tira as medidas por conta própria) pode afetar o resultado; com um amigo, você poderá ficar reto.
  2. É uma boa ideia repetir a medição algumas vezes para garantir que os resultados estão sendo iguais ou similares. [11] Para monitorar o progresso, tire as medidas de novo a cada duas ou três semanas (podem ser necessárias algumas medições ao longo de várias semanas para se ter uma noção das mudanças).
  3. Assim que tirá-las, anote-as, pois assim poderá comparar vários resultados sem esquecer dos números exatos de cada vez.
    Publicidade

Avisos

  • Nem todas as pessoas conseguem adquirir o thigh gap (espaço entre as coxas ao ficar de pés juntos).
  • O tamanho das suas coxas não é um sinal preciso de saúde ou aptidão física. Você pode, sim, monitorar o progresso delas, mas não fique obcecado com o tamanho.
  • Se você tiver um [Calcular seu Índice de Massa Corporal (IMC)|IMC]] acima de 35, pode não ser capaz de obter uma medida exata da gordura corporal utilizando um adipômetro. [12]
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 54 822 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade