Baixe em PDF Baixe em PDF

Caso viva num clima que favoreça o plantio de mangueiras, é possível cultivar sua própria árvore e desfrutar dessa doce e nutritiva fruta tropical por anos. Com um pouco de tempo e paciência, é bastante fácil cultivar uma mangueira a partir da semente ou de uma planta pequena. Experimente cultivar essa fruta tropical – logo, você estará cuidando de uma árvore crescida.

Método 1
Método 1 de 3:

Preparando-se para o plantio

Baixe em PDF
  1. Ainda que mangas não exijam muita manutenção quando plantadas, há certas circunstâncias sob as quais elas devem crescer. Mangas vivem melhor em ambientes calorentos e podem suportar áreas úmidas/pantanosas e áridas. A maioria das mangas é cultivada perto do equador. Se você vive numa área que tenha temperaturas médias de 26-36° Celsius, e invernos que não sejam congelantes, será possível cultivar mangas.
    • A chuva em sua área não deve ultrapassar os 304 mm por ano.
  2. A manga pode ser cultivada em potes ou em áreas espaçosas. Elas preferem muito calor e a luz direta do sol, o que significa que não crescerão bem em ambientes fechados (ainda que possam ser trazidas para dentro de casa durante o inverno). O tamanho de cada mangueira depende da espécie da árvore, mas elas podem ficar bastante grandes, excedendo alturas entre 3 e 4,5 metros. Portanto, escolha uma área que dê a ela muito espaço para crescer, sem ser afetada por outras árvores grandes.
  3. Há muitos tipos diferentes de manga no mercado, mas só alguns crescerão bem em áreas específicas. Visite a agropecuária local para descobrir quais crescem melhor em sua área. Mangas podem ser cultivadas de duas maneiras: através da semente de uma manga ou de uma muda. As sementes de manga tipicamente levam 8 anos para produzir frutos, mas pode não gerá-los se não for enxertada. Mudas enxertadas levam 3-5 anos para produzir frutos, mas a colheita boa é quase que garantida. Se você escolher plantar a partir da semente, escolha uma manga de uma árvore que tenha crescido bem. Pegar uma semente de uma manga encontrada em lojas provavelmente não gerará uma árvore.
    • As mudas enxertadas tendem a ter metade do tamanho da semente da fruta plantada.
    • As árvores produzidas por sementes tendem a ser muito mais fortes e resistentes, mas não gerarão bons frutos. [1]
    • Se você estiver testando os limites ambientais com seu cultivo de manga, há algumas espécies que podem ser cultivadas em condições mais frias e úmidas que as recomendadas acima.
  4. As mangas crescem bem em solo fofo e arenoso que absorva a água facilmente. Verifique o pH de seu solo para ver se ele tem uma média de acidez adequada; as árvores crescerão melhor num solo que tenha um pH entre 4.5-7 (ácido). Incorpore musgo de turfa em seu solo anualmente para manter a acidez dele alta. Evite usar fertilizantes químicos ou qualquer produto que contenha sal, pois tais elementos impediriam o crescimento de sua mangueira. Prepare o solo para que ele seja lavrado a 1 metro de profundidade, pois isso dará bastante espaço para as raízes se espalharem. [2]
  5. Mangueiras tipicamente são plantadas no final da primavera ou no início do verão, quando há a combinação do clima chuvoso/ensolarado. A estação de plantio dependerá da espécie, portanto, verifique a agropecuária local para descobrir quando a sua deve ser plantada. Algumas variedades, como a everly e a Keitt, não precisam ser plantadas antes de Agosto/Setembro. [3]
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Cultivando a partir da semente

Baixe em PDF
  1. Se você vive numa região onde haja cultivo de pés de manga, visite as fazendas locais para selecionar uma fruta. Caso não tenha acesso a uma mangueira saudável, visite a feira local para selecionar uma fruta. Peça para que o vendedor ajude a escolher uma fruta poliembriônica (essas são as únicas que gerarão frutos quando plantadas).
  2. Coma a manga ou remova todo o fruto existente até o caroço fibroso ser exposto. Limpe o caroço com uma escova ou pedaço de palha de aço até todos os cabelos terem sido removidos. Tome cuidado para não esfregar a camada externa do caroço, e remova apenas as fibras que ainda estão presas.
  3. Deixe o caroço secando por uma noite em um local frio e distante da luz do sol. Abra o caroço com uma faca afiada, como se estivesse abrindo uma ostra, tomando cuidado para não cortar muito fundo e danificar a semente. Abra o caroço e remova a semente, que parecerá um grande feijão-de-lima.
  4. Coloque a semente num buraco de 2,5 centímetros de profundidade, posicionando o lado côncavo para baixo, num recipiente cheio de solo de boa qualidade. Umedeça o solo e armazene o recipiente em uma área quente e sombreada até a semente germinar. Esse processo normalmente leva de 1 a 3 semanas. [4]
  5. Nesse ponto, sua semente está pronta para ser plantada em seu local permanente. Se você planeja plantá-la do lado de fora de sua casa, tente posicioná-la diretamente no solo do quintal em vez de colocá-la numa planta e transplantá-la. Dessa maneira, você não precisará se preocupar se ela se endurecerá ou se ela sofrerá um choque ao ser disposta no solo.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Plantando a mangueira

Baixe em PDF
  1. Em seu local selecionado, use uma pá para cavar um buraco 2-4 vezes maior que o torrão de sua mangueira. Remova, se houver, a grama numa área circular de 0,5 metros ao redor do espaço planejado para dar espaço à árvore. Misture um pouco de compostagem (não mais que uma mistura 50/50) no solo escavado que será trocado ao redor das raízes.
  2. Remova a muda do recipiente ou coloque a semente no buraco. A base da muda deve estar no mesmo nível do solo ou um pouquinho acima. Encha o buraco ao redor da árvore e tampe-o suavemente. Mangueiras crescem melhor em solo solto – portanto, evite aplicar muita pressão enquanto preenche o buraco. [5]
  3. Durante o primeiro ano, fertilize sua mangueira uma vez por mês com um fertilizante atóxico. Você pode dissolver o fertilizante em um pouco de água para a aplicação, mantendo a solução em mãos para usar mensalmente.
  4. Mangueiras não gostam de muita água, mas elas devem receber um pouco mais de água na primeira semana. Dê à planta algumas colheres de sopa de água a cada dois dias durante a primeira semana. Em seguida, regue-a apenas uma ou duas vezes por semana durante o primeiro ano. Você pode implementar um sistema de irrigação para a árvore assim que ela tiver um ano de idade, permitindo que a chuva faça seu trabalho.
  5. Ervas podem se tornar um sério problema ao redor das mangueiras se não forem controladas regularmente. Elimine-as regularmente, removendo quaisquer plantas que germinarem perto do tronco da árvore. Adicione uma camada grossa de húmus ao redor da árvore para reter umidade e impedir o crescimento de ervas. Você pode adicionar um pouco de compostagem ao húmus para dar mais nutrientes à árvore.
  6. O objetivo da podadura é permitir que os galhos tenham muito espaço para se formarem, já que as frutas se desenvolverão na ponta dos mesmos (conhecidos como flores terminais). Corte galhos de 2,5 centímetros a partir do tronco se houver pouco espaço perto do centro, tipicamente após o surgimento da última fruta da estação (no inverno). Você pode podar sua árvore para limitar o crescimento dela também ao cortar os galhos muito largos ou altos. Caso tenha dúvidas quanto à sua mangueira em específico, visite a agropecuária local e verifique as dicas que os profissionais podem passar.
  7. Visto que as mangas variam em cor, formato e tamanho de acordo com a espécie, é impossível dizer que a fruta está madura antes de abri-la. Você pode adivinhar o estado dela através da maciez e do cheiro da mesma, mas é sempre necessário usar uma faca para testar a fruta. Quando o interior for amarelado até o núcleo, ela está pronta para ser comida. Se ainda estiver muito branca e dura, espere 1-2 semanas antes de fazer um novo teste. Se você colher sua fruta cedo demais, é possível amadurecê-la ao mantê-la num saco de papelão em temperatura ambiente por alguns dias. Uma boa alternativa caso tenha colhido as frutas antes da hora, é fazer uma salada à juliana. Também é possível fazer uma salada de manga verde, que combina bem com peixes.
    Publicidade

Dicas

  • Mantenha mangueiras a aproximadamente 4 metros de distância de outras árvores para permitir que tudo cresça bem.
  • Proteja sua mangueira das geadas de inverno ao cobri-la ou embrulhá-la em cobertores.
  • Evite regar muito a árvore – caso contrário, ela se afogará.
Publicidade

Avisos

  • A antracnose é mortal para as mangueiras por atacar todas as partes da árvore. Aplique fungicidas assim que notar qualquer fruta com manchas pretas.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 122 720 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade