Baixe em PDF Baixe em PDF

Você tem mania de arrancar a pele dos lábios? Talvez isso aconteça porque eles estão secos e rachados. Cuidar bem deles é o mínimo a ser feito para mantê-los suaves e macios — e nada atraentes a mordidas. Após esfoliar os lábios, mantê-los hidratados e modificar seu estilo de vida para ter uma pele mais saudável, você conseguirá ter uma boca mais bonita e parar de vez com essa mania chata.

Método 1
Método 1 de 3:

Hidratando os lábios

Baixe em PDF
  1. Você tem mania de arrancar a pele morta que se acumula neles? Realmente, quando pele começa a descascar, é impossível resistir à tentação de puxá-la. No entanto, tenha em mente que isso não tornará seus lábios mais saudáveis; por isso, esforce-se para cuidar bem deles. Veja a seguir como ter lábios hidratados, flexíveis e livres de pele morta — em vez de uma boca ressecada e com machucados. [1]
    • Se o hábito de puxar a pele dos lábios for persistente, como um tique, corrigir esse problema pode levar algum tempo.
    • Se estiver preocupado e achar que não conseguirá parar de fazer isso por conta própria, vá a um terapeuta para descobrir se o seu caso pode ser considerado uma espécie de Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC) ou Transtorno Dismórfico Corporal. Nesse caso, resolver o problema sozinho não é uma opção. [2]
  2. Umedeça-os com água morna e, em seguida, use uma escova limpa para esfoliá-los suavemente em movimentos circulares. Isso ajudará a remover o acúmulo de pele seca e morta — que deixa os lábios rachados e escamosos. Ao passo que puxar a pele com os dentes machuca a boca, escová-la levemente mantém a camada protetora da epiderme.
    • Você também pode usar uma bucha limpa para esfoliar os lábios. Tome o cuidado de usar esponjas novas, pois as velhas podem abrigar bactérias.
    • Não esfregue os lábios com muita força. Tudo bem se eles ficarem um pouco ásperos após a escovação. Você pode precisar de mais de uma sessão para se livrar completamente da pele morta.
  3. Essa é uma ótima opção para lábios rachados doloridos, já que o açúcar é um pouco mais suave do que a escova. Misture uma colher de chá de açúcar e uma colher de chá de mel. Espalhe um pouco sobre os lábios e use os dedos para massagear a área. A camada superior da pele morta será removida sem danificar a camada inferior. Ao terminar, lave a boca com água morna.
  4. Esse produto contém uma substância que retém a umidade na pele e evita que ela fique seca. No caso de lábios rachados ou severamente machucados, batons comuns podem não ser suficientes. Procure por produtos que contenham um dos seguintes emolientes como ingrediente principal:
    • Manteiga de karité;
    • Manteiga de cacau;
    • Óleo de jojoba;
    • Óleo de abacate;
    • Óleo de Rosa Mosqueta;
    • Manteiga de coco.
  5. Pode levar mais de uma sessão de hidratação até eles voltarem à forma normal. Todos os dias, repita o processo e, entre as sessões, use um produto emoliente de manhã e à noite. Não repita mais de uma vez por dia, pois a pele poderá ficar irritada.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Mantendo os lábios hidratados

Baixe em PDF
  1. É provável que um hidratante manipulado em farmácia contenha ingredientes que tornem os lábios mais secos com o passar do tempo. Continue usando um bom emoliente com ingredientes naturais. Evite produtos (incluindo batom e brilho labial) que possuam os seguintes ingredientes:
    • Álcool;
    • Fragrância;
    • Silicone;
    • Parabenos;
    • Cânfora, eucalipto ou mentol;
    • Flavorizantes, como de canela, frutas cítricas e menta;
    • Ácido salicílico.
  2. Você pode ser obrigado a fazer isso quando sente a pele seca, mas saiba que as enzimas presentes na saliva deixam a boca a mais seca. Assim como está resistindo à vontade de puxar a pele, resista à tentação de passar a língua sobre ela. [3]
  3. Você tende a acordar com eles secos? Pode ser que você durma com a boca aberta. Quando se respira pela boca durante toda uma noite, os lábios secam rapidamente. Embora possa ser difícil mudar seus hábitos de respiração, você pode corrigir o problema se proteger bem os lábios. Aplique protetor labial todas as noites, antes de dormir, para acordar com a boca bem hidratada. [4]
  4. Lábios secos e rachados podem ser resultado de desidratação. Talvez você não esteja bebendo água suficiente durante o dia. Beba toda vez que ficar com sede e tente trocar o café e o refrigerante por água sempre que possível. Dentro de alguns dias, seus lábios estarão mais macios e hidratados.
    • O álcool pode causar desidratação. Caso costume acordar com os lábios rachados, tente cortar o consumo de bebidas alcoólicas antes de dormir e beba bastante água.
    • Carregue consigo uma garrafa de água reutilizável para ter água fresca quando estiver com sede.
  5. Se sua pele for naturalmente seca, um umidificador pode ser um salva-vidas, principalmente durante o inverno. Ele reforça a umidade do ar, o que ajuda a hidratar a pele. Instale um em seu quarto e veja se é possível notar a diferença após alguns dias.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Mudando hábitos

Baixe em PDF
  1. O acúmulo de sal nos lábios pode levá-los a secar rapidamente. Mudar sua dieta, de modo que ela inclua menos sal, pode fazer uma grande diferença na textura dos lábios. Após comer alimentos salgados, lave a boca com água morna — assim, o sal não ficará instalado na pele.
  2. Caso seja fumante, saiba que há muitas boas razões para largar o vício — ter lábios saudáveis é uma delas. Tente reduzir o fumo ao máximo para salvar sua pele como um todo.
  3. Assim como o resto de sua pele, os lábios são suscetíveis aos danos causados pelo sol. Use um protetor labial com FPS 15 ou superior para protegê-los contra queimaduras.
  4. O vento do inverno pode tornar os lábios secos e escamosos. Caso tenha o costume de morder os lábios mais frequentemente no inverno do que no verão, é porque eles ficam mais danificados nessa época. Tente puxar seu cachecol até a boca ao sair de casa para proteger os lábios contra o frio.
    Publicidade

Dicas

  • Se descobrir que morde os lábios quando está nervoso ou ansioso, tente analisar a raiz do problema. Ao perceber que a mania ocorre junto de pensamentos como "Oh, meu Deus, o meu dever de casa é para amanhã e eu ainda não o terminei!", você poderá acabar com a raiz do problema mais rapidamente.
Publicidade

Avisos

  • Caso desconfie que tenha TOC, é importante obter ajuda imediatamente. Esse distúrbio não some por conta própria; ele está ligado a problemas mais profundos e você precisará de ajuda médica para solucioná-lo.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 141 164 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade