Baixe em PDF Baixe em PDF

Os pesadelos podem ser extremamente desagradáveis, causando medo e ansiedade e afetando a qualidade do sono. Isso pode levar a um corpo cansado e deixar você mentalmente estressado. Porém, é importante entender a causa dos pesadelos antes de tratá-los. Comece com o Passo 1 abaixo para entender a fonte dos seus pesadelos e tomar medidas para prevenir que eles aconteçam novamente.

Parte 1
Parte 1 de 3:

Entendendo os pesadelos

Baixe em PDF
  1. Muitas pessoas associam os pesadelos com as crianças, acreditando que sejam algo que desaparece depois de você crescer. Entretanto, não é incomum que os adultos e adolescentes vivenciem pesadelos também.
    • Na verdade, um em cada dois adultos terá pesadelos de vez em quando, enquanto 2% a 8% da população adulta sofre de pesadelos crônicos ou recorrentes. [1]
    • Os pesadelos são caracterizados por imagens nitidamente reais, pensamentos e emoções que fazem com que seu coração bata mais rápido e às vezes até com mais força para que você possa acordar. Às vezes, os detalhes do pesadelo ficarão na cabeça e as imagens terríveis e perturbadoras podem ser difíceis de apagar.
    • Como resultado, os pesadelos afetam a qualidade do seu sono, levando a exaustão física e a ansiedade e estresse mentais. Se o seu sono está sendo interrompido por pesadelos, isso pode acarretar problemas em outras áreas da sua vida e até mesmo causar problemas de saúde a longo prazo. Portanto, é importante entender a fonte geradora dos seus pesadelos e tomar providências para evitá-la.
  2. Os pesadelos e os terrores noturnos são dois tipos diferentes de distúrbios do sono e são confundidos às vezes.
    • Pesadelos costumam ocorrer durante o estágio REM do sono, então você normalmente vai vivenciá-los durante as primeiras horas da manhã. Eles são vivenciados em formas de sonhos assustadores ou perturbadores que parecem reais enquanto acontecem. O conteúdo dos sonhos varia de pessoa para pessoa, embora os adultos costumem relatar pesadelos em que são perseguidos ou estão caindo das alturas. Pessoas que sofreram um evento traumático costumam revivê-lo em seus pesadelos.
    • Terrores noturnos costumam ocorrer durante os estágios mais profundos do sono e por isso costumam acontecer nas primeiras horas após você dormir. Eles são sentidos como uma intensa sensação de medo, que não é acompanhada de sonhos ou imagens. Eles geralmente são acompanhados de movimento (se debater na cama ou sentar-se subitamente), o que pode fazer a pessoa acordar. Geralmente, a pessoa não lembra ao acordar porque estava tão assustada.
  3. Embora os pesadelos em adultos aconteçam espontaneamente e sem nenhuma causa oculta, às vezes eles são o resultado de problemas psicológicos como ansiedade, depressão ou Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT).
    • Isso é particularmente possível se a pessoa que sofre de pesadelos vivenciou um evento traumático ou que mudou sua vida completamente, como a perda de um ente querido, mudar ou perder o emprego, ter um bebê, passar por uma cirurgia ou sofrer um acidente.
    • Às vezes, os pesadelos são sintomas de outro distúrbio do sono, como apneia ou um sintoma da síndrome da perna inquieta. Outras vezes, a pessoa tem apenas uma predisposição genética a ter pesadelos, segundo pesquisa que indica que a probabilidade de ter pesadelos está nos genes. [1]
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

Prevenindo pesadelos

Baixe em PDF
  1. Se os pesadelos forem sintomas de um problema como a apneia do sono ou a síndrome da perna inquieta, ser tratado dessas doenças pode ajudar a reduzir os pesadelos.
    • Se os pesadelos forem relacionados à ansiedade, depressão ou TEPT, certas formas de terapia ou medicações podem ajudar a aliviar os problemas e diminuir os pesadelos.
    • Em particular, uma droga chamada prazosina é muitas vezes prescrita para pacientes com TEPT, ansiedade e transtornos de pânico, podendo aliviar os pesadelos.
    • É importante que fale com o médico para descobrir a melhor opção de tratamento possível.
  2. Alimentar-se antes de deitar pode causar pesadelos, já que a comida acelera o metabolismo e manda sinais para o cérebro para que ele fique mais ativo. Portanto, é uma boa ideia evitar comer algo antes de dormir, especialmente coisas ricas em açúcar. [2]
  3. . Ele pode contribuir para que você tenha pesadelos. Tire um tempo para relaxar durante o dia e tente ir para a cama com a mente calma e relaxada.
    • A Yoga e a meditação são boas atividades para aliviar o estresse e limpar a mente. Considere fazer uma aula, ou simplesmente pratique por alguns minutos todos os dias no conforto do seu lar.
    • Outras atividades como ler, tricotar , correr, ou simplesmente passar mais tempo com sua família e a pessoa que você ama também podem ajudar a aliviar o estresse.
    • Tomar um banho quente antes de dormir pode ajudar você a diminuir o estresse do dia a dia e deixá-lo mais calmo e relaxado.
  4. Certos medicamentos podem aumentar as chances de se ter pesadelos. Fale com seu médico caso você ache que o medicamento está causando pesadelos.
    • Antidepressivos e medicamentos para a pressão arterial são muitas vezes os responsáveis pelos pesadelos. Troque seu medicamento apenas depois de falar com seu médico.
    • Às vezes, uma mudança na dosagem, ou terminar de tomar uma determinada medicação pode causar pesadelos, que no caso irão cessar assim que o corpo se ajustar. [2]
  5. Embora os pesadelos possam causar privações de sono, a privação também pode causar pesadelos. Aja ativamente para melhorar a qualidade do seu sono e prevenir os pesadelos.
    • Faça do seu quarto um ambiente relaxante. Mantenha seu quarto limpo e arrumado, mantenha-o escuro o bastante e evite temperaturas altas ou baixas demais. Use uma máquina de ruído branco para bloquear quaisquer sons indesejados. Reserve seu quarto apenas para dormir: trabalhar nele pode fazer com que você o associe ao estresse.
    • Faça mais exercícios físicos. Cansar-se com o exercício físico é uma ótima forma de melhorar seu sono. Encontre uma atividade que você goste, quer seja correr, malhar, dançar, remar, ou fazer rapel e pratique-a de três a cinco vezes por semana. Tente fazê-la pela manhã, se puder. Só não se exercite antes de dormir: o exercício antes do sono pode deixar seu corpo mais ativo do que deveria.
    • Corte a cafeína, o álcool e a nicotina. Estas substâncias interferem em seu sono, sendo uma boa ideia cortá-las ou pelo menos diminuir a ingestão delas. Evite beber, fumar ou consumir cafeína de três a quatro horas antes de dormir.
  6. Trata-se de uma espécie de terapia cognitiva muito eficaz na redução de pesadelos em pacientes com TEPT e insônia. [1]
    • Nesse tratamento, o paciente é incentivado a imaginar um final alternativo para o seu pesadelo, dando-lhe um resultado mais satisfatório, enquanto ainda está acordado.
    • Ocasionalmente, faz-se isso de maneira oral. Em outras ocasiões, o paciente precisa escrever, desenhar ou pintar o final alternativo do seu pesadelo. [2]
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

Incentivando sonhos bons

Baixe em PDF
  1. Encontre um lugar feliz . Visualize um lugar feliz e pacífico, como uma praia tropical ou o topo de uma montanha. Você pode inventar um lugar ou imaginar algum ambiente real. Independentemente do que, ou onde seja, o importante é ser calmo e relaxante. Além de visualizar tal cenário, tente imaginar os sons, os cheiros e a atmosfera como um todo.
  2. Conforme cai no sono, tente pensar em coisas felizes. Pode ser qualquer coisa que o agrade. Tente se imaginar como um super-herói salvando o mundo, um ator famoso saindo de férias na viagem dos seus sonhos. Concentrar-se em seus objetivos e visualizar suas possíveis conquistas também é útil. Visualize-se no emprego dos sonhos, no seu peso ideal ou no encontro com o seu verdadeiro amor.
  3. Encontre alguém de confiança e explique seus sonhos. Além disso, explique o motivo do sonho assustar você. Contar os seus sentimentos para alguém pode melhorar as coisas. Você também pode anotar seus sonhos em um diário de sonhos. Em muitos casos, o melhor é falar com uma pessoa de verdade que pode ouvir você.
  4. Tente manipular seu pesadelo. Veja se consegue manipular seu pesadelo fazendo com que certas coisas aconteçam e alterando o resultado para torná-lo menos assustador. Esta habilidade é adquirida mais facilmente por algumas pessoas do que por outras. Não se frustre se você não conseguir fazer isso de primeira.
  5. Relaxe . Os pesadelos também são causados por estresse, tal como ficar pensando se você vai ou não conseguir o emprego. Deixe as preocupações de lado e comece a ter sonhos felizes de novo. Você pode relaxar, seja meditando ou se divertindo na praia. Você precisa de um lugar calmo, onde possa relaxar e se divertir.
    Publicidade

Dicas

  • Não veja imagens assustadoras antes de dormir, ou assista ou ouça nada assustador.
  • Assista algo engraçado ou divertido antes de dormir.
  • Ouvir música alegre ou relaxante antes de dormir pode ajudar a aliviar a sua mente dos pensamentos negativos. As chances são de se ter um sonho mais feliz agora que sua mente está fixada em pensamentos positivos.
  • Tente não pensar em coisas assustadoras que você acha que podem acontecer.
  • Não assista nada com cenas de violência, ou filmes de terror antes de dormir.
  • Verifique se o local onde dormirá é o ambiente ideal. Quente ou frio demais pode causar um desconforto físico, que pode virar um desconforto mental, ou seja, um pesadelo.
  • Pense nas coisas boas que aconteceram em sua vida. Imagine grande coisas que você pode alcançar. Nada além de pensamentos felizes.
  • Peça a seus pais, ou a um irmão ou irmã mais velho, ou para alguém que você confie plenamente, para ficar com você. Talvez você possa pedir ajuda a eles quando acordar no meio da noite. Ser abraçado pelos seus pais quando você está com medo sempre ajuda!
  • Tenha alguém com quem você possa falar no meio da noite. Você pode ligar para alguém, ou pedir para alguém ir até sua casa.
  • Tenha um apanhador de sonhos, ou uma ametista para proteção, para ajudar você a esquecer fisiologicamente dos pensamentos ruins.
  • Tente encontrar o gatilho e eliminá-lo se possível, quando o pesadelo estiver acontecendo de novo.
  • Tente usar produtos naturais para ajudar a acalmar a mente.
  • Tente deixar seu corpo adormecer por conta própria e não feche seus olhos ou se force a dormir. Leia até estar cansado e depois deite-se com seus olhos abertos, até que seu corpo meio que caia no sono (você não vai saber que está dormindo até acordar no dia seguinte).
  • Lembre-se de que a maior parte dos seus sonhos não é real e não pode acontecer na vida real. Relaxe, tire um tempo para se recuperar, ponha um sorrisão no rosto e dê boas-vindas a um maravilhoso (e normal) dia.
  • Tenha um Diário de Sonhos, mesmo depois que seus pesadelos cessarem.
  • Tente falar com pessoas diferentes e veja o que melhor funciona para você.
  • Assim que acordar, pegue seu celular e grave a você mesmo explicando seu sonho. Assim, quando ouvir a gravação, você ouvirá seu próprio processo de pensamento e saberá o que aconteceu exatamente.
Publicidade

Avisos

  • Se o pesadelo não parar depois de um mês, você deve procurar ajuda médica. Você pode estar tendo pesadelos porque alguém próximo morreu, e neste caso, está sendo muito difícil superar esta morte. Se você está tendo problemas contínuos em relação a superar algo e tem pesadelos constantes sobre este assunto, fale com um profissional. Ele pode ajudar.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 194 806 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade