PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Pedir desculpas a um amigo pode ser ainda mais difícil do que perceber que agiu da forma errada. Para pedir desculpas verdadeiramente a um amigo, você precisa ser sincero, admitir seus erros e fazer com que ele perceba que significa muito para você. Pode ser mais fácil falar do que fazer, mas se engolir seu orgulho e seguir estes passos, você conseguirá reatar sua amizade rapidamente.

Método 1
Método 1 de 3:

Preparando o terreno

PDF download Baixe em PDF
  1. Se realmente quer pedir desculpas para seu amigo, você precisa aceitar que a responsabilidade pelo que fez a ele é sua. Se não acha que deve pedir desculpas, se estiver bravo com seu amigo por outro motivo, ou pensar que ele está exagerando ou sendo dramático, é melhor não o procurar. Não há nada pior do que um pedido de desculpas desonesto e se achar que há algo a mais que precisem conversar, converse com ele sobre isso. Mas, se estiver realmente pronto para aceitar sua responsabilidade, precisa reconhecer o que fez de errado.
    • Diga algo como “Sei que realmente o decepcionei quando não fui à sua festa de aniversário. Sei o quanto isso significava para você”.
    • Você também pode dizer “Desculpe por ter beijado o menino de quem você gosta na semana passada. Não sei o que estava pensando, mas tenho sofrido desde aquele dia. Sua amizade significa muito mais do que um garoto bobo”.
    • Evite dar desculpas. Não diga “Desculpe por não ter ido à sua festa, MAS...”. Dar uma desculpa é pior do que não pedir perdão.
  2. Isso é o mais importante. Diga “Sinto muito por ter feito isso” ou “Eu realmente sinto muito por…”. É importante frisar que “você” sente muito por algo que “você” fez e machucou seu amigo. Essa pode ser a parte mais difícil, portanto respire fundo, olhe seu amigo nos olhos, você pode até tocá-lo e diga que sente muito de verdade.
    • Não diga algo como “Desculpe SE eu o machuquei” ou “Sinto muito por VOCÊ ter ficado tão triste...”. Pode parecer que você o estará culpando e que não acha que fez nada de errado.
  3. Depois de assumir a responsabilidade pelo que fez e de dizer que sente muito, precisará entender que realmente machucou seu amigo e mostrar que tem noção disso. Isso fará com que ele perceba que você pensou muito sobre o que fez e que se sente muito mal.
    • Diga algo como “Não imagino como ficou decepcionado quando eu não apareci em sua festa de aniversário. Você planejou tudo por tanto tempo e sei que você queria que tudo fosse perfeito”.
    • Ou, “Sei que ficou muito triste quando beijei o Gustavo. Você gosta dele há meses e deve ter ficado muito triste”.
  4. Faça seu amigo perceber que sua amizade é mais importante do que qualquer coisa no mundo e que você sabe que precisa redefinir suas prioridades no futuro. Seu amigo precisa ver que o que você fez não valeu a pena e que você gostaria de começar do zero, colocando-o em primeiro lugar. Seja humilde e honesto. Este não é o momento de meias-verdades, como "você sabe que sou seu amigo." Este é o momento de dizer: "sou seu amigo, mas não agi como um. Irei agir como um verdadeiro amigo de agora em diante."
    • Diga “Perdi sua festa de aniversário porque minha prima implorou que eu a ajudasse a comprar o vestido de formatura dela. Não deveria ter feito isso. Tinha um compromisso com você e deveria ter dito para minha prima esperar”.
    • Diga “Não acredito no que fiz com o Gustavo. Nem gosto dele e gosto muito de você. Nossa amizade é mais importante para mim do que qualquer relacionamento amoroso”.
  5. Depois que se comprometer a mudar, pode fazer algo a mais para mostrar a seu amigo que deseja continuar a amizade e que quer que ele fique bem. Pense em algo que o deixaria muito feliz e sugira que façam isso juntos. É claro, você só deve fazer isso se parecer que seu amigo está pronto para perdoá-lo.
    • Diga “Podemos tomar um sorvete? Eu pago”.
    • Diga “Prometo ensiná-lo a pintar. Quer ir em casa no domingo?”.
  6. Depois que disser tudo o que precisar, pergunte a seu amigo “Você me perdoa?”. Provavelmente ele perceberá que a amizade de vocês é muito importante e o perdoará rapidamente. Então, você poderá abraçá-lo, mostrar que está feliz e ficar aliviado por conseguir o perdão. Se seu amigo precisar de mais tempo e não conseguir perdoá-lo, pelo menos você terá tentado.
    • Você também pode dizer “Você consegue me perdoar?” se for um erro muito grande.
    • Ninguém gosta de pedir desculpas, e é por isso que elas são tão valiosas! Não deixe o orgulho falar mais alto — buscar o perdão é importante.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Demonstrando que sente culpa

PDF download Baixe em PDF
  1. A menos que more muito longe de seu amigo, sua melhor escolha é pedir desculpas pessoalmente. Embora algumas coisas como enviar flores, cartões ou dar um presente legal possam compensar se não morarem próximos, se fizer isso em vez de conversar com seu amigo cara a cara, você correrá o risco de parecer covarde. Se quiser que o pedido pareça sincero e seja visto como tal, nenhum presente caro ou buquê de flores será mais valioso que um encontro pessoal.
    • Se o amigo estiver muito distante, é claro, será uma circunstância diferente.
  2. Você precisa avaliar sua situação pessoal para descobrir quando deve pedir desculpas. Foi algo menor, por exemplo, deixar de comparecer a uma festa de seu amigo quando disse que iria, ou algo sério, como sair com o namorado de sua amiga? Se for algo menos sério, você deve ser rápido e pedir desculpas assim que tiverem algum tempo livre. Se seu amigo precisar de mais tempo para pensar, dê esse tempo a ele. Podem ser semanas ou até meses.
    • Você deve conhecer seu amigo melhor do que qualquer pessoa. Ele é o tipo de pessoa que precisa de muito tempo para acalmar-se ou que perdoa rapidamente?
    • Se souber que ele passará por um grande estresse essa semana ou que está lidando com algo pessoal, é melhor esperar um pouco mesmo que esteja morrendo de vontade de pedir desculpas.
  3. Você não precisa escrever, a menos que esteja muito nervoso, mas deve ter uma ideia geral do que vai dizer a seu amigo para não se esquecer de algo importante ou dizer algo da maneira errada. Um pedido de desculpas deve vir do coração, é claro, mas não custa nada planejar. Aqui estão algumas coisas que poderá incluir, que serão melhor explicadas na próxima parte:
    • Responsabilidade total pelo que fez.
    • Um pedido de desculpas pela maneira como seu amigo está se sentindo.
    • Incluir as palavras "Sinto muito".
    • Mostrar como é grato pela amizade de vocês.
    • Planos de mudança e de fazer algo bom no futuro.
  4. Quando descobrir que é o momento de pedir desculpas, não enrole e espere que seu amigo o aborde. Se ele abordá-lo para conversar sobre o que fez, você já correrá o risco de parecer fraco ou um amigo ruim. Portanto, procure-o rapidamente (mas depois que ele já tiver esfriado a cabeça). Faça do pedido de desculpas uma prioridade quando o momento chegar e prometa a você mesmo que fará isso o mais rápido possível se quiser que ele realmente aceite suas desculpas.
    • Pode ser difícil pedir desculpas, mas é algo necessário. Supere seus medos, engula seu orgulho e lembre-se de que chateou uma pessoa amada.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Pedindo desculpas de outras formas

PDF download Baixe em PDF
  1. Escreva uma carta para seu amigo pedindo perdão . Quando fizer isso, lembre-se de ser sincero e arrependido. Mostre que está realmente arrependido, mas lembre-se que mesmo que escreva uma carta, ainda precisará conversar com ele pessoalmente. Esse pode ser um bom gesto se não morar perto dele ou se for realmente a melhor forma de demonstrar seus sentimentos.
  2. Isso poderá ajudar seu amigo a sentir-se melhor e demonstrará que você se esforçou. Envie um cartão dizendo que sente muito para que ele se sinta mais especial. Nem todas as pessoas ficarão impressionadas, pois poderá parecer que você está tentando recompensar por algo que fez.
  3. Se morarem longe, a melhor forma de pedir desculpas pode ser ao telefone. Ligue para seu amigo, seja sincero e faça o que faria pessoalmente: assuma sua responsabilidade, peça desculpas, prometa não fazer de novo, peça perdão, etc. Pode ser um pouco mais difícil porque você não conseguirá ver como ele realmente está se sentindo.
    • Permaneça na linha quando terminar, deixando a conversa cair em outros assuntos, como costuma acontecer com papos entre amigos.
    • Não peça desculpas por meio de mensagens de voz. Elas soam falsas e esquisitas.
    • Será uma pena se a pessoa não atender sua ligação. Ela não está pronta para o pedido de desculpas. Nesses casos, talvez seja melhor falar com a pessoa cara a cara.
  4. Se estiver realmente arrependido por algo que fez, enviar uma mensagem não será suficiente. É muito impessoal e não demonstra muito esforço de sua parte. É claro, é mais difícil ligar para alguém ou conversar cara a cara, mas demonstra que você realmente valoriza a amizade.
    Publicidade

Dicas

  • Mostre sua emoção, pois você conseguirá demonstrar como se sente.
  • Escreva uma lista do que fez de errado.
  • Escreva um bilhete breve para a pessoa dizendo como se sente.
  • Você pode comprar um presente para seu amigo.
  • Não converse frequentemente com ele. O tempo, algumas vezes, pode curar. Pode ser que vocês sintam falta um do outro e queiram reatar a amizade.
Publicidade

Avisos

  • Não presuma que ele o perdoará no tempo em que você desejar. Pode demorar um pouco mais.
  • As palavras podem não ser suficientes. Pode ser que seu amigo só acredite em você quando realmente demonstrar que mudou.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 155 400 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade