Baixe em PDF Baixe em PDF

Sentir ciúme é perfeitamente normal em um relacionamento, mas isso não quer dizer que não seja doloroso, principalmente quando o pivô da crise é o ex do seu parceiro. Ver fotos e atualizações do ex-marido ou namorado de quem a gente mais ama pode fazer com que nos esqueçamos de que somos pessoas incríveis e talentosas. Porém, lembre-se de que o seu parceiro escolheu estar com você por um motivo. Leia este artigo para aprender como deixar o ciúme de lado e curtir o seu relacionamento ao máximo.

1

Pare de se comparar com o ex.

Baixe em PDF
  1. Você só tem acesso a alguns pontos destacados da vida do ex do seu parceiro, e não à história completa. Deixe o passado onde está e não fique remoendo os motivos pelos quais o seu parceiro se apaixonou por outra pessoa. Concentre-se em você mesmo e no seu relacionamento. Com o tempo, você não sentirá mais ciúme. [1]
    • Muitas vezes, quando olhamos para o ex do nosso parceiro, vemos apenas o que ele tem de melhor e ignoramos todos os defeitos. Ao mesmo tempo, também é comum que nós sejamos supercríticos com nós mesmos. Essa é uma receita para o desastre. Ponha as comparações de lado imediatamente!
    Publicidade
2

Pare de seguir ou bloqueie o ex do seu parceiro nas redes sociais.

Baixe em PDF
  1. Não perca seu tempo vendo os posts do ex do seu parceiro nas redes sociais. [2] Sempre que sentir aquela vontade de dar uma espiadinha, dê uma olhada no seu próprio perfil. Procure se lembrar de todas as coisas maravilhosas da sua vida e aproveite para admirar as suas fotos mais recentes com o seu parceiro.
    • Caso o seu parceiro tenha fotos antigas no perfil dele, não as procure. Deixe-as no passado, onde elas devem ficar.
    • Peça ajuda a um amigo se tiver dificuldade para parar de fuxicar o ex do seu parceiro na internet. Combine de mandar uma mensagem para o seu amigo sempre que sentir aquela vontade de dar uma olhadinha para que ele tire essa péssima ideia da sua cabeça.
    • Caso esteja com muita dificuldade de parar, o melhor é eliminar a tentação e dar um tempo nas redes sociais. Marque programas divertidos com os seus amigos ou dedique-se a um hobby para se distrair.
3

Liste as suas qualidades para se sentir mais confiante.

Baixe em PDF
  1. [3] Enumere as coisas de que você mais gosta em si mesmo e faça uma lista das suas maiores conquistas. Admire as suas características físicas mais atraentes no espelho ou dê uma boa olhada nas suas fotos preferidas. [4] Você é um partidão! Jamais se esqueça disso.
    • Pergunte aos seus amigos e outras pessoas próximas do que elas mais gostam em você. Anote os elogios em um papelzinho para jamais se esquecer de que você é maravilhoso.
    • Deixe que o seu parceiro diga por que ele o ama. Pergunte, por exemplo: “Do que você mais gosta em mim?”, ou “O que fez você se apaixonar por mim?”.
    Publicidade
4

Respire fundo antes de fazer qualquer coisa.

Baixe em PDF
  1. O ciúme nubla a nossa capacidade de julgamento. Em vez de agir no impulso, reflita sobre o que você está sentindo e se acalme. Evite o confronto e não ceda a comportamentos obsessivos, como stalkear o ex em questão na internet ou mexer no celular do seu parceiro. Deixe para conversar com ele quando estiver mais tranquilo. [5]
    • Procure se distrair passando tempo com um amigo ou fazendo algo que lhe dê prazer.
    • Sentir ciúme dói, e ninguém merece se sentir mal desse jeito. Felizmente, tudo isso é temporário.
5

Desabafe com alguém em quem você confie.

Baixe em PDF
  1. Escolha alguém que você saiba que não vai julgá-lo e que faça você se sentir mais confiante. Diga que você precisa de apoio emocional e explique o que está acontecendo. Ouça atentamente tudo que ele tiver a dizer. [6]
    • Diga, por exemplo: “Não consigo parar de pensar no quanto a ex do Samuel é bonita e inteligente. Ela tem tudo! E se eu não for tão boa assim?”.
    • Outra opção: “Ontem, eu vi fotos do ex da Alê no celular dela. Agora, estou com medo de que ela esteja se arrependendo do término”.
    Publicidade
6

Procure descobrir o motivo do ciúme.

Baixe em PDF
  1. Faça uma investigação interna começando pelo seu passado. Será que uma traição passada ou um ex-namorado que não lhe dava o devido valor não alimentou a sua insegurança? Quando acabar de refletir, examine o seu relacionamento atual em busca de problemas que façam você se sentir vulnerável. [7] Aqui vão algumas coisas que podem estar por trás do ciúme:
    • Você tem medo do seu parceiro voltar com o ex.
    • Você foi traído por um ex e tem medo de que o seu parceiro atual faça o mesmo.
    • Você tem a autoestima baixa e tem medo de que o seu parceiro não veja o seu valor.
    • O seu parceiro traiu o ex com você, portanto, você sabe que ele também pode traí-lo.
7

Converse com o seu parceiro sobre os seus sentimentos.

Baixe em PDF
  1. Explique que o relacionamento anterior dele faz você se sentir inseguro. Fale sempre na primeira pessoa para que o seu parceiro não fique na defensiva e ouça o que ele tem a dizer. Caso ele diga que não tem olhos para mais ninguém, trabalhe na sua autoconfiança. [8]
    • Diga, por exemplo: “Eu sou muito feliz de ter te conhecido e me divirto horrores ao seu lado. Mesmo assim, ultimamente, eu tenho me sentido inseguro por causa do seu ex. Eu sei que vocês não estão mais juntos, mas queria saber mais sobre porque vocês terminaram”.
    • Caso o seu parceiro tenha feito algo para levantar suspeitas, deixe bem claro o que o chateou. Diga, por exemplo: “Você tem falado muito do seu ex. Estou ficando preocupado com o nosso relacionamento. Tem alguma razão específica para você falar tanto dele?”.
    • Caso o seu parceiro não esteja sendo 100% direto com você, coloque as cartas na mesa. Diga algo como: “Você e o seu ex têm se falado por telefone todo dia. Pensei que vocês tinham terminado. Devo me preocupar?”. Talvez seja melhor repensar o relacionamento se o seu parceiro não estiver totalmente comprometido.
    Publicidade
8

Procure descobrir por que o relacionamento acabou.

Baixe em PDF
  1. Se o relacionamento acabou, é porque teve motivo! Pergunte ao seu parceiro o que deu errado e ouça o que ele tem a dizer. Confie que ele está falando a verdade. Quando o ciúme der as caras outra vez, procure se lembrar de que eles não terminaram à toa. [9]
    • Diga, por exemplo: “Você nunca me disse por que terminou com a Ângela. O que aconteceu?”; ou “Eu sei que você e o seu ex terminaram de comum acordo, mas qual foi o motivo?”.
    • Pergunte apenas uma vez e não entre em detalhes. Diga, por exemplo: “Por que você e o seu ex terminaram?”. Evite insistir para não deixar o seu parceiro desconfortável e afetar negativamente a relação. [10]
9

Passe mais tempo com o seu parceiro para aumentar a intimidade.

Baixe em PDF
  1. Você merece um relacionamento feliz e cheio de intimidade. Trabalhe na sua rotina com o seu parceiro para que vocês se vejam com mais frequência e tenham mais noites românticas. Para criar memórias, combine de experimentar coisas novas com ele. Procure focar no futuro que vocês têm pela frente, não no passado. [11]
    • Combine, por exemplo, de sair para jantar todas as sextas à noite.
    • Caso vocês tenham começado a sair há pouco tempo, procure manter contato com o seu parceiro entre um encontro e outro. Mande memes engraçadinhos para ele, pergunte como ele está e faça perguntas pessoais, que estimulem a intimidade, como: “O que você levaria para uma ilha deserta?”, “Qual é a sua viagem dos sonhos?”, ou “Qual viagem você mais gostou de fazer?”.
    Publicidade
10

Seja sincero a respeito dos seus sentimentos.

Baixe em PDF
  1. Não se sinta mal por ter ciúme. Isto é supercomum. Permita-se. [12] Seja gentil consigo mesmo enquanto processa os seus sentimentos.
    • Use uma linguagem positiva para falar do que você está sentindo. Diga, por exemplo: “Tudo bem estar com ciúme. Com o tempo, isso vai passar”, ou “Todo mundo fica inseguro, às vezes. O que eu estou sentindo é normal”.
11

Procure um terapeuta se o ciúme não passar.

Baixe em PDF
  1. Algumas pessoas não conseguem vencer o ciúme por conta própria, e não há nada de errado nisso. Caso o ciúme esteja atrapalhando a sua felicidade, procure a ajuda de um profissional. Um bom terapeuta pode ajudar a mudar a sua maneira de pensar. [13]
    • Faça uma busca online por terapeutas perto de você.
    • Caso tenha plano de saúde, informe-se a respeito de terapeutas que atendam pela rede.
    Publicidade

Dicas

  • Converse com o seu parceiro se ele estiver fazendo algo para deixar você com ciúme, como curtir as fotos do ex nas redes sociais. Peça para ele parar.
  • Trabalhe na sua autoestima para evitar o ciúme. Concentre-se em tudo que você tem de melhor.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 15 320 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade