Baixe em PDF Baixe em PDF

Se quiser dar aquela mudada no visual, por que não pintar as madeixas de uma cor bem diferente, como o rosa, por exemplo? Você pode fazer mechas ou californianas, para um efeito mais sutil, ou pintar logo a cabeleira toda! Se quiser um resultado perfeito, leia nosso artigo para aprender todos os passos do processo, além de tudo o que você precisa considerar antes de escolher a cor certa para você.

Parte 1
Parte 1 de 5:

Escolhendo o tom ideal

Baixe em PDF
  1. Existem inúmeros tons de rosa diferentes, dos mais clarinhos aos mais escuros. Cada um deles tem seus lados positivos e negativos, então é preciso pensar bem na hora de escolher. Antes de comprar a tinta, leve estes pontos em consideração: [1]
    • Se tem cabelos claros e não quer ter trabalho com a manutenção, escolha tons de rosa como o algodão doce, pastel e o rosa bebê.
    • Se quiser que o resultado dure mais tempo, opte por um rosa neon, como o flamingo, magenta, cupcake e o rosa choque.
    • Se seu cabelo é bem escuro, prefira tons mais profundos, como um bordô, berinjela, violeta ou qualquer rosa puxado para o roxo.
  2. Se ele for quente, opte por cores também quentes, ou seja, com um fundo alaranjado ou amarelado. Mas, se ele for frio, aposte em cores com um fundo violeta ou azul. [2]
    • Se não conseguir escolher uma cor, vá a alguma loja especializada e experimente perucas de vários tons diferentes e veja qual fica melhor em você.
  3. Na grande maioria dos casos, a descoloração será imprescindível. No entanto, dependendo da cor natural dos seus fios, é impossível clareá-los demais. Se eles são castanhos escuros ou pretos, por exemplo, você nunca chegará ao tom certo para deixá-los rosa pastel.
  4. Se você trabalha em um local bem sério, com um código de vestimenta rígido, talvez um rosa-choque não seja a melhor opção (o mesmo vale para a escola). Mas se seu ambiente de trabalho for mais flexível, talvez não tenha problema. [3]
    • Se sua escola ou local de trabalho tem um código de vestimenta bem restritivo, é melhor escolher um tom de rosa mais natural, como o dourado-rosê.
    • Pergunte para o diretor ou para seu chefe se tem problema pintar o cabelo de alguma cor diferente.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 5:

Descolorindo o cabelo

Baixe em PDF
  1. A tinta não pega tão bem nos fios danificados e, além disso, a descoloração é um processo bem forte, o qual pode acabar com um cabelo debilitado. Descolorir madeixas que já não estão bem servirá apenas para deixá-las ainda piores. [4]
    • Se seu cabelo está danificado mas você que pintá-lo mesmo assim, faça um efeito ombrê para não precisar descolori-lo todo.
    • O ideal é ficar alguns dias sem lavar o cabelo antes de descolori-lo. Isso porque a oleosidade acumulada ajuda a proteger os fios.
  2. Se você é ruivo ou loiro, não tem tanto problema descolorir as madeixas inteiras. No entanto, se você é moreno, aposte em um efeito ombrê . Assim, você não precisa retocar as raízes com tanta frequência, causando menos dano aos fios. [5]
    • Se seu cabelo é bem claro, talvez não precise nem descolorir. Para ter certeza, fale com um cabeleireiro.
  3. Vista uma camiseta velha e cubra os ombros com uma capa ou toalha que possa sujar. Também é legal passar um pouco de vaselina no rosto, e em volta do cabelo, para proteger a pele, além de usar luvas descartáveis, claro. Quanto ao lugar, cubra tudo que possa acabar sujando com jornal ou plástico.
  4. Quanto maior o volume, mais rápido ela age e mais danos causa aos fios. No geral, se seu cabelo já é claro, pode usar uma água oxigenada volume 10 ou 20. Se for mais escuro, a de 30 volumes é a ideal. [6]
    • Evite usar uma água oxigenada 40 volumes, pois ela danifica demais os fios.
  5. Esse não é um passo imprescindível, mas é altamente recomendável. O tempo de ação na embalagem do produto é apenas uma estimativa e muda de pessoa para pessoa, dependendo, também do tom em que você quer chegar. Por isso, para ter uma ideia melhor, teste o produto em uma única mecha, de uma parte menos visível do cabelo. Lembre-se de que você nunca deve deixar o descolorante por mais tempo do que o indicado na embalagem. [7]
    • Se seu cabelo não for claro o suficiente, você terá que descolori-lo uma segunda vez. Se os fios estiverem saudáveis, o processo pode ser feito no mesmo dia. Se não, espere umas duas semanas.
  6. Comece a descolorir o cabelo das pontas. Divida as madeixas secas em quatro partes, trabalhando em uma de cada vez. Para fazer a aplicação, vá pegando mechas de cerca de um dedo de grossura, indo das pontas até o meio delas. Quando terminar tudo, comece a aplicação nas raízes. [8]
    • O calor do couro cabeludo fará com que o descolorante faça efeito mais rápido nas raízes, e é por isso que você deve deixá-las por último.
    • Para conseguir um rosa pastel, deve descolorir os fios até um loiro 10 ou platinado. [9]
    • Cuidado ao descolorir cabelos tingidos, pois eles podem ficar com uma cor bem desigual e a tinta pode reagir com a água oxigenada. [10]
  7. De novo, lembramos que cada cabelo reage de uma forma diferente ao descolorante e pode chegar ao tom desejado antes do tempo recomendado na embalagem. Assim que isso acontecer, tire o produto com um xampu. No entanto, se deu o tempo e ele não chegou na cor que você queria, lave mesmo assim e volte a descolori-lo mais tarde.
    • Veja se há sinais de danos causados pelo descolorante, como descamação ou queda intensa. Se isso acontecer, espere umas semanas antes de tentar descolorir os cabelos outra vez.
  8. Às vezes, uma única sessão não é suficiente para deixar o cabelo na cor certa. Se você tem madeixas castanhas e quer deixá-las num rosa pastel, então será preciso descolori-las outra vez. Mas, se seu cabelo é muito escuro, então saiba que será impossível platiná-los. Nesse caso, você terá que se conformar com um tom mais escuro de rosa.
    • Se seu cabelo está bem saudável, dá para voltar a descolori-lo no mesmo dia. No entanto, se estiver fragilizado, espere umas duas semanas.
  9. Em todo o processo, essa é a parte que mais danifica os fios. Muita coisa pode dar errado nela, desde uma cor irregular a madeixas extremamente ressecadas. Enquanto não tem muito problema descolorir cabelos loiros ou castanhos claros em casa, é melhor deixar os mais escuros para um cabeleireiro com bastante experiência.
    • Ouça os conselhos do cabeleireiro. Se ele disser que não dá para clarear ainda mais seu cabelo, confie nele! [11]
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 5:

Tonalizando o cabelo

Baixe em PDF
  1. Depois da descoloração, a maioria das madeixas acaba ficando amarelada ou alaranjada. Se sua ideia é pintar o cabelo de um rosa puxado para o salmão, então nem precisa tonalizá-lo (caso não se importe de ficar com um tom mais quente do que o da embalagem). [12] Se quiser um tom frio ou pastel, terá que deixar o cabelo quase branco. [13]
    • Um rosa frio tem tons de azul e roxo.
    • O tom que o cabelo fica depois desse processo depende de quão bem você conseguiu clareá-lo. O laranja ficará mais puxado para o prata, enquanto o amarelo, para o branco.
  2. Ele funciona neutralizando os tons de amarelo e laranja do cabelo, deixando-os mais prateados ou neutros. Se quiser, você pode até fazer o seu próprio em casa, misturando um pouco de tinta azul ou roxa com um condicionador branco, até chegar num tom bem pastel. [14]
    • Se suas madeixas acabaram amarelando, apele para um xampu tonalizante roxo. Se ficaram mais puxadas para um laranja, use um azul.
    • Os xampus tonalizantes comprados vêm em tonalidades diferentes, então para saber como ele se dá com seu cabelo, precisa testar. Por outro lado, quando você faz o seu em casa, pode ajustar a intensidade da cor a seu gosto. [15]
  3. Passe o xampu como de costume, aplicando uma pequena quantidade nas mãos e massageando o cabelo todo, da raiz às pontas. [16]
    • É importante passar bastante produto no cabelo todo. [17]
  4. Se você fez seu próprio tonalizante usando tinta e condicionador, deixe-o agir por uns cinco minutos, no máximo, pois o cabelo pode acabar ficando azul ou roxo. [18]
  5. Se ainda ficaram traços da cor depois desse processo, passe um xampu para cabelos tingidos. Feito isso, deixe o cabelo secar e pronto.
    • O tonalizante pode deixar o cabelo meio rosado. Se curtir a cor, não precisa nem pintar!
    Publicidade
Parte 4
Parte 4 de 5:

Tingindo o cabelo

Baixe em PDF
  1. Lave o cabelo com xampu, enxágue e deixe secar bem, seja naturalmente ou com o secador. Nesse momento, deixe o condicionador de lado, pois ele dificulta a absorção da tinta.
    • Depois que descolorir os cabelos, espere um tempo até tingi-los. Ambos os processos danificam bastante os fios, então é bom dar um descanso a eles.
  2. Vista uma camiseta velha e cubra os ombros com uma capa ou toalha que possa sujar. Também é legal passar um pouco de vaselina no rosto, em volta do cabelo, para não manchar a pele, além de usar luvas descartáveis, é claro. Quanto ao lugar, cubra tudo que possa acabar sujando com jornal ou plástico.
  3. Em uma tigela não metálica, despeje condicionador suficiente para cobrir seu cabelo todo. Depois, adicione um pouco da tinta e mexa com uma colher plástica, deixando a cor uniforme. Vá adicionando mais condicionador ou tinta até chegar ao tom desejado. [19]
    • Você pode usar qualquer condicionador, desde que ele seja branco.
    • Se você não tonalizou seu cabelo, cuidado com o tom de rosa inicial, pois seu cabelo pode acabar ficando alaranjado ou até amarelado.
    • Se quiser dar um toque de profundidade, prepare dois ou três tons diferentes de rosa em tigelas separadas. Um deles pode ser bem forte, o outro médio e o último mais clarinho, por exemplo.
  4. Aplique a tinta . Divida o cabelo em quatro partes e, com um pincel, comece a passar a tinta, seja ela pura ou diluída no condicionador, em mechinhas de um dedo. Se fez vários tons de rosa, vá aplicando-os aleatoriamente ou apele para a técnica de balaiagem para criar um efeito mais realista. [20]
    • Siga o padrão natural de claro e escuro do seu cabelo. Nas partes mais escuras, use um rosa mais escuro e, nas mais claras, um mais claro. Essa dica é ainda mais importante para as mechas ao redor do rosto.
    • Antes de passar a tinta no cabelo todo, faça um teste de mecha. Assim, você tem certeza de que a cor ficará do jeitinho que você queria. [21]
  5. Na maioria dos casos, a espera dura entre uns quinze ou vinte minutos, mas outros tipos de tinta podem precisar de até uma hora para fazer efeito. Para não ter dúvidas, leia as instruções. [22]
    • Nunca deixe uma tinta ou qualquer produto que contenha água oxigenada agir por mais tempo do que o recomendado.
    • Cubra as madeixas com uma touca de banho para não sujar o ambiente e potencializar a ação.
  6. Deixa a água cair sobre os fios até que saia limpa e, depois, aplique um condicionador. Deixe-o agir por uns três minutos e enxágue outra vez com água fria para selar as cutículas. Fique longe do xampu pelos próximos três dias, no mínimo. [23]
    • Para manter a cor por mais tempo e ainda deixar o cabelo mais brilhoso, dê um banho de vinagre nele. Para isso, basta passar vinagre nos fios, deixando agir por uns três minutos, e enxaguar com água. Se o cabelo ficar com cheiro forte, passe um leave-in ou algum outro produto só para mascará-lo.
  7. É legal que ele tenha um tom rosinha e você deve aplicá-lo assim que enxaguar a tinta dos cabelos. Deixe-o agir por uns dez minutos ou pelo tempo recomendado na embalagem e enxague. [24]
    Publicidade
Parte 5
Parte 5 de 5:

Fazendo a manutenção da cor

Baixe em PDF
  1. O sulfato é perfeito para a limpeza dos fios, mas é tão bom que acaba levando a tinta junto. Se quiser que a cor dure mais tempo, então é melhor ficar longe dele: prefira xampus e condicionadores para cabelos coloridos. A maioria dos produtos traz essa informação na embalagem, mas é sempre bom dar uma lidinha na composição, evitando todos os que contêm sulfato. [25]
    • Misture um pouco da tinta no seu condicionador. Dessa forma, ele fica um pouquinho pigmentado e ajuda na manutenção da cor sempre que você lavar o cabelo.
  2. Compre um condicionador de hidratação profunda específico para cabelos tingidos ou com química. Aplique-o nos fios úmidos e cubra-os com uma touca de banho. Deixe agir pelo tempo indicado e enxague.
    • A maioria dos cremes deve fazer efeito por uns cinco ou dez minutos, mas existem outros que precisam de um pouco mais de tempo, chegando até aos vinte minutos. Para saber qual o tempo de ação do seu, leia e embalagem. Se acabou deixando tempo demais, não tem problema.
  3. Quanto maior a frequência de lavagem, mais rápido a cor desbotará, mesmo que você use produtos específicos para cabelos coloridos, livres de sulfato. Se suas madeixas têm uma tendência à oleosidade, então o ideal é apostar em um xampu seco entre as lavagens. [26]
  4. Assim como as ferramentas de calor, a água quente também danifica e desbota o cabelo. Depois de passar o xampu e o condicionador, enxágue os fios com água fria por um minutinho para deixá-los ainda mais macios e brilhosos. [27]
    • Se não consegue tomar banho em água fria de jeito nenhum, então aposte na morna.
  5. A menos que esteja muito frio lá fora e você esteja atrasado para a aula, deixe as madeixas secarem naturalmente. Se quiser cachear os fios, prefira métodos que não usem calor, como os bobes e os rolinhos. Também é bom ficar longe da chapinha o máximo que puder. [28]
    • Sempre passe a chapinha e a babyliss com o cabelo bem seco, uma boa camada de protetor térmico e nas temperaturas mais baixas possíveis.
    • O sol também acelera o desbotamento dos fios. Para evitar que isso aconteça, cubra a cabeça com um chapéu, lenço ou capuz sempre que sair.
  6. Assim como a tinta vermelha, a rosa também desbota rápido. Além disso, é preciso refazer as raízes assim que elas começam a aparecer, pois ficam muito visíveis. Se não quiser retocá-las, aposte num look ombrê. [29] .
    • Quanto mais forte o rosa, mais fácil será perceber que a cor desbotou. Por outro lado, os tons pasteis podem passar mais tempo sem manutenção.
    • Muito gente curte o tom pastel que fica quando a tinta começa a desbotar. Se esse for seu caso, basta não retocar a cor com tanta frequência. [30]
    Publicidade

Dicas

  • Prepare mais tinta do que acha que será necessário, ainda mais se tiver cabelo longo ou grosso.
  • Se não tiver a menor ideia de como ficará de cabelo rosa, coloque uma peruca ou edite uma foto sua no Photoshop.
  • Se cair tinta na sua pele, passe um demaquilante à base de álcool para limpar.
  • Passe um blush ou uma sombra rosinha nas raízes, que combine com a cor da tinta. O resultado não será perfeito, mas pelo menos esconderá um pouquinho a cor natural. [31]
  • Para testar a cor no seu cabelo natural, pinte apenas uma mechinha ou as pontas. Assim, se não gostar do resultado, basta cortar.
Publicidade

Avisos

  • Nunca aplique a água oxigenada no cabelo molhado, e nem comece pelas raízes. Você deve sempre passá-la nos fios secos.
  • Nunca deixe a água oxigenada por mais tempo do que o indicado na embalagem.
  • Nos primeiros dias, a tinta pode soltar, manchando tecidos. Para evitar problemas, procure dormir com fronhas escuras.
Publicidade

Materiais Necessários

  • Água oxigenada e emulsão reveladora;
  • Tinta de cabelo rosa;
  • Xampu tonalizante roxo;
  • Condicionador branco;
  • Tigelas não metálicas;
  • Colher de plástico;
  • Pincel de tintura;
  • Capa ou toalha velha;
  • Camiseta velha;
  • Luvas plásticas;
  • Vaselina;
  • Xampu e condicionador sem sulfato para cabelos tingidos.
  1. https://www.haircrazy.com/articles/beginner-guides/how-to-dye-your-hair-pink/
  2. https://www.rocknrollbride.com/2014/10/how-to-dye-your-hair-unnatural-colours-and-make-it-last/
  3. https://www.youtube.com/watch?v=ymb1UDgCLd4&feature=youtu.be&t=5m56s
  4. https://www.youtube.com/watch?v=NxG0tglt6TU&feature=youtu.be&t=17m30s
  5. https://www.youtube.com/watch?v=Z-YOZyqwRgw&feature=youtu.be&t=1m5s
  6. https://www.youtube.com/watch?v=Z-YOZyqwRgw&feature=youtu.be&t=15s
  7. https://www.youtube.com/watch?v=FOgw8tl4Q1w&feature=youtu.be&t=1m5s
  8. https://www.youtube.com/watch?v=Z-YOZyqwRgw&feature=youtu.be&t=1m50s
  9. https://www.youtube.com/watch?v=Z-YOZyqwRgw&feature=youtu.be&t=2m10s
  10. http://www.brightersides.com/brightersidesblog/2012/07/how-to-make-pastel-hair-color/
  11. https://www.teenvogue.com/gallery/how-to-get-pastel-hair#4
  12. https://www.brit.co/what-to-know-before-dying-your-hair-pastel/
  13. https://www.rocknrollbride.com/2014/10/how-to-dye-your-hair-unnatural-colours-and-make-it-last/
  14. http://www.goodhousekeeping.com/beauty/hair/tips/a25379/ruining-dyed-hair/
  15. https://www.teenvogue.com/gallery/how-to-get-pastel-hair#5
  16. http://www.instyle.com/news/what-you-need-know-getting-pink-hair
  17. https://www.rocknrollbride.com/2014/10/how-to-dye-your-hair-unnatural-colours-and-make-it-last/
  18. https://www.rocknrollbride.com/2014/10/how-to-dye-your-hair-unnatural-colours-and-make-it-last/
  19. https://www.rocknrollbride.com/2014/10/how-to-dye-your-hair-unnatural-colours-and-make-it-last/
  20. https://www.rocknrollbride.com/2014/10/how-to-dye-your-hair-unnatural-colours-and-make-it-last/
  21. http://www.marieclaire.com/beauty/news/g4272/why-you-should-dye-your-hair-pink/
  22. http://www.parfaitdoll.com/2009/12/pink-please-the-pink-hair-guide.html

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 85 970 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade