PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

A ressaca é uma dor de cabeça induzida pelo álcool que pode arruinar uma boa noite de sono e fazer você jurar que nunca mais vai beber. Felizmente, existem alguns truques que você pode usar para se recuperar de uma ressaca ou até mesmo evitá-la, conforme você verá a seguir.

Método 1
Método 1 de 3:

Antes de beber

PDF download Baixe em PDF
  1. Popularmente conhecido como "forrar o estômago", comer algo antes de uma noite de bebedeira moderada ou pesada, sem dúvida ajuda a diminuir os efeitos da ressaca. Na verdade, quanto mais você comer, mais tempo levará para o álcool fazer efeito no corpo, porque os alimentos ajudam a reduzir a formação do acetaldeído no estômago, substância considerada a principal causa das ressacas.
    • Alimentos gordurosos e com muitos carboidratos, como pizza e outras massas, são os melhores para evitar as ressacas, já que a gordura diminui a velocidade de absorção de álcool pelo corpo. [1]
    • No entanto, se estiver tentando manter uma dieta saudável, coma peixes oleosos, como salmão, truta e cavalinha. [1]
  2. Ao mesmo tempo que o organismo usa diversas vitaminas e nutrientes para metabolizar o álcool, o próprio álcool destrói as vitaminas essenciais do complexo B. Sem essas vitaminas, o corpo tem dificuldade para retornar ao seu estado "sóbrio", levando à temida ressaca. Portanto, ajude seu fígado tomando um suplemento vitamínico, de preferência do complexo B, B6 ou B12, antes de uma noite de bebedeira. [2]
    • Compre esses suplementos em farmácias e supermercados ou opte por uma alternativa mais natural, aumentando a ingestão de vitaminas do complexo B comendo fígado, carne e outros produtos de origem animal, como leite e queijo.
  3. Pode parecer meio nojento, mas muitas culturas Mediterrâneas juram que esta técnica de prevenção de ressaca funciona. Basicamente, funciona com o mesmo princípio da ingestão de alimentos gordurosos antes de beber: a gordura do azeite de oliva limita a absorção de álcool pelo seu corpo. Então, se conseguir, tome uma colher de azeite antes de sair para a balada. [1]
    • Você também pode aumentar a ingestão de azeite de forma menos direta, mergulhando um pouco de pão crocante nele ou espalhando-o pela salada.
  4. O leite ajuda a evitar ressacas, pois forma uma camada no estômago, ajudando a diminuir a velocidade de absorção do álcool pela corrente sanguínea. Apesar de existirem poucos indícios científicos para sustentar essa tese, existem muitas pessoas que garantem que este método funciona. E se não for tão eficaz para a ressaca, pelo menos o leite é uma fonte saudável de cálcio e vitaminas B, portanto, bebê-lo só fará bem. [1]
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Bebendo com moderação

PDF download Baixe em PDF
  1. Misturar bebidas é a pior coisa em relação às ressacas, pois cada bebida contém diferentes aditivos, condimentos e outros elementos que, ao serem combinados, potencializam a ressaca, pois o seu corpo tem dificuldade de processar tudo ao mesmo tempo. Portanto, escolha cerveja ou vodca ou vinho ou rum; seja qual for, não misture. Escolha uma bebida e tome somente ela a noite toda.
    • Os coquetéis são particularmente mais perigosos, pois geralmente contêm dois ou mais tipos de álcoois misturados. Se não conseguir resistir às cores brilhantes e aos enfeites nos drinques, tente ao menos limitar e tomar, no máximo, duas doses.
  2. Os licores escuros, como conhaque, uísque e algumas tequilas, possuem maior concentração de toxinas denominadas congêneres, que são formadas durante o processo de fermentação e destilação do álcool. Essas toxinas contribuem para a gravidade da ressaca, portanto, se for beber "pesado", tome apenas licores de cor clara, como vodca e gim, para diminuir a ingestão dessas toxinas. [2]
  3. O álcool é um diurético, ou seja, ele faz com que você urine mais, levando à desidratação. A desidratação, por sua vez, é uma das maiores causas dos sintomas da ressaca, como sede, tontura e dores de cabeça. Logo, quanto mais água você beber para se reidratar, tanto durante quanto depois da bebedeira, mais leves serão os sintomas da ressaca na manhã seguinte. [3]
    • Tome um copo de água antes de começar a beber e tente beber mais um copo a cada copo de bebida alcoólica que você consumir na noite. Seu corpo agradecerá no dia seguinte.
    • Beber água entre os drinques também diminuirá a velocidade do seu consumo de álcool, evitando que você beba muito rápido demais.
  4. Essas misturas, como limonada ou coca diet, não farão bem enquanto você estiver ingerindo álcool, pois não contêm açúcar ou calorias e, sem tais elementos, o álcool vai direto para a corrente sanguínea. Tomar bebidas "normais" deixa algumas calorias no organismo, o que ajuda na batalha contra a ressaca na manhã seguinte. [2]
    • Apesar de as bebidas "normais" serem melhores do que as versões diet, um suco ainda é a melhor opção, pois ele não possui carbono, que aumenta a velocidade de absorção do álcool, e ainda possui vitaminas, essenciais ao organismo.
  5. Eles podem, literalmente, subir à cabeça. Estudos apontam que as bolhas produzidas por esse tipo de bebida aumentam a absorção de álcool pelo organismo, fazendo com que você se intoxique mais rapidamente.
    • Caso esteja em um casamento ou formatura e não conseguir resistir a um espumante, beba apenas uma taça de champanhe durante o brinde e opte por outro tipo de bebida alcoólica pelo resto da noite.
  6. A dura realidade é que, se beber demais, você ficará com ressaca. Essa é a maneira natural de limpar as toxinas do álcool do seu corpo, portanto, quanto mais você beber, pior será a ressaca. O número de bebidas alcoólicas necessárias para chegar a um estado de intoxicação varia de acordo com cada pessoa, por isso é tão importante conhecer seu próprio limite e respeitá-lo. De modo geral, não é recomendado que se tome mais do que três bebidas em um período de uma a duas horas, e não mais do que cinco em uma só noite. [4]
    • Preste atenção em como diferentes tipos de bebida alcoólica afetam seu organismo. Independentemente do que os estudos dizem, a capacidade de metabolizar o álcool difere de pessoa para pessoa, e você saberá, por experiência própria, qual tipo de bebida, seja cerveja, vinho, algo destilado ou licor, não faz mal a você ou causa um estrago no seu corpo. Ouça as reações do seu próprio corpo e cuide dele de acordo com o que acontecer.
    • Lembre-se de que, independentemente de todas as medidas preventivas que adotar, a única maneira completamente segura de evitar uma ressaca é não beber. Se beber, preste bastante atenção à quantidade e lembre-se de que quanto menos álcool consumido, maiores as chances de evitar uma ressaca. Simples assim.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Depois de beber

PDF download Baixe em PDF
  1. Conforme dito anteriormente, a desidratação é uma das principais causas da ressaca, então, para evitá-la, tome um copo grande de água assim que chegar em casa e beba-o todo antes de se deitar. Lembre-se de levar uma garrafa de água para o quarto para tomá-la toda vez que acordar durante a noite. Pode ser que você acorde para ir ao banheiro de madrugada, mas quando a manhã chegar, você estará se sentindo bem melhor.
    • Na manhã seguinte, independente de como se sentir, beba mais um copo cheio de água à temperatura ambiente se a água gelada for demais para seu estômago.
    • Também é possível se reidratar e repor os eletrólitos perdidos tomando energéticos ou água de coco. O chá de gengibre também ajuda a lidar com a azia e o suco de laranja dá mais energia no dia seguinte.
    • Evite cafeína na manhã seguinte à bebedeira, pois ela o desidratará ainda mais. Se precisar tomar um pouco de café, beba apenas uma xícara ou tome algo menos forte, como chá gelado, por exemplo.
  2. Uma refeição matinal farta, mas moderadamente saudável, após uma noite de bebedeira funciona bem porque dá energia. Coma torradas com um pouco de manteiga e geleia ou ovos mexidos. A torrada absorve o álcool em excesso que ficou no seu estômago, enquanto os ovos contêm proteínas e vitaminas B, ótimas para repor os recursos naturais do seu corpo.
    • Também é recomendado ingerir frutas frescas para repor as vitaminas e a água perdidas. Se estiver com pressa, tome uma vitamina ou um suco de frutas.
  3. Ao ir para a cama bêbado, sua qualidade de sono na noite não será tão boa, causando uma sensação de cansaço e um pouco de tontura na manhã seguinte. Depois de levantar, beba um pouco de água, coma algo, e, se puder, volte para a cama para descansar mais um pouco.
    • Levará algumas horas para o seu corpo metabolizar o álcool, portanto, o melhor é dormir um pouco mais e esperar que se sinta melhor ao acordar.
  4. A dor da ressaca pode parecer muito pior se você ficar sentado pensando nela o tempo todo. Pode ser difícil, mas se esforce para levantar, troque-se e saia de casa para tomar um ar fresco, seja andando pela praça da cidade ou caminhando pela orla da praia. Se estiver muito indisposto no momento, assista a um filme, leia um livro ou chame um amigo para (tentar) relembrar as aventuras da noite anterior.
    • Há quem diga que fazer exercício é uma ótima maneira de curar uma ressaca, portanto, se estiver com vontade, corra um pouco para eliminar as toxinas do seu corpo.
  5. Se a sua cabeça estiver doendo muito, tome um analgésico, como aspirina ou ibuprofeno, para aliviar a dor. Sempre tome esse tipo de remédio na manhã seguinte à bebedeira, não à noite quando ainda estiver com álcool no organismo, pois o álcool já "afina" o sangue e os analgésicos irão afiná-lo ainda mais, o que é bastante perigoso.
    • Nunca tome um acetaminofeno (como o paracetamol) enquanto ainda estiver com o álcool no organismo, pois misturar essas duas substâncias também é muito perigoso. [5]
    • Beber no dia seguinte pode até ajudá-lo a se sentir melhor, mas lembre-se de que seu corpo terá que metabolizar todo o álcool no seu organismo em algum momento, portanto, beber mais significa simplesmente prolongar a dor da recuperação.
    Publicidade

Dicas

  • Não fume. Fumar comprime os pulmões e diminui o escoamento de oxigênio para a corrente sanguínea.
  • Queijo e nozes são bons alimentos para "petiscar" enquanto se bebe, pois a alta quantidade de gordura neles diminui a absorção do álcool pelo organismo. Coma esses alimentos aos poucos enquanto bebe em um barzinho.
  • Em termos de quantidade de álcool consumida, 355 ml de cerveja = 150 ml de vinho = 45 ml de bebida destilada. Portanto, não pense que você está ingerindo menos álcool só porque está tomando vinho branco em vez de uísque e Coca-Cola.
  • Caso sinta uma queimação no estômago, tome um antiácido de venda livre.
  • De modo geral, as mulheres e as pessoas de descendência asiática têm um metabolismo mais suscetível às ressacas . Isso acontece, porque as mulheres tendem a ter uma taxa metabólica menor devido à taxa maior de gordura corporal, e os asiáticos tendem a ter níveis menores de desidrogenase alcoólica, uma enzima que promove a quebra do álcool. [4]
  • Há quem diga que ingerir uma cápsula de cardo de leite ajuda a aliviar os sintomas da ressaca, apesar de ainda não haver muita comprovação científica de que este método funciona.
  • Coma uma salada verde entre as refeições para se manter hidratado e consumir mais nutrientes.
Publicidade

Avisos

  • Lembre-se: se beber, não dirija ! Não é uma questão de saber se está legalmente intoxicado, é uma questão de saber se é ou não seguro dirigir quando tiver consumido qualquer quantidade de álcool. Estudos mostram que o prejuízo começa muito antes de uma pessoa atingir o nível de concentração de álcool no sangue necessário para ser penalizado por dirigir embriagado.
  • Nunca misture Tylenol, Paracetamol ou outros tipos de acetaminofeno com álcool; o dano ao fígado pode ser grande! Tome aspirina se precisar de um analgésico.
  • Só porque tomou medidas preventivas não significa que não vai ficar bêbado. Sempre beba de forma responsável.
  • Sempre leia as bulas das vitaminas e de quaisquer outros remédios que esteja tomando, principalmente no que diz respeito aos efeitos adversos, para não ter efeitos colaterais por misturá-los ao álcool.
  • Tenha cuidado ao consumir álcool e cafeína. O consumo excessivo de cafeína conjuntamente com o de álcool em demasia pode levar a um aumento grande, e possivelmente fatal, dos batimentos cardíacos.
  • Tomar um "Engov" ou qualquer outro medicamento bloqueador não impede as pessoas de ficarem embriagadas. Eles só previnem ou diminuem os efeitos da ressaca.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 48 158 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade