Baixe em PDF Baixe em PDF

Sabia que certos modelos de iPhone têm um recurso de autopreservação para lá de útil que protege os componentes de danos? Por exemplo: se você deixar o dispositivo cair na água e tentar colocá-lo para carregar logo em seguida, vai receber a mensagem "Carregamento Indisponível: Líquido Foi Detectado no Conector Lightning" junto da opção "Ignorar Emergência". Leia este artigo para entender o que isso significa e como secar o iPhone!

O que você precisa saber

  • Para impedir que o carregamento cause danos ao iPhone, o dispositivo emite alertas quando a entrada Lightning fica molhada.
  • Use o recurso "Ignorar Emergência" em situações urgentes para continuar carregando o iPhone, mas lembre-se de que isso pode causar danos.
  • Se você não estiver em uma situação de emergência, desconecte os acessórios do iPhone, desligue-o e espere até ele terminar de secar sozinho. Só então o carregue.
Método 1
Método 1 de 2:

Se você receber o alerta de detecção de líquido

Baixe em PDF
  1. Se seu iPhone detectar água na entrada do carregador, ele vai exibir um aviso caso você tente dar uma carga. Use a opção Ignorar Emergência se a bateria estiver prestes a acabar, tendo em mente que isso pode gerar corrosão ou danos ao dispositivo.
    • Se a opção "Ignorar Emergência" não aparecer, mas você estiver em uma situação urgente, desconecte e reconecte o iPhone. O recurso deve surgir depois disso. [1]
  2. Se a entrada Lightning que carrega o iPhone estiver molhada, ele pode sofrer danos permanentes caso você o carregue com o cabo. Nessas horas, fazer o carregamento por indução é a melhor alternativa.
    • Só é possível carregar o iPhone por indução a partir do iPhone 8.
  3. Caso você não esteja em uma situação de emergência e tenha tempo de sobra, o jeito é esperar a entrada secar sozinha. A água vai acabar evaporando — e você pode conectar o cabo Lightning quando isso acontecer.
    • Aquele velho truque de colocar o celular para secar no arroz não funciona de verdade!
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 2:

Evitando danos ao iPhone

Baixe em PDF
  1. Embora este Passo não seque a entrada, trata-se de uma questão de segurança (sua e dos dispositivos). Não deixe o iPhone molhado conectado ao computador ou outro aparelho!
    • Tire também a capinha do iPhone.
  2. Desligar o iPhone impede que ele tenha um curto-circuito e apresente ainda mais problemas no futuro.
  3. Bata o iPhone de leve contra a palma da sua mão com a entrada Lightning virada para baixo. Isso deve tirar o excesso de água.
    • Depois que você remover a água, deixe o iPhone desligado e ponha-o em cima de uma mesa — sem nada bloqueando a entrada e com bastante ar circulando. Espere algumas horas assim.
    Publicidade

Avisos

  • Não tente secar o iPhone com o secador de cabelo ou outra fonte de calor. Esses dispositivos podem derreter os componentes dele.
  • Não use ar comprimido, que pode espalhar o líquido ainda mais pelo iPhone.
  • Não insira nenhum objeto externo, como cotonete ou papel-toalha, na entrada Lightning.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 1 041 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade