PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Unhas encravadas podem ser um verdadeiro martírio. Isso acontece quando a unha penetra na pele que a envolve, que começa a crescer por cima dela em vez de crescer por baixo, causando muita dor e possivelmente uma infecção. Isso acontece com mais frequência nos dedões dos pés, mas pode afetar os outros dedos também. Aprenda o tratamento adequado se estiver sofrendo, assim saberá como evitar que a unha piore e que isso se repita. Com as medidas certas, seu dedo se recuperará em um instante. [1]

Parte 1
Parte 1 de 2:

Cuidando da unha

PDF download Baixe em PDF
  1. Para reduzir a dor e o inchaço causados pela lesão, mergulhe o dedão afetado em água morna com um pouco de sabão por 10 a 20 minutos. Faça isso três vezes ao dia por duas semanas. [2] [3]
    • Usar sulfato de magnésio pode ajudar a amenizar a dor e a inflamação. Encha uma bacia com água morna e ponha 1 ou 2 colheres de sulfato de magnésio. Mergulhe o pé na água e relaxe. Quando acabar, seque o dedão.
    • Isso pode ser feito várias vezes por dia se a dor estiver insuportável.
    • Nunca use água muito quente, somente morna. [4]
  2. Para aliviar a pressão na extremidade encravada da unha, médicos recomendam usar um calço para que ela fique longe da pele e não entre mais onde não deve. Isso pode ser feito enfiando um pedaço pequeno de algodão ou fita dental sob a parte encravada.
    • Se usar algodão, ensope-o em antisséptico para aliviar a dor e evitar que infeccione. [5]
    • Caso a unha já esteja infeccionada, fazê-lo ajudará a secar a umidade retida.
    • Quando usar fita dental, escolha uma que não tenha sabor ou cera.
    • Não use utensílios de metal para inserir o algodão ou fita dental. Isso pode piorar a situação da unha. [6]
  3. Pomadas antibacterianas são muito úteis no tratamento de unhas encravadas. Antes de tudo seque bem o dedo, só depois aplique uma camada generosa na área afetada. Faça um curativo com uma bandagem larga para proteger o ferimento de detritos e conservar a pomada.
  4. Não tente tratar qualquer ferimento infeccionado em casa. Um podólogo é o mais indicado para tratar unhas encravadas e, dependendo do estado da sua, uma intervenção cirúrgica de pequeno porte pode ser necessária. No entanto, na maioria dos casos o profissional simplesmente aplica uma anestesia local e corta um pedaço da unha fora.
    • É possível que você precise tomar um antibiótico via oral para conter a infecção. [8] [9] Nesse caso, siga o tratamento à risca e marque uma consulta de retorno.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 2:

Esclarecendo enganos comuns

PDF download Baixe em PDF
  1. Um engano frequente consiste em achar que é necessário cortar a unha encravada infeccionada. Ao contrário do que se pensa, fazer isso pode piorar o quadro de infecção, além de propiciar mais ocorrências como essa no futuro. Deixe a unha crescer normalmente e use um calço delicado para aliviar o incômodo.
    • O corte da unha pode até ser feito por um médico. Qualquer coisa é melhor do que uma cirurgia improvisada no banheiro. [10]
  2. Pode parecer que descolar a unha da pele cavando por baixo ameniza a pressão. Não faça isso, pois a infecção e o próprio encravamento podem piorar muito.
    • Afaste pinças, palitos de manicure, clips de papel e qualquer coisa do gênero de seu dedo. [11]
  3. Todo mundo pensa que é uma boa ideia furar uma bolha ou pústula com uma agulha. Fazer isso não é indicado porque também pode piorar o quadro. Você pode danificar ainda mais o machucado se ficar cutucando e furando, mesmo que o utensílio esteja devidamente esterilizado.
  4. Segundo a lenda, cortar a unha encravada em V diminui o incômodo e facilita que ela sare, mas isso não fará nada além de deixar sua unha serrilhada. [13]
  5. Não acredite no mito de que passar carvão e outros ingredientes suspeitos na unha encravada a curará. Algumas pessoas juram que funciona, mas isso não fará seu dedo se recuperar e a infecção será intensificada. A regra de ouro é não passar nada no machucado (além de pomada antibacteriana e curativos). [14]
    Publicidade

Dicas

  • Não fique espremendo pus da região machucada para não piorar o ferimento.
  • Não roa as unhas. Além de ser um atentado contra a higiene, isso danifica os dentes e pode agravar a infecção. Sabe quantas bactérias existem na sua boca?
  • Mergulhe o pé em água com sabão antibacteriano para se livrar de alguns germes e melhorar a condição geral.
  • Passe uma pomada chamada Polysporin na unha encravada e ponha um curativo por cima. Isso ajuda muito!
  • Comece a pesquisar a solução para esse problema logo que sentir a dor ou perceber que há vermelhidão. Pressionar a extremidade encravada com algodão logo no início funciona bem, mas se deixar o tempo passar não será tão eficaz.
Publicidade

Avisos

  • Caso você sofra de unha encravada e seja diabético, vá ao podólogo o mais rápido possível.
  • Pessoas com o sistema imunológico comprometido devem ir ao médico para tratar qualquer infecção.
  • Dormência, formigamento nos pés e lentidão para se recuperar de machucados podem ser sinais de diabetes.
  • Infecções podem matar se não forem tratadas, pois elas podem causar sepse e contaminar o sangue. Além disso, o quadro pode evoluir para gangrena ( a qual apodrece os tecidos da área). Esses casos exigem internação hospitalar, cirurgia e até amputação do membro afetado para evitar que a infecção alastre.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 935 323 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade